Integração MRTG e RRDTool

Quem já utilizou o MRTG em larga escala sabe que há degradação de performance quando monitoramos muitos equipamentos. Neste artigo veremos como aliar o MRTG ao RRDTool, outra poderosa ferramenta para monitoração de tráfego, que reduz sensivelmente a carga gerada pela monitoração.

[ Hits: 122.173 ]

Por: Júlio Henrique em 19/04/2005


Introdução



No artigo anterior sobre o MRTG (Monitoração de tráfego com MRTG), conhecemos a ferramenta e algumas de suas funcionalidades. Porém, quem já utilizou o MRTG em larga escala sabe que a medida que a quantidade de equipamentos a ser monitorado aumenta, há degradação de performance. Isso porque além de coletar as informações estatísticas de cada equipamento, o MRTG ainda é responsável pela criação das páginas HTML e dos gráficos que serão exibidos. Além disso, o polling mínimo do MRTG é de cinco minutos, ou seja, o MRTG não consegue atualizar as informações estatísticas dos equipamentos monitorados em menos tempo do que isso. O que nem sempre é um problema, mas há necessidades específicas, nas quais é necessário diminuir este tempo.

Assim sendo, neste artigo veremos como aliar o MRTG ao RRDTool, outra poderosa ferramenta desenvolvida pelo mesmo criador do MRTG, que realiza a coleta de informações dos equipamentos de forma mais eficiente e otimizada. Por isso, o polling pode ser configurado para a partir de um minuto.

Porém o RRDTool somente irá coletar e armazenar as informações estatísticas dos equipamentos, não gerando mais páginas HTML e gráficos. Estas tarefas ficarão sob responsabilidade de um CGI, o mrtg-rrd, que os gerará sob demanda e que também veremos adiante.

Assim como o anterior, este artigo manterá foco na monitoração de estatísticas de utilização de equipamentos de rede (switches e roteadores) via SNMP e a instalação será realizada em uma máquina Debian GNU/Linux Woody - estável, com todas as atualizações disponíveis em security.debian.org instaladas.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Instalação
   3. Configuração
   4. Ajustes finais
   5. Colocando para funcionar
   6. Conclusão e referências
Outros artigos deste autor

Abrindo arquivos TNEF

Monitoração de tráfego com MRTG

Futuro do software livre após as eleições

Leitura recomendada

Emulando Cisco com Dynamips e Dynagen no Ubuntu

Alta Disponibilidade (HA) com Debian (Heartbeat + DRBD + Mon)

P Q P, quem puxou o freio de mão?

Acessando partições ReiserFS pelo Windows

Técnicas de memorização para facilitar o uso VI (Comandos básicos)

  
Comentários
[1] Comentário enviado por Wavancini em 25/04/2005 - 14:11h

Parabéns! Belo trabalho! soluções como esta fazem a diferença!

[2] Comentário enviado por jhenrique em 27/04/2005 - 12:11h

William, agradeço pelo apoio; afinal foi você quem me apresentou ao MRTG... :-)

Bom, postei o script para inicialização / finalização do MRTG em http://www.vivaolinux.com.br/scripts/verScript.php?codigo=975

[3] Comentário enviado por fecuba em 18/09/2007 - 23:00h

Olá segui o passo-a-passo porém não esta mostrando o gráfico. quando as imagens não estão aparecendo, porém quando clico no link aparece o erro abaixo:
Error: RRDs::graph failed, opening '/var/www/mrtg/10.7.127.227_4.rrd': No such file or directory


[4] Comentário enviado por gunter em 30/01/2008 - 16:01h

Excelente o seu artigo...estou pensando em criar um artigo com exemplos de usos do Rrdtool e seu artigo esta contribuindo.

[5] Comentário enviado por mlgrassi em 02/07/2010 - 10:31h

Olá eu tenho uma dúvida. Na empresa em que trabalho, utilizamos um software que se baseia no RRDtools. Mas ele é um pouco mais sofisticado sendo que não são necessárias tantas configurações manuais. O nome dele é Munin e monitora da mesma maneira que o RRDtools.

Mas ele tem 2 desvantagens que o RRDtools também tem e desejo saber a solução para estes problemas.
1)O que ocorre: ambos RRDtools e Munin, monitoram o sistema e atualizam de 5 em 5 minutos certo ? Este é o primeiro problema: quero reduzir este tempo para 1 minuto.

2) No momento em que a máquina que está sendo monitorada é desligada, e suponhamos que ela fique 1 dia desligada, ao ligá-la novamente, quando iremos verificar o gráfico do Munin ou RRDtools, será exibida uma "brecha" em branco no gráfico que representa o tempo que a máquina ficou desligada. Eu desejo eliminar esta brecha dos gráficos porque no momento de analisar um gráfico de 1 mês por exemplo, as brechas atrapalham o diagnóstico total, impedindo uma visualização mais precisa do desempenho do sistema. Como corrigir isso? Alguém daqui ou o autor do artigo saberia responder?

[6] Comentário enviado por navegador_x11 em 07/10/2010 - 18:03h

Bom Artigo, só faltou no meu ponto de vista, mostrar links com o resultado dos gráficos, pois assim nos deixa com água na boca....

No mais ficou legal!

[7] Comentário enviado por marcelohcm em 26/11/2015 - 16:39h

não tem como os gráficos ficarem em tempo real?


Contribuir com comentário