Dominando o BrOffice.org: Pincel de Estilo, Sumários e Objetos OLE no Writer

Neste tomo, veremos o uso da ferramenta Pincel, índices e sumários e o uso de objetos na suíte BrOffice.org. Veremos como o uso de estilos simplifica sobremaneira a criação de sumários a partir dos padrões da suíte.

[ Hits: 48.291 ]

Por: morvan bliasby em 09/04/2010


Ferramenta Pincel (de Estilo)



Linux: Dominando o BrOffice.org: Pincel de Estilo, Sumários e Objetos OLE no Writer Muito pouco utilizada, malgrado a sua extrema funcionalidade, a ferramenta Pincel, presente em qualquer processador de textos gráfico, é aquilo a que se poderia chamar de "mão na roda".

Suponha-se que, ao término de um documento, percebe-se que alguns parágrafos estão formatados de modo indevido. A fonte não é a desejada, o alinhamento também não, a cor do texto não está padronizada, enfim, dada a extensão do texto, ter-se-á um bom trabalho para uniformizar alguns itens do texto.

Com o uso da ferramenta "Pincel de Estilo" (veja ícone acima) fica fácil: selecione o texto a servir de padrão de formato. Dê um clique no ícone, se desejar usar somente uma vez o recurso, ou duplo-clique para deixá-lo "ligado", ativado, ou, tecnicamente falando, "em modo persistente", no caso de muitas mudanças a serem feitas.

Quando acionado, o cursor do rato se transforma em uma latinha de tinta. Clique e arraste sobre o(s) texto(s) a ter(em) copiados os atributos e pronto. Com o uso de teclas especiais, como Ctrl e Shift, ou uma combinação de ambas, é possível estender ainda mais a funcionalidade desta importante ferramenta: para excluir a formatação de um parágrafo, mantenha pressionada Ctrl e clique no destino a ser formatado; para excluir a formatação de caracteres, mantenha pressionada a combinação de teclas Ctrl+Shift ao clicar.

A figura a seguir esquematiza o que acontece ao aplicar o Pincel de Estilos:
Linux: Dominando o BrOffice.org: Pincel de Estilo, Sumários e Objetos OLE no Writer
Quando estivermos a tratar de índices e sumários, a ferramenta Pincel se mostrará bastante eficiente e produtiva, pois a utilizaremos para propagar formatação para as entradas de índices e sumários. Por isso é que este tópico se nos apresenta antes: ele é um verdadeiro prerrequisito para fazermos um sumário longo de modo produtivo.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Ferramenta Pincel (de Estilo)
   2. Criando índices / sumários no BrOffice.org Writer
   3. Trabalhando com objetos no BrOffice.org
   4. Exercitando o discutido sobre sumários: Arquivo-Teste em .odt
Outros artigos deste autor

SL no Estado do Ceará: repensando a nossa forma de atuação e engajamento

Introdução ao gEDA - Suíte de eletrônica

Configurando o seu teclado sem fio (e, via de regra, sem LEDs indicadores de estado) no Linux

Usando o seu módulo IRDA no Linux

Como Instalar Seu Adaptador WiFi RTL8821 No GNU-Linux

Leitura recomendada

Instalando sua impressora no Linux com suporte ao Open Office

Dominando o BrOffice.org: Tabelas no Writer; Uso do Navegador de Objetos

Conheça o OpenOffice.org e o BrOffice.org

Trabalhando com formas no BROffice Draw - Logomarca do Bradesco

Trabalhando com mala direta no OpenOffice

  
Comentários
[1] Comentário enviado por gostt em 10/04/2010 - 11:20h

Sou usuario do broffice e muito tempo, seu artigo certamente me ajudara muito.
Abraços

[2] Comentário enviado por adsonrenato em 10/04/2010 - 15:32h

Ajudou muito ;D

[3] Comentário enviado por andersonjackson em 12/04/2010 - 09:06h

Mr. Morvan contribuindo mais uma vez com a comunidade.
Valeu, continue assim. Parabéns.

[4] Comentário enviado por grandmaster em 03/05/2010 - 16:55h

Passei também para alguns amigos onde a empresa usa.

Será de ótima utilidade para eles.

--
Renato de Castro Henriques
ITILv3 Foundation Certified
CobiT Foundation 4.1 Certified ID: 90391725
http://www.renato.henriques.nom.br

[5] Comentário enviado por morvan em 05/05/2010 - 19:54h

Boa noite a todos e obrigado pelo retorno.
Renato de Castro e demais colegas, estou prestes a terminar o terceiro e último tomo desta série sobre o BrOffice.org e sugiro a todos a leitura do primeiro: http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Dominando-o-BrOffice.org-Writer-com-o-uso-de-estilos...


Abraços,

Morvan, Usuário Linux #433640

[6] Comentário enviado por ivandourado em 23/11/2010 - 08:13h

Morvan, sei q ja faz alguns meses q vc escreveu este artigo, mas tem algo a ver com o meu problema e que nao consigo resolver. desde que instalei a versão 3 do open/broffice, nao consigo mais copiar/colar ole (copia normal) do calc para o writer quando tem formulas contendo links no calc - e uso muito isso.

o estranho é que para poder driblar o problema, eu faço todos os meus cálculos na versão mais recente - openoffice 3.3 ou broffice 3.2 - dai eu tenho q fechar a planilha, abrí-la numa versão mais antiga - ainda possuo uma versão do staroffice 8 que ganhei da sun (sou professor e alguns anos atrás eles andaram distribuindo versões gratuitas para educadores); aberto no staroffice o cálculo, eu abro o openoffice/broffice 3 com o writer de destino, e qassim eu faço o copiar/colar normal. Isso me intriga porque se tento copiar/colar do calc dele mesmo, da erros nas celular do ole, mas se copio da versão antiga, ele cola normalmente sem erro.

Se tu ou alguem que ler este comentário souber onde estou errando - quem sabe alguma configuração interna - e puder me ajudar eu agradeço.

ah... tem um porém: esse problema me dá em casa no linux (tenho um desk com mandriva e outro com kubuntu) - porque no meu serviço eu uso a versão 3 do broffice só que no windows e faço o copiar/colar normal.

[7] Comentário enviado por Morvan em 23/11/2010 - 09:46h

Ivan Dourado, bom dia. Consegui copiar e colar como OLE normalmente (estou utilizando o OOo 3.3 RC4). Também inseri normalmente uma planilha como objeto OLE no texto e numa apresentação e deu certo em ambos os casos. Duplo clique para invocar o servidor OLE, como de praxe. Sugiro que você tente uma versão mais atual do que esta que você está utilizando e faça alguns testes. Não estou utilizando o BrOffice.org por estar justamente aguardando a liberação do LibreOffice (que está em seu Beta 3, por ora).

Qualquer dúvida, pode enviar e tentaremos resolver.

Abraços,

Morvan, Usuário Linux #433640


Contribuir com comentário