Configuração do OpenOffice para o português do Brasil (pt-BR) a partir de uma instalação do BrOffice

Este artigo apresenta um problema recorrente do BrOffice com o Slackware e mostra como resolvê-lo utilizando o OpenOffice em seu lugar. A solução consiste na adaptação do OpenOffice para o português do Brasil a partir de uma instalação do BrOffice, procedimento para o qual foi desenvolvido um shell script, também apresentado no artigo.

[ Hits: 16.286 ]

Por: Cláudio Henrique Fortes Félix em 31/10/2007 | Blog: http://www.helpo.com.br


Introdução



Problema apresentado pelo BrOffice

Como todos sabemos, o BrOffice.org constitui a localização do projeto OpenOffice.org para o português do Brasil. Apesar do louvável esforço da equipe, reitero minha insatisfação com alguma particularidade de sua compilação que causa problemas com minha distro preferida, o Slackware.

Não sei porque o problema ocorre, mas o fato é que, mesmo após reportá-lo na lista de discussão do BrOffice em agosto de 2006, ele nunca deixou de acontecer, desde o Slackware 10 até o 12. É possível que ele ocorra também em outras distros que não o Slackware, então reapresento aqui o problema, pois a solução pode servir para você também.

Em toda a série do OpenOffice 2.0, desde as versões beta até a 2.2, o problema pode ser reproduzido criando-se um gráfico qualquer no Calc. Se o copiarmos e colarmos na própria planilha onde ele foi originado, ou até mesmo num documento do writer, aparece um contêiner do mesmo tamanho do gráfico original mas sem nada dentro além de um ícone com o texto OLE, como se pode ver na área circulada em vermelho da imagem abaixo. Nesta condição o documento nem pode ser salvo (o programa retorna um erro de gravação), a menos que você apague o gráfico.



Na versão 2.3, onde o componente de gráficos foi totalmente remodelado, resolvi tentar o BrOffice novamente. Verifiquei que problema ficou menor, pois pelo menos se consegue copiar e colar o gráfico e salvar o documento. Entretanto, continua a aparecer uma mensagem de erro relacionada ao OLE, como se pode ver na imagem seguinte.



Para resolver o problema, baixei novamente o OpenOffice 2.3 e pronto... tudo funcionou perfeitamente, sem qualquer erro. A dificuldade novamente é a localização do OpenOffice para o português do Brasil, pois mesmo revirando toda a internet nunca se acha um language pack pt-BR para o mesmo. Esgotada a paciência, parti para a "solução técnica alternativa"...

Script para converter o OpenOffice para pt-BR a partir do BrOffice

Tendo ainda a instalação do BrOffice no disco, resolvi desenvolver um script que configurasse totalmente o OpenOffice para o português do Brasil. Basicamente ele faz o seguinte:

1. Copia todos os arquivos pt-BR e pt_BR da árvore do BrOffice para os mesmos lugares no OpenOffice.

2. Configura o dicionário pt-BR se ele já não estiver sendo carregado no OpenOffice.

3. Seta a língua padrão da instalação para pt-BR, de forma que os usuários que rodarem o software pela primeira vez já o terão em português.

Segue o script, o qual batizei de br2oo.sh:
Após sua execução, o ambiente do OpenOffice deverá estar totalmente em português, podendo-se então desinstalar o BrOffice normalmente.

   

Páginas do artigo
   1. Introdução
Outros artigos deste autor

Acessando computadores remotos protegidos por NAT ou firewall com túnel SSH reverso direcionado por DNS dinâmico

Configuração de teclado e dispositivos de entrada em geral a partir do HAL no Xorg 1.5 e superiores

Importando extratos do Banco do Brasil para o Kmymoney (gerenciador de finanças pessoais)

Leitura recomendada

LibreOffice como ferramenta padrão de documentos eletrônicos

Comunidade, Código e Colaboração - O Projeto OpenOffice.org

Formatação Condicional no Calc - Exemplo 1

CoGrOO (Corretor Gramatical acoplável ao OpenOffice)

Básico do OpenOffice.org Calc

  
Comentários
[1] Comentário enviado por cguerra em 31/10/2007 - 15:53h

em suma, eu tenho que baixar o BrOffice, ou apenas pego o pacote onde contém o dicionário pt-br na home do BrOffice?????


o tópico tá legal, como tou sem tempo p/ ler o script e estou no Windows, pois estou no trampo, prometo olhar e comentar novamente quando chegar em casa, mas se a solução é valida no Slack, vou testar e depois lhe reporto algo!


abraços

[2] Comentário enviado por chffelix em 31/10/2007 - 17:03h

Olá cguerra,

Para instalar apenas o dicionário você pode pegá-lo no site mesmo, colocá-lo em /opt/openoffice.org2.3/share/dict/ooo/ e incluir a seguinte linha no arquivo dictionary.lst:

DICT pt BR pt_BR

Isso porém não deixará os menus do openoffice em português. Para isso precisaríamos do language pack, que não encontro em lugar algum. Por isso o artigo pressupõe a existência de uma instalação do BrOffice, pois nela o script no fim do artigo já acha tudo que precisa e instala nos lugares corretos no OpenOffice.

Abraços,

Cláudio


[3] Comentário enviado por luan tavares em 31/10/2007 - 21:26h

Dica Interessante valeo.

[4] Comentário enviado por arauto em 03/11/2007 - 10:33h

Testei o script e funcionou perfeitamente.

[5] Comentário enviado por mandrackhak em 11/03/2008 - 12:04h

seguinte eu to com o openoffice 2.3 e em alguma atualização ele perdeu a barra de ferramentas com os icones e no lugar ficaram texto com o nome dos icones...

como faço pra reverter issso??


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts