Após a instalação dos pacotes, é hora de partir para a criação
dos arquivos de configuração dos equipamentos que o MRTG irá monitorar.
O MRTG possui um utilitário que auxilia na criação dos arquivos configuração. Trata-se do
cfgmaker, que possui a seguinte sintaxe:
cfgmaker --output /etc/mrtg/equipamento.cfg comunidade@ip.do.equipamento
Onde:
- o parâmetro --output define o arquivo de configuração que será gerado pelo cfgmaker;
- comunidade é a comunidade SNMP do equipamento.
Vamos supor que temos um Switch 3Com 1000 com endereço IP 192.168.1.50 e comunidade SNMP public. A sintaxe do comando cfgmaker seria:
# cfgmaker --output /etc/mrtg/switch.cfg public@192.168.1.50
Será gerado o arquivo
switch.cfg como saída (em /etc/mrtg). Este arquivo contém as informações necessárias para que sejam gerados os gráficos. Porém, existem alguns parâmetros que podem ser configurados diretamente no arquivo para melhor visualização. Estes parâmetros são definidos nas seções "Global Config Options" e "Global Defaults", conforme abaixo:
WorkDir: /var/www/mrtg
Define qual será a pasta de trabalho do MRTG; ou seja, a pasta onde serão salvos os arquivos gerados pelo MRTG (logs, arquivos html e png, etc). É recomendável criar uma sub-pasta para cada equipamento.
Options[_]: growright, bits
São duas opções em uma (mas podem ser configuradas separadamente): o growright faz com que o gráfico "caminhe" da direita para a esquerda, fazendo com que o horário atual fique à direita no gráfico; já o parâmetro bits define que o gráfico trará as informações em bits (por padrão, as informações são expressas em bytes).
Refresh: 600
É o tempo, em segundos, em que o browser irá atualizar a página. Por padrão, 300 segundos (5 minutos).
Interval: 10
É o tempo, em minutos, em que o MRTG irá buscar novas informações estatísticas junto ao equipamento. Por padrão, 5 minutos.
RunAsDaemon: Yes
Para rodar o MRTG como daemon (processo). Ou seja, o MRTG ficará carregado, e vai buscar os dados do equipamento conforme o parâmetro Interval (ou nos 5 minutos padrão).
LogFormat: rrdtool
Aqui, está a grande jogada: com este parâmetro, o MRTG irá armazenar as informações no formato RRD, e não mais em seu formato padrão. Com isso, o MRTG não irá gerar mais gráficos e páginas HTML, ficando estes sob a responsabilidade do mrtg-rrd.cgi
A seção Global Defaults do arquivo de configuração exemplo ficaria assim: