O Linux e o Star Office

Uma questão muito levantada quando fazemos comparações entre Linux e Windows é a seguinte: No Windows uso o MS Office para editar minhas planilhas e documentos. Como faço para editar planilhas, documentos e apresentações no Linux?. O Linux dispõe de uma grande quantidade de softwares para segmento de escritório, sendo o mais famoso o Star Office.

[ Hits: 27.299 ]

Por: Fábio Berbert de Paula em 06/11/2002 | Blog: https://youtube.com/c/cotidianohackeado


Introdução



Uma questão muito levantada quando fazemos comparações entre Linux e Windows é a seguinte:No Windows uso o MS Office para editar minhas planilhas e documentos. Como faço para editar planilhas, documentos e apresentações no Linux?

O Linux dispõe de uma grande quantidade de softwares para segmento de escritório, sendo o mais famoso o Star Office, uma suíte completa de aplicativos que inclui: um editor de textos similar ao Word, um editor de planilhas similar ao Excel, um editor de banco de dados como o Access,um editor HTML como o Front Page, um navegador de disco e Web como o Internet Explorer, um gerenciador de e-mails como o Outlook Express, um editor de apresentações idêntico ao PowerPoint e um editor de imagens vetoriais como o Corel Draw. Todos integrados entre si.

O Star Office segue a filosofia do tudo-em-um. Em sua interface podemos dispor de todos os softwares acima citados ao mesmo tempo, numa área de trabalho propositalmente idêntica ao ambiente Windows 9.x. (vide figura 0.1). O usuário do MS Office não tem o que aprender ao migrar para o Star Office. Ambos se equivalem em desempenho e recursos.



O Star Office foi projetado de tal forma que qualquer usuário pode migrar sem traumas da plataforma Windows + MS Office para Linux + Star Office, considerando-se que a interface dos aplicativos do último é praticamente igual a interface dos aplicativos contidos no MS Office (Word, Excel, PowerPoint, Access).

Um recurso muito importante do Star Office é sua capacidade de importação/exportação de arquivos com formatos do MS Office. Se você digitar um documento no MS Word e salvar num disquete, poderá abrir o mesmo no Star Office sem perder um byte sequer de seu conteúdo e formatação. Um documento digitado no Star Office também poderá ser aberto usando o MS Word.

O Star Office pode ser adquirido gratuitamente pela Internet no site da Sun Mycrosystens(http://www.sun.com/staroffice).

Por Fábio Berbert de Paula
E-mail: [email protected]

   

Páginas do artigo
   1. Introdução
Outros artigos deste autor

Placa Intel PRO/Wireless 3945ABG no Debian Linux

Viva o Linux com bate-papo via web

Capturando tela do Android usando shell script

Enviando email em formato HTML em PHP

Rodando ASP em servidores web Linux

Leitura recomendada

Usando tabulações no OpenOffice.org

Configuração do OpenOffice para o português do Brasil (pt-BR) a partir de uma instalação do BrOffice

Estudo de funções de estatística básica no OpenOffice Calc

Inserindo ou alternando números de páginas no OpenOffice.org

Básico do OpenOffice.org Calc

  
Comentários
[1] Comentário enviado por emanuelbrunopb em 06/06/2003 - 09:43h

Bom comentario para aqueles que estão mudando para Linux mas tem medo pois não conhecem Programas como o Staroffice e ficam comedo de mudar.

Bruno-PB

[2] Comentário enviado por k_henri em 06/07/2004 - 10:19h

Bom comentario.....
Mas naum podemos deixar de frizar que existe o Open Office.org, eu o utilizo e acho bem mais estável que o Star Office (Sun), e além de possuir: Editor de Textos, Planilhas, Apresentações, graficos desenhos e, HTML, etc... ainda tem a possibilidade de exportar aquivos para o formato .PDF, quem quiser conhecer, basta entrar no site e baixar, www.openoffice.org.br. Há... existe versão para Linux, e Windows....
Naum deixe de ajudar a comunidade OpenOffice.org do Brasil, votando na campanha "O Brasil tem Direito de Escolher", no próprio site da comunidade..


K_henri/SP

[3] Comentário enviado por bfreire em 03/08/2004 - 15:50h

Fábio,

Estive no site da Sun, indicado em seu artigo: http://www.sun.com/staroffice. A principio não entendi que o Star Office pode ir sendo adquirido assim. Me pareceu que apenas versões educacionais são gratuítas. Me enganei?

Bruno Freire

[4] Comentário enviado por rubao em 10/02/2005 - 13:50h

Fábio este artigo ficou ótimo, demonstrou todas as características do OpenOffice. Uma forma bastante objetiva e concreta de sua definição, instalação e seus conceitos, fazendo com que qualquer usuário possa compreender com clareza o que é realmente esta super ferramenta.

Rubens Jr.

[5] Comentário enviado por lokojay em 19/04/2005 - 20:26h

adorei o artigo muito interessante tudo o que você comentou achei que pode ser muito usado em meu tcc que estou fazendo atualmente para faculdade !!! eu adoro open office !!! e o linux !!!

[6] Comentário enviado por gibass em 26/03/2007 - 13:35h

era exatamente o q eu precisava.... preciso fazer um trabalho sobre software livre pra facul.... viva o ctrl+c e o ctrl+v!!!
=)

[7] Comentário enviado por removido em 10/02/2008 - 22:17h

estou iniciando então acho que esse pacote é o que eu preciso...


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts