Passos essenciais para configurar sua impressora no Linux

Neste trabalho você vai aprender o que é necessário para configurar sua impressora no Linux, de forma rápida e indolor, sem complicações adicionais.

[ Hits: 238.835 ]

Por: Perfil removido em 20/05/2010


Configurando a impressora no KDE 4



Configurar a impressora no KDE4 é tão fácil que tenho até vergonha de explicar. Mas como você é sem-vergonha mesmo, vamos lá (rs...rs...rs...).

Antes de mais nada, siga os passos descritos nos itens "II - Pacotes necessários" e "III - Ativando o cups". Agora é só conectar a impressora, esperar os mesmos 30 segundos que receberá uma notificação, perto do relógio, de que ela foi configurada com sucesso.

Os ajustes deverão ser feitos clicando-se no "menu K → configurações do sistema -> aba general -> configuração da impressora":

kdeprint1

Pode-se adicionar uma nova impressora local ou em rede em "nova impressora":
Linux: Passos essenciais para configurar sua impressora no Linux Linux: Passos essenciais para configurar sua impressora no Linux

Nas configurações do servidor, defina os níveis de compartilhamento que deseja:
Clicando sobre a impressora configurada, há as abas "configurações, políticas, opções e opções de trabalho" que permitem outros ajustes:
Linux: Passos essenciais para configurar sua impressora no Linux Linux: Passos essenciais para configurar sua impressora no Linux
Linux: Passos essenciais para configurar sua impressora no Linux Linux: Passos essenciais para configurar sua impressora no Linux
O mesmo ocorre com a impressão para o padrão PDF:
Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. O porquê
   2. Ativando o cups
   3. Configurando a impressora no gnome
   4. Configurando a impressora no KDE 4
   5. Configurando a impressora no navegador (plano B)
   6. Configurando a impressora em modo texto
Outros artigos deste autor

Comportamento das tecnologias WEB e seus meios de acesso

Configurando wireless no Ubuntu 7.04 e compartilhando a conexão

antiX: uma distro versátil

Pós-instalação do Solus OS para um desktop voltado ao usuário final

Fontes com filtros LCD no Arch Linux

Leitura recomendada

Solução de problema em placa de rede Davicom Semiconductor (qualquer distro)

Netbook Positivo Mobo White 1020 com Mandriva

Instalando e usando impressora e scanner na multifuncional HP F4180 (e série F4100) no Linux

Instalando sidux em pendrive para usar como "Canivete Suíço"

Usando o seu módulo IRDA no Linux

  
Comentários
[1] Comentário enviado por fonini em 20/05/2010 - 08:49h

Excelente artigo, muito bem detalhado. Parabéns!

[2] Comentário enviado por blad3 em 20/05/2010 - 10:09h

Amigo vejo que você é fera em impressora, tenho procurado na net e não encontro solução para o meu problema...
Consigo instalar a impressora que está na rede pelo CUPS e imprime page test normal e open office, mas... não imprime nada do navegador(WEB) e nem arquivos que estão em PDF, ouseja, eu mando imprimir e não acontece nada. O que eu faço? Dá uma ajudinha.

E parabéns pelo artigo!!! Show de bola.

[3] Comentário enviado por marinho01 em 20/05/2010 - 11:57h

Já tive uma série de aborrecimentos por desconhecer tudo isso. Hoje em dia, depois de ter estudado um bocado e aprendido quase nada, consegui configurar minha velha impressora, não só, mas, também, apoiado na ajuda deste colega que, ao meu ver, é um grande entusiasta do GNU/LINUX. Fico feliz por ter pessoas com essa capacidade de empenho e ao mesmo tempo, este imenso desprendimento de facilitar a todos que, como eu, um esclarecimento que possa sanar, se não todos, mas quase todos os problemas de configuração de impressoras. Sou muito grato e considere o meu incentivo para que continue, já que a olhos vistos isto é a tua páixão.
Abraços.
PS: Imprimi as páginas que se relacionam com a minha maquineta, para uma eventual consulta em algum futuro lançamento que possa se relacionar.

[4] Comentário enviado por deusdara em 20/05/2010 - 14:40h

Olá

Para instalar e configurar a impressora no Debian é só seguir estes passos deste link do Wiki do Debian.
Não tem erro. E nem dificuldade.

Instalando Impressoras

http://wiki.forumdebian.com.br/index.php/Instalando_Impressoras


O Fedora 12 já reconhece a impressora.
O Ubuntu 10.04 já reconhe a impressora.
O Mandriva 2010 a instalação e configuração é muito simples.
O sidux a instalação e configuração é bem simples.
O Slackware 13.0 tem todo um procedimento especial.

Abraços

Deusdará

[5] Comentário enviado por morvan em 23/05/2010 - 20:19h

Olá, pessoal do VOL e o grande colaborador ACVSilva.

Mais uma vez, você, acvsilva, consegue mesclar informações bem articuladas com uma pitada de humor.
Está muito bem o artigo sobre impressão no Linux.
É deste tipo de colaborador que vive o VOL: gente que sempre traz informações de modo oxigenado, e, quando possível, bem-humorado.
Abraços,

Morvan, Usuário Linux #433640.

[6] Comentário enviado por damata em 25/05/2010 - 18:30h

Bom pessoal ,estava com dificuldade para usar a minha mutfuncional (lexmatk X2480) o sistema (ubuntu 10.04) á reconhecia mas não copiava, não imprimia, não fazia absolutamente nada ;
Então pesquisando VOL e no forum do Ubuntu achei esta mesma informação; bem segui passo a passo...No final o sistema pediu para reiniciar.....

Bem amigos agora só aparece o mouse e o papel de parede, e nada mais....
O mouse se movimenta ,mas clicando com o direito uo esquerto ,nada aparese, barra superior, inferior, menus icones de notificaçoes , tudo desepareceu....somente se ve o walpaper e o mouse....

Sera que alguem poderia me dizer qual foi a "caca" que aprontei ....

[7] Comentário enviado por vinyanalista em 29/05/2010 - 11:09h

Olá Antônio, meu xará, em primeiro lugar gostaria de parabenizá-lo pelo artigo, que está realmente excelente. Seu artigo está bem completo. Li-o com muita atenção, executei seus passos no Debian Squeeze que tenho instalado no meu computador e minha impressora agora funciona perfeitamente.

Gostaria de compartilhar a surpresa que tive com o KDE 4, que não possui um assistente para adicionar impressoras, como o KDE 3. Fico feliz que a detecção de impressoras tenha melhorado, porém quero salientar que esta detecção não funciona com impressoras locais conectadas à porta paralela (meu caso, HP Deskjet 695C). Provavelmente ela só funciona com impressoras conectadas à porta USB.

A princípio eu tinha instalado somente os pacotes genéricos e os que são específicos para KDE. No entanto, só havia uma opção para configurar a impressora: pela interface web do CUPS. Como eu queria fazer minha configuração pelo sistema operacional (como no KDE 3 do Kurumin que eu utilizava antes), tive que utilizar uma ferramenta do GNOME, provida pelo pacote system-config-printer, se não me falha a memória. Esta sim configurou minha impressora sem complicação.

O pior é que o problema não é da equipe do Debian, visto que em outras distribuições com KDE 4 acontece coisa semelhante. A situação do Kubuntu é a mesma do Debian, você precisa instalar uma ferramenta do GNOME se não quiser fazer a configuração utilizando o navegador, e o Mandriva e o Fedora então já trazem essa ferramenta, como vocês podem ver nos links abaixo:

http://kubuntuguide.org/Lucid#Add_a_Printer
http://doc.mandriva.com/en/2010/Mastering-Manual/Mastering-Manual.html/printer-config.html#d5e5669
http://docs.fedoraproject.org/en-US/Fedora/13/html/Installation_Guide/ch08s04s07.html

A propósito, me parece que no sidux a configuração também é feita utilizando a interface web do CUPS:

http://manual.sidux.com/en/sys-admin-gen-en.htm#cups

Como vocês podem ver neste link, o módulo KDEPrint que existia no KDE 3 foi removido no KDE 4 e agora eles estão trabalhando para reintegrá-lo ao ambiente gráfico:

http://techbase.kde.org/Projects/KDEPrint/KDE4

Espero que o lançamento deste módulo não demore muito. O KDE vem progredindo bastante no que diz respeito às ferramentas próprias, visto que agora tem particionador (KDE Partition Manager) e gerenciador de pacotes (KPackageKit) próprios, dispensando o uso de ferramentas de outros ambientes gráficos (Gparted e Synaptic).

Um comentário positivo agora: descobri hoje que o CUPS é desenvolvido pela Apple e é utilizado como gerenciador de impressão também no Mac OS X. Pense, poderoso!

Um abraço e até a próxima,

Antônio Vinícius

[8] Comentário enviado por diegosouzapc em 21/12/2010 - 11:41h

Bom dia,

Instalei algumas impressoras atraves do cups e está ok! Meu único problema é se eu mando imprimir 5 páginas so registra como se eu tivesse impresso 1 única página.Poderia me ajudar?

[9] Comentário enviado por sergio jorgino em 23/11/2011 - 18:23h

Estou iniciando no linux e optei pelo linuxmint. N'ao estou conseguindo configurar minha impressora canon mp480, O sistema acha ela e tenta instalar o drive mas nao encontra, aparece uma rela;'ao de com divrsas canon menos a minha.
Mas aparece ela como instalada, com um sinal verde sobre ela. mando imprimir algo para teste, mas acua CUPS SENSOR ERRO.
podem me ajudar

[10] Comentário enviado por sesshoumaru em 06/02/2012 - 11:05h

Valeuuu pela ajuda e por ter escrito um pelo tutorial,muito bom msmo sem muito dominio no linux ja consegui instalar e configurar a minha impressora otimo post, muito bom msmo.

valeuuuu

[11] Comentário enviado por c_daniel em 14/04/2012 - 05:08h

eu consegui seguir as instruções e instalar a minha impressora DNP DS40. Mas depois de imprimir a foto sai toda em preto. Já reinstalei e acontece sempre o mesmo. Voçê pode ajudar-me? obrigado

[12] Comentário enviado por hermanleao em 25/05/2012 - 08:01h

Ótimo artigo. Thanks a lot.

[13] Comentário enviado por darlan.ti em 20/08/2012 - 12:45h

Cara, muito obrigado. Ajudou muito.

;)

[14] Comentário enviado por joaopaulojuca em 29/09/2012 - 16:54h

Sou bem leigo em linux.
Este foi o primeiro tutorial que li e consegui imprimir algumas páginas com sucesso. Infelizmente não estava conseguindo o objetivo principal (imprimir em "wireless"), então segui um outro tutorial e agora nada mais funciona. No segundo segui uns passos pra instalar um tal "hp-setup" e agora tudo que recebo são erros de um "queues".

[15] Comentário enviado por emersonjb0028 em 17/02/2016 - 16:05h

Olá, boa tarde, estou tendo muita dificuldade com PDVs.
Trabalho com CentOS e do nada, as impressoras não fiscais acusam Impressora Offline.
Gostaria de saber como funciona a questão de Drivers no Linux, sou novo nesse S.O.
Os modelos são Epson não-fiscal TM-T20.
Grato


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts