Instalação dual boot com 2 HDs com Windows XP e Ubuntu Linux

Este artigo tem a finalidade de informar como instalar Windows XP e Ubuntu Linux em dois HDs separados e já instalados. Não é um artigo técnico nem um tutorial, apenas uma fonte de informação, visto que alguém pode ter passado pela mesma necessidade que eu.

[ Hits: 39.036 ]

Por: Fabio C Bastos em 21/11/2008 | Blog: http://khfw.wordpress.com


Primeira e segunda fases - Backup e instalação Windows XP



Primeira fase: BACKUP

Essa parte não pode ser negligenciada, lembre-se. Antes de mexer, avalie tudo que será backupeado para saber o tamanho e arranje os CDs e/ou DVDs necessários. Também pode ser usado um site externo como transfer big files ou you send it.

Segunda fase: Instalar Windows XP no HD1 (160gb)

Loguei pelo hd0 e, em gerenciamento de disco, excluí as partições do hd1. Ao reiniciar, bootei pelo CD do Windows, mas ele não enxergou o hd1 pois ele só enxerga o hd master.

Eu precisaria alterar a ordem de boot para que o primeiro fosse o cd (meu padrão) e o segundo o hd1 como master. Isso por que o hd0 ainda tinha o Grub instalado, ou seja, não haveria kernel para o Grub e nada funcionaria.

Cabe um parêntese aqui.

A idéia do multiboot é que um hd seja master e outro(s) slave. Isso é necessário para o funcionamento de ambos, se não for configurado um master nenhum funciona.

Para essa configuração é necessário jumpear os HDs, o que significa configurar um hd como master ou slave posicionando um conector plástico no jumper. Essa posição é indicada no manual e, geralmente, numa etiqueta no próprio hd.

No meu caso, não tinha o conector no hd1, portanto não poderia jumpeá-lo como master que era o que eu queria para bootar por ele e não pelo hd0 onde estava o Grub.

Solução? A boa e velha gambs: desconectei o flat cable do hd0. Uma vez que só restou um hd conectado à placa mãe, o Windows conseguiu enxergá-lo.

Outro parêntese que serve como dica: numa configuração de HDs, se um for jumpeado como master, os outros podem ficar sem o conector que serão considerados slaves.

Voltando, a idéia aqui era ter Windows XP (12gb) e Dados (145gb) em NTFS. A partição do Windows seria pequena pois só conteria softwares, nada seria arquivado ali.

Inseri CD do Windows XP e instalei no hd1 com formatação completa para evitar erros nas trilhas do hd.

Após a instalação, fiquei com Windows XP nos dois HDs. No hd1 há uma instalação limpa, só Windows, inclusive na MBR mas no hd0 ainda está o Grub do Linux (que estava em hd1).

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Primeira e segunda fases - Backup e instalação Windows XP
   3. Terceira e quarta fases - Instalar Ubuntu e restaurar backup
Outros artigos deste autor

Windows x Linux: pontos de vista

Mais uma análise entre Windows e Linux

Linux sob o ponto de vista de um iniciante

Limitando acesso ao Team Viewer com Squid e IPTables

Leitura recomendada

Ambiente X-Window, a continuação

SuSE Linux 9.1 - O poderoso e versátil Linux da Novell

GoboLinux? Que distribuição é essa? (Parte 1- Primeiros contatos)

Gerenciamento de Discos com o Shell

Bash - O interpretador de comandos

  
Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts