Inkscape - Introdução (Parte 3)

Nos dois primeiros artigos da série introduzimos os principais aspectos e ferramentas do Inkscape, além de mostrar alguns exemplos de seu uso. O Inkscape é um excelente software de desenho vetorial, do mesmo tipo do Corel Draw. Aprenda como trabalhar com textos e algumas maravilhas a mais.

[ Hits: 40.001 ]

Por: Juliao Junior em 02/10/2008


Trabalhando com textos



LEMBRETE: Este é o terceiro artigo de uma série. Se não leu os anteriores, visite no links abaixo:
Para acessar a ferramenta "Texto", use novamente a barra de ferramentas lateral. É facilmente identificada por mostrar uma letra (A ou T), ou use F8. Seu funcionamento inicial é simples, parecido com criar uma caixa de texto em um editor de textos comum. Como sempre, faça testes, escreva algumas palavras e veja o seu comportamento.

Algumas coisas já aprendidas nos shapes continuam valendo com os textos, mesmo nessa "fase" inicial de uso da ferramenta. Por exemplo, após escrever o que quiser, clique na ferramenta "Seleção" (F8) e você verá o texto tomar a aparência próxima a dos shapes que já trabalhamos, com os cantos com setas que servem para as tarefas de sempre: alterar o tamanho, girar etc. Também podemos mudar a cor do texto da mesma forma dos shapes: clicando na paleta de cores na parte de baixo da janela. Veja alguns exemplos.
Linux: Inkscape - Ferramenta seleção
É claro que podemos usar a formatação fornecida pela própria ferramenta "Texto". Quando estamos com ela selecionada, a segunda barra de ferramentas horizontal mostra as opções básicas de formatação: escolha da fonte, tamanho da fonte, negrito, itálico etc. Como mostra a figura seguinte.
Linux: Inkscape Formatação
Abaixo, mais um exemplo: formatação do texto usando os recursos disponíveis na barra de ferramentas. Note que quando colocamos o cursor sobre um texto, ele fica destacado.
Linux: Inkscape - Formatação de texto
Agora veja a primeira brincadeira que faremos específico da ferramenta "Texto". Escolha uma palavra qualquer que você tenha escrito com essa ferramenta. Então clique sobre o texto, e com a tecla ALT pressionada, use as setas do teclado para mover as letras à direita do cursor. Se quiser mover uma determinada letra, ou um conjunto de letras, basta selecionar com o cursos e mover como antes. Veja na figura abaixo.
Linux: Inkscape - Movendo texto
Embora seja simples, com o procedimento acima já é possível fazer belos efeitos com textos. Quer mais? Então vamos em frente. Agora vamos ajustar o texto a um caminho. Para isso, antes vamos aprender a usar mais uma ferramenta. Vamos aprender a desenhar linhas no Inkscape.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Trabalhando com textos
   2. Curvas Bezier
   3. Trabalhando com nós
   4. Exemplo
Outros artigos deste autor

Inkscape - Introdução (parte 2)

Programação: Uso de funções

Guia Introdutório do Linux VI

Guia (nem tanto) Introdutório do Linux

SpiderOak - Armazenamento Grátis

Leitura recomendada

Compilando facilmente com o apt-build

CCMSN - O MSN Messenger for Linux

NimbleX - Criando seu Linux pessoal em 5 minutos

Ubuntu Packages - Uma forma mais rápida e simples de instalar programas

Instalando, gerenciando e mantendo pacotes no Gentoo Linux e derivados

  
Comentários
[1] Comentário enviado por eduardo em 02/10/2008 - 16:50h

Já foi pros favoritos ;)

[2] Comentário enviado por jaguillera em 01/06/2010 - 08:07h

Parabéns pela iniciativa. No windows eu ja usada o Corel e minha transição foi tranquila para o Ink. E eu achei o Ink mais leve e bem menor.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts