Mentalidade sobre distribuições

Falarei sobre um assunto que muitos devem ficar inculcados, que é sobre as distribuições e qual seria melhor para utilização.

[ Hits: 7.160 ]

Por: Sylvio Lima Silva em 04/08/2010


Mentalidade sobre distribuições



Olá amigos,

Hoje vou começar um assunto do qual já li muitos artigos e dicas, é uma pergunta que eu já ouvi muitas vezes e já vi várias respostas, "Qual é a melhor distribuição Linux a se usar?", eu melhoraria essa pergunta assim: "Qual é a distribuição mais fácil?".

Por que mudar a pergunta assim? Simples, porque a mentalidade de muitos usuários de softwares proprietários é essa, "eu quero facilidade e usabilidade", ou seja, a maioria quer um sistema operacional fácil e amigável, o que convenhamos, muitas distribuições Linux não são ou pelo menos não eram.

Hoje com a grande divulgação de softwares livres podemos encontrar um grupo de distribuições amigáveis e extremamente fáceis de usar, tão fáceis quanto aos softwares mais utilizados. São elas, o Ubuntu, o Mandriva, o Fedora etc, e como essas distribuições existem diversas outras, que junto com o sistema Linux trazem diversos outros softwares que suprem as mais variadas necessidades de uso como softwares de escritório, programas para edição gráfica, softwares para edição de vídeo e áudio assim como gravação e ripagem de CDs e DVDs.

Podemos com uma dessas distribuições não apenas migrar nossa usabilidade para um sistema Linux, como para um trabalho com SOFTWARES LIVRES, pois todos tem atualizações constantes e uma comunidade imensa e mundial que como eu também visa a divulgação e o auxílio a outros usuários que, como você, deve estar pensando em mudar para o Linux, mas não sabe qual distribuição quer utilizar.

Distribuição

Uma distribuição do Linux é o conjunto de kernel, programas de sistema e aplicativos reunidos em uma única mídia. Uma distribuição deve ser escolhida como se fosse uma roupa, você escolhe dependendo da necessidade, ou seja, você vai procurar uma distribuição que mais se adeque a sua precisão, encontrando uma leve ou uma mais segura ou até mesmo uma mais ágil em alguma aplicação para um destinto trabalho.

Aqui vou falar sobre o Ubuntu, que é a distribuição que eu utilizo. Dei dicas aqui no fórum e recomendo sem nenhum medo de errar, pois é uma distribuição leve, segura e fácil de lidar. Ela vem com o Gnome, mas pode ser encontrada com o KDE também, o Kubuntu, que utiliza a mesma base do Ubuntu só com a interface e alguns programas para o KDE, mais utiliza os mesmos comandos do Ubuntu.

Tem diversas funcionalidades que eu já utilizei e muitas ainda utilizo, começando com a suíte do BrOffice.org, com um editor de texto, um gerenciador de planilhas e de slides e com um promissor criador e gerenciador de bancos de dados.

Programas gráficos também estão nos repositórios do Ubuntu, são o Inkscape e o Gimp, são ótimos programas para edição gráfica e bons exemplos de softwares livres que são bem utilizados. Para gravação de mídias temos o Brasero e o mais conhecido o K3B que é muito completo.

Para o entretenimento temos também um player de filmes e músicas, podemos baixar e instalar outros para o mesmo fim. Também encontramos nos repositório do Ubuntu o aMSN que é o equivalente ao enormemente usado MSN.

Enfim, estou falando do Ubuntu, mas como ele temos outros grandes e poderosos representantes de distribuições amigáveis como o Mandriva, que eu também utilizei, mas pela minha necessidade da época acabei tendo que mudar para o Ubuntu, mais é um excelente representante de como o Linux se tornou um sistema operacional enormemente versátil e que pode ser utilizado para as mais variadas atividades, começando de um Sistema Operacional para um computador Desktop até mesmo para um servidor.

Algumas dicas

Uma dica importantíssima para uma migração tranquila e sem traumas é uma única que eu acredito que muitos outros usuários antigos também devem pensar da mesma forma: não migre apenas o sistema operacional, migre sua mente também.

Por que migrar a mente também?

Já dei aulas sobre o Linux e uma coisa que é bem comum em usuários iniciantes é a cabeça em outro sistema operacional. Na maioria das perguntas ou comentários eu sempre ouvia, "Mas na janelinha do outro eu podia fazer isso...", um pensamento bem fácil de explicar pois a mente humana é levada instintivamente a fazer comparações, pois desde crianças aprendemos que são as comparações que nos acaba levando a encontrar o que realmente nos satisfaz, e por que seria diferente com Sistemas Operacionais?

Por que se você sempre olhar uma coisa que o outro sistema operacional faz e o Linux aparentemente não faz, por falta de algum programa ou uma aplicação, você não vai se empenhar em correr atrás de como fazer no Linux e aprender isso só por que o outro já faz por padrão!

Mas no Linux em qualquer distribuição você pode fazer qualquer coisa que outro sistema Operacional faz, se você for aos poucos configurando ele e customizando, pois o Linux é um Sistema Operacional com uma enorme fonte online de repositórios que trazem as mais variadas aplicações para qualquer trabalho que você precise fazer!

Comecei recentemente a estudar programação e estou aplicando essa mentalidade para tal estudo e está dando muito certo na minha concepção, tente fazer isso também, vai dar bem certo!

Como em todas as minhas outras dicas, deixo com vocês meu MSN para qualquer duvida ou bate-papo sobre o assunto: wopgan [] hotmail.com

Um grande abraço a todos e até a próxima!

Sylvio Lima Silva

   

Páginas do artigo
   1. Mentalidade sobre distribuições
Outros artigos deste autor

Novo método de instalação do Arch Linux (systemd)

Leitura recomendada

Por que empresas ainda optam por Windows?

Live CD - Um nicho a ser explorado

Sucata - Que SO usar em PCs antigos?

ATUALIZADO 19/01: Tragédia em Nova Friburgo/RJ

Onde estão os programadores casuais?

  
Comentários
[1] Comentário enviado por ezeqbelmonte em 04/08/2010 - 18:53h

Parabéns pelo artigo! Também concordo quanto a migrar a mente! Estou usando o Ubuntu há algum tempo e satisfaz todas as minhas necessidades...porém tenho um sério problema no desligamento do notebook. Já tentei várias dicas como a desse site: http://ubuntucomhardware.wordpress.com/2010/05/24/ubuntu-10-04-nao-desliga/ mas não adiantou, quando mando desligar seja pelo terminal ou pelo botão desligar ele fica parado na tela com as bolinhas. Se puder me ajudar agradeço...Uso um notebook Microboard Evolution com Dual Core 1.73 e 1 giga de ram.

[2] Comentário enviado por raulgrangeiro em 04/08/2010 - 18:55h

Amigo, acho que você está certo, principalmente sobre a questão da cabeça em outro Sistema Operacional. Quando estamos testando pela primeira vez uma distro essas são as primeiras coisas que vêm na nossa mente. Mas uma coisa que a maioria dos usuários não percebe quando estão migrando para Linux: todos se reclamam que é difícil, que demora pra aprender, que não vale a pena, mas não se lembram que quando começaram a usar computador (Windows), também tiveram dificuldades, que com o tempo foram sendo superadas. Olhe bem, se uma pessoa que sempre usou Linux for usar Windows provavelmente vá dizer a mesma coisa. O que tenho a dizer para todos que estão migrando para Linux é: tenha calma, você vai aprender. Treinar é fundamental, recomendo que estes usuários usem uma fonte de aprendizado para o treino, como por exemplo, o Guia Foca GNU/Linux.

Até mais!

Raul

[3] Comentário enviado por wopgan em 04/08/2010 - 22:45h

Então ezeqbelmonte, me add no msn que agente conversa melhor sobre o seu problema, acho q deve ser facil, mais deixa eu te perguntar ele trava na tela de logof e não apaga nunca ou desliga alguma hora?

[4] Comentário enviado por ezeqbelmonte em 05/08/2010 - 10:48h

Ele não desliga nunca...e o estranho é que no windows ele desliga normalmente...vou te add no msn.

[5] Comentário enviado por cleison em 05/08/2010 - 11:41h

ezeqbelmonte, segundo um outro usuário, o problema foi resolvido atualizando a bios "insyde bios r.1.04".

Segue o link: http://ubuntuforums.org/archive/index.php/t-1060330.html

[6] Comentário enviado por removido em 05/08/2010 - 19:33h

Muito bom o seu artigo. Gostei da frase: migre sua mente também.

Isso é tão complicado.

É algo inerente à nós, seres humanos sermos atraídos pela acomodação.

[7] Comentário enviado por ezeqbelmonte em 05/08/2010 - 19:58h

Cleison como faço para atualizar a bios? Entrei no site da Microboard e não achei nada...

[8] Comentário enviado por nicolo em 07/08/2010 - 17:22h

Apesar do jargão popular de mudar, mudar postura, mudar a mente a coisa é assim mesmo. Note que, ao contrário do que os xiitas pensam, só o fato isolado de tentar o Linux, já é uma mudança da mente, uma rebeldia.
Há fundamentos mais científicos para explicar isso (ainda que os fanaticos não aceitem).
A mudança em si começa com um experimento e não com discurso revolucionário. O experimento tem magia, afeta os sentimentos e isso causa uma nova emoção e novos rumos.
Discursos para mudar só servem para fritar a paciência.
Artigo bom, Sugiro continuar investigando sobre isso, por exemplo: Tente explicar porque o windows ficou popular, significa o processo que levou à popularidade do windows.
O que o Linux precisaria para se igualar em popularidade. Talvez a resposta esteja em corações e mentes e não em informática.

[9] Comentário enviado por tosca em 15/01/2011 - 23:38h

Há distribuições que na verdade são copias de outras famosas, indiscaradamente! Quero variedade se tem sei lá 5000 distros que tem 10000000000, mais vamos unir as distribuições para fortalecer a classe, cada empresa de solftwere deveria juntar-se e não fazer marketing contra o windows e pior contra outros linux! Uso Ubuntu, mais só por quê quando comprei meu pc tentei de tudo e o Satux não aceitava dvd's, se fiquei triste que nada é assim que aprende hj uso Ubuntu, Satux, mandriva,big linux, Fênix e qualquer um que eu baixar são muito parecidos, programas idênticos com inteface diferênciada, uns com mais recursos,outros mais simples mais é isso que faz o linux ser bom tudo é ter opções.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts