FeniX Green 3D/HD

Foi lançada a versão do FeniX Green (BETA), dia 02/04. Baseada no SliTaz, oferece muito para quem deseja velocidade ou quer utilizar uma máquina sem tantos recursos. Alguns recursos e efeitos bem legais estão disponíveis, entre eles: efeito com óculos 3D, fundo de tela animado em alta definição (HD) e interface gráfica baseada no Compiz.

[ Hits: 16.776 ]

Por: Ivo Gilberto MArtins Junior em 15/04/2013


Motivação



Linux: FeniX Green 3D- HD Sempre adorei o GNU/Linux por ser leve e por ter controle do que acontece em meu computador, mas comecei nos últimos anos a me aborrecer um pouco, pois o KDE 4 e GNOME 3, que são as interfaces gráficas mais completas no GNU/Linux, tornaram-se bastante pesadas, consumindo recursos preciosos de nossos computadores.

Linux: FeniX Green 3D- HD Sei que existem projetos para manter o GNOME 2 e KDE 3, que são mais leves em nossos computadores. Mas sempre desejei ter uma interface mais leve com as mesmas automatizações que o KDE e GNOME oferecem, foi desta forma que surgiu o FeniX Green.

Utilizamos o Compiz com todas as automações do KDE: detectar dispositivos USB, DVD e CDS, etc...

Conseguimos com o Cairo-Dock personalizado com efeitos 3D, Compiz ligado com temas e com rotação, CUPS e vários serviços de detecção de dispositivos um consumo de 238 MB de RAM.

Um boot bem rápido de 8 a 14 seg. dependendo da máquina, isto sem hibernação. É importante lembrar que o tempo de boot acima é com a máquina pronta para utilização, não foi apenas aceleração da entrada do Xorg na inicialização.

E um sistema versátil, para os hardwares que estão sendo vendidos no Brasil.

Esta versão ainda é Beta, foi lançada em 02/04/2013, por isto peço ajuda e paciência dos usuários e peço que relatem dificuldades em:

Apoio da comunidade

Linux: FeniX Green 3D- HD Peço apoio e ajuda a comunidade GNU/Linux, para que baixem gratuitamente esta versão para uso pessoal. Façam sugestões e reclamações, sobre defeitos/problemas e como podemos melhorar nosso projeto. Enviem para suporte[at]sistemafenix.com.br ideias de como melhorar nosso trabalho. Não pretendemos afrontar ninguém através de nosso trabalho, apenas fazer um bom sistema operacional, para as pessoas utilizarem, para isto contamos com seu apoio e ajuda.


Com as versões do FeniX, conseguimos ajudar alguns projetos livres, entre eles:
  1. Patchs (drivers) para versões do kernel;
  2. Ajudar na melhora de pacotes na versão estável do SliTaz 4.0 que apresentaram erros.
  3. Nas versões antigas 2.0 e 3.0 de (2007 até 2009), o Sr. Flávio do GoblinX nos ajudava, através de consultorias pagas e, desta forma, manteve seu projeto livre ativamente.
  4. Através de nosso trabalho, queremos divulgar mais a base do SliTaz que é um projeto muito bom.

Sei que são pequenas contribuições, gostaríamos de fazer muito mais.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Motivação
   2. O que foi adicionando ao SliTaz
   3. Download / Teste do sistema / Responsabilidade Ecológica
   4. Por que SliTaz e FeniX Green são tão rápidos?
Outros artigos deste autor

FeniX Linux - Conhecendo o que é Nosso

Navegador Blindado FeniX Linux

Conheça o LiveCD FeniX

Leitura recomendada

Guia rápido VI

Firefox, Thunderbird, pastas e integração Windows e Linux

É possível ganhar dinheiro com Software Livre?

Conheça a distribuição FAN Nagios

Virtualbox - clonando e reduzindo o tamanho de HDs

  
Comentários
[1] Comentário enviado por vitormicillo em 15/04/2013 - 13:08h

A grande vantagem do sistema realmente foi a utilização do Slitaz que é um mini linux 100% funcional.

A ideia de mesclar recursos 3D com o papel de parede animado foi uma grande sacada do Gilberto na concepção desse novo Fênix, entretanto é interessante colocar nos sistemas futuros uma opção para as pessoas que não possuem recursos de aceleração 3D em seu hardware.

Eu testei o sistema e um Pentium 4 com 2Gb Ram e placa de vídeo Offboard NVidia 64MB, rodou liso sem dificuldades, entretanto em placas de vídeo mais antigas principalmente as on-board o desempenho já não foi tão bom, melhorou bastante quando eu desativei os recursos 3D e mantive apenas o básico do sistema. Mas para isso tive que adicionar o menu padrão do LXDE.

A ideia do menu principal do Compiz surgindo em modo de caixas achei que ficou bastante interessante, o recurso 3D funcionou também, porem como ainda não existem recursos focados 100% para o 3D no Linux, a diversão ficou na utilização do Desktop e na execução de alguns jogos, mas de forma geral ficou intessante a ideia, basta ter um óculos apropriado.

Já na execução do sistema num notebook core i7 com placa de vídeo onboard intel, o desempenho ficou show, o sistema carrega extremamente rápido e o desligamento é feito em 2segundos, os repositórios utilizados são o do Slitaz e possuem uma gama de aplicativos na listagem de pacotes.

Resumindo, o sistema esta bem interessante e rápido. A instalação é rápida também. Caso o instalador não detecte sua partição basta utilizar o blackbox e chamar o gparted como sudo para utilização do mesmo.

[2] Comentário enviado por gibagiboia em 15/04/2013 - 14:09h

Oi Vitor, obrigado pelos comentários, nós inserimos uma opção em Acessórios-> Escolher gerenciador, pode-se optar pelo Openbox simples ou Compiz Puro, O Openbox é recomendado para casos que o usuário apresente problemas com a aceleração 3D ou nos casos em que a máquina apresente baixo desempenho. Neste caso carregamos no OpenBox o mesmo menu cairo-dock do FeniX, mas sem OpenGL. Fica bem leve.

[3] Comentário enviado por obernan em 15/04/2013 - 16:39h

Boa tarde Gilberto,


Tentei instala-lo no vmware 9 é não consegui. Existe algum tutorial ou então alguma particularidade para a instalação nesse sistema ? Procurei no site, mas existe a documentação de instalação somente para o virtual box !

Att.

[4] Comentário enviado por gibagiboia em 15/04/2013 - 17:34h

Oi, Obernan no momento recomendo o VirtualBox apenas por ser um projeto livre, optamos por escolher o mesmo. Teremos que adicionar alguns módulos e fazer algumas mudanças para funcionar no Vmware.
Se bem que existem algumas limitações em relação ao 3D(compiz), óculos e telas de fundo animada na máquina Virtual.
Recomendo que instale o VirtualBox em sua máquina, desta forma irá funcionar.
Estamos trabalhando no vmware.

Obrigado.

[5] Comentário enviado por vitormicillo em 15/04/2013 - 17:56h

Cara eu não recomendo instalar como maquina virtual não, você vai ter problemas com o compiz.
E no VMWare o procedimento de instalação é quase o mesmo que no virtual box, não precisa de nada adicional no sistema Gilberto.

Abraço


[3] Comentário enviado por obernan em 15/04/2013 - 16:39h:

Boa tarde Gilberto,


Tentei instala-lo no vmware 9 é não consegui. Existe algum tutorial ou então alguma particularidade para a instalação nesse sistema ? Procurei no site, mas existe a documentação de instalação somente para o virtual box !

Att.



[6] Comentário enviado por cesarufmt em 16/04/2013 - 01:25h

Parabéns pela iniciativa. Obrigado por compartilhar!!!

[7] Comentário enviado por removido em 16/04/2013 - 03:28h

Bom Gilberto primeiro parabéns pelo seu trabalho, acho que fui um dos primeiros usuários fora da sua equipe a testar a distribuição, fiquei de prontidão todos os dias para testar sua distribuição, achei o visual interessante a ideia do 3d é legal, achei a aposta no SliTaz uma grande sacada pra ser sincero o sistema tem futuro, parece que essa distro veio para fazer o "Sistema Fênix a ressurgir das sinzas" (trocadilho), no entanto achei a aposta do navegador Iron (baseado no Chrome) um equivoco, não é tão veloz, e mais pesado e não têm suporte as extensões mais necessárias principalmente para usuários do linux, Existe um navegador com as mesmas caracterisiticas porem mais e mais rápido e tão seguro quanto o Iron que têm suporte as extensões do chrome chamado SUPERBIRD BROWSER, que é registrado no mesmo termo do Iron. Outro ponto não está funcionando a instalação de programas o instalador do Office não funciona, Mas é uma distro de futuro e por ser um beta a gente dá um disconto e acredita que ela possa se superar, eu particularmente aposto e torço e vou participar dos testes, espero poder contribuir e estamos juntos na luta.

desempenho no meu netbook.

somente o sistema

Memŕia 110 mb
processador 3 %

Carga máxima de programas que rodaram

Memória 560 mb
processador 100%

ambos com efeitos de gráficos ativados.


[8] Comentário enviado por gibagiboia em 16/04/2013 - 10:31h

Agradeço, Cesarufmt.
Damandioca, vou testar imediatamente a sua proposta de navegador SuperBird Browser, obrigado pela dica eu não conhecia o mesmo.
Nosso instalador do Office tem 1 Bug, as vezes é necessário instalar 2 vezes. Ainda não sei bem por que? Acho que cai a conexão do repositório, iremos arrumar isto.
Quanto ao instalador de programas, funciona sim, o problema é que não cria o ícone automáticamente, estamos trabalhando nisto também. Por enquanto em Acessório existe um ìcone chamado Programas e Atalhos, deve-se achar o novo programa instalado e arrastar o mesmo para sua área de trabalho.

Agradeço as 3 valiosas dicas:
1- Navegador
2- Instalador de Programas
3- Instalador do Office. Pela ISO ser pequena irei atualizar a mesma hoje, com o LibreOffice já instalado e com concertos no VirtualBox, adicionamos os drivers do mesmo no Green.


Estamos trabalhando em um forma de pegar os arquivos instalados pelos pacotes do Slitaz e automáticamente inserir os mesmos no Cairo-Dock menu padrão do Green.

Quando a maioria das pessoas da comunidade(Viva o Linux) disserem que estão satisfeitos, com a versão(Green) iremos disponibiliza-la para fabricantes nacionais a utilizarem.

E Desta vez não deixaremos os mesmos retaliarem a versão, prejudicando a qualidade do software.

Novamente muito obrigado.

Gilberto

obs. alterei a versão, aumentou a imagem para 1168MB, melhorias:
1-O VirtualBox funciona melhor(bug do instalador em detectar o hard disk foi arrumado)
2- Inserimos drivers para readcard e webcams em notebooks.
3- Libreoffice pré-instalado.
Na próxima ISO devo inserir as dicas valiosas de usuários.

[9] Comentário enviado por gibagiboia em 16/04/2013 - 11:14h

Oi Damandioca,, convertemos um pacote do SuperBird, estamos vendo o que é possível ser feito, o problema é que ele tem versão portado apenas para o Ubuntu, isto da problemas
com a libc.so.6 veja abaixo:

Instalação de : superbird
================================================================================
Copiando superbird... [ OK ]
Extraindo superbird... [ OK ]
Extraindo sistema de arquivos... (lzma) [ OK ]
Instalando superbird... [ OK ]
Removendo todos os arquivos temporários... [ OK ]
================================================================================
superbird (24.0.1312.57) instalado.

fenix@fenix:~/Desktop$ superbird
/usr/lib/superbird/superbird: /lib/libc.so.6: version `GLIBC_2.15' not found (required by /usr/lib/superbird/superbird)
/usr/lib/superbird/superbird: /usr/lib/libstdc++.so.6: version `GLIBCXX_3.4.15' not found (required by /usr/lib/superbird/superbird)
fenix@fenix:~/Desktop$

Podemos enganar a libc6 ou achar uma versão mais antiga compatível com nossa libc.so.6 se eu instalar uma GLIBC_2.15 acredito que destrua a base do sistema.

Gilberto
Fly


[10] Comentário enviado por milesmaverick em 17/04/2013 - 09:41h

Olá Gilberto, acho que para melhorar ainda o Fênix Green, poderia ter uma edição em LXDE ou em XFCE, pois os dois são muito leves, assim poderia reduzir o consumo dos recursos pra menos de 100 MB, e também o VirtualBox-Guest-Additions para incrementar o Fenix no VirtualBox.

[11] Comentário enviado por gibagiboia em 17/04/2013 - 10:25h

Sim, agradeço Miles, nós ja temos o OpenBox, pode-se utilizar ele sem os recursos 3D isto deixa bem leve o sistema você experimentou?
Basta ir em Configurações-> Mudar Gerenciador e escolher o OpenBox e reiniciar a máquina.
Faremos testes de consumo de RAM com o LXDE para verificar o resultado.
Quanto ao VirtualBox-Guest-Additions, ele acabou de ser adicionado, na nova ISO de 1168mb em nosso site. Esta funcionando no VirtualBox!
Utiliza os drivers de vídeo Vboxvideo etc...

Abraço!

[12] Comentário enviado por elton.linux em 18/04/2013 - 07:43h

Bom dia a todos,

fiz o download, não achei o md5sum no site para confrontar!
Será que já vem com o suporte para ati radeon nativo, com suporte a 3d? (ou tem que instalar o drive proprietário)
A instalação no dvd ou pendrive não inicia, boot: default iu sei lá mais o que de mensagem...

Abraço


[13] Comentário enviado por gibagiboia em 18/04/2013 - 11:59h

Oi Elton, irei inserir o md5sum no site sem falta, falha nossa!! Valeu pela dica!
Sim, a Radeon e ATi estão com suporte no 3D testamos em vários modelos e não tivemos problema se quiser testar na sua placa seria legal para nos ajudar!!

Na verdade pode ser erro da ISO, pois as mensagem de inicialização é a que esta mais baixo nesta página:

http://www.sistemafenix.com.br/downloads.html

vá na seção do Virtualbox você poderá ver como inicia.

Uhmmm, pensando bem algumas placas de vídeo, pode não carregar a configuração padrão do Isolinux que esta no DVD, quando aparece esta mensagem vc experimentou dar ENTER para ver se carrega o instalador do FeniX Green?

Aguardo suas respostas!

Abraço!

[14] Comentário enviado por elton.linux em 18/04/2013 - 17:19h

Boa tarde a todos,

Gilberto baixei outra imagem e o mesmo erro no boot acontece! Apertando enter surge:

boot:
no DEFAULT or UI configuration directive found!

Minha placa é uma HD 6720G2 RADEON, x86_64 AMD A6-3420M APU with Radeon(tm) HD Graphics AuthenticAMD GNU/Linux, 01:00.0 VGA compatible controller: Advanced Micro Devices [AMD] nee ATI Whistler [Radeon HD 6600M/6700M/7600M Series], e estou usando o sabayon rodando o drive proprietário ati., com o kde.

Testei em outro netbook e obtive o mesmo erro, logo, é erro da imagem do servidor, que já baixei duas vezes. Já que fiz gravação em pendrive e dvd. (ambos o mesmo erro)

Abraço


[15] Comentário enviado por gibagiboia em 19/04/2013 - 11:13h

Elton, agradeço muito a sua dúvida, a primeira ISO estava ok! Atualizamos ela e deu algum problema na mesma. Esta sendo atualizada novamente.
Irei inserir o MD5SUM com testes, para evitar que isto ocorra. Sem a sua ajuda não teríamos percebido isto.
Obrigado novamente pela sua colaboração.
Daqui a 5 horas termino de fazer o upload da nova ISO, acredito que seu hardware funcione perfeitamente com ela.
Faça download a noite para garantir.
Desculpe pelos transtornos.

Abraço

Gilberto

[16] Comentário enviado por elton.linux em 19/04/2013 - 11:27h

Bom dia a todos,

Gilberto, aguardo e testarei!
O projeto é interessante, e por um preço justo, compraria o suporte.
Me considero usuaŕio intermediário no mundo linux, posso gerenciar meu próprio sistema, porém não disponho de tempo.
Gosto de performace, estou atualmente utilizando o sabayon, que atende bem, mas a observação acima prevalece.

Abraço e obrigado pelo retorno

[17] Comentário enviado por gibagiboia em 19/04/2013 - 19:52h

Elton, a nova ISO esta disponível testamos e esta ok!
Acabamos de desenvolver uma rotina, que detecta quando novos pacotes tazpkg são instalados, e de forma automática insere o nome dos aplicativos no menu do cairo-dock do FeniX, elimina os mesmos também.
E também inserimos os driver para a terceira geração de processadores ivy intel. Pois o Xorg do slitaz 4.0 estava defasado.

Abraço!

[18] Comentário enviado por elton.linux em 20/04/2013 - 10:15h

Bom dia a todos,

gravei a nova imagem no dvd e funciona!!!
Porém o não sobe a interface gráfica, e não consigo editar o xorg, logar em modo texto...

gravei também no pendrive e funciona parcialmente: abre um menu com uma unica opção de boot, após aparece um horizonte e uma lua com desenho da fênix subindo e trava por ai.

Como diria o Van Damme: desistir nunca, render-se jamais


Abraço

[19] Comentário enviado por gibagiboia em 20/04/2013 - 15:30h

Oi Elton, lhe recomendo o seguinte, por se tratar de uma placa de video RADEON mais sofisticada.
Talvez não suporte seu chipset, envie uma copia do arquivo em /var/log/Xorg.0.log

Outra coisa de o seguinte comando e me envie o arquivo.
lspci > lspci.txt

pode ser aqui ou por email, como preferir.

Recebendo este arquivo podemos verificar o driver e atualizar o mesmo.


Para uma possível solução com driver genérico vesa, siga os passos abaixo:

Edite o seguinte arquivo e faça a seguinte alteração:
logue-se no terminal com login root senha fenix123
cd /etc/X11/xorg.conf.d/
nano 60-Device.conf


Section "Device"
### Available Driver options are:-
### Values: <i>: integer, <f>: float, <bool>: "True"/"False",
### <string>: "String", <freq>: "<f> Hz/kHz/MHz",
### <percent>: "<f>%"
### [arg]: arg optional
#Option "AccelMethod" # [<str>]
#Option "DRI" # [<bool>]
#Option "ColorKey" # <i>
#Option "VideoKey" # <i>
#Option "FallbackDebug" # [<bool>]
#Option "Tiling" # [<bool>]
#Option "LinearFramebuffer" # [<bool>]
#Option "Shadow" # [<bool>]
#Option "SwapbuffersWait" # [<bool>]
#Option "XvMC" # [<bool>]
#Option "XvPreferOverlay" # [<bool>]
#Option "DebugFlushBatches" # [<bool>]
#Option "DebugFlushCaches" # [<bool>]
#Option "DebugWait" # [<bool>]
#Option "HotPlug" # [<bool>]
#Option "RelaxedFencing" # [<bool>]
Identifier "Card0"
Driver "vesa"
#BusID "PCI:0:2:0"
EndSection

Onde tem Driver, insira vesa, como acima.
de os seguintes comandos para gravar no edito nano.
ctrl + o (grava)
ctrl + x (sai)

mais um problema vá no arquivo /etc/init.d/slim

e retire a opção de detecção de driver que la existe com o editor nano com os seguintes comandos:
nano /etc/init.d/slim

encontre no arquivo as linhas abaixo:

if( lspci | grep VGA | grep Radeon )
then
NVIDIA-Linux-x86-310.40.run -silent --uninstall
sudo rm /sbin/NVIDIA-Linux-x86-310.40.run
#cp /etc/X11/50-Monitor.conf-ori /etc/X11/xorg.conf.d/50-Monitor.conf
#cp /etc/X11/60-Device.conf-radeon /etc/X11/xorg.conf.d/60-Device.conf
#cp /etc/X11/70-Screen.conf-ori /etc/X11/xorg.conf.d/70-Screen.conf

insira # para comentar as últimas 3 linhas que tem o comando cp

para salvar de o comando ctrl+o
para sair ctrl + x
e reboot e cruze os dedos :)

Adoro o Van Damme, eehehhe!!

obs. Pode ser uma simples falha em nossa rotina de detecção de vídeo ou falta do driver atualizado no XORG.

Por isto, pedimos ajuda para as pessoas, pois testamos a versão em dezenas de hardwares sem problemas, só com apoio
de pessoas como você Elton, que poderemos melhorar.

Obrigado pela ajuda.

Gilberto

[20] Comentário enviado por vitormicillo em 20/04/2013 - 22:48h

Gilberto, acho interessante você dar uma analisada nas atualizações da Nvidia, tem algumas novidades.
Outra coisa que você pode pensar futuramente é incluir uma versão do Green com o E17 como desktop, essa versão nova esta maravilhosa, pode ver pelo meu Desktop que postei aqui no VOL na semana passada.

http://www.vivaolinux.com.br/screenshot/Enlightenment-Simples-e-veloz/

Abraço

[21] Comentário enviado por elton.linux em 21/04/2013 - 01:55h

Boa noite a todos,

Gilberto segue:

00:00.0 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] Family 12h Processor Root Complex
00:01.0 VGA compatible controller: Advanced Micro Devices [AMD] nee ATI BeaverCreek [Radeon HD 6520G]
00:01.1 Audio device: Advanced Micro Devices [AMD] nee ATI BeaverCreek HDMI Audio [Radeon HD 6500D and 6400G-6600G series]
00:02.0 PCI bridge: Advanced Micro Devices [AMD] Family 12h Processor Root Port
00:04.0 PCI bridge: Advanced Micro Devices [AMD] Family 12h Processor Root Port
00:05.0 PCI bridge: Advanced Micro Devices [AMD] Family 12h Processor Root Port
00:10.0 USB controller: Advanced Micro Devices [AMD] FCH USB XHCI Controller (rev 03)
00:11.0 SATA controller: Advanced Micro Devices [AMD] FCH SATA Controller [AHCI mode] (rev 40)
00:12.0 USB controller: Advanced Micro Devices [AMD] FCH USB OHCI Controller (rev 11)
00:12.2 USB controller: Advanced Micro Devices [AMD] FCH USB EHCI Controller (rev 11)
00:13.0 USB controller: Advanced Micro Devices [AMD] FCH USB OHCI Controller (rev 11)
00:13.2 USB controller: Advanced Micro Devices [AMD] FCH USB EHCI Controller (rev 11)
00:14.0 SMBus: Advanced Micro Devices [AMD] FCH SMBus Controller (rev 13)
00:14.2 Audio device: Advanced Micro Devices [AMD] FCH Azalia Controller (rev 01)
00:14.3 ISA bridge: Advanced Micro Devices [AMD] FCH LPC Bridge (rev 11)
00:14.4 PCI bridge: Advanced Micro Devices [AMD] FCH PCI Bridge (rev 40)
00:18.0 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] Family 12h/14h Processor Function 0 (rev 43)
00:18.1 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] Family 12h/14h Processor Function 1
00:18.2 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] Family 12h/14h Processor Function 2
00:18.3 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] Family 12h/14h Processor Function 3
00:18.4 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] Family 12h/14h Processor Function 4
00:18.5 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] Family 12h/14h Processor Function 6
00:18.6 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] Family 12h/14h Processor Function 5
00:18.7 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] Family 12h/14h Processor Function 7
01:00.0 VGA compatible controller: Advanced Micro Devices [AMD] nee ATI Whistler [Radeon HD 6600M/6700M/7600M Series]
02:00.0 Network controller: Atheros Communications Inc. AR9285 Wireless Network Adapter (PCI-Express) (rev 01)
03:00.0 Ethernet controller: Qualcomm Atheros AR8151 v2.0 Gigabit Ethernet (rev c0)





Abraço

[22] Comentário enviado por gibagiboia em 22/04/2013 - 10:21h

Acho que teremos que instalar o driver proprietário, de sua RADEON, pois pelo jeito o driver do XORG não da suporte a ela, tenho uma RADEON 5770 bem poderosa e sobre com o XORG driver radeon.
Iremos inserir o driver proprietário no FeniX Green.
Em breve disponibilizo a ISO para você com este suporte.
Nesta ISO inserimos algumas melhorias, entre elas o menu do cairo dock ficou inteligente, quando instalamos programas ele, automáticamente insere os novos programas instalados no mesmo e elimina também.

Abraço em breve lhe retorno!


[23] Comentário enviado por devauxcl em 27/04/2013 - 22:55h

Gilberto,eu instalei a distro no Virtual Box,seguindo seu tutorial no Site Oficial do FeniX,e eu tive uns probleminhas no começo,primeiro,ao boot da iso,não aparecia se eu queria particionar.
Então usei o Gparted Live,depois instalou normal.
Aí eu aumentei a RAM de 512 pra 768,coloquei 50 MB de RAM de vídeo,e ativei a Aceleração 3D.
Aí,no terminal eu digitei compiz --replace,e voltou para a tela de login,e eu logei como root.
E os efeitos estavam travando.
Fora isso,distro excelente!

[24] Comentário enviado por caslubas em 28/04/2013 - 23:21h


[15] Comentário enviado por gibagiboia em 19/04/2013 - 11:13h:

Elton, agradeço muito a sua dúvida, a primeira ISO estava ok! Atualizamos ela e deu algum problema na mesma. Esta sendo atualizada novamente.
Irei inserir o MD5SUM com testes, para evitar que isto ocorra. Sem a sua ajuda não teríamos percebido isto....

Abraço

Gilberto


Caro colega gilberto

Estou baixando a iso para conhecer o sistema, porém, não encontrei a informação sobre o md5sum da imagem, desculpe-me se a informação estiver postada no site do projeto, mas procurei por lá e não achei

Abs!

[25] Comentário enviado por caslubas em 29/04/2013 - 01:27h

Caro Gilberto, consegui instalar o sistema, tive uma ótima impressão, ainda não poderei testar com mais cuidado, já que tive alguns problemas para instalar e foi ficando tarde, de qualquer forma, relato abaixo:

O primeiro problema que enfrentado por mim, foi a falta da informação sobre o md5sum da imagem, não consegui encontrar, mas decidi instalar mesmo assim.

Meu desktop tem três hds, dois satas e um ide, separei a terceira partição do segundo hd para instalar o sistema (sdb3), ai encontrei o segundo problema, ao chegar na tela onde temos que escolher entre "particionador" e "instalador", escolhi a opção "instalador", já que tinha preparado previamente, para minha surpresa, o instalador não listava todas as partições do meu sistema, apresenta somente as partições do primeiro hd (sda, 6 no total) e a primeira partição do segundo hd (sdb1), nesse momento imaginei que voltando ao particionador, poderia resolver o problema, tomei o primeiro susto, não recordo os passos que executei para voltar ao particionador, mas encontrei uma forma, e o sistema apresentou a seguinte mensagem: "redimensionando suas partições" ou algo similar, desculpe não recordar qual o termo exato. como disse, nesse momento assustei, já que eu não consegui marcar nenhuma partição para instalar e não sabia a qual partição a mensagem se referia, nesse momento fui para o terminal (ctrl+alt+f1) e usei o comando fdis para listar minhas partições e pude observar que todas as partições do meu sistema eram listadas pelo comando, e que elas não apresentavam mudanças.

Voltei ao X, onde novamente apresentava as duas opções, desta vez escolhi "particionador" e o gparted foi apresentado, aqui novamente o problema, o gparted só listava o primei hd (sda), tentei detectar novos dispositivos mas nada resolveu, nesse momento, decidi mudar a ordem dos hds na bios e reiniciei o pc pensando que isso resolveria, de nada adiantou, continuei com o mesmo problema, resolvi então, desligar o hd.

A partir dai, o sistema listou o hd que pretendia usar para instalar, novamente, o gparted só lista um disposito (nesse momento havia dois hds ligados), mas não me incomodei com isso e voltei para a opção "instalador" para prosseguir, escolhi a partição 3 como desejava, o sistema partiu direto para cópia dos arquivos (não lembro se formatou a partição), o detalhe aqui, é que não tive a opção de configurar o bootloader, já que tenho outros sistemas instalados e precisava fazer isso, depois do sistema instalado, mensagem para reiniciar o sistema e outra surpresa, o sistema não iniciou, a mbr do hd estava intacta, presumo (não afirmo, já que não testei) que o bootloader tenha sido instalado na partição.

Depois de checar a partição e perceber que o sistema estava lá e precisava apenas carregá-lo, adicionei mais uma entrada ao grub do hd principal e aqui estou, postando os problemas na esperança que isso possa ajudar na evolução do sistema.

Talvez num futuro possa tecer mais comentários, por hora, tá a cama me chama! se for do interesse, postarei mais informações sobre meu hardware e como o sistema se comporta em uso.

Att

Carlos

[26] Comentário enviado por gibagiboia em 06/05/2013 - 19:03h

Carlos, agradeço seus comentários e testes, fico feliz que conseguiu instalar. Na verdade nosso instalador tem ainda algumas limitações, ele detecta só as partições do primeiro hd sata (sda) algo simples de corrigir, faremos isto em breve. Pensamos apenas na possibilidade das pessoas utilizarem 1 hd com várias partições e não vários hds. Algo que em breve será resolvido.
Para nós seria importante saber se conseguiu utilizar o sistema?

Os efeitos 3D funcionaram? Qual seu Hardware?

Atenciosamente

Gilberto

ps. quanto ao md5 ja devia ter sido inserido corrigido, insiro sem falta amanhã. Em breve estaremos lançando a versão estável.
Com centenas de Bugs resolvidos.


[27] Comentário enviado por gibagiboia em 06/05/2013 - 19:17h


[26] Comentário enviado por gibagiboia em 06/05/2013 - 19:03h:

Carlos, agradeço seus comentários e testes, fico feliz que conseguiu instalar. Na verdade nosso instalador tem ainda algumas limitações, ele detecta só as partições do primeiro hd sata (sda) algo simples de corrigir, faremos isto em breve. Pensamos apenas na possibilidade das pessoas utilizarem 1 hd com várias partições e não vários hds. Algo que em breve será resolvido.
Para nós seria importante saber se conseguiu utilizar o sistema?

Os efeitos 3D funcionaram? Qual seu Hardware?

Atenciosamente

Gilberto

ps. quanto ao md5 ja devia ter sido inserido corrigido, insiro sem falta amanhã. Em breve estaremos lançando a versão estável.
Com centenas de Bugs resolvidos.



Pessoal no VirtuaBox, ele funciona sem efeitos 3D, mesmo com os drivers ativados. O problema deve ser com o Compiz, se vocês testarem no VirtualBox, funciona mas com limitações.

[28] Comentário enviado por caslubas em 07/05/2013 - 22:26h

Caro gilberto, consegui instalar, após retirar um dos hds para que o sistema o listasse.

Os efeitos 3d funcionaram bem, não fiz alterações nem mudei nada nas configurações do sistema, quase tudo funcionou bem, alguns problemas surgiram:



O sistema não desliga pelo menu, somente apertando o botão power;

O skype não acessa a opção de utilizar uma conta microsoft, até mostra a mensagem informando que a interface às vezes fica sonolenta e tal, mas volta para tela inicial.

Não observei maiores problemas além dos relatados,

Meu hardware: placa mãe asus m4a79xtd evo, 4gb ram, 3 hds sata, gravador dvd sata, placa de vídeo GF gt440 1gb ram, processador phenon II x4, monitor samsung syncmaster p2350.



Caso queira o resultado de algum comando, fique a vontade.


Abs e boa sorte com seu projeto.


Att

Carlos

[29] Comentário enviado por gibagiboia em 08/05/2013 - 11:09h

Este, bug apareceu em algumas máquinas, de o botão power não desligar, estamos resolvendo a versão estável em que em breve será lançada, percebemos que quando se instala novos programas, pelo instalador de programas, a barra do cairo-dock fica louca,não executando algumas funções, como por exemplo a citada por você Carlos, se iniciarmos o sistema tudo volta ao normal.
Esta semana estamos trabalhando, nisto.
Quanto ao Skype, ainda não tinhamos visto este bug, faremos vários testes para localizar o problema.

Fico feliz que o driver NVIDIA entrou de forma automática e com os efeitos 3D. Em breve se puder baixar a versão estável e fazer mais testes, agradeço!!

Algumas melhorias na versão estável:
1- Insere e elimina os ícones de novos programas de forma automática no menu do cairo-dock.
2- Ajuste na data e hora automático através de nossos servidores.
3- Bug do tempo de proteção de tela foi resolvido.
4- Melhorias no atualizador.
5- Duas opções de XORG para os novos processadores Intel Ivy geração 3, que não funcionavam corretamente, nestes hardwares.
6- Correção no instalador do TeamViewer para suporte a distância em casos de necessidade.
7- LibreOffice pré-instalado, gimp e acionamos melhores softwares neste versão: Brasero para gravar cds
8- Bug do transmission(torrent foi arrumado), entre outros problemas.
9- Estamos trabalhando no instalador neste momento que ele suporte, várias condições como as apresentadas no seu caso.
10- Estamos trabalhando em uma rotina para executar de forma automática, os arquivos de download wmv, avi, e todos os formatos. Pois o Iron, tem uma limitação nesta questão.


MUITO OBRIGADO!!

Abraço

Gilberto


[30] Comentário enviado por caslubas em 13/05/2013 - 11:35h

Caro gilberto, neste fim de semana tentei instalar o fenix em outro hardware um pouco mais antigo, não obtive sucesso, todas as tentativas foram em vão, com certeza o problema é com o driver da nvidia em conjunto com a placa GF 7200gs já que outras distribuições apresentaram o mesmo problema.

Tentei utilizar todos os parâmetros que conheço nas opções do kernel tais como nomodeset, x11failsafe, apm=off noapci acpi=off e nenhuma surtiu efeito, o sistema não carrega e trava quando inicia o X.

Este comportamento acontece em outras distros, mas nelas consigo carregar usando a opção x11failsafe ou usando o driver nouveau, ainda não encontrei solução para usar o driver proprietário neste equipamento, cuja placa mãe é uma asus p5gc-mx e a placa de vídeo é uma GF 7200gs.

Alguma sugestão para contornar este problema?

Já houve alguma alteração na ISO disponível no site incluindo algumas das melhorias citadas por você? lembrando que a iso que tenho atualmente foi baixada no dia 28/04.


[31] Comentário enviado por gibagiboia em 13/05/2013 - 15:38h

Tivemos algumas máquinas com placa mãe ASUS, com nvidia que simplesmente não funcionavam. Talvez se vc tentar os driver nativos, venha a funcionar.
Mas para isto precisa desinstalar todas as libs da nvidia e infelizmente terá que fazer isto com comandos.
su
senha fenix123
NVIDIA-Linux-x86-310.40.run -silent --uninstall

volta as libglx e todas no xorg padrão

depois altera apenas o driver da nvidia para nouveau no arquivo abaixo:
em /etc/X11

60-Device.conf-nv

Edite com nano /etc/X11/60-Device.conf-nv
mude onde tem nvidia para noveau

e copie os arquivos abaixo:

cp /etc/X11/50-Monitor.conf-ori /etc/X11/xorg.conf.d/50-Monitor.conf
cp /etc/X11/70-Screen.conf-ori /etc/X11/xorg.conf.d/70-Screen.conf



estas alterações são necessárias, por o FeniX Green altera estes arquivos para localizar os drivers corretos de seu computador.


Quanto as melhorias em breve estarão disponíveis, inclusive instalador para funcionar em HDs IDES. Quando estiver versão estável no site acredito que mais uns 10 dias ou menos.


Espero que funcione!

Abraço
Gilberto




[32] Comentário enviado por leomissao em 20/05/2013 - 02:10h


obs. alterei a versão, aumentou a imagem para 1168MB, melhorias:
1-O VirtualBox funciona melhor(bug do instalador em detectar o hard disk foi arrumado)


Usando o Ubuntu 13.04 o bug permanece no VirtualBox. O Gparted foca à procurar por partições e nada acontece.
Parabéns pelo projeto, meu notebook com celeron agradece.

[33] Comentário enviado por albfneto em 21/05/2013 - 17:40h

INICIANDO MEUE TESTES COM FENIX GREEN:

Embora eu seja predominantemente usuário de distros Gentoo e RPMs,

Estou para testar o Fenix também, vou fazê-lo em pendrive persistente, como fiz no sabayon, para poder portá-lo em vários micros , seja com ATI, seja com NVIDIA. hardwares diferentes. Em pendrive persistente pq poderi trocar config s e drivers para testar.

Primeiros resultados.

Baixei e queimei a ISO, procedimento usual, em um DVD, com K3K.

Testes do Live DVD: No AMD Phenon da faculdade, 8 nucleos e 16 giga de RAM, não há boot do live DVD.

Resultados iniciais, ao gravar o mkfs no bzimage, o DVD desabilita automaticamente uma série de IDEs, depois desabilita slots PCI, aí rapidamente aparece um erro, bem rápido, onde se ve a palavra "memory reallocation" e reseta. automáticamente.

Outra ISO, emso resultado, estou levando o DVD para testá-lo no meu Athlon de casa, depois posto aqui

[34] Comentário enviado por elton.linux em 11/06/2013 - 06:58h

Bom dia,

conforme contato há 2 meses atrás:

aguardo ainda md5sum da imagem;
data de lançamento da imagem;
suporte para ati radeon hd 6720;

Com esses problemas corrigidos poderia comprar o suporte/sistema! Mas volto a observar: dois meses e nem o md5sum da imagem colocaram a disposição... ou o sistema foi abandonado?

[35] Comentário enviado por gibagiboia em 11/06/2013 - 11:16h

Não Elton, não foi, é que estamos inserindo a versão estável em alguns fabricantes e um de nossos colaboradores nos deixou na mão, e era justamente ele que cuida do site.
O Sistema esta a toda. Estamos inclusive criando uma marca própria de computadores que sairão com ele, será o primeiro computador ecológico do Brasil.
Quanto ao MD5 irei resolver, estamos com um problema com o hostgate, enviamos a iso estável umas 20 vezes, iríamos atualizar para estavel, mas sempre cai na metade e o suporte deles não sabem explicar o motivo.

Atenciosamente
Gilberto

[36] Comentário enviado por gibagiboia em 27/06/2013 - 12:18h

Avisando a Todos a versão do FeniX Green estável já esta diposnivel no site da FeniX, na área Downloads, com md5sum.
O login é fenix
Senha fenix123.

Aguardo retorno!

Abraço a todos.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor HostGator.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Viva o Android

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts