Fornecendo informações úteis para obter respostas válidas

Este tutorial é um pequeno roteiro para o usuário iniciante enviar informações úteis para ter respostas válidas às situações que enfrenta no Linux. Tem como partida o tutorial de Robert Fernandes Francisco.

[ Hits: 55.581 ]

Por: Perfil removido em 07/12/2004


Drivers



A primeira coisa com que um iniciante se depara é com a falta do bendito driver para seu equipamento. A pergunta é clássica: "Funciona no Linux?". Mas a pergunta correta deveria ser: "O fabricante de meu equipamento disponibiliza drivers para Linux?".

Sim, o fato de um hardware ter ou não driver não é de "responsabilidade" do Linux, mas sim de quem o fabrica. Você pode começar a pesquisa indo diretamente no site dele e visitar na área de downloads. Se não encontrar nada, entre em contato com o suporte e questione sobre os mesmos. Mas faça-o de forma polida. Explique que está iniciando no Linux, distribuição "Z", que usa o equipamento "X", nº de série "Y" e deseja muito vê-lo funcionando no seu novo sistema operacional. Isto é muito importante pois, quanto mais e-mails/telefonemas a empresa receber, mais ela pode ficar interessada em desenvolver drivers Linux para seus dispositivos.

Pode acontecer do driver proprietário ser pago. Mesmo que você encontre um "crack" ou serial ou outra coisa qualquer, seja ético. Respeite a propriedade alheia!!!

Bem, o fabricante não disponibiliza drivers e, então, para onde ir? Pode haver drivers criados por usuários Linux que foram disponibilizados na rede. Mas onde procurar? Numa base de dados completa e eficiente: os sites das comunidades ou das ferramentas de busca.

Podem dizer que estou louco ou exagerando, mas digo seguramente que a base de dados das ferramentas de busca (Google, Altavista, etc) já se tornou indispensável ao usuário. Cansei de achar respostas para dúvidas postadas aqui no VOL e até para as minhas.

"Mas os sites de Linux são tantos..."

Correto! Mas que tal procurar um de usuários de sua distro? Por exemplo, buscando com a frase "grupo de usuários Debian"??? Esta dica é para aquele que está no começo do começo. Você instalou seu Linux e agora está em busca de referências.

Fuçando em sites Linux "genéricos" - como o VOL ou br-linux.org - pode-se encontrar endereços de sites parceiros.

Você deseja instalar seu periférico e nos sites de Linux não achou nada. Numa ferramenta de busca qualquer, digite: "impressora Y no Linux", "mouse PS/2 no Linux". Com certeza os links retornados levarão à resposta desejada.

Sua tentativa por meios próprios não deu frutos... Bem, os sites Linux também ajudam aqui. Por que não ler despreocupadamente as seções de tutoriais, FAQs, .confs e dicas ANTES de ter algum "problema"? Quando iniciei aqui no VOL, a primeira coisa que fiz foi justamente ver as seções indicadas. Leia com calma! Verá que 90% de suas necessidades serão satisfeitas. O que sobra você vai perguntar.

Mas se mesmo assim você não encontrar os benditos drivers, paciência. Terá de esperar uma oportunidade mais à frente.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Problemas... problemas...
   2. Drivers
   3. Dispositivos
   4. Distribuições e kernel
   5. Onde fuçar?
   6. Distribuição e kernel
   7. Informação sobre um driver qualquer
   8. Finalizando
Outros artigos deste autor

TimeShift - Restaure seu Linux com eficiência

Anthares, um sistema voltado para o usuário final

IPtables - Trabalhando com Módulos

Shell Script 1 - Básico

Mozilla Firefox: um guia de instalação para iniciantes

Leitura recomendada

Desenvolvimento de aplicações web

Gnu/Linux para todos

Porque eu uso Linux Mint

Software Livre X Microsoft

Liberte seus documentos

  
Comentários
[1] Comentário enviado por schmidt em 07/12/2004 - 17:10h

Antonio,
muito bom seu artigo, se todos seguissem estas pequenas dicas, com certeza seriam evitadas aquelas discussões em listas que geralmente começam com aquelas perguntas "Meu modem não funciona, como faço?".
Um abraço!
Schmidt

[2] Comentário enviado por edmafer em 07/12/2004 - 17:51h

Excelente artigo, ele me direciona a buscar melhor as informações que preciso.

Parabéns

acvsilva

[3] Comentário enviado por fftrebor em 08/12/2004 - 10:29h

Antonio

Isto sim é que é artigo!

Não precisava nem fazer referência ao meu artigo, pois eu já fiquei feliz só com o teor apurado e de excelente qualidade que acabei de ler.

Um forte abraço.

Robert

[4] Comentário enviado por removido em 08/12/2004 - 23:21h

Caríssimo Robert:

mui humildemente digo que seu excelente artigo serviu de base para o meu sim!!!
Muito me inspirou para poder orientar-me no caminho correto!
Parabe´sns pelo trabalho!!!
;-))

[5] Comentário enviado por jlps em 26/05/2005 - 22:59h

Olá Galera,

Sou usuário Debian (sarge). Comprei uma impressora HP3745 (sem consultar a Lista de Compatibilidade) e estou com dificuldade de fazê-la funcionar corretamente. Comecei usando o CUPS mas o desempenho da impressora foi instável (por exemplo, a impressão é interrompida inexplicavelmente - e inexoravelmente, e não consigo desligar a impressora pelo botão). Agora estou tentando usar o LPRNG - alguém conhece uma ferramenta de configuração para instalar a impressora, neste caso (usando o spooler LPRNG com uma impressora USB)?

Grato,

José Luiz

[6] Comentário enviado por diego_maia em 23/01/2006 - 16:32h

Parabéns Antônio!!!!

cara, o teu artigo foi muito aproveitado por mim em um momento de extremo desespero!!! hehehe...
Bincadeiras a parte.... valeu mesmo...muito bom esse teu artigo, show de bola!!!

Abraço.
Maia

[7] Comentário enviado por quartodazona em 24/03/2006 - 17:11h

Ok Gente, farei minha primeira pergunta e vou ser o mais objetivo possível.

[8] Comentário enviado por vanderleivp em 02/05/2006 - 16:30h

Foi implanta na minha seção um servidor proxy com o sistem firewal mandrake funcionando em linux compartilhando internete com as estações de trabalho, via speedy. Foi feita uma configuração o Serpro, Imoprensa Nacional e Receita Estadual. Para o serpro eu tenho que acessar via hod 7.0 e porta liberada é 23000 configurada da seguinte maneira em rules: lan wan tcp e porta 23000, mas no final da conexão vem a resposta com o seguinte erro: FAILED TO CONNECT TO SEVER/HOST 161.148.40.200 AND PORT 23000. FORAM FEITAS VÁRIAS TENTATIVAS E NÃO OBTIVE RESULTADO POSITIVO. O SUPORTE DO SERPRO DIZ QUE O PROBLEMA ESTÁ NO NOSSO SERVIDOR. QUANTO AOS OUTROS SITES E FORMALIZO A PERGUNTA LOGO APÓS A RESPOSTA DA 1ª PERGUNTA QUE É SOBRE O SERPRO.

OBRIGADO
VANDERLEI PINTO

[9] Comentário enviado por joelcfilho em 06/06/2006 - 18:56h

Tenho um servidor proxi com pcbsd 6.0, instalei o squid, estou tendo problemas com os usuários que nao conseguem acessar o Serpro via Hod 7.0, não consigo acessar a porta 23000 do Servidor do servidor 161.148.40.200. Estou precisando liberar esta porta no Squid.

Grato : Joel
[email protected]

[10] Comentário enviado por fernandgoncalves em 20/11/2006 - 14:12h

Caros Concidadãos
Paz e Bem

Não optei pelo Linux.
Tolheram meu direito de ficar com o Windows XP.

Bem

Sou usuário do InfoCentro São Vicente, um dos pontos de acesso público e gratuito do Programa Acessa São Paulo.

Recentemente, foi imposto à nossa comunidade a versão Conectiva-9 do Linux. E isto sem o menor aviso ou prepado dos usuários.

Para piorar a situação a Coordenação do Programa Acessa São Paulo não dá a devida atenção aos protestos da comunidade.

Por tudo isso e algo mais, estou pedindo informações sobre a versão Conectiva-9 do Linux.

Devo dizer que, assim como a maioria dos usuários do InfoCentro São Vicente, sou semi-analfabeto digital. Até esses dias nunca tinha saido do ambiente Windows.

Se têm alguma empatia com a situação da comunidade do Infocentro São Vicente, ajude-nos a superar as incompatibilidades da Conectiva-9 com a maioria dos aplicativos usuais pelos internautas. Help, Socorro!


[11] Comentário enviado por cyrino em 14/12/2006 - 11:29h

Olá, estou tentando instalar o Fedora 5 e não acho o pq de nao conseguir, bem estou com um core2duo e um hd sata sansung 160 JJ, e o fedora não reconhece o hd, estou precisando de ajuda.....agradeço desde já.

[12] Comentário enviado por pedro jose em 27/02/2007 - 19:24h

Ola Amigos! Sou novato em informatica. tenho um pentiun D,que veio com o sistema METASYS. No inicio me conectei a internet normalmente, porem, resolvi instalar o windows xp, ai o linux nao gostou e nao mais quis saber de internet. Ao me conectar ele informa que o "Modem esta ocupado". Nem na autorizada resolver o problema. Solicito ajuda. gratos pedro.

[13] Comentário enviado por norbertons em 11/09/2007 - 20:06h

Olá , Eu recebi o CD do Ubuntu 7.04 for your PC e 7.04 for your 64-bit PC, sou novato também em informática e só falo pôrtugues e espanhol, mais não consigo rodar o CD, dai que começa as dúvidas porque ele abre as janelas, mais quando eu clico aonde fala CD ele não roda, é a mesma coisa que colocar um sorvete mais dois colocam um vidro por cima, alguém pode me dar um S.O.S, desde já agradeço.

[14] Comentário enviado por pc.debian em 29/09/2007 - 13:05h

Para um iniciante este artigo é uma pérola.

Esses comandos são para todas as distribuições de Linux? Funciona no Debian?

Obrigado!

[15] Comentário enviado por salomaomanso em 19/03/2008 - 10:27h

Bom dia, eu gostaria de saber se tem como colocar imagem no grub pelo o modo grafico ,tipo eu baixo a imagem do formato adequado lógico e coloco na pasta grub tem comoou é só pelo o modo comando
??????

[16] Comentário enviado por [email protected] em 31/05/2008 - 00:23h

Aos "Novatos em linux".
Caros colegas, estou estreiando no site e no linux. E já começo perguntando. Adquiri um pequeno note que com o SO "Xandros"; trata-se do EEEPC da Asus. Agora tenho um problema: Tentei instalar internet 3g da vivo (Aiko EV-DO), mas até onde eu saiba, ele só funciona no Windows. Alguém pode me ajudar?

Muito obrigado pela ajuda que com certeza virá. Um forte abraço a todos!

[17] Comentário enviado por 17156100 em 28/01/2009 - 15:19h

tem como aumentar o sinal do molde movel

[18] Comentário enviado por marcelogoch em 27/03/2009 - 17:07h

Sou novato no Linux. Só de ler os comentários fico perdido ainda mais. Mas percebo que o pessoal
está sempre disposto a ajudar quem precisa.

abraço a todos.

[19] Comentário enviado por newcatchblack65 em 14/04/2009 - 13:45h

Pessoal, fiquei um super fã do Linux, mas confesso que ainda estou apanhando dele. Vi pela internet uma forma de customizar o desktop para ficar igual ao MAC. Baixei uns scripts e quase tudo deu certo a não ser o fato de que, qdo abro a configuração do WINE, o Open Office, a instalação do Skype (for windows/Wine) e outros aplicativos, não consigo visualizar NENHUM caracter das barras de ferramentas. Já fucei em tudo o que me pareceu óbvio e até me arrisquei em outras paradas, mas sem sucesso. Queria ver até se tem como voltar ao ponto inicial do Ubuntu (8.10), pra instalar as coisas passo a passo de novo. Por favor me ajudem porque é minha única máquina e estou desesperado. Super obrigado desde já. NewCatchblack65

[20] Comentário enviado por [email protected] em 06/09/2009 - 08:49h

nao conheço nada de linux, gostaria de ajuda por onde começar

[21] Comentário enviado por sandrapepe01 em 22/09/2009 - 10:59h

Comprei um not boock faz só uma semana mas
fiquei meio triste pois não estou conseguindo fazer nada com ele...
até agora não vi filme, não ouvi música, não consegui instalar o
cd do meu celular, qualquer cd que coloco não abre.só consegui copiar algumas fotos.
baixei o jogo do Mário Bros mas não consegui instalar, tento ver um DVD
ou ouvir uma música de um cd e sempre aparece na tela que diz que estou prestes a instalar um arquivo que poderá danificar o PC. e so aparece a opção de cancelar...
Até o AVAST(anti virus) que uso no meu pc de mesa, ele rejeita e manda sempre
uma mensagem dizendo que o anti virus está desatualizado a meses.
sou acostumada a ouvir musicas no media player e escrevo com o office e não vejo opções para
continuar usando esse sistema pois é muito dificil de usar.
me ajudem por favor. obg.

[22] Comentário enviado por linuxcomplicado em 18/10/2009 - 23:54h

como baixar músicas e amsn no linux?

[23] Comentário enviado por v.tejo em 19/01/2010 - 12:31h

comprei um computador e recebi como brinde uma impressora epson stylus T24. O problema é que o sistema é linux satux e a impressora é para o windows como posso consuguir um driver de instalação desse modelo de epson para o linux pois não quero mudar o meu sistema para windows.

[24] Comentário enviado por removido em 20/12/2010 - 13:30h

muito legal parabéns, bem esclarecedor.para quem consultar para quem consulta-ra

[25] Comentário enviado por removido em 07/09/2011 - 21:36h

Post muito show! Parabéns, ficou mesmo uma aula de verificação de dispositivos! Simplesmente clara!

[26] Comentário enviado por wandyy em 12/04/2012 - 17:18h

Nao consigo abrir meu gerenciador de pacotes synaptic, nem o gerenciador de atualizaões que me da esta mensagem abaixo:
Não foi possível inicializar as informações do pacote

Um problema impossível de se resolver ocorreu enquanto inicializava as informações do pacote.

Por favor relate este erro do pacote 'update-manager' e inclua a seguinte mensagem de erro:

'E:Tipo 'sudo' não é conhecido na linha 45 na lista de fontes /etc/apt/sources.list, E:A lista de fontes não pode ser lida.'

Configure as opções de repositórios para corrigir o problema.
E: _cache->open() failed, please report.
Depois deste comando aparece no terminal :
bash: erro de sintaxe próximo do `token' não esperado `('
O que devo fazer?
Estou qeubrando meus neuronios, pois nuca utilizei este sistema e agora tenho que utilizar para meu curso de informatica.
Obrigada
Wandy




Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts