Linux na automação comercial: estamos preparados?

k2

Como todo geek e linuxer, toda vez que tenho de ir ao supermercado ou farmácia observo que tipo de sistema de automação comercial eles utilizam e na maioria das vezes ou são sistemas "tela preta", escritos em DOS/Clipper ou similares, ou são sistemas com interface gráfica semelhante ao Windows 3.11, que se limitam a registrar a saída do produto e imprimir o cupom fiscal.

[ Hits: 39.355 ]

Por: Ricardo dos Santos em 03/12/2004 | Blog: http://guerrilhalinux.blogspot.com


Linux na automação comercial: estamos preparados?



Como todo geek e linuxer, toda vez que tenho de ir ao supermercado ou farmácia observo que tipo de sistema de automação comercial eles utilizam e na maioria das vezes ou são sistemas "tela preta", escritos em DOS/Clipper ou similares ou são sistemas com interface gráfica semelhante ao Windows 3.11, que se limitam a registrar a saída do produto e imprimir o cupom fiscal.

Paralelamente, sei do espaço que o Linux ganhou no mercado corporativo nestes últimos anos em todos os setores, na indústria, no comércio e na prestação de serviço na área de Tecnologia da Informação (TI).

Diante destas duas constatações me pergunto: qual o motivo de não existir (ou serem pouco divulgadas) soluções em Software Livre para a área de automação comercial? Estou me referindo a soluções genuinamente Open Source, criadas com ferramentas como pygtk, php-gtk, C++, etc, aliadas a performance e segurança de bancos de dados como o PostgreSQL, MySQL e Interbase; e não sistemas originalmente desenvolvidos para Windows e portados para o Linux para aproveitar a "onda" deste sistema operacional.

Acredito ser minha preocupação pertinente, pois qualquer micro-empresário que se depare com um dos tipos de sistemas descritos acima e logo depois seja apresentado a outro desenvolvido para Linux, com uma interface agradável, com bom desempenho e sem investimentos significativos em hardware, ele não só escolherá a solução Open Source como também divulgará essas soluções nascidas no berço do Software Livre, o que na minha opinião é mais importante. Porém, aqui enxergamos outra face de uma mesma moeda...

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Linux na automação comercial: estamos preparados?
   2. Temos mão-de-obra qualificada?
   3. Está em tempo?
Outros artigos deste autor

Live CD - Um nicho a ser explorado

Leitura recomendada

Se o Linux é tão melhor que o Windows e é de graça, por que a maioria dos usuários ainda usa Windows?

Será que existe mercado para distribuições Linux não comerciais?

Dez coisas que me fazem usar Linux ao invés de Windows

Por que não migram

O que ainda falta pra você abandonar o Windows de vez?

  
Comentários
[1] Comentário enviado por genioloco em 03/12/2004 - 03:31h

Caro k2, certa vez discuti com um colega sobre o desenvolvimento de softwares livres e constatamos que a comunidade precisa é de diretrizes. Não estou dizendo que está tudo acontecendo a torto e a direito, mas muito tempo se perde no desenvolvimento de projetos e discussões que não levam a nada.

Se um grupo de linuxer, por exemplo, se prontificasse a desenvolver e implantar sistemas nos estabelecimentos citados, será que isso já não seria um começo a o avanço do Linux em estabelecimentos pequenos? Creio que sim!

[2] Comentário enviado por lacierdias em 03/12/2004 - 09:06h

Amigo 2K acho q o maior problema está realmente na falta de profissional no mercado...mas falo de pessoal sério q cumpre prazo e cobra um vaor justo pelo desenvolvimento... Estou fazendo a automação de uma loja de material de construção aqui em Cuiabá.... o camarada q está escrevendo o soft (PHP + MySQL) mora no Rio de Janeiro...aqui simplesmente nao tem ninguem e olha q procurei e muito... Isso atrapalha e muito.... além de ter muitos soft para Win já prontos no mercado..o cara q quer automatizar tem pressa e ai q o Win ganha...

[3] Comentário enviado por brpemerson em 03/12/2004 - 09:15h

Essa é uma situação que já me deparei diversas vezes, até mesmo em duas empresas onde administro a rede, temos servidores em linux mas postos em windows devido a necessidade do software de facturação, e acabamos por gastar muito em licenças sempre que resolve-se fazer alguma atualização..
Concordo com o genioloco, falta um grupo de linuxer's (programadores e adm de redes) juntarem-se e começarem a desenvolver software's especificos... seria a glória!!
abraço a todos...

[4] Comentário enviado por malkie em 03/12/2004 - 09:59h

Por que não começarmos por aqui? Por que não criar um grupo hoje, agora, para desenvolver estas soluções na forma de COMUNIDADE? Software livre pode ser vendido, e pode ser mantido por qualquer programador competente. Ninguém sairia perdendo, apenas somando forças? Por que não FAZEMOS ao invés de FALARMOS?

[5] Comentário enviado por nane_eli em 03/12/2004 - 11:15h

Olá Pessoal!
Concordo com o Malkie, e deveremos realmente começar e agora, considerando que tudo o que envolve desenvolvimento sempre leva um "bom" tempo para "aparecer" e o que os empresários querem é confiabilidade, etc... Como disse K2, não estamos questionando capacidade, etc... mas o nosso trabalho de desenvolvimento de sistemas em Software Livre é pouco divulgado ou nem é divulgado. Muitas vezes para garantir esta "confiabilidade" alternativas de SL são utilizadas juntamente com o Windows e nem são divulgadas.
Outro ponto, a falta do profissional no mercado, porquê? Será que realmente não temos estes profissionais? Quem sabe estaria na hora de voltarmos a questionar a regulamentação da profissão e a sua certificação, quem sabe haveria uma maior confiabilidade, valorização e motivação em quem já esta na área de Informática e aos novos integrantes.
Abraço a todos!!

[6] Comentário enviado por abctek em 03/12/2004 - 11:35h

Olá K2,

Meu amigo Daniel Zilli enviou seu artigo para eu dar uma olhada e achei bem interessante seu ponto de vista. Nós da ABCTek sempre atuamos com Automação Comercial e sempre fui um entusiasta do Linux...

Temos uma solução de Automação Comercial escrita em Clipper que portamos para Linux usando xHarbour, que é o Clipper para Linux e dentre outras coisas, trabalha com BD SQL...

Uma boa notícia para você é que estamos disponibilizando esse sistema sob a licenca GPL e espero que a comunidade dê continuidade a esse trabalho....

Se quiser entrar em contato comigo via MSN pode ficar a vontade, posso te dar maiores detalhes...

MSN: [email protected]

O sistema está disponivel para download em:

http://www.abctek.com.br

e o codigo fonte vai ficar em:

http://abctek.codigolivre.org.br

PS: Esse sistema está totalmente funcional e existem diversos usuarios usando ele, ele é uma conversão de nossa versão comercial. Existe muito a ser melhorado, mas não se pode dizer que o cara da esquina não tem um sistema de automação para seu comércio bom e free...

[7] Comentário enviado por birilo em 03/12/2004 - 16:36h

Engraçado, artigos sobre a filosofia tem sempre muito mais comentários que artigos técnicos...rsrsrs

Interessante o artigo, acho que é verdade... Mas veja, o cara é dono dum posto, ele tá poco de lixando se a aplicação roda Linux, Windows ou DOS. Funciona, e o cara num faz a mínima idéia que roda software pirata em suas máquinas....

[8] Comentário enviado por JonathanRock em 03/12/2004 - 19:17h

bem, a soma de todos os comentários feitos até agora justificam os fatos, mas ainda dou muita atenção a falta de conhecimento de empresários de outros setores sobre o conhecimento do software livre...como disse o birilo pouco se importam de saber se é linux ou windows, o que eles querem é funcionabilidade e solução rápida. Então o importante e desenvolver e buscar informar ao mercado a existencia desse produto...
:)

[9] Comentário enviado por Tsuji Giri em 03/12/2004 - 21:29h

De tudo o que li, até agora concordo com tudo. Só quero fazer uma pequena adição. Aqui no RJ, nas lojas Renner, os PDV´s rodam programas em Linux. Isso não é nenhuma informação privilegiada. Apenas estava eu e minha esposa na loja do Barrashopping quando um caixa reiniciou e quando estava carregando o SO, vi que era Linux.
Eu diria que é um bom exemplo, mas pouco divulgado.
Abraços a todos.

[10] Comentário enviado por k2 em 03/12/2004 - 22:40h

Caro Tsuji Giri,

O caso das lojas Renner é uma excessão pois a mesma tem origem no sul do país onde sabemos que foi um grande polo de desenvolvimento de SL (Principalmente na gestão do Petista Olivio Dutra..)mas, como vc mesmo observou, infelizmente não tem nenhuma divulgação, nem pela prória empresa que o desenvolveu...

Se não me engano, as Casas Bahia também utiliza Linux nos caixas (nos monitores que ficam alterando as ofertas..)

Realmente MUITO OBRIGADO a todos que dedicaram um minuto da atenção lendo meu artigo(e dois postando um comentário... =)



[11] Comentário enviado por brpemerson em 06/12/2004 - 07:19h

Aqui em Portugal a InfoExame fez uma matéria de 4 páginas falando sobre a "Radio Popular", uma loja de eletrodomésticos/eletronicos, semelhante Casas Bahia, Magazine Luiza, e eles a 10 anos atras ficaram parados 2 dias por conta de uma atualização no $O ocasionou um bug no programa deles e, em uma atitude radical, instalaram Red Had 7.2 em tudo, de servidores a teminais caixas. Desde então trabalham com Linux e, hoje tem cerca de 10% apenas de postos com Window$ (apenas para desenvolver algumas coisas relacionadas a loja eletronica deles.

[12] Comentário enviado por brpemerson em 06/12/2004 - 07:21h

Corrigindo meu comentário, eles instalaram Red Hat na época e hoje é que trabalham com o 7.2.

[13] Comentário enviado por rogerbip em 09/12/2004 - 09:03h

Olá,

Desde 1992 venho trabalhando em cima de um sistema automação comercial, hoje ele roda em ms-dos/windows e linux, neste periodo ele passou por diversos setores do comércio/industria deixando-o bastante completo, leve e funcional. Confira no link abaixo:

http://www.bostoncriciuma.net/download/leve0970.tar.gz

obrigado,
Fabiano

msn: [email protected]
email: [email protected]

[14] Comentário enviado por k2 em 09/12/2004 - 23:07h

Fala Comunidade!

Um link para este artigo foi publicado no http://br-linux.org e gerou uma discussão bastante interessante..

Não deixe de ver nem de opinar!!!

[15] Comentário enviado por omega_indigo em 03/05/2005 - 11:04h

e ai comunidade!!!!!

Nós precisamos nos unir e desenvolver sistemas como os que existem para Windows, pois só assim poderemosa aproveitar esse nicho de mercado.

Valeu!!!

[16] Comentário enviado por edurbs em 20/05/2005 - 17:19h

Estou trabalhando num sistema de controle de estoque e financeiro em PHP-GTK. Terminamos a parte de cadastros, e gostaria de receber algumas sugestões sobre o que implementar na parte de movimentações (compras, vendas, movimentos financeiros, etc..)
o site é http://linuxstok.codigolivre.org.br

[17] Comentário enviado por acekill em 20/12/2005 - 11:12h

tenho um projeto http://omegasis.codigolivre.org.br
de Automação comercial pra linux e windows, com cadastro de clientes, fornecedores, produtos, vendas

[18] Comentário enviado por omega_indigo em 20/10/2006 - 13:44h

Pois é, galera, ainda estamos engatinhando em relação a esse assunto. Conforme o colega genioloco postou aqui, precisamos de diretrizaes e metas a seguir, pois sabemos que 80% dos fontes desses softwares em Clipper não estão disponíveis. Existem projetos muito bons sim, mas comparando à quantidade existente para o Windows, estamos no início ainda.

[19] Comentário enviado por bigbruxo em 17/05/2007 - 10:11h

a melhor dica para encontrar software livre comercial grátis e no link abaixo:

http://www.biglinux.com.br/forum/viewtopic.php?t=2043

http://www.biglinux.com.br/forum/viewforum.php?f=1

Fixo: Biglinux p/ Automação Comercial

são mais de 100 comentários e milhares de link"s nacionais e internacionais.

Este tópico sobre automação comercial tem me auxiliado imensamente.

visitem e comentem...

[20] Comentário enviado por aps167 em 30/05/2007 - 10:53h

Alguém sabe de algum software de automação comercial modo texto, porque vou aproveitar um servidor linux em modo texto instalado em minha empresa para rodar também um programa de automação comercial ..e as maquinas windows que tenho possa acessar via rede ..alguém sabe de algum?

[21] Comentário enviado por arnaldo.sp em 30/07/2007 - 23:08h

Olá, sou novo na comunidade e no uso do linux, quero aproveitar o artigo para expressar o meu apoio aos comentários anteriores e deixar também minha opinião, Como citado anteriormente na maioria das empresas quando dispõem de recursos não dão muita atenção se o software comercial vai funcionar em LINUX ou outro sistema operacional, pois o grande problema é que é mais fácil instalar soluções piratas que são baratas e não requerem conhecimentos profissionais abrangentes do que investir mão-de-obra especializada para tal instalação no caso do LINUX. Além de que os profissionais de informática não sabem vender e nem argumentar o serviço prestado sem a necessidade de agregar a venda do software seja (código livre ou código fechado). Mesmo que tenhamos softwares comerciais livres, é necessário que o profissional de informática tenha a consciência de que esta instalando um software livre e que este não tem custo e sim sua mão-de-obra especializada. Em vista disso precisamos informar que sim existem soluções gratuitas, porém existe um custo de mão-de-obra especializada para tal instalação, e deixarmos de apoiar a instalação de softwares piratas, principalmente softwares comerciais.

[22] Comentário enviado por terranova em 01/12/2007 - 01:08h

Concordo com muito do que foi dito aqui, mas uma coisa que ninguém mencionou até agora é que nenhuma administradora de cartão homologa ERP em linux para trabalhar com TEF.
Para que o linux entre com mais força nesse segmento temos que conseguir a homologação das administradoras de cartão.
Digo isto pois estou terminando de desenvolver um software de ERP para uma empresa todo em linux, utilizando o lazarus e muito provavelmente terei que migrar a parte dos caixas para windows para poder ter a homologação das administradoras de cartão, já que em São Paulo é obrigatorio a integração do ECF com o TEF.

Vamos lutar junto as administradoras de cartão para que possamos mudar essa historia.

[23] Comentário enviado por gtcesar em 12/02/2008 - 10:51h

Ordem de Serviço

sistema
completo de Ordem de Serviço,
Peço apenas que me deixe os creditos na pagina do menu, e use avontade.

Instalação
execute o data.sql que esta destro do diretorio sql
depois altere a conexão data.php que esta dentro do diretorio connections

depois é só usar o sistema a vontade, só peço que deixem os creditos
na pagina menu.php,
já que estou disponibilizando este sistema de graça e gostaria de ser
lembrado por isso,
qualquer alteração que de melhorias ao sistema, postem novamente aqui
no site e coloquem,
no campo versão do menu.php, a devida numeração e acrescente junto ao
meu nome o credito referente a pessoa que adcionou,
se quem usar o sistema for honesto nestes quesitos, eu prometo colocar
o sistema de estoque todo em ajax que estou desenvlvendo.

mande a solicitação ao [email protected] que eu mando o sistema, se quiser pode pegar em plugmasters.com.br,codigolivre.com.br


quem quiser baixar sem dar satisfações pode ir direto ao link: http://www.intersatonline.com/sistema.rar

[24] Comentário enviado por dantti em 25/10/2012 - 03:54h

Acabei de lançar meu sistema de automação comercial Linux + Qt

http://ceciletti.com.br

Abraços

[25] Comentário enviado por jacksonsantana em 14/10/2014 - 17:52h

topico antigo...
mas com essência atualizada....

tenho mais de 50 clientes, que se interessam em comprar software para rodar em linux.

preciso muito ter contato, adquirir uma representacao de softwares para:
-prestacao de servicos,
-automacao comercial ou residencial,
-controle de estoque,
-controle de clientes,
-controle de inadimplencia...dentre varios outros...

caso alguem saiba...
por favor...
entre em contato.

[26] Comentário enviado por adsoncristian em 20/04/2019 - 02:48h

Sei que este tópico foi aberto há muito tempo, mas parece que hoje ainda não temos alternativas concretas. Fala-se tanto do mundo Linux, das inúmeros "distros", de tantos recursos, de fóruns internacionais, de projetos, de encontros, mas na prática, sistema para rodar no mercado, para automatizar estabelecimentos, para entrar na vida das empresas, parecem simplesmente não existir, ou serem muito inexpressivos. Será que vamos nos acomodar a esta realidade? Ou Linux será eternamente um SO de brinquedo ou apenas para uso de testes e científicos? Quado será que vamos (como diz amigo meu) "colocar uma gravata" no Linux e torná-lo um sistema operacional levado a sério pela fatia de mercado de gera empregos e vende bens e serviços todos os dias?

[27] Comentário enviado por jacksonsntn em 23/07/2019 - 18:40h


[26] Comentário enviado por adsoncristian em 20/04/2019 - 02:48h

Sei que este tópico foi aberto há muito tempo, mas parece que hoje ainda não temos alternativas concretas. Fala-se tanto do mundo Linux, das inúmeros "distros", de tantos recursos, de fóruns internacionais, de projetos, de encontros, mas na prática, sistema para rodar no mercado, para automatizar estabelecimentos, para entrar na vida das empresas, parecem simplesmente não existir, ou serem muito inexpressivos. Será que vamos nos acomodar a esta realidade? Ou Linux será eternamente um SO de brinquedo ou apenas para uso de testes e científicos? Quado será que vamos (como diz amigo meu) "colocar uma gravata" no Linux e torná-lo um sistema operacional levado a sério pela fatia de mercado de gera empregos e vende bens e serviços todos os dias?


Poisé meu amigo, hoje eu trabalho com softwares e automação comercial.
Sempre procurei alternativas com linux, mas para te passar um pouquinho do meu cenário....mais precisamente, encontrava problemas por causa das instalações e dll's das darumas e bematechs...Hoje, como as impressoras fiscais estão finalizando aqui em MG, e os cupons serão eletrônicos, modelo 65, acredito que seria o melhor momento para pensar nisso.
[email protected]


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts