O papel do Linux na Telefonia Móvel Mundial

Sem que sejamos atentados para esta área, que também envolve o Linux, inúmeras inovações estão sendo criadas na Telefonia Móvel Mundial para aumentar a participação deste Software Livre, que compete paralelamente com o Windows. Confira aqui mais informações sobre este artigo!

[ Hits: 6.698 ]

Por: Gabriel M. D`Albuquerque em 30/06/2008


A Evolução da Telefonia Móvel



Como a maioria das pessoas que tem acesso a um conteúdo mais amplo de informações sabe, a Telefonia Móvel é um dos setores que movimenta uma das maiores partes da economia de um país. Com isto, as empresas que prestam este serviço, vem, cada dia mais, tentando superar seus próprios limites em relação à produtividade e inovações nessa área.

E o Linux, OpenSource, Software Livre, ou como é conhecido pelas pessoas, está ganhando espaço em uma escala de tempo que diminui de uma forma esplêndida, apesar de não ter tido tantas evoluções notáveis quase que simultaneamente. Mas esse panorama está tendo grandes mudanças com a chegada da plataforma LiMo, que irá alavancar a chegada de novos modelos no mercado. O mundo das plataformas de software para telefonia móvel é liderado pelo S60, da empresa-líder do mercado, Nokia, construído no sistema operacional Symbian, que atualmente tem uma larga vantagem em relação ao Windows Mobile, da poderosa Microsoft. Mas muitas empresas influentes nesse setor da telefonia móvel - como Huawei, NTT DoCoMo e Vodafone - são integrantes da Fundação Mobile Linux.

O Linux, em questão de Sistemas Operacionais (SO ou OS), já representa o segundo lugar, perdendo apenas para a Microsoft e o seu, por enquanto, famoso Windows, que pelo que tudo indica, já está com seus dias contados, com sua decadência dependendo apenas de algumas melhorias que deverão ocorrer no Linux. Enquanto que, em relação ao assunto tratado pelo artigo, o Linux já está sendo usado pelas maiores e mais potentes empresas de telefonia móvel do Planeta, sem dizer que, já está sendo testado, também, pela potência mundial chamada Google e seu projeto 'Android'.

Uma empresa finlandesa chamada Movial lançou um toolkit baseado na plataforma Linux que permite à programadores a criação de interfaces direcionadas aos usuários para dispositivos móveis. O intuito deste protótipo é diminuir o tempo de desenvolvimento de aplicações para celulares, para no fim, aumentar a produção.

As indústrias celulares começaram a dar mais importância para as comunidades de desenvolvedores web, mas a carência de um conhecimento mais aprofundado na área de software para dispositivos móveis tem mantido os desenvolvedores web afastados. Mas um acontecimento fez com que a corrida em busca desse conhecimento aumentasse, o Google e a Microsoft lançaram suas próprias ofertas no mercado. Agora, a nova 'febre' entre os programadores é desenvolver softwares direcionados à telefonia móvel.

Já podemos perceber o crescimento dessa área nas próprias faculdades, acadêmicos desenvolvendo apresentações e até mesmo as suas Conclusões de Curso voltadas para esse mercado.

Só o que podemos esperar agora é que tudo caminhe de acordo às nossas expectativas.

Concluindo: a tecnologia ainda é um bem-necessário não muito acessível para a população, em maior parte brasileira. Com isso, para que as indústrias possam baixar este custo final, elas procuram uma forma de diminuir seus gastos de produção, abrindo assim as portas para o Linux, tendo uma enorme vantagem por ser um software livre de código aberto com quase as mesmas qualidades de um Windows da vida.

   

Páginas do artigo
   1. A Evolução da Telefonia Móvel
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Não confie em ninguém!

O comércio eletrônico e o Linux

Por que não migram

Ubuntu 6.10 vs Kurumin 6.0

Mais uma política "suja" de marketing da Microsoft

  
Comentários
[1] Comentário enviado por Agente Smith em 30/06/2008 - 10:54h

O curioso disso é que várias pessoas mexem com Linux em celular (sem saber, é claro) e, quando mexem com ele num Desktop, dizem que "o Linux é tão difícil..." :D

[2] Comentário enviado por edes.neves em 30/06/2008 - 14:15h

é apenas uma questão de pouco tempo para a maioria usar Linux.

[3] Comentário enviado por maran em 30/06/2008 - 14:59h

Cara eu acompanho este cenári oe perto também, adoro sistemas móveis principalemnte com Linux embarcado.
Eu tenho um A1200i e ele vem com linux embarcado, mas nada muito potente, igual alguns smartphones, mas tenho um konsole nele ;)
Hoje existem fusões promissoras para nosso cenário como a fusão da Linux Phone Standards Forum (Lips) e Linux Mobile Foundation (LiMo).
Bom daqui podemos esperar grandes feitos.

Um grande abraço, gostei muito de seu artigo


[4] Comentário enviado por engos em 02/07/2008 - 14:39h

Gostei do assunto e o artigo começou bem, mas é somente isso que ele tem, um começo.

Faltou muita coisa, inclusive comentar sobre o LiPS e sua junção ao LiMo.

Me desculpe, mas pra mim isso não passou de uma dica e não deveria ter sido aceito como artigo...

Estou acompanhando de perto a evolução do Linux em celulares e smartphones e apesar da Microsoft estar dominada, ela ainda fica na frente do Linux tanto quanto no desktop, sendo assim ainda há muito chão pela frente para superar o Windows Mobile, imagine então o Symbian OS, principalmente agora que a Nokia comprou parte do Symbian OS e ainda não se sabe se o que ela está prometendo é pró ou contra a adoção do LiMo.

Infelizmente o LiMo ainda está bem distante de se tornar usual em celulares, principalmente levando em consideração que o Sybian OS tem Nokia, Motorola, Ericsson, Panasonic, Samsung e Siemens (praticamente todas as principais empresas do mundo) usando-o como sistema padrão.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts