Integração MRTG e RRDTool

Quem já utilizou o MRTG em larga escala sabe que há degradação de performance quando monitoramos muitos equipamentos. Neste artigo veremos como aliar o MRTG ao RRDTool, outra poderosa ferramenta para monitoração de tráfego, que reduz sensivelmente a carga gerada pela monitoração.

[ Hits: 120.347 ]

Por: Júlio Henrique em 19/04/2005


Introdução



No artigo anterior sobre o MRTG (Monitoração de tráfego com MRTG), conhecemos a ferramenta e algumas de suas funcionalidades. Porém, quem já utilizou o MRTG em larga escala sabe que a medida que a quantidade de equipamentos a ser monitorado aumenta, há degradação de performance. Isso porque além de coletar as informações estatísticas de cada equipamento, o MRTG ainda é responsável pela criação das páginas HTML e dos gráficos que serão exibidos. Além disso, o polling mínimo do MRTG é de cinco minutos, ou seja, o MRTG não consegue atualizar as informações estatísticas dos equipamentos monitorados em menos tempo do que isso. O que nem sempre é um problema, mas há necessidades específicas, nas quais é necessário diminuir este tempo.

Assim sendo, neste artigo veremos como aliar o MRTG ao RRDTool, outra poderosa ferramenta desenvolvida pelo mesmo criador do MRTG, que realiza a coleta de informações dos equipamentos de forma mais eficiente e otimizada. Por isso, o polling pode ser configurado para a partir de um minuto.

Porém o RRDTool somente irá coletar e armazenar as informações estatísticas dos equipamentos, não gerando mais páginas HTML e gráficos. Estas tarefas ficarão sob responsabilidade de um CGI, o mrtg-rrd, que os gerará sob demanda e que também veremos adiante.

Assim como o anterior, este artigo manterá foco na monitoração de estatísticas de utilização de equipamentos de rede (switches e roteadores) via SNMP e a instalação será realizada em uma máquina Debian GNU/Linux Woody - estável, com todas as atualizações disponíveis em security.debian.org instaladas.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Instalação
   3. Configuração
   4. Ajustes finais
   5. Colocando para funcionar
   6. Conclusão e referências
Outros artigos deste autor

Monitoração de tráfego com MRTG

Futuro do software livre após as eleições

Abrindo arquivos TNEF

Leitura recomendada

Instalando o KBFX e mudando a imagem do Menu K de uma vez por todas

Exibindo um splash durante o boot com Splashy

Software livre e o Windows

Montando um servidor de pacotes pré-compilados do Gentoo

XPde - um gerenciador de janelas estilo XP

  
Comentários
[1] Comentário enviado por Wavancini em 25/04/2005 - 14:11h

Parabéns! Belo trabalho! soluções como esta fazem a diferença!

[2] Comentário enviado por jhenrique em 27/04/2005 - 12:11h

William, agradeço pelo apoio; afinal foi você quem me apresentou ao MRTG... :-)

Bom, postei o script para inicialização / finalização do MRTG em http://www.vivaolinux.com.br/scripts/verScript.php?codigo=975

[3] Comentário enviado por fecuba em 18/09/2007 - 23:00h

Olá segui o passo-a-passo porém não esta mostrando o gráfico. quando as imagens não estão aparecendo, porém quando clico no link aparece o erro abaixo:
Error: RRDs::graph failed, opening '/var/www/mrtg/10.7.127.227_4.rrd': No such file or directory


[4] Comentário enviado por gunter em 30/01/2008 - 16:01h

Excelente o seu artigo...estou pensando em criar um artigo com exemplos de usos do Rrdtool e seu artigo esta contribuindo.

[5] Comentário enviado por mlgrassi em 02/07/2010 - 10:31h

Olá eu tenho uma dúvida. Na empresa em que trabalho, utilizamos um software que se baseia no RRDtools. Mas ele é um pouco mais sofisticado sendo que não são necessárias tantas configurações manuais. O nome dele é Munin e monitora da mesma maneira que o RRDtools.

Mas ele tem 2 desvantagens que o RRDtools também tem e desejo saber a solução para estes problemas.
1)O que ocorre: ambos RRDtools e Munin, monitoram o sistema e atualizam de 5 em 5 minutos certo ? Este é o primeiro problema: quero reduzir este tempo para 1 minuto.

2) No momento em que a máquina que está sendo monitorada é desligada, e suponhamos que ela fique 1 dia desligada, ao ligá-la novamente, quando iremos verificar o gráfico do Munin ou RRDtools, será exibida uma "brecha" em branco no gráfico que representa o tempo que a máquina ficou desligada. Eu desejo eliminar esta brecha dos gráficos porque no momento de analisar um gráfico de 1 mês por exemplo, as brechas atrapalham o diagnóstico total, impedindo uma visualização mais precisa do desempenho do sistema. Como corrigir isso? Alguém daqui ou o autor do artigo saberia responder?

[6] Comentário enviado por navegador_x11 em 07/10/2010 - 18:03h

Bom Artigo, só faltou no meu ponto de vista, mostrar links com o resultado dos gráficos, pois assim nos deixa com água na boca....

No mais ficou legal!

[7] Comentário enviado por marcelohcm em 26/11/2015 - 16:39h

não tem como os gráficos ficarem em tempo real?


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts