Aprimoramento de Desempenho da Instalação Debian (parte 2)

Complementando o primeiro artigo, computadores rodando placas mais novas da Intel poderão não obter plena funcionalidade com os drivers instalados a partir dos repositórios da versão Jessie ou instalados nativamente pela distribuição. Para tanto, até a chegada do Debian 9 (Stretch), existem duas soluções para sanar o problema e permitir que os usuários possam obter plena funcionalidade das placas, em especial no tocante à aceleração por hardware.

[ Hits: 2.014 ]

Por: Luke Holm em 09/06/2017


Introdução e alguns comentários



Complementando o artigo anterior, caso o driver de vídeo baixado do repositório não habilite a aceleração por hardware, restam ainda duas opções, uma menos invasiva e outra mais invasiva.

A mais invasiva é instalar o recurso do repositório testing do Debian (stretch), que já conta com os novos drivers Intel. Não recomendo pois pode trazer certa instabilidade ao sistema, já que ele traz bibliotecas além das necessárias.

A outra opção mais adequada é utilizar o "backports". Neste caso, uma nova entrada é feita no grub para o kernel antigo, por questões de segurança, e é configurado o novo kernel customizado e contendo os drivers necessários.

Vou deixar as duas opções abaixo. Particularmente estou usando o backports e está perfeito, muito rápido. Tive um probleminha com o docker, que foi resolvido mudando o sistema de armazenamento para overlayfs e um probleminha com o kivy quando tentei instalar via pip pelo fato dele tentar uma compilação e invocar as libs antigas. Resolvi provisoriamente fazendo a instalação do kivy pelo repositório. Fora esses dois pequenos inconvenientes, o ganho é enorme e valeu muito a pena!

Com o driver antigo, a aceleração é emulada por software, deixando o sistema extremamente lento. Aplicações como por exemplo: virtualização, emulação, games, renderização gráfica podem ficar inviabilizados. Com a instalação dos novos drivers, passa a funcionar a aceleração nativa pela placa gráfica, levando a um desempenho muito superior e viabilizando as aplicações acima dentre outras.

Este artigo versará sobre duas opções, a primeira via repositório Testing (repositório do Stretch) e a segunda através do Debian backports (RECOMENDADA), que instala somente as libs necessárias via kernel-backport.

IMPORTANTE!!! Lembrem-se de tirar um snapshot e fazer um backup via live do sistema antes das alterações. Essas alterações atuam no kernel do Linux e essas medidas são necessárias para segurança e restauração em caso de problemas.

O exposto nesse artigo foi recomendado em páginas especializadas e possui eficácia comprovada, todavia qualquer alteração no sistema é de responsabilidade do administrador, o artigo é informativo!!!

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução e alguns comentários
   2. 1a opção: Repositório Jessie-Backports (recomendada)
   3. 2a opção: Repositório Testing
Outros artigos deste autor

Como instalar o Brackets nas versões mais recentes do Linux

Aprimoramento de Desempenho da Instalação Debian

Leitura recomendada

Sound Blaster 128 PCI Ensonic - Modulo es1371

Configurando suporte Firebird no LAMP (xampp) em Lubuntu

OpenVPN + Bridge

Instalando e Configurando o Modem HSP56 MicroModem no RedHat 9.0

HAproxy + Stunnel (https) + CentOS 6

  
Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor HostGator.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Viva o Android

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts