Aprimoramento de Desempenho da Instalação Debian

O texto aborda questões relativas ao planejamento prévio da instalação, especificamente, no tocante à compatibilidade da distribuição em face ao hardware em que irá operar. Posteriormente, focando no sistema Debian, comenta sobre a instalação do cpufrequtils e a configuração dos estados da CPU, bem como aborda a questão das placas Intel integradas que, frequentemente, apresentam lentidão nesta distribuição. Por último, aborda a questão da criação dos pontos de restauração, essenciais em qualquer modificação de parâmetros do sistema.

[ Hits: 5.157 ]

Por: Luke Holm em 30/05/2017


Introdução



Cuidados antes da instalação e customização pós-instalação.

Obs.: antes de efetuar qualquer alteração no sistema, por favor, leia a última página.

Bem pessoal, esse é o meu primeiro artigo aqui na comunidade, espero que possa ser útil a alguns que passam por alguns problemas de desempenho do sistema Debian pós-instalação.

A maioria dos usuários Linux, com menos experiência, instalam o sistema e passam a utilizá-lo imediatamente, registrando alguns problemas ou mesmo queda de desempenho após a instalação. Isso se deve ao fato da necessidade de dois procedimentos, um que antecede e outro que sucede a instalação propriamente dita.

Inicialmente, antes da escolha da distribuição, é importante que o usuário verifique na internet como sua distribuição se comporta em relação ao seu hardware específico. Algumas distribuições são mais conservadoras e demoram um pouco mais para atualizar parâmetros de compatibilidade e outras são mais ágeis. O usuário pode, então, verificar a compatibilidade do seu hardware esperada para a distribuição em questão.

Itens não ainda suportados, itens com desempenho ruim ou com bugs conhecidos, enfim. Vale a pena fazer essa pesquisa para que o usuário possa estar preparado para o que está por vir e possa, conscientemente, fazer a instalação. Isso também vale para upgrades dentro da própria distribuição, vale a pena dar uma conferida.

Para que não fique muito teórico, passemos a um exemplo, para o sistema Debian:
Linux: Ações para aprimoramento do desempenho da instalação Debian
Fonte: InstallingDebianOn/Thinkpad/T450s/jessie - Debian Wiki

Observem que existem itens que requerem atenção do usuário. Provavelmente, ele terá que lidar com alguma configuração específica para o WiFi e terá que verificar outros itens não testados. Neste caso, como este computador é mais antigo, no geral a compatibilidade é boa, mas dependendo do hardware, o usuário pode enfrentar questões que vão exigir mais esforço, ou mesmo questões ainda sem soluções, ou com soluções experimentais.

Ok, dito isso, passemos à pós-instalação. O usuário pode enfrentar alguns problemas mais comuns, como lentidão do sistema, lentidão do vídeo, problemas no WiFi, dentre outros. Basta pesquisar, mas como o foco aqui é discutir problemas de desempenho, vamos focar em alguns pontos comuns no sistema Debian, tais como performance da CPU e vídeo.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Instalação e configuração
Outros artigos deste autor

Aprimoramento de Desempenho da Instalação Debian (parte 2)

Como instalar o Brackets nas versões mais recentes do Linux

Leitura recomendada

Visual Source Safe no Linux

Atualizando o Red Hat com o up2date

Atualizando Mageia 5 para versão 6

Adicionando suporte ao Layer7 no CentOS 5.3

Instalação da placa Gigabit 8111/8168B

  
Comentários
[1] Comentário enviado por lukeholm em 30/05/2017 - 14:21h


Em alguns casos, o procedimento acima para a configuração da placa de vídeo pode não habilitar a aceleração gráfica por hardware. Vou fazer um outro artigo complementando essa parte com duas formas de resolver o problema e permitir a instalação dos drivers Intel mais novos e com isso a aceleração por hardware.

[2] Comentário enviado por Donizetti em 03/06/2017 - 08:54h

Parabéns pelo artigo.

[3] Comentário enviado por lukeholm em 04/06/2017 - 16:57h

Obrigado Donizetti. Em relação à placa de video, a complementação do artigo (parte 2) trás o detalhamento de duas formas de resolver o problema até a chegada definitiva do Debian 9 Stretch, assim que for publicado pelo staff deve facilitar muito o processo para os que utilizam o Debian.

Abraços

[4] Comentário enviado por Donizetti em 04/06/2017 - 21:57h

Deixa eu te fazer uma pergunta: Qual a vantagem do Debian em relação ao Ubuntu?

[5] Comentário enviado por lukeholm em 04/06/2017 - 23:41h

Olha, não sou um profundo conhecedor das distribuições, comecei a usar o Debian a pouco tempo. Mas pelo que já percebi, a distribuição Debian foca na estabilidade. Tanto que o lema deles é "It will be ready when it is ready" ou algo como Estará pronto quando estiver pronto. Eles se referem ao lançamento de uma nova versão e só o fazem quando se convencem de que está "perfeita". Até lá ela fica categorizada como "testing" e fica por conta e risco do usuário baixar e usar. O Debian é por alguns considerado como o "pai de todos" uma vez que várias outras distribuições ai inclusa a Ubuntu, partem do núcleo do Debian em sua origem. Portanto, é uma distribuição menos atual digamos assim, mas mais estável e robusta.

O Ubuntu pelo que sei é hoje uma das mais populares, senão a mais popular distriibuição do Linux. Baseada em Debian, suas atualizações são mais frequentes, salvo engano ocorrem em menos de um ano e esse seria seu grande diferencial, atualizaçao, diversidade e suporte, já que boa parte dos instaladores endereçam o Ubuntu como default.

Eu particularmente não gostei do Ubuntu, não me adaptei. Gostei do Debian e achei o Mint, que também é baseado no Debian muito bonito e interessante.

Não sei se consegui responder a contento sua questão,

Abraços

[6] Comentário enviado por Donizetti em 05/06/2017 - 07:08h

Respondeu à contento sim.E, parabéns pela escrita.Você escreve muito bem.Isso é raro. Como você disse, um dos diferenciais do Ubuntu, de fato são as atualizações mais frequentes. Não sei se você sabe, mas, a Canonical mantém uma LTS, também. Abraço.

[7] Comentário enviado por lukeholm em 05/06/2017 - 10:20h

Obrigado pelo elogio!

Quanto a LTS mantido pela Canonical, não sabia. Entrei agora pra dar uma olhada, interessante!

Abraços

[8] Comentário enviado por joanesduarte em 09/06/2017 - 15:06h

Bom artigo.

Costumo alterar o tamanho da memória virtual durante o particionamento do HD conforme a necessidade, depois da instalação adiciono os non-free no sourcelist, alguns drivers, especialmente wireless estão nestes repositórios.

[9] Comentário enviado por lukeholm em 09/06/2017 - 15:10h


Obrigado Joanes

Pois é, muita gente acaba sem os recursos de video ou com o sistema lento por apenas instalarem o Linux seguindo os procedimentos padrão. Vi muita gente alegando que não conseguia ligar o segundo monitor na HDMI ou que ficava com tela preta, muitos reclamando de não conseguir jogar seus games ou rodar emuladores e maquinas virtuais, dai resolvi escrever esse arquivo passando um pouco da experiência que tive na configuração correta do Debian 8

Fico feliz em saber que o artigo é útil e pode ajudar para que as pessoas possam ter o sistema rodando na capacidade plena.

Abraços

[10] Comentário enviado por xerxeslins em 14/06/2017 - 12:10h

Artigo interessante. Favoritado.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts