O Linux e o Star Office

Uma questão muito levantada quando fazemos comparações entre Linux e Windows é a seguinte: No Windows uso o MS Office para editar minhas planilhas e documentos. Como faço para editar planilhas, documentos e apresentações no Linux?. O Linux dispõe de uma grande quantidade de softwares para segmento de escritório, sendo o mais famoso o Star Office.

[ Hits: 26.190 ]

Por: Fábio Berbert de Paula em 06/11/2002 | Blog: https://fabio.city


Introdução



Uma questão muito levantada quando fazemos comparações entre Linux e Windows é a seguinte:No Windows uso o MS Office para editar minhas planilhas e documentos. Como faço para editar planilhas, documentos e apresentações no Linux?

O Linux dispõe de uma grande quantidade de softwares para segmento de escritório, sendo o mais famoso o Star Office, uma suíte completa de aplicativos que inclui: um editor de textos similar ao Word, um editor de planilhas similar ao Excel, um editor de banco de dados como o Access,um editor HTML como o Front Page, um navegador de disco e Web como o Internet Explorer, um gerenciador de e-mails como o Outlook Express, um editor de apresentações idêntico ao PowerPoint e um editor de imagens vetoriais como o Corel Draw. Todos integrados entre si.

O Star Office segue a filosofia do tudo-em-um. Em sua interface podemos dispor de todos os softwares acima citados ao mesmo tempo, numa área de trabalho propositalmente idêntica ao ambiente Windows 9.x. (vide figura 0.1). O usuário do MS Office não tem o que aprender ao migrar para o Star Office. Ambos se equivalem em desempenho e recursos.



O Star Office foi projetado de tal forma que qualquer usuário pode migrar sem traumas da plataforma Windows + MS Office para Linux + Star Office, considerando-se que a interface dos aplicativos do último é praticamente igual a interface dos aplicativos contidos no MS Office (Word, Excel, PowerPoint, Access).

Um recurso muito importante do Star Office é sua capacidade de importação/exportação de arquivos com formatos do MS Office. Se você digitar um documento no MS Word e salvar num disquete, poderá abrir o mesmo no Star Office sem perder um byte sequer de seu conteúdo e formatação. Um documento digitado no Star Office também poderá ser aberto usando o MS Word.

O Star Office pode ser adquirido gratuitamente pela Internet no site da Sun Mycrosystens(http://www.sun.com/staroffice).

Por Fábio Berbert de Paula
E-mail: fabio@vivaolinux.com.br

   

Páginas do artigo
   1. Introdução
Outros artigos deste autor

Como minimizar CSS e Javascript via linha de comando

Organizando projetos com a classe FastTemplate (parte 1)

Acessando disquetes no Linux

Organizando projetos com a classe FastTemplate (parte 2)

Torne-se um DJ usando Linux

Leitura recomendada

Conhecendo a planilha do OpenOffice

Instalando o IBM LOTUS SYMPHONY Beta3

Outros recursos no OpenOffice: colunas, fundo e bordas

Filtragem de registros em bases de dados no OpenOffice.org Calc

OpenOffice.Org Calc Basic - Conhecendo o editor

  
Comentários
[1] Comentário enviado por emanuelbrunopb em 06/06/2003 - 09:43h

Bom comentario para aqueles que estão mudando para Linux mas tem medo pois não conhecem Programas como o Staroffice e ficam comedo de mudar.

Bruno-PB

[2] Comentário enviado por k_henri em 06/07/2004 - 10:19h

Bom comentario.....
Mas naum podemos deixar de frizar que existe o Open Office.org, eu o utilizo e acho bem mais estável que o Star Office (Sun), e além de possuir: Editor de Textos, Planilhas, Apresentações, graficos desenhos e, HTML, etc... ainda tem a possibilidade de exportar aquivos para o formato .PDF, quem quiser conhecer, basta entrar no site e baixar, www.openoffice.org.br. Há... existe versão para Linux, e Windows....
Naum deixe de ajudar a comunidade OpenOffice.org do Brasil, votando na campanha "O Brasil tem Direito de Escolher", no próprio site da comunidade..


K_henri/SP

[3] Comentário enviado por bfreire em 03/08/2004 - 15:50h

Fábio,

Estive no site da Sun, indicado em seu artigo: http://www.sun.com/staroffice. A principio não entendi que o Star Office pode ir sendo adquirido assim. Me pareceu que apenas versões educacionais são gratuítas. Me enganei?

Bruno Freire

[4] Comentário enviado por rubao em 10/02/2005 - 13:50h

Fábio este artigo ficou ótimo, demonstrou todas as características do OpenOffice. Uma forma bastante objetiva e concreta de sua definição, instalação e seus conceitos, fazendo com que qualquer usuário possa compreender com clareza o que é realmente esta super ferramenta.

Rubens Jr.

[5] Comentário enviado por lokojay em 19/04/2005 - 20:26h

adorei o artigo muito interessante tudo o que você comentou achei que pode ser muito usado em meu tcc que estou fazendo atualmente para faculdade !!! eu adoro open office !!! e o linux !!!

[6] Comentário enviado por gibass em 26/03/2007 - 13:35h

era exatamente o q eu precisava.... preciso fazer um trabalho sobre software livre pra facul.... viva o ctrl+c e o ctrl+v!!!
=)

[7] Comentário enviado por removido em 10/02/2008 - 22:17h

estou iniciando então acho que esse pacote é o que eu preciso...


Contribuir com comentário