SliTaz: Mini-review desta mini-distribuição Linux

Este artigo fala sobre a distribuição Linux SliTaz, uma mini-distribuição que roda em dispositivos removíveis ou instalada no HD. Embora ocupe pouco espaço para armazenamento, fornece uma interface gráfica bastante funcional e vários pacotes interessantes.

[ Hits: 24.661 ]

Por: EVERTON DA ROSA em 07/05/2009 | Blog: http://everton3x.github.io


Desktop e aplicativos



O desktop padrão do SliTaz é formado por vários componentes diferentes. O principal deles é o JWM (Joe's Window Manager) e o LXPanel, que combinam-se para oferecer ao usuário um desktop simples e funcional.

O Joe's Windows manager, escrito em C, é rápido, simples, limpo, estável e eficiente, possuindo uma barra de tarefas, um menu de ícones e um paginador para a administração de desktops virtuais, a barra de tarefas também pode agir como um dock. Além disso é facilmente configurável com um único arquivo de texto que pode mudar o menu, fontes e seus tamanhos e cores diferentes. Visualmente o JWM é bastante parecido com o GNOME.

Já o LXPanel, integrante do LXDE, segue os padrões Freedesktop. Ele gera menus dinamicamente para o desktop.

Maiores detalhes podem ser encontrados em:
O SliTaz traz vários aplicativos leves (pois este é o propósito do sistema), porém muito úteis. Os aplicativos são divididos em Utilitários, Escritório, Internet, Gráficos, Desenvolvimento, Multimídia e Ferramentas do Sistema.

A seguir veremos resumidamente cada um dos grupos de aplicativos disponíveis:

Os utilitários são compostos pela calculadora de modo texto bc, cdrkit com a interface burnbox para gravar CDs e DVDs, o editor para modo texto nano, LeftPad como editor de modo gráfico, ISO Master para criar e editar imagens ISO e Xpad como aplicativo de anotações.

Nos pacotes de escritório encontramos o AbiWord, um excelente editor de textos, compatível com formatos do OpenOffice.org/BrOffice.org e com o MS Word, além do Osmo, um organizador pessoal que oferece tabela de horários, lista de tarefas e contatos, possibilitando a abertura destes diretamente num navegador web em um cliente de e-mail, além de outras funções.

Sente-se falta, porém, de um aplicativo para tratar planilhas eletrônicas como Gnumeric, por exemplo, e de um outro para apresentações.

Ainda no quesito escritório, o SliTaz oferece o SQLite e o ePDF como base de dados e leitor PDF.

Para a Internet, o SliTaz traz o Mozilla Firefox e o Retawq (modo texto) como navegadores. Também oferece cliente de IRc (LostIRC) e de e-mail (Ghost In The Mail). Para torrent e FTP, o SliTaz oferece o Transmission e o gFTP, respectivamente.

Na parte de aplicativos para tratamento de gráficos, encontramos o GIMP e o GQView para manipular e visualizar imagens.

No rol de aplicativos para desenvolvimento, o SliTaz fornece ferramentas de desenvolvimento para web design, edição de scripts e código fonte.

Além do onipresente suporte a Shell Script, com Dialog, inclusive, o SliTaz traz o Geany IDE, um Ambiente de Desenvolvimento Integrado simples, rápido e leve, que oferece destaque de sintaxe, abas e auto-completar. É um IDE que suporta várias linguagens de programação, dentre elas C, C++, PHP, HTML, CSS, JavaScript, Shell Script, Java, entre outras. Possui também um suporte a gerenciamento de projetos e possui interface em português.

O SliTaz oferece, ainda, suporte a Perl e microPerl (uma versão reduzida do Perl), Python e Rubi, além da biblioteca e compilador C Toolchain.

Para o usuário assistir vídeos e ouvir músicas, o SliTaz traz o Asunder, um ripador de CDs, o Xine como reprodutor de mídias (vídeo e áudio) e o mpg123 (reprodutor de mídia no modo texto).

Embora o SliTaz seja pequeno, traz pacotes para as principais tarefas que os usuários tem. Abre-se um destaque para a parte de desenvolvimento com a IDE Geany. O ponto negativo é a falta de pacotes para planilhas e apresentações.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Desktop e aplicativos
   3. Generalidades sobre o sistema e documentação
Outros artigos deste autor

Utilizando endereços personalizados no seu servidor web: passo-a-passo

Tratamento de exceções do PHP: uma introdução para iniciantes

Utilizando PHP para validar dados passados pelo usuário

SLiM: Simple Login Manager - Mini review

PHP5 Orientado a Objetos: Visibilidade, herança e extensões de classes

Leitura recomendada

Faça o GNU/Linux falar as horas para você

Glances - Monitoramento de Processos e Perfomance

Howto de Compilação com Slackbuilds

PacmanXG, excelente frontend para o Pacman

Força-tarefa brasileira disponibiliza versão do TikiWiki em Português do Brasil

  
Comentários
[1] Comentário enviado por _eXagon em 07/05/2009 - 12:49h

Muito bom artigo ! parabens , essa distribuição roda em Processadores SX ( Sem co-processadores matematicos ) ???

Abraço

[2] Comentário enviado por kaifas em 07/05/2009 - 13:13h

Olá Everton,

Só um adendo: a atual versão estável do SliTaz traz o gnumeric 1.8.2, a documentação do site ainda precisa ser atualizada.

Abs

[3] Comentário enviado por everton3x em 10/05/2009 - 19:19h

Tens razão kaifas, a versão que utilizei para compor o artigo não é a mais atualizada... grato pela informação.

[4] Comentário enviado por Fabio_Farias em 28/01/2010 - 10:17h

Sabe me dizer como configuro o mouse serial no slitaz? Instalei ele em um computador antigo com a ajuda do teclado e como o mouser serial não funciona, não sei o que fazer para consertar isso. Agradeço desde já a atenção.

[5] Comentário enviado por everton3x em 29/01/2010 - 09:28h

Ao FábioFarias:

Tchê, acho melhor você perguntar isso na comunidade do Slitaz (www.slitaz.org), pois atualmente não estou trabalhando mais com aquela ditro e não tenho (temporariamente) condições de baixá-la novamente.

[6] Comentário enviado por gustavolwalker em 25/03/2010 - 17:51h

Estou fazendo uns teste com essa distribuição, mas alguem saberia me dizer como faço para montar um compartilhamento samba ou nfs.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts