LogBook: Documentação de implementação e manutenção

Este artigo refere-se à criação de um livro (LogBook) contendo os registros dos trabalhos efetuados em servidores, com o intuito de simplificar e facilitar a vida dos administradores.

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Por: Perfil removido em 14/02/2006


Instalação e configuração



Instalação


Uma vez planejado o tipo de instalação a ser realizada no computador, comece anotando a maneira como os HD's foram particionados, quantas partições, tipo de arquivo das partições, tamanhos, níveis de RAID etc.

Em seguida, anote o perfil da instalação (para algumas distros), anote também os pacotes adicionais instalados, se possível gere um disco contendo um arquivo com a lista de pacotes do sistema.

Após a instalação dos pacotes básicos, proceda a instalação normal dos pacotes adicionais e, passo a passo, vá anotando em seu LogBook todos os detalhes, tais como dependências dos pacotes, ordem de instalação, CD's necessários, repositórios de onde os arquivos foram baixados, versão dos pacotes adicionais instalados, respostas dadas às perguntas do sistema no momento da pré-configuração de serviços, datas em que os pacotes adicionais foram instalados.

Dois fatores que poderiam passar desapercebidos, ou mesmo serem negligenciados, são o tempo necessário para cada uma das fases da instalação e o nome da pessoa que efetuou os trabalhos de instalação (também é válido para configurações e manutenções). Sem proceder anotações detalhadas, como saber com certeza quanto tempo vai custar (esta é a palavra, "custo", pois computador parado é dinheiro indo para o ralo) para reinstalar um sistema em caso de uma pane nos HD's ? Sendo esta a primeira pergunta que nos é feita pela administração da empresa. "Qual a previsão de retorno ?"

Configuração


Feita a instalação dos pacotes do sistema, começa a fase realmente problemática, a configuração dos serviços. Aqui se faz necessária uma seção do LogBook para cada tipo de serviço a ser implementado, com anotações de quais os arquivos foram editados com todas as modificações de variáveis e strings, com todas as linhas que foram acrescentadas em cada um dos arquivos, com a referência bibliográfica detalhada (se possível até o nível de página e parágrafo) de onde as informações foram extraídas, pois nem sempre se tem "tudo na RAM" e com o tempo nos esquecemos de coisas que eram simples ou estavam em voga na época da implementação, ou que implementamos com facilidade e depois esquecemos em um momento de stress absoluto.

Uma boa política seria usar sempre o mesmo editor de textos, preferencialmente o VI, disponível eu creio que em qualquer Linux/Unix, e efetuar anotações referentes aos números das linhas/colunas onde estão os campos modificados ou acrescentados nos arquivos editados no momento da configuração dos serviços.

Se for necessário entrar em contato com o suporte técnico, fórum ou mesmo algum colega, anotar o número ou endereço eletrônico para o qual foi feita a chamada, o nome do responsável pelo suporte, a pergunta que foi formulada, a resposta obtida e a ação tomada frente à máquina.

Se for necessário efetuar algum download ou instalação de pacote suplementar, a anotação deve ser efetuada, contendo nome dos arquivos e a forma de instalação (exemplo: rpm/dpkg, apt/yum ou compilação de código-fonte).

Sempre que um outro serviço for implementado e causar erros ou efeitos colaterais em um serviço que já rodava, também é importante se efetuar um registro do tipo de efeito colateral causado, bem como a solução adotada, pois por mais incrível que pareça, as situações se repetem com uma certa freqüência quando não estamos preparados para lidar de imediato com elas.

Testes e manutenções


É importante fazer testes de desempenho e de funcionalidade dos serviços no sistema a cada implementação de um novo serviço e registrar o comportamento do sistema como um todo, pois algumas vezes um serviço interfere nos demais e também devem ser anotadas as ações tomadas para sanar os possíveis erros. (É óbvio que um DHCP não causará efeito colateral em um webserver mas um firewall pode causar).

Manutenções periódicas são efetuadas por todos os administradores de sistemas, porém nem todos registram seu trabalho, é sempre importante anotar cada uma das manutenções sucessivas, principalmente fazendo referências a modificações e ajustes de configurações, remoção de pacotes "sobrando" no sistema, descargas de módulos etc. Até mesmo a faxina nos logs, quando permitida, deve ser anotada.

É bastante prudente gerar um disco repositório com os pacotes utilizados nos upgrades ou instalações complementares feitas a partir de conexões de rede, para que tal disco seja envelopado e usado como um rescue disk em casos de emergência real (se bem que um bom backup resolve este problema).

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Páginas do artigo
   1. Apresentação
   2. Introdução
   3. Antes de começar
   4. Inventários
   5. Instalação e configuração
   6. Conclusão
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Comentários
[1] Comentário enviado por agk em 14/02/2006 - 13:58h

Muito bom, documentar é importante e necessário.
Já uso logbook de certa forma e ainda pretendo implementar uma forma de criar um banco de dados com essas informações, onde se torna mais fácil alterar/incluir dados.
[ ]'s.

[2] Comentário enviado por gsi.vinicius em 13/03/2006 - 16:06h

concordo em genero, numero e grau..documentar é importante e como vc disse e redisse, pode fazer toda a diferença. vlw


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