O
Screenlets é um programa que exibe controles no desktop que dão informações em tempo real, como quantidade de memória consumida, memória SWAP, uso da CPU, calendário etc. Os controles do Screenlets não são tão customizáveis quanto de outros programas semelhantes, como o gDesklets, que dá acesso direto a comandos que personalizam absolutamente tudo. Por outro lado, achei o design dos controles bem mais atraentes, criando uma melhor interação com o desktop.
Questão de opinião! Sei que nem todos concordarão e por isso peço para que apresentem outras alternativas como comentários deste artigo no intuito de engrandecer e popularizar o
Linux, apresentando alternativas que facilitem a vida dos usuários deste sistema.
Por quê a escolha pelo Screenlets
O Screenlets foi a opção que escolhi para substituir o gDesklets, que eu usava anteriormente e até escrevi
um artigo. Até então o gDesklets era minha opção, mas ao instalar o Ubuntu 9.04, não consegui instalar o programa com tanta facilidade como antes. Acabei descobrindo que "antes" de instalar o gDesklets, tenho que instalar o Python2.5 (apt-get install python2.5), pois há uma incompatibilidade com a versão que vem com o Ubuntu. Depois funciona perfeitamente.
O problema foi resolvido, mas me questionei se haviam outras opções de programas que fazem a mesma coisa. Foi então que descobri o Screenlets.
Preparando o terreno para o Screenlets
Quando falo em preparar o terreno, me refiro a uma série de personalizações no desktop que devem "casar" com os controles do Screenlets, como cores, temas e transparências, por exemplo.
Antes de instalar o programa eu decidi que queria um desktop com tons azuis, transparências e uma aparência futurista.
Primeiro procurei um papel de parede que pudesse combinar com esta ideia. Depois mudei o tema da área de trabalho para azul, com personalizações dos botões e menus. Coloquei também uma transparência no terminal (que uso constantemente) e mudei a cor do fundo. Só depois que eu havia encontrado as cores que desejava, instalei o Screenlets.