Personalidades do mundo Open Source

Neste breve artigo, venho a falar de algumas personalidades do mundo Open Source.

[ Hits: 18.460 ]

Por: edps em 21/05/2010 | Blog: https://edpsblog.wordpress.com/


Introdução



Muito se fala a respeito do Kernel Linux, das distribuições, de pacotes etc, mas vocês já pararam para pensar sobre os responsáveis por trazer nosso querido GNU/Linux e por consequência as distribuições ao estágio em que se encontram?

A ideia por trás deste artigo foi a seguinte, no ano passado li uma matéria num site estrangeiro do qual não me recordo, sobre Bruce Perens, aí me bateu a dúvida: "acho que esse cara tem alguma coisa a ver com o Debian", de fato eu não estava enganado, ele foi o 1° Debian Leader após saída de Ian Murdock do Projeto Debian, também é o autor da definição sobre o que é Open Source, entre outros.

Perdoem-me o esquecimento de alguém em particular, mas enumerar todos é difícil, um adendo ao artigo será bem vindo a todos aqueles que quiserem citar/relatar fatos/pessoas que achar relevante.

Personalidades mundiais

Alan Cox

Grande parceiro de Linus Torvalds no desenvolvimento do Kernel da série 2.4, trabalhou por muitos anos na Red Hat.

Bruce Perens

Já citado na introdução. Também é co-fundador da Open Source Initiative, junto a Eric Raymond.

A Open Source Definition foi baseada no documento the Debian Free Software Guidelines, escrito e adaptado por Bruce Perens.

Daniel Robbins

Fundador e ex-arquiteto chefe do projeto Gentoo Linux, teve um período obscuro em sua vida ao vir a ser funcionário da Microsoft por um breve período, também teve um breve retorno ao Gentoo, mas devido a diferenças com alguns desenvolvedores, abandonou o barco e atualmente toca seu novo projeto, o Funtoo.

Eric Raymond

Autor de A Catedral e o Bazar, programador e co-fundador junto a Bruce Perens da Open Source Initiative.

Em A Catedral e o Bazar, ela dá a definição de como é feito o processo de desenvolvimento de softwares seguindo os modelos: Proprietário (Catedral), previsível e dispendioso e Open Source (Bazar), participativo e rápido.

Hans Reiser

Grande programador e criador dos excelentes sistemas de arquivos ReiserFS e Reiser4. Atualmente cumpre pena pelo assassinato de sua esposa.

Ian Murdock

Fundador da minha distribuição favorita, o Debian, também é o autor do famoso Manifesto Debian. Após sua saída criou a Progeny, distribuição comercial baseada no Debian, depois juntou-se ao consórcio Linux Standard Base (LSB) e até certo tempo atrás era funcionário da Sun Microsystems.

Jon "Maddog" Hall

Carismático "vovô", que é o Diretor Executivo da Linux International Association. Viaja pela mundo divulgando o Software Livre e o Linux em especial.

Linus Torvalds

Finlandês, criador do Linux, núcleo do sistema operacional GNU/Linux. A sigla GNU/Linux dá-se devido a junção das ferramentas GNU de Richard Stallman com o Kernel Linux de Linus Torvalds. De acordo com a Wikipédia, atualmente trabalha na Open Source Development Labs (OSDL).

Mark Shuttleworth

Foi desenvolvedor Debian, após ficar milionário com a venda de uma empresa, fez turismo espacial, é "O Cara" por trás da Canonical e do fenômeno Ubuntu.

Patrick Volkerding

Criador e mantenedor do Slackware Linux, a distribuição Linux mais antiga ainda em atividade. Ele é para o Slackware o que Linus Torvalds representa para o Linux.

Richard Stallman

Um exemplo do que vem a ser a palavra "hacker", fundador do movimento free software, do projeto GNU, e da Free Software Foundation. É como se fosse "o dono" da filosofia por trás do GNU. Criador dos editores Emacs e o GNU Emacs, do GNU Compiler Collection (gcc). É o autor da GNU General Public License (GPL).

Uma boa fonte de conhecimento para saber mais a respeito desta figura é no filme Revolution OS.

Mascotes

Nas distribuições, além dos logos, temos também alguns mascotes, dentre eles o gecko do SUSE, Knurt e Larry do Gentoo, o Pacman do Arch Linux e as releases com nomes exóticos do Ubuntu.

Tux

Um carismático pinguim que é a mascote oficial do Linux, reza a lenda que o motivo é porque Linus Torvalds foi mordido por um pinguim.
    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Personalidades brasileiras
Outros artigos deste autor

Obtendo diferentes versões do Debian GNU/Linux

O Sistema Debian Alternatives

Empacotamento de Kernel em Sistemas Debian-Based

Filtrando IPs no Debian e Ubuntu com o Mobloquer

Executando máquinas virtuais diretamente no GDM

Leitura recomendada

Servidor de Icq em uma rede local

Google Chrome OS

Criando um invejável serviço de backup em CD-R com gravação multi-sessão

Container Elastic Stack para visualização de logs do Proxy Squid

História da informática: Um pouco de datas e especificações

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 21/05/2010 - 10:47h

Faltou o Con Kolivas, que fazia os patches de Kernel otimizados para desktop.

http://en.wikipedia.org/wiki/Con_Kolivas

[2] Comentário enviado por vinipsmaker em 21/05/2010 - 11:22h

Faltou o Arnaldo ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Arnaldo_Carvalho_de_Melo ), que fundou a distro Conectiva, implementou o protocolo DCCP no Linux, durante seu período como chefe da Conectiva, empregou o brasileiro Alfredo Kojima ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Alfredo_Kojima ), que desenvolveu o Synaptic.

Podia ter uma segunda parte este artigo com todos os nomes que serão citados nos comentários (por favor confirme que o fará ou não).

[3] Comentário enviado por xerxeslins em 21/05/2010 - 11:33h

Gostei, bastante.

apoio a sugestão dos colegas de fazer uma segunda parte citando outras personalidades.

=)

Abraço

[4] Comentário enviado por removido em 21/05/2010 - 11:39h

Muito bom

[5] Comentário enviado por malacker em 21/05/2010 - 11:46h

Faltou citar o Marcelo Tosatti, que foi responsável pela manutenção da versão 2.4 do núcleo Linux entre novembro de 2001 e agosto de 2006.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Marcelo_Tosatti

[6] Comentário enviado por rafrancoso em 21/05/2010 - 13:32h

Faltou também citar Miguel de icaza, criador do gnome http://en.wikipedia.org/wiki/Miguel_de_Icaza

[7] Comentário enviado por ipi em 21/05/2010 - 16:44h

Grande Ednaldo.

Esquceu do Sérgio Amadeu. Figura q ta brigando.

[8] Comentário enviado por pinduvoz em 21/05/2010 - 19:12h

O Carlos Eduardo Morimoto não pode faltar num artigo brasileiro.

[9] Comentário enviado por boxmga em 21/05/2010 - 19:51h

Pra completar a lista dos brazucas que ficaram para trás, faltou o Gleydson Mazioli da Silva, autor do guia foca. O cara pode não ter criado nada em termos de software nem participado de nenhuma revolução, mas certamente abriu as portas do mundo linux para muita gente.

[10] Comentário enviado por removido em 21/05/2010 - 22:06h

Caros amigos, sinceramente não esperava tamanha receptividade a este artigo, visto que à princípio não é o foco desta comunidade, nem mesmo do Movimento Open Source.

Falar de pessoas que não conhecemos é muito difícil, também difícil é não cair no plágio, por isso procurei usar minhas próprias palavras quando fiz as descrições e ofereci links na Wikipedia para maiores informações.

Confesso que não levei muito tempo para compor este artigo e também que me envergonho de não ter citado 3 caras em especial Miguel de Icaza (Gnome/Mono), Gleydson Mazioli (Guia FOCA Linux), este por sinal muito recomendado por mim em posts do fórum. e o Marcelo Tosatti (que era para estar junto a Alan Cox), que bom que vocês lembraram!

[11] Comentário enviado por fabio em 22/05/2010 - 01:09h

Lá vão minhas contribuições para as personalidades nacionais: Alfredo Kojima, criador do WindowMaker, Augusto Campos, pelo trabalho no BR-Linux.org, Sulamita Garcia do LinuxChix, Paulino Michelazzo do Quilombo Digital e Hugo Cisneiros, criador do primeiro manual Linux em português, o The Linux Manual (que foi responsável por minhas primeiras aventuras no GNU/Linux).

[]'s

[12] Comentário enviado por vinipsmaker em 22/05/2010 - 13:29h

Faltou dois caras da Xiph.Org:
Christopher Montgomery
Timothy B. Terriberry

E também, o Khristian Hogsberg, que ajudou a tirar o gerenciamento de hardware do X.Org e colocá-lo no Kernel. Logo após ele anunciou o projeto Wayland.

UPDATE:
Corrigindo, o Hogsberg ajudou a tirar p gerenciamento de hardware _de_ _vídeo_ do X.Org e colocá-lo no Kernel.

E esses dois caras da Xiph.Org que eu citei são os mais ativos no desenvolvimento dos codecs livres que temos a disposição.

[13] Comentário enviado por vinipsmaker em 22/05/2010 - 13:32h

E podia pegar alguns dos nomes do artigo:
http://www.guiadohardware.net/artigos/herois-software-livre/

[14] Comentário enviado por vinipsmaker em 22/05/2010 - 20:40h

E devia colocar Jomar Silva nas personalidades nacionais, ele ajudou muito para que a organização ISO apoiasse o padrão ODF, além de ser um dos grandes divulgadores do formato (e diretor-geral da ODF Alliance Chapter Brasil).

[15] Comentário enviado por timus em 22/05/2010 - 23:12h

Eu uso linux por uma matéria que lí na INFO em 2001 sobre Marcelo Tosatti. O Guia Foca me ensinou a usar linux, mas o Aurélio Marinho Jargas (ex-funcionário da Conectiva/Mandriva) tem me feito trocar a música por informática com seus sites e livros.

[16] Comentário enviado por albertguedes em 23/05/2010 - 14:25h

Uma lista só com brazucas do linux dá um artigo novo.

[17] Comentário enviado por Teixeira em 24/05/2010 - 16:11h

Mas um pinguim não morde: Ele BICA!

O interessante é que em vários lugares na internet se usa esse mesmo termo para descrever essa parte da aventura do Torvalds em um zoológico australiano.

Da mesma forma, encontrei pela internet afora a mesma descrição da cobra australiana chamada Taipan, que COM UMA ÚNICA MORDIDA (ou com uma única picada) é capaz de matar 100 homens! (99 devem ser de brinde...)

Agora, tem o caso do homem que foi picado por uma onça.
E como certamente pensaremos que onça MORDE e não pica, temos de considerar o fato que que a vítima ficou toda picadinha....

[18] Comentário enviado por feliperl em 24/05/2010 - 19:00h

Faltou Marcelo Tossati: http://pt.wikipedia.org/wiki/Marcelo_Tosatti
Ex-Guardião do Kernel e atualmente trabalha na Redhat. :)

[19] Comentário enviado por brian_ch em 25/05/2010 - 02:23h

Dos brasileiros tem também um tal de Fábio Berbert de Paula que criou o que é hoje a maior comunidade Linux da América latina.

[20] Comentário enviado por mda_deb em 26/05/2010 - 15:42h

Como brian_ch disse...

Fábio Berbet de Paula
http://www.vivaolinux.com.br/~fabio

hehe...

[]s

[21] Comentário enviado por removido em 26/05/2010 - 15:59h

Para o caso do Fábio Berbert >> http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Personalidades-do-mundo-Open-Source/?pagina=2

[22] Comentário enviado por jhonatam em 27/05/2010 - 01:08h

pessoal devia colocar tambem meu chefe o Hudson Figueredo que desenvolve o pQui linux !!

[23] Comentário enviado por landex em 06/06/2010 - 17:33h

Legal este artigo.

[24] Comentário enviado por la-roque em 30/06/2010 - 02:37h

Se precisar de ajuda, estamos à disposição ;)

Edinaldo La-Roque
Autor do XFwall - Firewall Software for Linux

edinaldo.laroque@gmail.com



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts