O GIMP: Pincéis e texturas

Muita gente desconhece o verdadeiro potencial dos pincéis e das texturas no GIMP - muitas vezes tido como meros figurantes na janela do programa. Saiba como tirar proveito desses poderosos recursos.

[ Hits: 94.922 ]

Por: Davi Ferreira em 06/08/2004


Introdução



Conforme prometi no artigo anterior, trago ao leitor mais alguns tutoriais e dicas sobre o GIMP. Dessa vez você fica sabendo um pouco mais sobre outros recursos pouco utilizados, porém extremamente poderosos: os pincéis e as texturas.

Sabe aquele visual sujo, chamuscado, grunge que você vê por aí? Pode ter certeza que foi criado com a utilização de pincéis. Assim como efeitos metálicos, de pedra e madeira geralmente são criados com texturas. A verdade é que pouca gente conhece e/ou utiliza bem esses recursos.

Os pincéis vão muito além dos círculos e quadrados apresentados pelo GIMP. Com um mínimo de criatividade é possível criar diferentes estilos de pincéis que darão um novo toque à suas imagens. Não fique limitado às formas geométricas básicas na hora de utilizar/criar um pincel: opte também por sujeiras, pedaços de papel, palavras entre outras coisas.

Já as texturas, quando utilizadas de forma errada, acabam com qualquer design. É comum ver texturas sendo utilizadas como fundo de páginas web, tais como tijolos, pedra, ferro, etc, que acabam destruindo e confundindo o visual do site. Em se tratando de GIMP, também é comum o uso das texturas padrões que acompanham o aplicativo - quem nunca usou a textura de folhas, ou de rachaduras?

Hora de colocar a criatividade pra funcionar. Chega de papo e mãos à obra!

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Pincéis
   3. Texturas
   4. Conclusão
Outros artigos deste autor

GIMP 2.0: Tutoriais rápidos

Transformando Windows em Linux

Tactical Ops no Linux

Leitura recomendada

Instalação automatizada de servidores com Kickstart (parte 2)

Servidor NIS+NFS: Aprenda a montar o seu

Baixando as fotos da sua câmera digital

Problema no GRUB no Debian Squeeze 6.0.7 [Resolvido]

GNU/Linux, um projeto de sucesso (parte 1)

  
Comentários
[1] Comentário enviado por ice2642 em 07/08/2004 - 00:59h

Bem legal seu artigo, gostei dos sites.
Me fala uma coisa, no lance de desturas que comando voce usa para fazer ela ficar sem emendar viziveis ? eu tento no MAP > Maque sampleless mas as vezes o resultado não é dos melhores, existe um meio de fazer ela digamos, definindo a borda que se quer unir por ex ?
Valeu.
Marcio

[2] Comentário enviado por jose_maria em 07/08/2004 - 01:03h

Excelente artigo Davi. O GIMP é fantástico, eu uso ele pra tudo relacionado a gráficos. A minha galeria de coisas que eu fiz nele está em http://gug.sunsite.dk/gallery.php?artist=220 tem o originais do gimp que ajudam para quem quer estudar. Valeu.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor HostGator.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Viva o Android

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts