Dominando o BrOffice.org: Pincel de Estilo, Sumários e Objetos OLE no Writer

Neste tomo, veremos o uso da ferramenta Pincel, índices e sumários e o uso de objetos na suíte BrOffice.org. Veremos como o uso de estilos simplifica sobremaneira a criação de sumários a partir dos padrões da suíte.

[ Hits: 49.134 ]

Por: morvan bliasby em 09/04/2010


Trabalhando com objetos no BrOffice.org



Nosso foco é o Writer, sabe-se; mas se sabe também que a integração de ferramentas da suíte BrOffice.org é perfeita, ou seja, uma ferramenta, como por exemplo, a de Correção Ortográfica, está presente em toda a suíte.

Posso invocar a Correção Ortográfica a qualquer tempo no Impress, no Calc, no Writer etc. Assim também se dá com os objetos. Os objetos remetem à ideia da tecnologia OLE (Object Linking and Embedding - Vinculação e Incorporação de Objetos, em tradução livre).

A utilização da tecnologia OLE permite que um aplicativo importe de outro aplicativo os elementos necessários à atualização e / ou manipulação dos objetos vinculados. Assim, um duplo clique no objeto vinculado (ao simplesmente incorporar um objeto nós perderemos esta faculdade, reitere-se!) abrirá o aplicativo recipiente das primitivas OLE daquele Objeto vinculado.

Um exemplo de OLE é uma apresentação com o Impress.

Exemplo de uso de vinculação OLE: tem-se uma palestra onde o palestrante está mostrando uma lâmina (slide) com o total de pessoas treinadas em BrOffice.org durante o ano de 2009; alguém da plateia questiona que aquela turma de vinte (20) alunos da Procuradoria Geral do Estado, PGE, mesmo tendo sido treinada, não figura no rol apresentado pelo facilitador / palestrante.

O palestrante agradece e, como este teria vinculado a planilha de cálculos na apresentação, simplesmente dá um duplo clique na planilha e acrescenta o órgão (PGE), o período e o total, atualizando em tempo real os dois arquivos (planilha e apresentação), tudo via Automação OLE.

Veremos um exemplo prático de Objeto OLE com o Writer e o Math (para quem não sabe, o Math é o equivalente do Equation, ferramenta de representação gráfica de símbolos matemáticos do MSOffice. Nem o Equation nem o Math "resolvem" equações, eles apenas as representam graficamente, como em um documento com o Tex - aliás, a sintaxe do Math lembra muito o Tex, no tocante a símbolos matemáticos e pelo fato de ambos utilizarem linguagem de marcação.).

Há três modos de entrar instruções no Math:
  • Selecione os símbolos a partir da Janela de seleção de Símbolos
  • Clique, com o botão de atalho do rato, na Janela do aplicativo Math e selecione, a partir do menu de contexto, o símbolo desejado; ou
  • Digite a linguagem de marcação diretamente na Janela de fórmula, como por exemplo: "B times 44 over C"; quando você se sentir mais versado, este será, sem dúvida, o método preferido, dada a produtividade envolvida.

Exemplo prático com o Math

Abra uma página em branco no Writer. Escreva, por favor: Exemplo gráfico da Fórmula de Bhaskara:
{ Enter } duas vezes.

Clique em Inserir --> Objeto --> Fórmula.

À guisa de simplificar, mostraremos o método de marcação. Insira o texto a seguir, na Janela de Fórmulas do Math:

size 50 {bold x = { -b -+sqrt { b ^2 color red - 4ac } } over {color blue 2a}}

Veja que um objeto com o formato de caixa de texto é criado no local a ser inserido o Objeto OLE. Veja também que a representação gráfica da fórmula vai sendo gerada à medida que digitamos o texto. Observe que os termos size (tamanho), bold (negrito) e color < cor desejada, por exemplo: red > são tipicamente linguagem de marcação ou "markup language" - no caso específico - de formatação.

A nossa página, com a fórmula exibida graficamente, ficará assim (observe figura abaixo):
Linux: Dominando o BrOffice.org: Pincel de Estilo, Sumários e Objetos OLE no Writer
Representação Gráfica da Fórmula de Bhaskara
Clique fora do Objeto OLE para inserí-lo no texto; dê um duplo-clique para invocar o Math a partir da vinculação.

Uma vez criado o Objeto e já na forma de uma representação gráfica, clique nele com o botão de atalho e escolha "Ancorar" --> "No caractere", para dar mobilidade total ao Objeto OLE na página do Writer.

Como sugestão de aprofundamento, execute o Math e invoque o help (ajuda). Lá tem inúmeras dicas e fórmulas complexas prontas para testar na Janela de Fórmulas do Math.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Ferramenta Pincel (de Estilo)
   2. Criando índices / sumários no BrOffice.org Writer
   3. Trabalhando com objetos no BrOffice.org
   4. Exercitando o discutido sobre sumários: Arquivo-Teste em .odt
Outros artigos deste autor

Usando o seu módulo IRDA no Linux

Como Instalar Seu Adaptador WiFi RTL8821 No GNU-Linux

Dominando o BrOffice.org: Tabelas no Writer; Uso do Navegador de Objetos

SL no Estado do Ceará: repensando a nossa forma de atuação e engajamento

Configurando o seu teclado sem fio (e, via de regra, sem LEDs indicadores de estado) no Linux

Leitura recomendada

Criando formulário e subtotais no OpenOffice.org Calc

Instalando sua impressora no Linux com suporte ao Open Office

OpenOffice salvando arquivos no formato .doc, .xls e .ppt automaticamente

Editores e processadores de texto para GNU/Linux

Dominando o BrOffice.org: Tabelas no Writer; Uso do Navegador de Objetos

  
Comentários
[1] Comentário enviado por gostt em 10/04/2010 - 11:20h

Sou usuario do broffice e muito tempo, seu artigo certamente me ajudara muito.
Abraços

[2] Comentário enviado por adsonrenato em 10/04/2010 - 15:32h

Ajudou muito ;D

[3] Comentário enviado por andersonjackson em 12/04/2010 - 09:06h

Mr. Morvan contribuindo mais uma vez com a comunidade.
Valeu, continue assim. Parabéns.

[4] Comentário enviado por grandmaster em 03/05/2010 - 16:55h

Passei também para alguns amigos onde a empresa usa.

Será de ótima utilidade para eles.

--
Renato de Castro Henriques
ITILv3 Foundation Certified
CobiT Foundation 4.1 Certified ID: 90391725
http://www.renato.henriques.nom.br

[5] Comentário enviado por morvan em 05/05/2010 - 19:54h

Boa noite a todos e obrigado pelo retorno.
Renato de Castro e demais colegas, estou prestes a terminar o terceiro e último tomo desta série sobre o BrOffice.org e sugiro a todos a leitura do primeiro: http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Dominando-o-BrOffice.org-Writer-com-o-uso-de-estilos...


Abraços,

Morvan, Usuário Linux #433640

[6] Comentário enviado por ivandourado em 23/11/2010 - 08:13h

Morvan, sei q ja faz alguns meses q vc escreveu este artigo, mas tem algo a ver com o meu problema e que nao consigo resolver. desde que instalei a versão 3 do open/broffice, nao consigo mais copiar/colar ole (copia normal) do calc para o writer quando tem formulas contendo links no calc - e uso muito isso.

o estranho é que para poder driblar o problema, eu faço todos os meus cálculos na versão mais recente - openoffice 3.3 ou broffice 3.2 - dai eu tenho q fechar a planilha, abrí-la numa versão mais antiga - ainda possuo uma versão do staroffice 8 que ganhei da sun (sou professor e alguns anos atrás eles andaram distribuindo versões gratuitas para educadores); aberto no staroffice o cálculo, eu abro o openoffice/broffice 3 com o writer de destino, e qassim eu faço o copiar/colar normal. Isso me intriga porque se tento copiar/colar do calc dele mesmo, da erros nas celular do ole, mas se copio da versão antiga, ele cola normalmente sem erro.

Se tu ou alguem que ler este comentário souber onde estou errando - quem sabe alguma configuração interna - e puder me ajudar eu agradeço.

ah... tem um porém: esse problema me dá em casa no linux (tenho um desk com mandriva e outro com kubuntu) - porque no meu serviço eu uso a versão 3 do broffice só que no windows e faço o copiar/colar normal.

[7] Comentário enviado por Morvan em 23/11/2010 - 09:46h

Ivan Dourado, bom dia. Consegui copiar e colar como OLE normalmente (estou utilizando o OOo 3.3 RC4). Também inseri normalmente uma planilha como objeto OLE no texto e numa apresentação e deu certo em ambos os casos. Duplo clique para invocar o servidor OLE, como de praxe. Sugiro que você tente uma versão mais atual do que esta que você está utilizando e faça alguns testes. Não estou utilizando o BrOffice.org por estar justamente aguardando a liberação do LibreOffice (que está em seu Beta 3, por ora).

Qualquer dúvida, pode enviar e tentaremos resolver.

Abraços,

Morvan, Usuário Linux #433640


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts