PLC no Linux alguém já pensou nisso?

Já faz um tempinho que tenho buscado informações sobre a nova moda de navegação na Web por meio de uma rede PLC e agora deixo uma questão, alguém já parou pra pensar como será essa nova rede para o pingüim?

[ Hits: 13.285 ]

Por: Perfil removido em 24/11/2005


PLC no Linux?



Em 1999 na nossa querida Europa, uns pesquisadores começam a pensar numa maneira de usar a fiação elétrica para conectar-se a rede mundial, mas como?

Diz a história que esse projeto surgiu quando um empresário dono de um hotel luxuoso resolveu distribuir a Web para cada quarto, mas não podia quebrar tudo e passar os lindos fios, tinha de ter uma forma mais simples, barata e eficaz. Daí surgiu a idéia de "jogar" a conexão na fiação elétrica.

Você deve estar pensando o que é PLC? Bom, essa sigla significa (Powerlight Comunications), que é uma rede que usa a fiação elétrica de sua residência para distribuir a Web para sua casa inteira, sendo que cada tomada será um ponto de conexão. A idéia é "onde tiver uma televisão, terá Web".

Mas sabemos que quase tudo é desenvolvido para SO da Microsoft, então como ficará o Linux nessa? Será que para estrear essa tecnologia teremos que mudar muito o Linux? Bom, não sei ainda como funcionará, mas deixo um aviso para os especialistas no Linux que já comecem a pensar numa forma de deixar essa conexão mais fácil, por que no início de 2006 a tecnologia já começa a ser testada nos estados do RS, PR, SP e RJ e tenho certeza que essa nova tecnologia tomará o mercado, pois você não precisará de uma linha telefônica para entrar na rede.

Vamos nos preparando, pois novas tecnologias estão aí e precisamos adaptar nosso amado Linux para essas que surgem ou ficaremos atrasados de novo.

Em breve descreverei um pouco mais dessa nova rede, só que para Linux e como anda o desenvolvimento do Kernel para essa nova moda.

   

Páginas do artigo
   1. PLC no Linux?
Outros artigos deste autor

Como customizar uma imagem ISO do Ubuntu

IDS com Debian 4, Snort 2.8.3.1 e BASE 1.4.1

Tutorial de instalação do H3270 (sources) com SSL no RHEL5 (s390x)

Migrando para Linux sem medo (parte 2)

Instalando o modem Onda MSA110UP em distribuições Linux que utilizam o NetworkManager

Leitura recomendada

LINCE - A biblioteca de visão artificial open source

Babytrans, o Babylon for Linux

Certificado Digital para Peticionamento Eletrônico (2018)

Instalando programas no Linux - Completo e total

Instalação automatizada de servidores com Kickstart (parte 2)

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 24/11/2005 - 07:12h

?????????????????????????????
?????????????????????????????
?????????????????????????????
?????????????????????????????
?????????????????????????????
?????????????????????????????
?????????????????????????????
?????????????????????????????
?????????????????????????????

[2] Comentário enviado por birilo em 24/11/2005 - 08:25h

Hahahahhaa.... Como é que um artigo desse passa na moderação?
Desculpe se fui grosso, mas é verdade.

[3] Comentário enviado por Pr0f3t4 em 24/11/2005 - 10:48h

Bem, sei lá, sabe como é, né ?, acontece, mas ......
Ainda é cedo para nos preocuparmos com a tecnologia PLC, até na Europa essa tecnologia ainda se encontra em estudos e até o momento ela ainda não foi totalmente difundida para se tornar padrão.
Mas quando acontecer, acho que o Linux será o primeiro a ter essa tecnologia implementada dentro do Kernel, lembrem-se, a internet é o que é hoje, por causa do Unix e suas variações, o Linux veio a dar mais força para o desenvolvimento da conectividade.
E quando a Microsoft criar realmente alguma coisa, me avise.
Eles compraram o DOS, copiaram o MacOS, mal copiado, mas copiaram, e ainda utilizam parte do kernel do Linux no Windows XP . Falar mais o que ???????

[4] Comentário enviado por zero_bala em 24/11/2005 - 11:05h

Já acabou?

[5] Comentário enviado por lordodin em 24/11/2005 - 11:58h

Infelizmente tenho que concordar....como esse artigo passou pela moderação?

"Será que para estrear essa tecnologia teremos que mudar muito o Linux?"

Aff, sem comentarios.





[6] Comentário enviado por FDL em 24/11/2005 - 12:08h

Escrevi um artigo completo e foi moderado mas este ae.. flw nda ;/

[7] Comentário enviado por balani em 24/11/2005 - 13:01h

Eu acho q ainda não é hora de se pensar nisso, porem é uma otima alternativa aos sistemas proprietarios, alem de ser mais facil de programar.

[8] Comentário enviado por Bentux em 24/11/2005 - 13:17h

Só quero dizer uma coisa o tema é bom, mas um artigo tem que ter conteúdo e este, francamente!

[9] Comentário enviado por fdavid em 24/11/2005 - 13:18h

Qual a vantagem de uma rede FLC contra uma wireless ?
Uma rede FLC funciona somente dentro de seu estabelecimento, quando o sinal chega na subestação é perdido.

Assim e com os preços de um rede wireless caindo hoje não vejo vantagens no FLC.

[10] Comentário enviado por fabio em 24/11/2005 - 13:47h

Pessoal,

O artigo passou pela moderação pelo seguinte motivo: trata-se de um belo tema a ser debatido. Eu mesmo nunca tinha ouvido falar em PLC.

OK, o texto não possui muito conteúdo, mas nesse caso minhas expectativas eram de que o tópico fosse completado com comentários, URLs, etc.

Enfim, toda regra possui excessão, essa foi uma delas.

[]'s,
Fábio

[11] Comentário enviado por fkremer em 24/11/2005 - 13:55h

A tecnologia não é Powerlight comunnication... Por tanto acho q vc deveria se informar melhor.... Ela se chama "Power Line communication"
Pra começo de conversa. É uma tecnologia muito cara e não é viavel pois com mais de 1kilometro vc consegue taxas menors de 1 Mbps. Posso fazer uma analogia as redes RDSI, q na teoria é uma maravilha mas na pratica foi um desastre (nem tudo)... Então naum acho uma boa tirar o espaço de artigos q tragam coisas novas para dar espaço a uma tecnologia q naum vai pegar... infelizmente essa é a verdade....

[12] Comentário enviado por joaofalcao em 24/11/2005 - 14:29h

A internet através da rede elétrica

O sonho de usar a rede elétrica como meio de comunicação dá mais um passo para virar realidade comercial no Brasil. O país entrou para o seleto grupo que desde o ano passado domina a chamada tecnologia Power Line Communication (PLC) in-Home (ou dentro de casa), que, na prática, torna a rede elétrica do prédio um hub capaz de trabalhar com vários protocolos. Os usos mais comuns vêm sendo a substituição do cabeamento interno para redes locais e para distribuição de pontos de acesso internet a partir de um único dispositivo de comunicação (uma antena no alto do prédio no caso das comunicações online, ou a central telefônica). Vejam a continuação dessa matéria em http://www.endeavor.org.br/br/empreendedores/brasil/taho/news_02.htm

[13] Comentário enviado por gnudark em 24/11/2005 - 15:26h

Onde está realmente o artigo?

[14] Comentário enviado por xith em 24/11/2005 - 17:18h

Cada uma...

[15] Comentário enviado por freakcode em 24/11/2005 - 20:59h

Cara não viaja...

Ok é PLC... Mas não vai um conversor rede elétrica -> ethernet, como em qualquer conexão DSL ou cabo???... só mudou a conexão física, mas eh TCP/IP do mesmo jeito, placa de rede do mesmo jeito...

Cya

[16] Comentário enviado por Bobrown em 24/11/2005 - 22:57h

Nao li todos os comentarios mas o primeiro e o segundo me fizeram escrever isso.
O PLC ja esta em testes no Brasil desde 2001 e 'e comprovavel pelo site da ABUSAR. O fato dessa tecnologia se r ou nao viavel para o linux esta pelo fato de ela simplesmente converter os sinais que trafegam pela rede eletrica que, logicamente estaram numa frequencia muito maior que a frequencia de transmissao da energia eletrica comum, e enviarem para a placa de rede comum de um micro mais comum ainda. Em sum a, Mais do que vivavel e configuravel pelos testes que li. O problema esta nos outros encrementos que precisam ser desenvolvidos em todas as plataformas.

[17] Comentário enviado por dotti em 25/11/2005 - 00:40h

É, segundo o que sei sobre PLC, ele é compativel com qualquer SO que interprete o protocolo de rede (TCP/IP), ele só muda o transporte fisico dos dados, que ao invés de passar por cabos de rede comum, trafegam pela fiação eletrica. No caso de uma rede PLC doméstica, seria necessário que o sinal viesse da rua (cabos, satelite, ar) atraves de um modem convencional, e deste fosse transmitido a um conversor para a rede eletrica, depois para tornar os dados acessiveis em um computador a unica coisa necessária seria a utilização de um outro conversor entre a tomada e a placa de rede, para cada dispositivo que se deseje conectar.

Acredito que a tecnologia pode ser importante para zonas de dificil acesso, ou locais onde é inviavel a passagem de cabos para rede, ou utilização de redes sem fios (locais com muitas barreiras fisícas).

O "artigo" precisava de mais conteúdo mesmo. ;/

[18] Comentário enviado por removido em 25/11/2005 - 00:42h

Bobrown, os "????????????" são em relação à ausência de conteúdo do artigo(?) e não sobre o assunto em si, PLC (Power Line Communication) - com nomeclatura diferente -, sobre o qual li algumas notícias. E os mantenho!. Não basta colocar aqui uma idéia pra discussão, é preciso embasá-la com informações, conteúdo. E não há quase nada neste.

Porque desse modo fica muito fácil. Por exemplo, estou pesquisando sobre a tecnologia AJAX que permite a criação de aplicativos baseados na web. Estou pesquisando, mas não decidi se vou colocar isso como artigo. Todavia, se for aceito, lanço a pergunta: "O que vocês acham dessa nova tecnologia AJAX e de que forma ela poderá afetar o mundo do software livre?". Pronto! Está aí toda a essência do artigo desta página sobre PLC: uma pergunta! E, claro, não basta, né? Acho que não.

Imagino que um artigo deva servir para, primeiro, informar e, em seguida, expor idéias e análises próprias de quem escreve. Neste nem uma nem outra coisa aconteceu claramente.

Acho que questões como essa, digo, discussões relevantes, poderiam ser feitas dentro das comunidades. Lá sim esse "artigo" entraria bem e seria melhor recebido do que foi aqui.

E quem quiser saber mais sobre AJAX, visite o link abaixo e participe dessa comunidade "Open Source News":

http://www.vivaolinux.com.br/comunidades/verTopico.php?codigo=22&codtopico=191

Sobre PLC: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u13517.shtml

[]S!

Wesley Caiapó

[19] Comentário enviado por casterman em 25/11/2005 - 01:05h

Postei um artigo sobre como navegar anônimo na net com o linux, e até hoje eles não o postaram, ta em modo de espera ainda, em vez disso eles colocam esses artigos ai, não querendo desmereçer esta informação acredite ou não da pra se informar nesse artigo, mas é muito pequeno e sem conteúdo.

[20] Comentário enviado por tagallo em 25/11/2005 - 06:58h

acabou de sair no forum pcs um artigo que responde a maioria das perguntas que eu li por aqui...

é cara? em termos, vc precisa do adaptador e só, nada de fiação nova, antenas, etc. 1 adapatador custa 89 euros

é lenta? taxa teorica de 84Mbps (decidam vcs mesmos)

agora a pergunta mais bizarra, que ao meu ver torna o artigo totalmente sem sentido: como fica o suporte no linux? resposta: nao fica, essa tecnologia nao tem nada a ver com as camadas mais altas do modelo OSI, ela atua somente na camada fisica, sendo transparente pro sistema operacional, ou seja, ele nao vai saber a dirença de dois pcs ligados via rede eletrica pra dois pcs ligados via TP. Como funciona? pluga o adaptador na tomada, pluga o cabo de rede no adaptador e pronto... ta funcionando, sem segredo!

OBS: esta tecnologia descrita é para LANs, ou seja, funciona bem dentro de sua casa, seu escritório, etc. Segundo o que eu andei lendo a tecnologia para redes maiores, que poderia ser aplicada em banda-larga, por exemplo, ainda encontra diversas dificuldades técnicas.

link para a noticia:
http://www.forumpcs.com.br/noticia.php?b=138580

[21] Comentário enviado por tagallo em 25/11/2005 - 07:02h

Então, eu realmente nao queria falar isso, mas esse artigo fico péssimo, se vc nao sabia nada sobre a tecnologia antes de le-lo, continuou não sabendo após ler.

"então como ficará o Linux nessa? Será que para estrear essa tecnologia teremos que mudar muito o Linux? Bom, não sei ainda como funcionará"

Meu amigo, sem querer desmerecer sua iniciativa de escrever um artigo (continue sempre escrevendo!), mas se vc não sabia como funcionava, custava pesquisar um pouco? Em uns 15 minutos vc descobriria como a tecnologia funciona, e poderia ter feito um artigo muito mais rico!

[22] Comentário enviado por jalexandre em 25/11/2005 - 08:06h

Vamos ser sinceros: O tema é bom, mas a construção da "dica" ( tá, artigo...)
foi fraca. Seria legal ter detalhes técnicos desse tal PCL (como ele atua na parte fisica e talz...) velocidade, aplicabilidade, exemplos de lugares q já utiliza essa tecnologia...
Ou seja, um modelo de artigo que estamos acostumados a ver aqui no vol.

"Será que para estrear essa tecnologia teremos que mudar muito o Linux?"
Não. Apenas comprar um adaptador, tipo adsl-modem (pcl-modem)
Ok. Isso foi uma crítica construtiva :-)
[ ] 's

[23] Comentário enviado por removido em 25/11/2005 - 10:59h

Bom artigo, meio curto talvez, devia descrever mais tecnicamente. Acho que o problema deverá estar talvez no modem que deve ser usado, ele deverá ter drivers para Linux, se tiver, não deverá haver maiores problemas.
Abraços
Marcos Henrique Esteves Barbosa
marcosestevesbarbosa@gmail.com

[24] Comentário enviado por morvan em 25/11/2005 - 17:55h

Malgrado a "enxurrada" de críticas à liberação do artigo por parte dos moderadores, acho relevante lembrar que esse pessoal (Fábio e Al...) está açambarcado de tarefas e há muito poucas pessoas ajudando (eu mesmo não coloquei meu nome à disposição por não ter condição de atender, no sentido de acrescentar, pois estou também sufocado de tarefas - e, Fábio, ainda estou em débito para com a contribuição financeira ao sítio). É até louvável a postagem e a liberação do artigo, pois mostra a boa-vontade do pessoal responsável pela triagem - vejo a própria liberação como um incentivo, ao postante e à discussão.
Uma boa tarde a todos

[25] Comentário enviado por mirttex em 25/11/2005 - 23:00h

ok, o artigo não foi dos melhores mesmo... mais a parte de mudar o linux...haha que cabeça eim!. Pra quem não sabe essa tecnologia é muito velha, e já esteve em testes no RJ. A e para quem também não sabe ela já esta a venda para qualquer um que tenha uns 500 reais para gastar em apenas 2 pontos...
Confira na loja virtual da atera!! -- www.atera.com.br
Não se preocupe vc não tera de mudar nadinha no seu linux pois a comunicação para este tipo de dispositvo pode ser feita via rede, usb ou até wifi.

[26] Comentário enviado por removido em 26/11/2005 - 23:16h

Fato é que o mercado para desenvolver protudos precisa de um padrão a seguir um exemplo bom disso é a tecnologia bluetooth que a IBM criou pois precisava-se de uma meneira de ter comunicação sem fio melhor que o infra-vermelho e a IBM saiu na frente e hoje os telefones são padronizados nisso, nos casos destas tecnologias novas a M$ é quem pula na frente e nós (do linux) é quem tentamos adaptalas para nosso uso, quem sabe este não é o momento de sairmos na frente. Me corrijam se tiver escrito bobagem.

sniper!

[27] Comentário enviado por mindingo em 27/11/2005 - 20:25h

Pessoal,
Ta ai o link da PRIMEIRA EMPRESA a testar isso no Brasil.
http://www.cemig.com.br/plc/faq.asp

[28] Comentário enviado por cioban em 28/11/2005 - 11:20h

Ai galera,
Discussões a parte sobre o conteúdo do artigo...
O tema é bem interessante, mas realmente não teremos que alterar nada em nosso Linux, pois os adaptadores farão esta parte para nós.
Eu sou Técnico em Eletrônica formado pelo CEFET-SC, e durante o curso (já faz uns 3 anos) chegamos a discutir o assunto e chegamos a conclusão que seria muito caro e quase inviável, pois existem muitas interferências ("ruídos") na rede elétrica o que poderia afetar o sinal, por exemplo, quando estamos assistindo TV e o assendimento automático do fogão é utilizado a TV sofre interferência em sua imagens, outras fontes de ruídos seriam empresas ou indústrias com muitas máquinas e motores elétricos. Se fizermos o teste de analizarmos o formato de onda de nossa rede elétrica (ela tem que ser uma senóide) veremos que ela sofre muitas interferências, as fontes de nossos computadores são uma fonte de ruído muito grande, aliás toda fonte que possue um retificador (todas, mas principalmentes as fontes chaveadas) gera ruídos ou atenuam a rede elétrica.
Um grande problema que o setor elétrico teve, foi quando o governo insetivou o uso das chamadas lâmpadas "frias" ou eletrônicas, pois estas lâmpadas utilizam uma fonte chaveada para transformar a tensão, se muitas dessas lâmpadas forem utilizadas a senoide da rede poderá ser afetada e a onde ao invés de senoide ficará semelhante a uma onda quadrada.
Concluindo, eu acho que seria muito caro isso, até no link citado pelo "mindingo" eles informam que a distribuição é feita após o transformador e com uma abrangência de 600m após o transformador, como a rede irá chegar até o tranformador?? Pode ser que mesclamos algums tecnologia tipo wifi com PLC, mas mesmo assim demora muito para substituir os ADSL ou CABLE através de TV a cabo.

É isso galera
Sérgio Cioban Filho

[29] Comentário enviado por cyber_punk em 02/06/2006 - 14:31h

É no mínimo interessante ver como um usuário condena o texto (vale lembrar que a intenção pelo menos foi boa) e o resto vai tudo na sequencia criticando (tem muita Maria por aqui)... Pelo menos alguém se lembrou do PLC...

[30] Comentário enviado por juliaojunior em 30/11/2006 - 12:24h

Foi interessante a iniciativa. Tanto q a discussão seguinte foi ótima. Mas, por favor, "uma pesquisa de 15 min" realmente ajudaria. Um pouco de esforço não mata ninguém.

[31] Comentário enviado por brejao em 12/02/2007 - 17:28h

É, realmente foi um ARTIGO muito ruim mesmo, fraco, não que o assunto seja ruim, mas faltou empenho na pesquisa. Creio que, para este tipo de publicação, a DICA caberia melhor...
Mas sempre é bom ler assuntos novos. valew.

[32] Comentário enviado por renato_pacheco em 21/05/2007 - 16:11h

Tenho q expressar minha opinião tb, pq eu ando fazendo um projeto final sobre o assunto PLC e uma coisa q o gardenalinux disse q me chocou profundamente (fora aquela gafe d q o Linux tem q ser mudado) foi como surgiu PLC. A tecnologia existia desde dos anos 30 e 40 e foi iniciada com o recurso da Babá Eletrônica, q através da rede elétrica, era possível monitorar o bebê d qq cômodo da casa com apenas dois dispositivos na tomada.
Outra coisa q confundem muita gente: o PLC abrange várias áreas e a tecnologia específica para acesso à Internet se chama BPL (Broadband over Powerline). As pesquisas foram iniciadas assim q a Internet foi popularizada.

Realmente... um pouco mais d pesquisa não faria mal. Desabafei!

[33] Comentário enviado por fabioligorio em 12/12/2008 - 13:02h

Tecnologia interessante mas... e as redes wireless com o protocolo N??? E as redes cabeadas q ja existem de ate 10G????

http://pt.wikipedia.org/wiki/Plc


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts