Inkscape - Introdução (Parte 3)

Nos dois primeiros artigos da série introduzimos os principais aspectos e ferramentas do Inkscape, além de mostrar alguns exemplos de seu uso. O Inkscape é um excelente software de desenho vetorial, do mesmo tipo do Corel Draw. Aprenda como trabalhar com textos e algumas maravilhas a mais.

[ Hits: 39.726 ]

Por: Juliao Junior em 02/10/2008


Trabalhando com textos



LEMBRETE: Este é o terceiro artigo de uma série. Se não leu os anteriores, visite no links abaixo:
Para acessar a ferramenta "Texto", use novamente a barra de ferramentas lateral. É facilmente identificada por mostrar uma letra (A ou T), ou use F8. Seu funcionamento inicial é simples, parecido com criar uma caixa de texto em um editor de textos comum. Como sempre, faça testes, escreva algumas palavras e veja o seu comportamento.

Algumas coisas já aprendidas nos shapes continuam valendo com os textos, mesmo nessa "fase" inicial de uso da ferramenta. Por exemplo, após escrever o que quiser, clique na ferramenta "Seleção" (F8) e você verá o texto tomar a aparência próxima a dos shapes que já trabalhamos, com os cantos com setas que servem para as tarefas de sempre: alterar o tamanho, girar etc. Também podemos mudar a cor do texto da mesma forma dos shapes: clicando na paleta de cores na parte de baixo da janela. Veja alguns exemplos.
Linux: Inkscape - Ferramenta seleção
É claro que podemos usar a formatação fornecida pela própria ferramenta "Texto". Quando estamos com ela selecionada, a segunda barra de ferramentas horizontal mostra as opções básicas de formatação: escolha da fonte, tamanho da fonte, negrito, itálico etc. Como mostra a figura seguinte.
Linux: Inkscape Formatação
Abaixo, mais um exemplo: formatação do texto usando os recursos disponíveis na barra de ferramentas. Note que quando colocamos o cursor sobre um texto, ele fica destacado.
Linux: Inkscape - Formatação de texto
Agora veja a primeira brincadeira que faremos específico da ferramenta "Texto". Escolha uma palavra qualquer que você tenha escrito com essa ferramenta. Então clique sobre o texto, e com a tecla ALT pressionada, use as setas do teclado para mover as letras à direita do cursor. Se quiser mover uma determinada letra, ou um conjunto de letras, basta selecionar com o cursos e mover como antes. Veja na figura abaixo.
Linux: Inkscape - Movendo texto
Embora seja simples, com o procedimento acima já é possível fazer belos efeitos com textos. Quer mais? Então vamos em frente. Agora vamos ajustar o texto a um caminho. Para isso, antes vamos aprender a usar mais uma ferramenta. Vamos aprender a desenhar linhas no Inkscape.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Trabalhando com textos
   2. Curvas Bezier
   3. Trabalhando com nós
   4. Exemplo
Outros artigos deste autor

Guia Introdutório do Linux III

Python, o curso (parte 1)

Blender - Iniciante (parte 1)

Grace - Gráficos em ciência

SystemRescueCd - Corrigindo o sistema e recuperando dados

Leitura recomendada

Weechat - Conheçam este cliente peso-pena para IRC

Clonando máquinas virtuais no VMWare Server

Usando o SlackPorts

OcoMon RC6 + AD - Instalação e configuração

Um tour pelos gerenciadores de downloads/uploads do Linux

  
Comentários
[1] Comentário enviado por eduardo em 02/10/2008 - 16:50h

Já foi pros favoritos ;)

[2] Comentário enviado por jaguillera em 01/06/2010 - 08:07h

Parabéns pela iniciativa. No windows eu ja usada o Corel e minha transição foi tranquila para o Ink. E eu achei o Ink mais leve e bem menor.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts