O surpreendente desempenho do Plasma6 no Debian 13

O KDE é uma interface gráfica dentre as várias que tem por aí e não é recomendada para máquinas pererecas. Aqui vamos ver o desempenho do Plasma 6 no Debian 13 (Trixie) e mostrar que dá sim pra usar.

[ Hits: 224 ]

Por: Sidnei Serra em 20/08/2025 | Blog: https://www.youtube.com/channel/UCRgokKtNlttdmg2RJEa2VYw


O KDE Plasma 6



O KDE Plasma 6
O KDE é uma interface gráfica "configurabilíssima" mas que peca por apresentar os mesmos problemas de anos atrás, como erros do Plasma, painéis que fecham quando se vai adicionar widgets e que às vezes não voltam (tem que reiniciar), ou fecha o desktop na troca de temas, ou janelas que, mesmo fechadas, continuam aparecendo como se fossem um wallpaper, além de ser uma devoradora de recursos da máquina por precisar de uma certa aceleração gráfica. Outro erro que costuma ocorrer é quando vamos instalar recursos como widgets e temas pela interface do KDE, que pode dar "erro de fluxo" e sendo então necessário fechar todas as janelas e tentar de novo.

Além disso, o KDE não tem "preview" de áudio, documentos e vídeo nos moldes do Gnome com o "sushi" onde podemos ver/ouvir arquivos de diversos tipos usando a barra de espaço ao estilo do Quick Preview do MacOS. Até tem o preview mas não é tão direto quanto o do Gnome: no Dolphin precisamos apertar a tecla F11 para mostrar a barra lateral de visualização e, no caso de áudio e vídeo, ativar o "autoplay" para termos a visualização mas com uma janela muito pequena.
O KDE Plasma 6
Mas tem as suas vantagens. O Dolphin tem a visualização de thumbnails cujo tamanho podemos escolher, além de poder ejetar e desligar dispositivos USB de forma mais direta, coisa que no Nautilus só ocorre "quando ele quer" - no caso, a ejeção de dispositivos.
No KDE Plasma basicamente não há necessidade de instalação de extensões, quase tudo em termos de "frescurinhas" o sistema já possui mas ainda assim podemos baixar novos widgets direto da interface do painel, além de baixar também temas completos que podem ser instalados via sistema baixando-os de repositórios como o KDE Look.

E com tudo isso, o sistema inicia com pouco mais de 1GB de RAM utilizada e, dependendo das configurações e otimizações implementadas no sistema, a interface vai se comportar muito bem em uma máquina perereca. O Gnome funciona? Claro que sim; mas é interessante usar outras interfaces gráficas - não só por diversificação mas também como aprendizado - e aí o usuário pode escolher o que melhor lhe atende sem ter que abrir mão de recursos de que gosta usando interfaces mais simples que podem não ter o mesmo apelo funcional que o usuário espera ou precisa.

Seguimos então com a instalação do Plasma 6 no Debian 13 Trixie.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. O KDE Plasma 6
   2. A instalação do Plasma 6 no Debian 13
   3. Desinstalando o Gnome
Outros artigos deste autor

Máquina perereca - até onde é possível o uso de Linux?

Mitigação - O que é e quando é "seguro" desabilitar

Conciliando ZRAM Swap com Swap em arquivo ou partição

Leitura recomendada

Recupere o Grub na MBR após uma instalação do Windows

WiiMote no Linux com WMinput e WMgui

Configurando Velox no Kurumin

XFCE + Openbox no Debian e derivados

Instalando Gnome DropLine (Slackware 10.2+)

  
Comentários
[1] Comentário enviado por Buckminster em 20/08/2025 - 21:00h

O Debian 13 surpreendeu pela rapidez.
O bicho está muito rápido em tudo, pelo que pude perceber até agora.
As ressalvas estão, como sempre, nos drivers.
Teve driver de placa de rede aqui em hardware moderno que ele não reconheceu de primeira.
Core I9 com DDR4 e placa realtek 8125B.


[b]_________________________________________________________[/b]
[i]Rule number one: Always listen 'to' Buck![/i]
Enquanto o cursor estiver pulsando, há vida!


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts