Experiencias de um viajante - binômio sidux/Ceni novamente destaque

O sidux e o Ceni (aplicativo de configuração de rede) novamente foram destaque na facilidade de uso de redes wifi e excelente desempenho.

[ Hits: 10.310 ]

Por: j g meinhardt em 21/09/2009


Comentários finais



A razão deste artigo portanto é novamente noticiar e compartilhar a experiencia de um usuário comum.

Não existe a menor intenção de propaganda do sidux, até mesmo porque o Linux Mint 7 também continuava funcionando perfeitamente, permitindo o acesso a redes wifi, com grandes facilidades de reconfiguração de rede, apenas usando os aplicativos instalados por padrão.

O sidux entretanto foi novamente a grata surpresa pela presença do aplicativo de configuração de redes padrão, o Ceni (Menu K >> Internet >> Ceni) e da grande facilidade de sua utilização. Em outros aplicativos de configuração de rede ainda não havia encontrado a disponibilidade de ajustes e configurações de tantos parâmetros.

Conseguia facilmente reconfigurar o acesso ao wifi aberto no hotel, sem nenhuma encriptação ou medidas de segurança e de volta nos escritórios da empresa com WEP, com chave de segurança de mais de 30 dígitos, rede oculta (sem broadcast) etc.

A bem da verdade e fazendo o devido reconhecimento das qualidades de outras distros que já usei, o Linux Mint 7 também operou perfeitamente. Era a minha segunda alternativa de segurança caso houvesse alguma "zica" com o sidux. Usei apenas esporadicamente, porque o sidux era muito mais rápido e isto influi muito quando se está sob pressão e qualquer fração de segundo faz a diferença, no mínimo psicologicamente.

O Mint 7 é excelente, completo etc, apenas devido as firulas do KDE 4 e todos os efeitos presentes (confete, serpentina e fantasia), fica um pouco mais lento quando comparado ao sidux ou ao "enxuto" muito eficiente e rápido Debian 5 Lenny. Tenho certeza também que o BigLinux 4.2 teria um grande desempenho caso ainda estivesse instalado, com o kernel recompilado com o módulo madwifi correto para a placa wireless e o Wicd instalado.

Com certeza causei surpresa na empresa sendo usuário Linux, onde tudo roda em função de MS Windows e o pessoal tem inclusive grandes dificuldades para passar até mesmo as informações referentes aos parâmetros necessários para configurar a conexão de algum visitante se o técnico em informática não estiver presente como foi o caso, já que o mesmo estava na filial do Chile fazendo ajustes no sistema operacional local.

O outro expert local disponível que me passou os parâmetros de acesso de segurança da rede wifi me confidenciou sua simpatia pelo Linux e pediu dicas que com certeza passei sobre boas alternativas de distros amigáveis e comentou suas limitações para usar Linux na empresa, já que tudo era MS Windows. Me disse que com certeza iria instalar em casa. Pelo menos pude deixar algumas sementes Linux plantadas em ambiente que poderia ser considerado como hostil.

De resto, como destacado no título, a grata surpresa foi o binômio sidux/Ceni pela eficiência e simplicidade de uso em ambientes wifi. O Ceni não requer nem comentários quando se trata de rede cabeada.

Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Comentários iniciais
   2. Comentários finais
Outros artigos deste autor

Como o Google Earth pode induzir a reinstalação de uma distro Linux

Porque migrar para o Linux - No meu caso também, preguiça

Librix 4.0 - Uma distro que não é para inglês ver - primeiras impressões

Sugestões sobre distros Linux e particionamento de HD

Quando seria mais conveniente usar wvdial no terminal para conexões 3G ou EDGE?

Leitura recomendada

Instalando o Apache + PHP + MySQL no Slackware

MSN-Proxy no Debian Lenny

Vídeo e rádio no Firefox

Instalando o Gaim + Gaim Encryption no Slackware 10

Instalando o gerenciador de Lan House no Linux

  
Comentários
[1] Comentário enviado por gnu em 21/09/2009 - 14:03h

Blz... Cadê o artigo?

[2] Comentário enviado por daigo em 21/09/2009 - 15:50h

Eu tambem gosto do Ceni. Recentemente, viajando para o interior do PR, com 1 Live CD do Sidux em mãos, pude ajudar 1 colega a resolver 1 problema em sua rede Wireless, no qual o sistema concorrente n conseguia detectar a rede.

[3] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 27/09/2009 - 15:39h

gnu,

Realmente o pretenso Artigo está uma porcaria ou como diz você, não existe (Blz... Cadê o artigo?). O objetivo modestamente era apenas compartilhar as experiencias de um usuário comum enfrentando dificuldades com a configuração e instalação de uma distro reconhecidamente pouco amigável e enxuta, porém com uma performance excelente, incentivando de quebra os iniciantes a pesquisar soluções. Procurei apenas passar algumas dicas que não encontrei no material que pude ler.
Vou tratar de limitar minhas contribuições focadas nos usuários iniciantes e com poucos conhecimentos aprofundados como eu, para poder passar pelo crivo dos criticos, experts e geeks. Outras matérias então, nem pensar já que sou apenas um usuário, nenhum expert.

Realmente não vale a pena perder tempo que poderia ser de lazer, tentando elaborar alguns tipos de matéria.

Pensei que isto ocorresse apenas nas comunidades onde existe uma mescla grande de usuários Linux com fanaticos pelo Ms Windows. Entendo que deva também reduzir a colaboração nas respostas a perguntas de usuários com menos experiencia, já que isto é coisa só para experts como você que tem um ranking 228 e participa do VOL desde 2004. Como poderia um "Mané" usuário apenas, ter o peito de publicar Artigos e Dicas ou responder perguntas. Só poderia ser sem conteúdo de valor apreciável. Isto deve ser deixado apenas para os experts que tem tempo de sobra para responder e solucionar a todos os problemas.

Grato pela critica e pela avaliação.

[4] Comentário enviado por gnu em 30/09/2009 - 11:50h

Cara... Inicialmente peço desculpas pela indelicadeza. Eu mesmo, no início, publiquei algo parecido, pelo que vim a me arrepender depois. Só acho que o texto não atende aos requisitos de um artigo. Porém, não acho que vc deva se magoar tanto. Você fez artigos muito bons, entre os quais eu destaco:

Instalando sidux em pendrive para usar como "Canivete Suíço"
Teste a vulnerabilidade de seu PC
Instalando Linux em notebooks - uso de cheatcodes

Se te ofendi peço desculpas, e tenho consciencia de que é da participação de pessoas como vc que a difusão do linux depende. Eu mesmo uso linux apenas em servidores, e é esse meu foco. Gostaria de ter tempo para brincar com ele no desktop.. como fazia antigamente, porém já não é mais possível. Desculpe novamente...

[5] Comentário enviado por prp5627 em 24/11/2009 - 19:43h

Olá amigo.
Voce mostrou muito bem.
Como usuário do sidux assino em baixo tudo que expos sobre o ceni.
Acho que este ceni é imbatível na configuração de rede cabeada ou mesmo wifi.
abraço.

[6] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 24/11/2009 - 23:07h

Companheiro,

Grato pelo comentário. O objetivo foi apenas compartilhar as boas experiencias e a excelência e flexibilidade do Ceni em termos de configuração de conexões cabeadas ou wifi.

Abraços


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts