Inserindo ou alternando números de páginas no OpenOffice.org

Tendo em vista a dificuldade de inserir ou formatar números de páginas no OpenOffice.org 1.1, decidi elaborar este tutorial, passo a passo, mostrando como é simples e fácil esta tarefa.

[ Hits: 114.083 ]

Por: Paulo Zambon em 23/10/2003


Introdução



1) Para se inserir o número de páginas em todo o seu trabalho é fácil. Basta ir em Cabeçalho ou em Rodapé, depois Padrão, justificar o cursor à direita e ir em Inserir/Campos/Números de Páginas e pronto! Todas as páginas serão numeradas.

Agora, se você quiser alternar esta numeração para que, por exemplo, a capa e o índice não sejam numerados, é só prosseguir conforme abaixo e ler também as observações no ítem 6.

2) Posicione o cursor na última linha da folha anterior a que vai iniciar a numeração. Por exemplo: se o seu texto tem 30 páginas e você quer que a numeração das páginas comece a aparecer na folha 4. Você terá de posicionar o cursor na última linha da folha 3.

Para saber qual é o número da página basta olhar no canto inferior esquerdo da tela (Por exemplo: Página 4/30), isto é, você está na página 4 e seu texto tem ao todo 30 páginas.

3) Agora vá em Inserir/Quebra Manual/Quebra de Página e em Estilo marque a opção Índice e na opção Alterar o número da página coloque o número correspondente ao início da numeração desejada.

Fica assim: respeitando o ítem n° 1, você terá três opções:
  • colocar o n° 1 para ser a primeira página do trabalho;
  • colocar o n° 4 para ser a quarta página na seqüência lógica do seu trabalho (já que deixou outras três para trás);
  • ou ainda escolher a numeração que desejar.
Após selecionar a numeração da página é só clicar em OK.

4) Vá em Inserir/Rodapé/Tudo e alinhe o cursor à direita. Depois vá em Inserir/Campos/Números de Páginas e pronto, você conseguiu numerar suas páginas no OpenOffice.org!

5) Só mais uma dica: se sua fonte padrão for a Times e você estiver usando no texto todo outra fonte diferente dessa é só selecionar qualquer um dos números de páginas e depois trocar sua fonte igual ao do corpo do texto usado. Ao trocar qualquer um dos números de páginas os outros também serão trocados automaticamente. Essa dica serve simplesmente para a questão de compatibilidade, não chega a ser uma regra.

6) Observação: No ítem 4 você escolhe conforme achar melhor entre Rodapé/Cabeçalho, sabendo obviamente que, se escolher Rodapé os números aparecerão embaixo da folha e se escolher Cabeçalho aparecerão em cima.

A partir daí entra a questão do 4 em justificar à direita, pois o número de página ficará, como se sabe, à direita da página. Não se assuste, pois fazendo este procedimento você terá uma folha em branco por causa da Quebra de página que foi obrigado a fazer, conforme ítem 3. Aproveite e coloque-a por último em seu trabalho ;-)

A partir de quando fizer esta dica, notará que a numeração de página mudará e poderá ficar assim, dependendo de que jeito escolheu numerar seu trabalho: Página 1 6/30, ou seja, você está na página 1 (onde começou o início da sua numeração que vai aparecer embaixo, no rodapé), porém está na sexta página desde o começo do trabalho, onde há mais 4 páginas correspondente ao seu trabalho e mais uma em branco por causa da Quebra Manual correspondente ao ítem 2.

Outra dica para ver se os números de páginas estão corretos é visualizá-los: Arquivo/Visualizar Página, além de garantir que serão impressos.

Resumindo: o procedimento para se pôr a numeração de página é este, agora cabe a você escolher o que for mais apropriado.

Dica escrita por Paulo Augusto Zambon Abrantes (pzambon@astornet.com.br) em 20.10.2003 usando o OpenOffice.org 1.1 RC 4 em Português do Brasil. O conteúdo desta matéria pode ser publicado sem prévia autorização de seu elaborador desde que seja mantido seu nome. Muito obrigado!

   

Páginas do artigo
   1. Introdução
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Novidades do OpenOffice 2.0 e um comparativo com o MS Office 2003

Usando tabelas no editor de textos do OpenOffice

Dominando o BrOffice.org Writer com o uso de estilos

Outros recursos no OpenOffice: colunas, fundo e bordas

OpenOffice salvando arquivos no formato .doc, .xls e .ppt automaticamente

  
Comentários
[1] Comentário enviado por fabio em 23/10/2003 - 06:59h

Parabéns pelo tutorial Paulo, é a primeira vez que vejo alguém falando sobre OpenOffice por aqui, legal sua iniciativa. Testei a dica no OpenOffice 1.0.3 e funcionou direitinho.

[2] Comentário enviado por Tatah Feeling em 03/05/2006 - 14:28h



Quero pedir uma ajudah.!

preciso de umas apostilas de Open..... mas sem ser em pdf...vc's me aconselham em algum site ou naum???

Please.

[3] Comentário enviado por cidao0143 em 18/04/2008 - 15:07h

ola.....
vlw...
esse tutorial ajudou muito...
obrigado....
=)


[5] Comentário enviado por emersonat em 06/01/2010 - 10:26h

Legal, mas como faço para ionserir numeração romana e no mesmo texto inserir apos a numeração arabica?

[6] Comentário enviado por lord_tatu em 19/05/2017 - 13:55h

Muito obrigado!


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts