Configuração da função de webcam para a famosa Breeze Cam

Este tutorial é para a instalação e configuração do driver para possibilitar a função de webcam na mini-câmera digital Breeze Cam.

[ Hits: 45.089 ]

Por: Daniel Lobo em 19/10/2005


Introdução



Adquiri recentemente essa mini-câmera chamada por aqui de "Breeze Cam" e logo fiquei curioso se funcionava no Linux ou não. Dei uma "googlada" na internet e vi que só haviam perguntas:

"Como instalo a BreezeCam no Linux?".

Mas o que encontrei foi, somente, uma dica para baixar as fotos com o GPHOTO2. Em alguns fóruns, os Linuxers não recomendavam a aquisição desta câmera, já que o suporte de WebCam dela era, até o momento, inalcansável.

Então resolvi pesquisar. Comecei pelo o nome de câmera que é dado à mesma no programa GPHOTO2. E verificando o driver utilizado, descobri que o chipset que a câmera usa é o SQ905. Então descobri este site:
Onde desenvolvem um driver genérico para todas as webcams e câmeras que usam esse chipset. Bem, antes de mais nada, baixe o driver "release" em:

http://prdownloads.sourceforge.net/...?download

e lembro-lhes que utilizei esse driver em duas versões de distribuições Linux com o kernel 2.6.12.1, sendo as mesmas, Slackware 10.1 e Gentoo 2005. Então não garanto o funcionamento em versões mais antigas do Kernel 2.6.x e nem no Kernel 2.4. Primeiro vou dar uma "passada a limpo" em como habilitar o suporte ao Video For Linux (V4L) para aquelas distribuições que ainda não vêem com o Kernel 2.6.x como padrão (recomendo que você já saiba compilar o kernel, pois se não sabe ainda, é melhor procurar tutoriais sobre o assunto e quando estiver "craque", volte a este tutorial).

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Compilando o suporte a Video For Linux no kernel 2.6.x
   3. Compilando, instalando e levantando o módulo
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Fazendo sua webcam com chipset sn9c10x funcionar no Linux

Gerenciando Mouses da Razer

Qual é o melhor Sistema Operacional?

Passos essenciais para configurar sua impressora no Linux

DSLink 180 em GNU/Linux

  
Comentários
[1] Comentário enviado por marcianovc em 19/10/2005 - 16:13h

kamarada estava a procura de um tuto ja faz algum tempo, pra usa a breeze cam, tenho uma aqui mas nunca funciono como webcam no meu slackware, vo testa daqui a poco pra ve se funciona, o lance de configura o V4L eh soh muda pra modulo no kernel ? e compila novamente ?

[2] Comentário enviado por professordavid em 20/10/2005 - 13:17h

Cara, muito bom este artigo, eu tinha um amigo com breze cam e funcionava normalmente na casa dele, por isso não imaginava que tivesse esse baile todo.
Só como comentário pessoal, o módulo no slackware não poderia ficar no
arquivo /etc/rc.d/rc.modules para subir automaticamente?

[3] Comentário enviado por pedru em 09/11/2005 - 19:45h

Aqui no meu (Debian)
nao tem essa pasta linux pra editar o kernel...
vou procurar mais sobre isso!...
qqr ajuda sou grato!
Abraçus

[4] Comentário enviado por danbroken em 29/11/2005 - 16:38h

Galera, desculpem-me não respondi as perguntas porque esqueci de atualizar meu email no cadastro do VOL então não vi que meu artigo tinha sido republicado.

Marcianovc, se o suporte V4L já estiver habilitado no kernel, não precisa recompilar, mesmo que esteja como build-in.
ProfessorDavid, pode sim adicionar a chamada do módulo no /etc/rc.d/rc.modules para subir automaticamente. A gosto do usuário.
Pedru, você deve baixar a fonte do kernel pelo o apt-get no caso do seu kernel ser 2.6.x, agora se for 2.4, você deverá recompilar o kernel para 2.6.x. Ainda não testei a compatibilidade desse driver com o kernel 2.4.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts