I Semana de Capacitação e Desenvolvimento em Software Livre

A I Semana de Capacitação e Desenvolvimento em Software Livre ocorrerá entre 26 a 30 de abril. O objetivo é treinar mil funcionários públicos, em mais de 100 cursos divididos em cinco eixos temáticos: gestão de software livre, suporte e aplicações em software livre, bases de dados, infra-estrutura e desenvolvimento de software.

[ Hits: 7.485 ]

Por: Flávio Gonçalves Garcia em 15/04/2004


Introdução



O que vai acontecer? Treinamento em Linux para os servidores e colaboradores públicos, para criação de massa crítica (ou seja, pessoas que tenham capacitação) para implantação e desenvolvimento de soluções em Linux para suas respectivas empresas ou órgãos.

O governo federal está querendo que seus profissionais tenham contato com o Linux e que o usem em seus respectivos órgãos. Essa tendência governamental não é nova, vem de uns 6 anos (pelo menos que eu saiba) para cá. Estamos pagando e quando falamos estamos, falo de eu e de você, que tem pago seus impostos, uma nota preta em licenças de produtos proprietários.

E como resultado, o governo oferecerá para seus profissionais alguns cursos de Linux. E não é qualquer curso de propaganda não, é curso técnico mesmo, como:
  • Shell script;
  • C++;
  • Stored procedures com Postgres;
  • etc.

Vai ser muito interessante.

Para quem trabalha para o governo, fica o convite, para quem não trabalha, essa é a hora de aprender e tirar uma certificação. Vamos nos organizar e criar produtos e serviços de boa qualidade, pois o mercado está se abrindo.

Eu por exemplo estou ralando (comendo livros) para tirar a LPIC01 (www.lpi.org) e estou trabalhando em um projeto PHP Open Source que ainda não divulguei. Gostaria de deixar este incentivo, pois o Brasil vai ficar mais Open Source a cada dia.

Para maiores informações sobre o projeto:
Linux Rulezzzz....

Flávio Gonçalves Garica

   

Páginas do artigo
   1. Introdução
Outros artigos deste autor

Armazenando datas de uma outra forma

Debian com Apache, PHP4, PHP5 e MySQL

Leitura recomendada

Aonde o Windows é frágil

Mentalidade sobre distribuições

Alexa e o ranking dos principais sites Linux da comunidade brasileira

Diferenças postas à mesa

Realidade...

  
Comentários
[1] Comentário enviado por fabio em 15/04/2004 - 23:45h

Pessoal, são raríssimas as vezes em que publico alguma notícia no Viva o Linux, principalmente na sessão de artigos. Porém esta notícia é de encher os olhos e me vi na obrigação de aprová-la como artigo para dar-lhe o devido destaque.

É de se tirar o chapéu para o modo com que o governo federal tem encarado a adoção do software livre e nada poderia ser mais inteligente do que investir na área de desenvolvimento. Ninguém migrará para Linux se para ele não existir o software de que a empresa necessita. Este nicho de mercado ainda está praticamente virgem no Brasil e com certeza é uma área que tem muito a crescer.

Salve a iniciativa de desenvolvimento de software livre, viva o Linux! :)

[2] Comentário enviado por anunakin em 16/04/2004 - 23:49h

Sou dos Correios! Estamos nessa!!!

[3] Comentário enviado por Nilton Paixao em 30/04/2005 - 23:39h

Sou da prefeitura; tentarei trazer esta idéia para o município..., quero aprender tudo sobre Linux, estou testando as diferentes distrubuições e apredendo cada dia um pouco... abraços á todos os colaboradores...


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts