Configuração da função de webcam para a famosa Breeze Cam

Este tutorial é para a instalação e configuração do driver para possibilitar a função de webcam na mini-câmera digital Breeze Cam.

[ Hits: 45.542 ]

Por: Daniel Lobo em 19/10/2005


Introdução



Adquiri recentemente essa mini-câmera chamada por aqui de "Breeze Cam" e logo fiquei curioso se funcionava no Linux ou não. Dei uma "googlada" na internet e vi que só haviam perguntas:

"Como instalo a BreezeCam no Linux?".

Mas o que encontrei foi, somente, uma dica para baixar as fotos com o GPHOTO2. Em alguns fóruns, os Linuxers não recomendavam a aquisição desta câmera, já que o suporte de WebCam dela era, até o momento, inalcansável.

Então resolvi pesquisar. Comecei pelo o nome de câmera que é dado à mesma no programa GPHOTO2. E verificando o driver utilizado, descobri que o chipset que a câmera usa é o SQ905. Então descobri este site:
Onde desenvolvem um driver genérico para todas as webcams e câmeras que usam esse chipset. Bem, antes de mais nada, baixe o driver "release" em:

http://prdownloads.sourceforge.net/...?download

e lembro-lhes que utilizei esse driver em duas versões de distribuições Linux com o kernel 2.6.12.1, sendo as mesmas, Slackware 10.1 e Gentoo 2005. Então não garanto o funcionamento em versões mais antigas do Kernel 2.6.x e nem no Kernel 2.4. Primeiro vou dar uma "passada a limpo" em como habilitar o suporte ao Video For Linux (V4L) para aquelas distribuições que ainda não vêem com o Kernel 2.6.x como padrão (recomendo que você já saiba compilar o kernel, pois se não sabe ainda, é melhor procurar tutoriais sobre o assunto e quando estiver "craque", volte a este tutorial).

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Compilando o suporte a Video For Linux no kernel 2.6.x
   3. Compilando, instalando e levantando o módulo
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Linux em Computadores Antigos

Grave seus boots remotos com uma placa mãe

Overclock em placas de vídeo GeForce

Cabos de rede e conectorização

Comparando desempenho de distros, arquiteturas ou ambientes gráficos - Método universal

  
Comentários
[1] Comentário enviado por marcianovc em 19/10/2005 - 16:13h

kamarada estava a procura de um tuto ja faz algum tempo, pra usa a breeze cam, tenho uma aqui mas nunca funciono como webcam no meu slackware, vo testa daqui a poco pra ve se funciona, o lance de configura o V4L eh soh muda pra modulo no kernel ? e compila novamente ?

[2] Comentário enviado por professordavid em 20/10/2005 - 13:17h

Cara, muito bom este artigo, eu tinha um amigo com breze cam e funcionava normalmente na casa dele, por isso não imaginava que tivesse esse baile todo.
Só como comentário pessoal, o módulo no slackware não poderia ficar no
arquivo /etc/rc.d/rc.modules para subir automaticamente?

[3] Comentário enviado por pedru em 09/11/2005 - 19:45h

Aqui no meu (Debian)
nao tem essa pasta linux pra editar o kernel...
vou procurar mais sobre isso!...
qqr ajuda sou grato!
Abraçus

[4] Comentário enviado por danbroken em 29/11/2005 - 16:38h

Galera, desculpem-me não respondi as perguntas porque esqueci de atualizar meu email no cadastro do VOL então não vi que meu artigo tinha sido republicado.

Marcianovc, se o suporte V4L já estiver habilitado no kernel, não precisa recompilar, mesmo que esteja como build-in.
ProfessorDavid, pode sim adicionar a chamada do módulo no /etc/rc.d/rc.modules para subir automaticamente. A gosto do usuário.
Pedru, você deve baixar a fonte do kernel pelo o apt-get no caso do seu kernel ser 2.6.x, agora se for 2.4, você deverá recompilar o kernel para 2.6.x. Ainda não testei a compatibilidade desse driver com o kernel 2.4.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts