Shared Config com Apache a la brasileira

Shared Config, um recurso muito bom que vem do IIS 7, o mesmo visa centralizar a configuração de vários servidores web em um Webfarm. Mas e quando falamos de Apache, podemos centralizar a configuração entre vários servidores (conf/ e conf.d/)?

[ Hits: 15.998 ]

Por: Tiago Henrique Pires em 09/02/2010 | Blog: http://tiagonux.blogspot.com


Introdução ao Shared Config



Shared Config, um recurso muito bom que vem do IIS 7, o mesmo visa centralizar a configuração de vários servidores Web em um Webfarm.

Webfarm, termo usado nas documentações da Microsoft para um conjunto de servidores que fazem o balanceamento de carga de um site ou vários. Atualmente na versão IIS 7 temos o recurso de Shared Config, onde centralizamos a administração do IIS.

Imaginem que temos 30 servidores web balanceando a carga e temos que alterar algumas configurações simples. Você administrador vai logar em cada servidor, fazer a configuração em cada um, ou exportar a configuração para um arquivo XML e ir importando em cada servidor. Demorado nos tempos do IIS 6 e que agora é simples com o IIS 7 quando usamos o recurso Shared Config.

Acessem esse link para verificar a configuração do Shared Config com IIS 7:
Mas e quando falamos de Apache, podemos centralizar a configuração entre vários servidores (conf/ e conf.d/)? No IIS 7 os serviços web de cada máquina se comunicam, de tal forma que se eu crio um site, reinicio o serviço em um servidor web e o mesmo é realizado em todos do participantes do Webfarm.
Linux: Shared Config com Apache a la brasileira
Acima temos uma ideia de como funciona o ambiente. Temos um firewall fazendo o balanceamento de conexões, assim balanceamos a carga de acesso ao site em vários servidores web. Atrás do firewall existem 5 servidores web que possuem a mesma configuração de ambiente. O serviço de httpd de todos servidores web utiliza o mesmo arquivo de configuração (httpd.conf), que fica armazenado no Storage NFS (Network File System), onde os arquivos do site também estão armazenados. Cada servidor web simplesmente está montando o diretório exportado do Storage em seu File System.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução ao Shared Config
   2. Configuração do Shared Config
Outros artigos deste autor

Firewall/Proxy (solução completa)

Roteamento de entrada/saída com iproute e iptables

Montando um servidor X com o Linux

Leitura recomendada

Instalação do CRUX 3.0 em Virtualbox

Linux Terminal Server - LTS

LTSP 5 no Ubuntu 8.04

Instalação do CentOS Atomic para Gerenciamento de Containers Docker

Configuração do sistema, DHCP, compartilhamento e DNS no Debian Squeeze

  
Comentários
[1] Comentário enviado por rlmti em 09/02/2010 - 18:20h

Muito bacana esse artigo.. estava procurando uma solução para um problema parecido!!
Muito obrigado por compartilhar e parabéns pelo artigo!


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts