Kernel 3.0-0 já disponível no aptosid e operando de forma estável

Versão mais recente do aptosid, 2011-02 codinome imera, liberada com kernel 2.6.39, porém facilmente atualizável para a novíssima versão 3.0-0, bastando para tal seguir as detalhadas indicações do Manual do aptosid.

[ Hits: 12.064 ]

Por: meinhardt, jorge g em 22/09/2011


Introdução



Apesar de a comunidade de usuários Linux já estar acostumada com os lançamentos frequentes de versões de muitas distribuições, o que não ocorre no caso de outros sistemas operacionais, novidades como esta, sempre geram muito interesse.

Mesmo não significando algum tipo de mudança radical no sistema, independentemente da atração criada pelo novo "degrau" na nomenclatura do kernel, que em vez de seguir o sistema anterior, onde a versão mais atual seria 2.6.40, foi decidido partir para outra fase da nomenclatura inaugurando as versões da família 3.0.

Para aqueles que já acompanham o Linux a algum tempo, mesmo alterações de versão que aparecem apenas no terceiro ou quarto dígitos da nomenclatura já geram interesse e/ou no mínimo curiosidade, como já ocorreu nas mudanças de versão da família 2.6.20 como 2.6.28 para 29, 30, 31, 32 etc.

Fica fácil imaginar desta maneira, a tentação para os usuários Linux quando o salto é da versão 2.6.39 para 3.0.0.

Levado pelo mesmo interesse, entusiasmo e expectativa é que fui induzido a experimentar a novíssima versão em uma das minhas distribuições favoritas, o aptosid.

Devido ao total sucesso na atualização completa, mesmo em se tratando de pc portátil que sempre é mais complicado que os desktops em geral, decidi compartilhar esta informação e dedicar o tempo necessário para preparar esta matéria.

Também estou apresentando este material em forma de artigo, além da dica anteriormente apresentada a pedido da equipe de administração do site do aptosid no Brasil. Esta também é a razão maior para não apresentar alterações maiores aos conteúdos do Manual do aptosid incluídos no passo a passo, apresentados como citação.

Nosso objetivo, além de facilitar a vida dos novos usuários do aptosid, tem sido também o de divulgação do trabalho tanto da equipe do aptosid Brasil e seu fórum, como também da comunidade aptosid Internacional.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Passo a passo para chegar ao kernel 3.0-0
   3. Conclusão
Outros artigos deste autor

Quando seria mais conveniente usar wvdial no terminal para conexões 3G ou EDGE?

Zorin OS - interessante distro lançada no ano novo - primeiras impressões

Librix 4.0 - Uma distro que não é para inglês ver - primeiras impressões

Experiencias de um viajante - binômio sidux/Ceni novamente destaque

Linux também pode ser bom para a terceira idade - "Ginástica" mental pode ajudar a prevenir Alzheimer

Leitura recomendada

Exaile! O substituto do amaroK para Gnome

Agendando tarefa de gravação de vídeo com o mencoder e gnome-schedule

Instalando o Gaim-vv no Slackware 10

xCHM 0.8.5 :: Visualizador de arquivos de ajuda

Gerenciamento remoto de servidores VMWare via SSH

  
Comentários
[1] Comentário enviado por izaias em 22/09/2011 - 22:37h

Jorge, gostei muito do Artigo.

Bem escrito, claro e também (o que é raro), didático. Aprecio isto.

Parabéns!

[2] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 22/09/2011 - 23:23h

Izaias,

Obrigado pelo comentário e incentivo. Já fazia mais de um ano e meio que havia publicado o artigo anterior. O objetivo sempre foi pelo menos tentar ser didático, principalmente porque o artigo é focado naqueles companheiros com pouco tempo de uso nesta distro. Nem sempre a gente consegue. Acho que desta vez, o Manual do aptosid, foi o grande responsável por isto e ajudou muito neste sentido e o melhor é que está disponível diretamente no forum do aptosid Brasil.

Abraço

[3] Comentário enviado por pinduvoz em 25/09/2011 - 05:47h

Aptosid é mesmo muito bom. Sou fã dessa distro, mas atualmente ando acompanhando o Gnome de perto, tentando decidir se gosto das novidades (Unity e Gnome Shell).

E como gosto de viver perigosamente, uso o Ubuntu 10.10 no meu notebook como "distro de produção" desde o beta 1. Por conta disso, também uso o novo kernel 3.0 e dele não tenho do que reclamar.

[4] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 09/01/2012 - 12:12h

Na versão mais recente do aptosid (2011-03 codinome ponos), já estou rodando com kernel 3.2


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts