Dominando o BrOffice.org: Pincel de Estilo, Sumários e Objetos OLE no Writer

Neste tomo, veremos o uso da ferramenta Pincel, índices e sumários e o uso de objetos na suíte BrOffice.org. Veremos como o uso de estilos simplifica sobremaneira a criação de sumários a partir dos padrões da suíte.

[ Hits: 49.138 ]

Por: morvan bliasby em 09/04/2010


Criando índices / sumários no BrOffice.org Writer



Malgrado a riqueza de recursos para elaboração de índices e de sumários, no Writer, iremos, à guisa de praticidade, aprender como elaborar estas peças referenciais pelo modo mais simples, direto, prático.

É importante que o leitor saiba que é possível, no Writer, elaborar índices dos mais diversos tipos, como: geral, onomástico, de figuras (gráfico), de tabelas etc, e, como era de se esperar, sumários.

É possível até mesmo fazer índices com retrancas por capítulos e seções; também aplicar formatações respeitando as seções e capítulos dos tópicos. O conceito de estilos facilita em muito a criação e a manutenção de índices e sumários no Writer.

Acredite; se você fizer um sumário no Writer utilizando somente os padrões do processador de texto, nunca mais será tentado a fazer aquelas tabelas com bordas ocultas, onde a cada mudança no texto você tinha que varrê-lo e alimentar manualmente a sua "tabela-índice"...

A maneira mais simples, direta, de fazer um índice no Writer, é fazer as entradas de sumários utilizando a formatação predefinida, default, "Título 1", para as entradas de nível 1. Após escolher estas manchetes ou chamadas dos assuntos, você escolhe um local no seu trabalho e comanda a inserção de um índice geral.

Após escolher o local adequado para o índice (supõe-se como sendo o início do texto) você aciona o menu Inserir --> Índices --> Índices e Sumários. Nesta caixa de diálogo que se abre é possível escolher um nome para o índice. Se você deseja criar um índice com sub-tópicos você deve formatar estes sub-tópicos ou entradas com avanço com o estilo "Título 2", para o primeiro subnível, "Título 3" para o segundo subnível e assim em diante, até um total de dez (10) níveis de tópicos. Este total de subníveis pode ser expandido, mesmo que seja improvável a sua necessidade para um documento simples.

Se desejar usar um estilo de parágrafo diferente como uma entrada do índice geral, marque a caixa de seleção Estilos adicionais na área Criar a partir de e, em seguida, clique no botão (...) ao lado da caixa. Este controle só estará habilitado se você verificar, habilitar a opção Criar a partir de ... Estilos Adicionais.

Na caixa de diálogo Atribuir estilos, clique no estilo na lista e, em seguida, clique no botão >> ou << para definir o nível do estilo de parágrafo na estrutura de tópicos. No nosso caso, utilizaremos os defaults a título de presteza, pois trata-se de artigo introdutório, como se sabe.

Atualizando um índice / sumário no Writer

Você acabou de alterar o texto, com algumas digitações, além de ter, presume-se, criado algumas entradas de tópicos adicionais. O índice estará desatualizado, crê-se. Para atualizá-lo, podem ser adotados dois métodos bastante práticos e rápidos:

a) Acione o menu Ferramentas - Atualizar - Todos os índices e sumários - este método, além de ser o mais trabalhoso, atualiza todos os objetos de índices e sumários e nem sempre este é o desejado;

b) Clique, com o botão de atalho do rato sobre o objeto de índice desejado e selecione, no menu suspenso: Atualizar Índice/Sumário. Você verá o seu objeto índice / sumário belamente atualizado e sem nenhum trabalho manual, o que é muito bom.

Obs.: Na Caixa de Diálogo do gerador de Índices / Sumários tem uma Caixa de Verificação com opção "Protegido contra Alterações Manuais" habilitada por default. Deixe-a como tal. Com os recursos de elaboração de índices e sumários tão acessíveis, mexer manualmente nestas entradas não agregaria qualquer vantagem. Além do mais, ao atualizar os objetos de índices / sumários, você perderia fatalmente as entradas manuais.
Linux: Dominando o BrOffice.org: Pincel de Estilo, Sumários e Objetos OLE no Writer
Crie um documento com várias entradas de Sumário. Formate-as com o Estilista, Estilos de Parágrafos, Título 1. Com o uso da Ferramenta Pincel, você formata o primeiro e propaga para os demais a formatação. Insira o Sumário no início do texto a partir de Inserir --> Índices --> Índices e Sumários.

A figura a seguir nos dá uma visão bastante clara de um Sumário gerado só com os recursos default do Writer: Os tópicos alinhados estão formatados com "Título 1" e os tópicos avançados estão formatados com o Estilo "Título 2":
Linux: Dominando o BrOffice.org: Pincel de Estilo, Sumários e Objetos OLE no Writer
Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Ferramenta Pincel (de Estilo)
   2. Criando índices / sumários no BrOffice.org Writer
   3. Trabalhando com objetos no BrOffice.org
   4. Exercitando o discutido sobre sumários: Arquivo-Teste em .odt
Outros artigos deste autor

Dominando o BrOffice.org: Tabelas no Writer; Uso do Navegador de Objetos

Como Instalar Seu Adaptador WiFi RTL8821 No GNU-Linux

Recuperando seus dados com o "truque da geladeira"

Configurando o seu teclado sem fio (e, via de regra, sem LEDs indicadores de estado) no Linux

Dominando o BrOffice.org Writer com o uso de estilos

Leitura recomendada

Básico do OpenOffice.org Calc

Formatação Condicional no Calc - Exemplo 1

Dominando o BrOffice.org Writer com o uso de estilos

Instalando o IBM LOTUS SYMPHONY Beta3

O Linux e o Star Office

  
Comentários
[1] Comentário enviado por gostt em 10/04/2010 - 11:20h

Sou usuario do broffice e muito tempo, seu artigo certamente me ajudara muito.
Abraços

[2] Comentário enviado por adsonrenato em 10/04/2010 - 15:32h

Ajudou muito ;D

[3] Comentário enviado por andersonjackson em 12/04/2010 - 09:06h

Mr. Morvan contribuindo mais uma vez com a comunidade.
Valeu, continue assim. Parabéns.

[4] Comentário enviado por grandmaster em 03/05/2010 - 16:55h

Passei também para alguns amigos onde a empresa usa.

Será de ótima utilidade para eles.

--
Renato de Castro Henriques
ITILv3 Foundation Certified
CobiT Foundation 4.1 Certified ID: 90391725
http://www.renato.henriques.nom.br

[5] Comentário enviado por morvan em 05/05/2010 - 19:54h

Boa noite a todos e obrigado pelo retorno.
Renato de Castro e demais colegas, estou prestes a terminar o terceiro e último tomo desta série sobre o BrOffice.org e sugiro a todos a leitura do primeiro: http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Dominando-o-BrOffice.org-Writer-com-o-uso-de-estilos...


Abraços,

Morvan, Usuário Linux #433640

[6] Comentário enviado por ivandourado em 23/11/2010 - 08:13h

Morvan, sei q ja faz alguns meses q vc escreveu este artigo, mas tem algo a ver com o meu problema e que nao consigo resolver. desde que instalei a versão 3 do open/broffice, nao consigo mais copiar/colar ole (copia normal) do calc para o writer quando tem formulas contendo links no calc - e uso muito isso.

o estranho é que para poder driblar o problema, eu faço todos os meus cálculos na versão mais recente - openoffice 3.3 ou broffice 3.2 - dai eu tenho q fechar a planilha, abrí-la numa versão mais antiga - ainda possuo uma versão do staroffice 8 que ganhei da sun (sou professor e alguns anos atrás eles andaram distribuindo versões gratuitas para educadores); aberto no staroffice o cálculo, eu abro o openoffice/broffice 3 com o writer de destino, e qassim eu faço o copiar/colar normal. Isso me intriga porque se tento copiar/colar do calc dele mesmo, da erros nas celular do ole, mas se copio da versão antiga, ele cola normalmente sem erro.

Se tu ou alguem que ler este comentário souber onde estou errando - quem sabe alguma configuração interna - e puder me ajudar eu agradeço.

ah... tem um porém: esse problema me dá em casa no linux (tenho um desk com mandriva e outro com kubuntu) - porque no meu serviço eu uso a versão 3 do broffice só que no windows e faço o copiar/colar normal.

[7] Comentário enviado por Morvan em 23/11/2010 - 09:46h

Ivan Dourado, bom dia. Consegui copiar e colar como OLE normalmente (estou utilizando o OOo 3.3 RC4). Também inseri normalmente uma planilha como objeto OLE no texto e numa apresentação e deu certo em ambos os casos. Duplo clique para invocar o servidor OLE, como de praxe. Sugiro que você tente uma versão mais atual do que esta que você está utilizando e faça alguns testes. Não estou utilizando o BrOffice.org por estar justamente aguardando a liberação do LibreOffice (que está em seu Beta 3, por ora).

Qualquer dúvida, pode enviar e tentaremos resolver.

Abraços,

Morvan, Usuário Linux #433640


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts