Firmware dd-wrt em Linksys WRT54G

Tutorial detalhado da instalação da firmware dd-wrt em um Linksys WRT54G V8.0 (válido também para as versões 7.2 e 8.2 do mesmo equipamento). O propósito deste tutorial é esclarecer cada um dos passos de forma a facilitar a instalação da firmware para qualquer usuário, sem presumir nenhum tipo de conhecimento anterior.

[ Hits: 49.727 ]

Por: ANDRE NUNES BATISTA em 20/08/2009


dd-wrt



O propósito deste tutorial é explicar de forma detalhada o procedimento de instalação da firmware aberta dd-wrt em um roteador Linksys WRT54G V8.0.

A dd-wrt pertence a uma família de firmwares derivadas do código original da firmware proprietária da Linksys, que, por ser baseada no kernel do Linux, ofendia os termos da GPL, o que forçou a empresa a liberar o código-fonte original.

É importante ressaltar que a dd-wrt não é completamente livre e possui alguns binários proprietários, mas ainda assim é melhor, técnica e eticamente falando, do que permanecer com a firmware original do equipamento.

Antes de mais nada, é bom esclarecer que, embora o dd-wrt e seus congêneres funcionem em uma extensa gama de roteadores de diversas marcas, o arquivo binário, sua versão e o procedimento de instalação variam de acordo com o aparelho.

Assim, o presente tutorial é destinado especificamente ao equipamento acima (segundo o wiki o procedimento e softwares são idênticos para a versão 8.2 do mesmo aparelho), se você possui algum outro modelo, procure por instruções específicas ao seu ou então leia as instruções genéricas neste site e siga por sua conta em risco as dicas abaixo. Se você não sabe qual o modelo do seu aparelho, olhe na parte de baixo do mesmo e procure por um adesivo com alguma sigla semelhante.

Ressalvo ainda que o procedimento de mudança de firmware é extremamente delicado, existindo uma chance de que você "bricke" seu aparelho se algo der errado. Além disso, esse procedimento é uma violação do seu contrato com o vendedor do aparelho e compromete a validade de sua garantia, logo se algo de errado acontecer, você está por sua conta.

Assim sendo, não me responsabilizo pelos eventuais danos que possam ocorrer por uma má instalação, tudo o que posso garantir é que segui estes exatos passos e instalei a firmware com sucesso e sem dores de cabeça.

Dito isto, vale como o incentivo o fato de que é possível ressuscitar um aparelho "brickado", procedimento que não é o objeto deste post, e também o fato de que o projeto já é um tanto antigo e possui uma robusta comunidade, o que diminui muito a possibilidade que exista um bug não descoberto e ainda garante um suporte caso algo aconteça.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. dd-wrt
   2. Instalação da firmware
Outros artigos deste autor

Programando um mundo livre

Marketing, o mal necessário

MS Coldplot

DD-WRT no D-Link Dir-300 Rev A

Leitura recomendada

Instalando Ubuntu Touch no seu celular (Linux de bolso)

Instalando e usando impressora e scanner na multifuncional HP F4180 (e série F4100) no Linux

Atheros 5001X on Linux

Access Point com cartão Atheros em Slackware 12.0

Instalando o scanner CanoScan Lide 100 no Linux Ubuntu

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 20/08/2009 - 09:22h

Cara

Instalamos o DD-wrt na casa de um amigo, e a diferença de performance foi sensível. Sem contar as features a mais que este firmware adiciona ao Linksys

[2] Comentário enviado por removido em 20/08/2009 - 22:23h

Tenho um WRT54GL e já usei o DD-WRT e o OpenWRT. Atualmente estou usando o Tomato, que possui praticamente as mesmas features do DD-WRT, mas pelo menos no meu router está com melhor estabilidade na conexão wireless.

[3] Comentário enviado por jaca69 em 20/08/2009 - 22:34h

Já conhecia o projeto DD-WRT, e diga-se de passagem é muito bom.
Quem tem roteadores compatíveis com os firmware da DD-WRT vale apena a substituição.

As opções de configurações e monitoração que ele oferece são muito boas. Só para se ter idéia das possibilidades de configuração, aqui em casa tenho AP pricinpal da Linksys e configurei o Dlink 54G como um replicador de sinal do AP. Isto só foi possível com o firmware da DD-WRT.

Andre parabéns pela divulgação do trabalho dos caras.

[4] Comentário enviado por tagesuhu em 20/08/2009 - 22:53h

Loula,

A minha vontade era instalar o Tomato também, ouvi dizer muito bem da interface web dele. O problema é que, segundo o site do projeto, a versão 8.0 do WRT54G não é oficialmente suportada. Entre a elegância e o risco de perder o meu roteador, preferi ficar com o DD-WRT que alegava suporte para o meu equipamento.

Jaca, obrigado pelos cumprimentos!

[5] Comentário enviado por ctavares em 21/08/2009 - 09:19h

Pessoal, eu conheço quase nada sobre as vantagens de mudar o firmware desse roteador, pelo que eu vi ele melhora a performance alem de aumentar alguns funcionalidades, mas alguém sabe dizer oque mais ele traz de melhoria? Teria por acaso melhoria no sinal ou qualidade do mesmo pois eu utilizo o meu roteador em meu quarto e meu notebook fica com 78% de qualidade de sinal quase sempre a poucos metros do roteador...

[6] Comentário enviado por removido em 21/08/2009 - 22:11h

Olá Andre,
Realmente o DD-WRT têm um suporte de hardware bem maior que o Tomato. Como você comentou, o Tomato não roda nessas versões mais atuais do WRT54G, somente até a v4. Depois dessa versão a Linksys reduziu a memória.
Valeu pelo artigo!

[7] Comentário enviado por fmpfmp em 21/08/2009 - 22:49h

Nem todos os modelos de roteador são tão fáceis assim de instalar o DD-WRT. O DIR-300, por exemplo, é mais complicado. Com o meu deu problema da primeira vez e tive que trocar por outro pra tentar na segunda.

Com relação a performance é realmente verdade. O firmware da D-link é mal otimizado, e como eu curto jogos online percebi claramente a diferença. Com o DD-WRT a sensação é que a conexão é até mais rápida que ligando direto no computador.

Outra coisa bem legal é que você pode dar telnet nele e ter acesso a um Linux bem enxuto. Isso é bem interessante! Sem contar a quantidade enorme de novas opções e estatísticas que você vai ter acessando o roteador pelo browser. Os gráficos de utilização de banda são tão detalhados que você nem acredita!

[8] Comentário enviado por ctavares em 30/08/2009 - 15:03h

Fiz a atualização do meu firmware e realmente a melhoria de desempenho foi bem percebida, também aumentei o tx power de 71 para 251 e o sinal em meu NB que sempre ficava em torno de 78% foi para 95%, melhorou bastante a performance de rede interna e internet, agora alguém ai sabe me dizer oque pode ser feito para melhorar ainda mais o desempenho do roteador? O que mais vocês fizeram no de vocês?

[9] Comentário enviado por vagnersobrinho em 02/10/2009 - 11:24h

Boa meu velho!
tava mesmo precisando algo detalhado assim pra atualizar
Abraços!

[10] Comentário enviado por afonline em 09/02/2010 - 12:23h

alguem pode me ajudar tenho 1 routerstation ubiquiti ela esta com OpenWRT algue pode me dizer se da para atualizar firmware para o dd-wrt
pois com o openwrt eu nao consigo azer transmitir a internet por wireless e ja li e fiz tudo quanto e configuração que me mandaram e nada da certo
se eu conecto pelo wireless eu consigo ping na routerstation mais não navega na net da router eu ping na google vai de boa nao sei se fui claro mais a router tem net mais pelo wireless nao navega so navega pela portas lan alguem pelo amor de deus pode ajudar?

[11] Comentário enviado por mestrechico em 11/03/2015 - 21:44h


Tem garantias que não existe MALWARE nesse firmware ?

[12] Comentário enviado por mestrechico em 11/03/2015 - 21:45h



Tem garantias que não existe MALWARE nesse firmware ?


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts