Diferenças entre o sistema de arquivos do Windows e Linux

Este artigo irá ajudar principalmente pessoas que estão tendo seus primeiros contatos com o Linux e estão um pouco perdidas. Pode ajudar também quem queira aprender mais ou relembrar alguma coisa. Vale à pena dar uma lida.

[ Hits: 252.613 ]

Por: Alan Cota em 17/03/2005


Navegando no sistema de arquivos do Linux



Bem, agora vamos começar a nos movimentar e nos arriscarmos a desvendar os mistérios do sistema de arquivos do Linux! Muita calma nesta hora! :P

Para começar vamos executar o comando ls -p partindo da raiz ("/"), para que possam ser listadas as pastas do sistema:
bin/   dev/  home/    lib/         misc/  opt/   root/  tmp/  var/
boot/  etc/  initrd/  lost+found/  mnt/   proc/  sbin/  usr/

Agora vamos tentar listar para que servem cada um destes diretórios:

/sbin: Neste diretório estão localizados os arquivos vitais ao sistema Linux, referentes a administração e manutenção de hardware e software. Um exemplo de um arquivo que consta nesta pasta do sistema é o ifconfig, responsável pelas configurações de endereçamento IP. Os arquivos desta pasta são utilizados por todos os usuários que efetuem login neste computador.

/bin: Ao contrário do que muita gente pensa, este diretório contém comandos que não são somente utilizados pelo root (system administrator). Esta pasta contém também arquivos que serão utilizados por usuários sem privilégios de root. O diretório /bin armazena arquivos de shell como bash e csh e comandos bastante utilizados como cp, mv, rm, cat, etc.

/usr/sbin: Esta pasta contém arquivos binários utilizados pelo administrador do sistema, como network daemons e outros binários que apenas o administrador do sistema tem acesso. O mais importante: estes arquivos não são vitais para a manutenção ou reparação do sistema Linux.

/usr/bin: Neste diretório estão contidos outros arquivos binários referentes aos usuários. Estes binários não são essenciais ao usuários se comparados com a pasta /bin.

/boot: Este diretório contém o arquivo system.map e o kernel do Linux. Os bootloaders (LILO e GRUB) colocam o backup do setor de boot neste diretório.

/dev: Este é um diretório muito importante ao sistema Linux. Nele estão contidos os arquivos que representam partições, devices, dentre outros dispositivos. Aqui encontramos arquivos como hda1, hda2, fd0, cdrom, etc. E cada arquivo representa um dispositivo reconhecido e instalado no Linux.

/etc: Neste diretório ficam todos os arquivos de configuração de seu sistema Linux. Aqui você encontra arquivos para configurar o Lilo (lilo.conf), BIND (named.conf), resolução de DNS (resolv.conf), dentre outros. Vale ressaltar a existência do subdiretório X11 utilizado para configuração do seu ambiente gráfico, /etc/rc.d que é utilizado para adicionar ou modificar scripts executados na inicialização do Linux. Este diretório deve entrar em seu sistema de backup, como parte importante dentro do Linux.

/home: Aqui ficam armazenadas as pastas de cada usuário (Home Directory). O usuário root (system administrator) consegue enxergar e ter livre acesso a todas as subpastas deste diretório, porém os demais usuários acessam somente sua própria pasta. Dentro de cada pasta de usuário residem arquivos de configuração para programas como FTP, IRC, etc.

/lib: Contém todas as libraries que devem ser comuns a todo sistema (compartilhadas). Este diretório pode ser comparado ao diretório System32 ou System do Windows, utilizado para armazenar e compartilhar as DLLs (Dynamic Link Libraries).

/lost+found: Sempre que seu sistema "crashar" ou tiver um shutdown forçado, o Linux irá tentar recuperar o que está corrompido no próximo boot. Caso um arquivo esteja corrompido, ele será colocado aqui neste diretório.

/mnt: Este é um diretório chamado de "mount point" (ponto de montagem), onde serão colocados (apontados) todos as montagens do sistema operacional. Este diretório usualmente conterá mount points ou subdiretórios onde você poderá montar disquetes ou seu cdrom. Você pode também criar mount points adicionais, caso você necessite, pois não existe uma limitação de mount points.

/opt: Este diretório contém todos os softwares e pacotes de add-ons que não fazem parte da instalação padrão do seu Linux. Geralmente você poderá encontrar neste diretório softwares como o KDE ou StarOffice.

/proc: Este é um diretório muito especial e muito complexo do sistema e que pode render um único artigo só para ele. Para não confundir, podemos dizer que o diretório /proc é um pseudo-diretório, que faz track de processos ativos na máquina, status do sistema, dentre outras informações. Prometo fazer um artigo para explicar para que serve o diretório /proc por completo.

/root: Este é o home directory do usuário root. Não confunda a pasta /root com o Root Directory ("/"), que é o topo do nosso sistema de arquivos. O /root é uma pasta para armazenar arquivos pertinentes ao usuário root, onde somente ele tem acesso.

/tmp: Este diretório armazena os arquivos que são utilizados por um curto período de tempo (temporários). Alguns programas utilizam dele para guardar os lock-files, usados para "prender" alguma funcionalidade, registro de dados, etc. Este diretório é limpo durante o boot e shutdown de seu sistema. Não é aconselhável guardar arquivos importantes aqui. Use somente para arquivos temporários.

/usr: Este é um outro diretório muito importante ao sistema Linux. Neste diretório estão armazenados arquivos binários dos usuários, arquivos relacionados ao sistema "X", programas como telnet, ftp, dentre outros, são encontrados em subpastas do /usr. Vale ressaltar que o diretório /usr/doc contém grande parte da documentação do Linux, e o diretório /usr/src/linux, que armazena o código fonte do Kernel.

/var: Este diretório contém dados de spool, como e-mail e outputs de daemons de impressão. Este é o diretório padrão dos logs do sistema também, caso você não tenha mudado de lugar. Um arquivo importante de log é o /var/log/messages, que armazena logs do sistema, regras de iptables, etc. Um dos subdiretórios do /var é o /var/named, que armazena as bases de dados DNS, do BIND.

Bem, estes foram alguns conceitos básicos sobre o sistema de arquivos Linux. Vale a pena procurar mais documentação na internet e aqui no site Viva o Linux, porque quanto mais se sabe, mais temos vontade de aprender, não é?!

Um abraço e até o próximo artigo.

Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Algumas diferenças
   3. Navegando no sistema de arquivos do Linux
Outros artigos deste autor

Gerenciando regras de Iptables com Firewall Builder

Controlando e interagindo remotamente com Elluminate

Alta Disponibilidade com LVS

Implementando uma política de segurança eficaz

Administrando bancos MySQL com phpMyAdmin

Leitura recomendada

Formatando Disquetes

ZFS no GNU/Linux

jmtpfs - Enviando arquivos (MTPS) Android para Debian 9

Acesso a compartilhamentos do Samba sendo autenticados pelo Active Directory usando Kerberos

Recuperando dados do Windows usando um live-CD

  
Comentários
[1] Comentário enviado por 4driano em 18/03/2005 - 10:21h

Bem, a única coisa que eu não concordo é sobre "\" e "/". Vc disse que no linux está trocado o \ pelo /, mas na verdade o certo seria / ou vc escreve a data assim 18{COMENTARIO}3\2005 ? Rssss
Brincadeiras a parte, ficou muito legal esse seu artigo..... só li hj mas tah bem legal mesmo

[2] Comentário enviado por shocker em 18/03/2005 - 10:41h

Hehehhehe! :)
Desculpe pelo erro! :) Ainda estou travando uma luta particular com o teclado do meu note... Mais eu me acostumo!
Valeu pela correćão!

Um abraco!

[3] Comentário enviado por flavioc em 18/03/2005 - 13:28h

Muito bom o artigo. Bastante esclarecedor para usuários que estão iniciando com o Linux. Esse é um desafio que temos que enfrentar, isto é, desmistificar a idéia que o Linux é complicado demais. Antes pelo contrário é um excelente sistema operacional. Vou recomendar esse artigo para amigos que estão começando com Linux e tem dúvidas. Minhas congratulações.

[4] Comentário enviado por shocker em 18/03/2005 - 13:43h

Obrigado Flavio!
Realmente este é o desafio dos profissionais de software livre, e em contrapartida é o que move e incentiva cada vez mais a utilizacao do Linux!
Temos que unir conhecimentos, dismistificar o Linux, e sites como o Viva o Linux ajudam bastante esta popularizacao!

Avante Linux! :-)

[5] Comentário enviado por crayon em 18/03/2005 - 14:22h

O artigo ficou muito bom ...

Parabéns!!

Até,
¬ cRaYoN ¬

[6] Comentário enviado por tr3t4 em 18/03/2005 - 14:51h

Bem que vc falo veio...quando eu comecei com o Linux não acertava a / nem a pau e do case sensitive... um dia lembro que naum consegui entra na pasta Desktop soh pq tava maisculo!!!! :S

parabén pelo artigo fico fmz.
[ ]' tr3t4

[7] Comentário enviado por agk em 21/03/2005 - 19:13h

Parabéns pelo artigo, bastante exclarecedor para quem está iniciando no mundo linux.

[8] Comentário enviado por ageu em 20/06/2006 - 16:03h

Muito bom. Me ajudou bastante e vai continuar me ajudando. Aliás, dedvo usá-lo como fonte para uma apresentação que farei na faculdade.

[9] Comentário enviado por pedro.dns em 08/05/2007 - 17:17h

isso não é sistema de arquivo, isso é estrutura de diretórios.
Sistemas de arquivo são ext2, ext3, fat32 ...

[email protected]

[10] Comentário enviado por biologia em 14/06/2008 - 21:18h

AJUDA AQUI!

Oi galera sou o mais novo usuário do sistema que mais cresce no Planeta (LINUX)! Porém, quando terminei de istalar o PC o monitor ficou da seguinte maneira, com 5 (Cinco) linhas verticais, isso é normal "penso que pode ter sido devido o trasnporte".

A versão é o UNBUNTU 2007 (se ñ for esse o nome mais é parecido com esse ). O que pode ser isso alguém pode me ajudar! Tenho que procurar um técnico para resolver isso. Porque stou doido para explorar esse Sistema, que pelo visto não é igual ao do TIO BIll,isto é, não pega virus atoa!
vou deichando o e-mail: [email protected] ou [email protected]

conto com vcs!


[11] Comentário enviado por [email protected] em 28/09/2009 - 16:41h

acho q ninguém deve discriminar nimguém! seja windows ou linux,ñ i´mporta. só importa se vc tiver o seu trabalho em mãos pronto ñ é´h mesmo? ás vezes o povo é tão estranho!!!!!!
beju´s!!

[12] Comentário enviado por [email protected] em 28/09/2009 - 16:46h

nunca usei o linux, mas achei diferente uma vez que vi... deve ter seus defeitos e perfeições né´h?
abraço´s!!!!!!!!!

[13] Comentário enviado por [email protected] em 28/09/2009 - 16:50h

eu acho q ao contrário do windows o linux só é um pouco mais padronizaado né´h?!!!!!!!!! é menos colorido0 q o windows... deve ser chato trabalhar assim...
mas mesmo assim... beju´s!!!!!!!!!!

[14] Comentário enviado por [email protected] em 28/09/2009 - 16:52h

as pessoas pensam q o windows fica se gabando mas na verdade ele é bem melhor que o linux(eu acho)

[15] Comentário enviado por [email protected] em 28/09/2009 - 16:54h

o windows é bem melhor q o linux e tbm é mais fácil de entender até pra quem tem problema de vista né´h?!

[16] Comentário enviado por [email protected] em 28/09/2009 - 16:56h

esse povo extranho inda fica se tentando contyra o windows! ele é o melhor

[17] Comentário enviado por raniel_sousa em 14/03/2012 - 10:43h

Otimo artigo,ajudo muito!!!!


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts