O primeiro FISL ninguém esquece!

Texto narrando minha participação no FISL 2009 e incentivando quem não foi a participar do evento em 2010.

[ Hits: 6.684 ]

Por: Priscilla Pedde em 30/06/2009


O primeiro FISL, ninguém esquece!



Dia 18 de junho de 2009, lendo a revista Linux Magazine, vi na última página uma chamada para o FISL. Já tinha ouvido falar e lido comentários das pessoas que gostariam de ir, porém não teriam condições, devido aos compromissos. Bem, pensei: por que eu não iria neste evento tão bacana se eu posso ir?

Liguei para uma amiga que comentou sobre sua vontade dizendo que iria e ao mesmo tempo já enviei para meu primo que reside em Porto Alegre-RS perguntando da possibilidade de me receber durante o evento, pois provavelmente todos os hotéis estariam lotados. No outro dia recebi uma mensagem da minha amiga dizendo que não poderia ir por causa dos compromissos profissionais e um email do meu primo dizendo que poderia me recepcionar durante o evento, providenciei as passagens para POA no mesmo dia e na véspera do evento já estaria na cidade, me preparando psicologicamente para encontrar tantos feras no Software Livre.

Na terça-feira gelada em Porto Alegre-RS foi uma briga para sair da cama com aquele frio, tremendo, mas logo me animei, pois pensei, é o primeiro FISL que estou indo e vou aproveitar.

Cheguei e logo após o tumultuo encontrei o John Maddog (LPI) nos corredores, figura carimbada nos eventos. No início fiquei bem acanhada, mas logo conheci um cara muito simpático que se apresentou como Eriberto, no stand do Debian e comentou que estaria apresentando a palestra sobre Técnicas Forenses às 14 horas. Pensei: vou ver o que esse cara tem para nos mostrar, entrei na sala modestamente vazia ainda, onde sentei bem na frente, após apresentação do Eriberto e já com 10 minutos de palestra tive a curiosidade de olhar para trás e me assustei quando vi a sala cheia e na porta uma folha A4 escrito "LOTADO", não imaginava que estava na frente de um dos mantenedores do Debian.

Já no segundo dia de FISL encontrei outros nomes conhecidos como Richard Stalmann, Claudio Ferreira (BrOffice.org) e vários desenvolvedores Debian dos quais já tinha ouvido falar e/ou lido seus artigos e manuais na internet. Sempre ali na frente do stand do Debian tinham uns caras vendendo camisetas, rindo, brincando e conversa vai e conversa vem, Fábio Berbert de Paula foi um deles, porém muito tímida fiquei na minha, mas por minha cabeça se passava:

"Putz, o cara que corrige meus artigos e dicas no Viva o Linux!"

Mais tarde e bem menos tímida, conversando com Eriberto (Debian.org), ele me mostra um rapaz e fala:

"Conhece aquele careca?"

Aquele cara careca era o Cabelo.

Correndo pelos corredores e procurando as palestras no folheto do FISL, vi que havia uma do Fábio Berbert (Como ingressar no mercado usando Software Livre), fiquei esperando nos bancos e de repente, quando percebi que faltavam 15 minutos para palestra, aquela fila enorme fazendo voltas pelos corredores. Pensei comigo:

"Deve ser algum estrangeiro que iria palestrar"

e quando perguntei para o último da fila o rapaz me disse que a fila era para a palestra do Fábio. Fiquei esperando que todos entrassem e quando foi a minha vez me avisaram que a sala estava lotada.

Neste dia não consegui assistir nenhuma palestra dos palestrantes que conheço, pois foi dado salas pequenas e horários de almoço ou que eram mesmo horários com outros palestrantes tão bons quanto, porém mais famosos pelos projetos.

No terceiro dia do FISL, correndo pelo pátio da PUC e procurando a sala 32A, encontrei um rapaz e perguntei onde ficava a sala, o mesmo me respondeu que também estava procurando e que não tinham avisos mostrando o caminho. Este cara era simplesmente o Rogério Ferreira e juntos fomos assistir palestra sobre QEMU. Logo após era o próprio Rogério Ferreira que estaria palestrando (Criando Máquinas Virtuais na Velocidade da Luz com XEN).

No quarto e último dia reencontrei uma galera muito bacana de Goiânia/GO (Júnio, Hugo, Luciana e Felipe - RS), todos muito simpáticos, me convidaram para uma oficina ali mesmo em frente ao stand do Debian e ao lado dos meninos do VOL e TcheLinux no período matutino e após as palestras terminaríamos. Foi excelente, pois foi a primeira vez que um dos ícones do Software Livre teve tempo para meros entusiastas do Software Livre para passar conhecimento de como fazer empacotamento para o Debian.

Me perguntaram se foi proveitoso e bacana o FISL, respondi que foi inesquecível, pois as pessoas que conheci, o conhecimento que adquiri foi e será muito valioso.

Até 2010 FISL em Porto Alegre - RS!

   

Páginas do artigo
   1. O primeiro FISL, ninguém esquece!
Outros artigos deste autor

QMAIL, um poderoso MTA (FreeBSD)

Nagios + MySQL no Debian

Leitura recomendada

Linux: Executando comandos utilizando a tecnologia biométrica de reconhecimento de voz

Modificando a remasterização com Molecule - Sabayon completo, com KDE e GNOME

Criando um mirror do Conectiva para uma rede interna

A importância do ensino de Arte Digital nas comunidades da periferia de São Paulo

Slides em PDF com o LaTeX

  
Comentários
[1] Comentário enviado por kalib em 30/06/2009 - 15:00h

Huahahau..o evento foi muito bom mesmo.
Próximo ano pretendo estar lá novamente. ;]

[2] Comentário enviado por fabio em 30/06/2009 - 15:21h

Olá,

Realmente foi muito legal! Só fiquei triste de tu não ter ido lá falar com a galera do VOL, na próxima vez apareça.

Um abraço.

[3] Comentário enviado por cioban em 30/06/2009 - 15:51h

Literalmente o FISL foi 10... ;)

A correria foi grande para poder participar de todas as palestras que eu queria ver, teve algumas que eu nem consegui entrar...
Pena que eu nem tive tempo de ver a galera do VOL no FISL, mas ano que vem tem mais...

Pra quem quer visitar Floripa-SC e de quebra participar do maior Evento de Software Livre de Santa Catarina, nos dias 26 e 27 de novembro de 2009, será realizado o SOLISC (Congresso catarinense de Software Livre - http://www.solisc.org.br ) , não perca... ;)


Att,
Sérgio Cioban Filho
http://www.solisc.org.br

[4] Comentário enviado por removido em 30/06/2009 - 16:31h

Foi minha primeira vez no FISL também. Espero que ano que vem eu possa ir novamente.

[5] Comentário enviado por locoporweb em 30/06/2009 - 22:27h

O Fisl é muito caro! Deveriam fazer o próximo em um espaço público do governo do estado ou da prefeitura, esses espaços tem bastante em Porto Alegre, como o gasômetro por exemplo, aí vai se tornar mais acessível para os mortais.

[6] Comentário enviado por DanielGimenes em 01/07/2009 - 12:22h

Putz... curti muito o FISL desse ano. Foi meu primeiro também e achei muito legais as palestras (principalmente as do RMS e o debate no Ocidente com o Peter Sunde).

[7] Comentário enviado por hellnux em 01/07/2009 - 13:50h

Que rox...

Ficou com medo do Fábio?! ...brincadeira... xD
Nunca fui ao FISL, morro de vontade de ir, deve ser legal. Achei interessante você encontrar galera de minha cidade, Goiânia (capital do piqui). Conheço muitos poucos conterâneos e foi aqui pelo VOL, mas não cheguei a encontrar nenhum pessoalmente, galera do ramo tecnológico tem medo de se relacionar fora de eventos como esse.

Esses que você conheceu de Goiânia, são membros daqui?!

[]'s

[8] Comentário enviado por fernando_peace em 01/07/2009 - 14:55h

otimo
e concerteza estaremos la em 2010

[9] Comentário enviado por pink em 22/07/2009 - 15:35h

Muito bom. até o FISL 10!

[10] Comentário enviado por irado em 28/10/2009 - 14:05h

não foi mencionado por vc, mas é uma coisa que aprendi quando criancinha infantil: "o verdadeiramente rico, muito rico.. é simples, mais simples e despojado do que vc".

nossos "monstros sagrados" são bem assim: ao invés de se situarem num pedestal, numa torre de marfim, junto às nuvens, ao contrário, ficam próximos, tão próximos que até nos sentimos.. normais :) (ou iguais?). Garga, patrick, error, electra, cabelo (cadeira cativa aqui no VOL) tantos outros, são de um carisma extraordinario, profundo conhecimento, extraordinarios feitos mas, mesmo assim (ou talvez por isso) são.. "comuns, normais, mortais".





Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts