Dedique especial atenção aos atributos de rede e conectividade (maciçamente presentes em notes de última geração, mas que para o usuário doméstico nem sempre tem grande serventia. Muitos integram o computador e o "preço" por padrão e não podem ser suprimidos, mas daí a pagar mais para acrescentar outros, opcionais... Por outro lado encontra-se à venda muita coisa ultrapassada, pobre em tecnologia fardada a tornar-se quase obsoleta em questão de poucos meses. E o que é pior: por preço equivalente ao de modelos mais avançados. Tome cuidado.
Visite os websites dos principais fabricantes (Acer/Metrocomm, Athlan, Dell Computadores, Itautec Philco, Ez-go, HP/Compaq, IBM, ICC Computadores e Toshiba, só para citar os principais) e veja o que cada um dele oferece. Não se esqueça dos híbridos (Desknotes e WalkPCs), quem sabe o uso da tomada ou a inconveniência da bateria externa seja irrelevante para você.
Anote os modelos que melhor correspondem à sua expectativa e necessidades e passe à pesquisa de preços. Uma boa idéia é utilizar o
BuscaPé antes de sair a campo, o que é sempre desgastante, mas indispensável. Mesmo em grandes redes como Eletro, Fastshop e Kalunga, por exemplo, pode-se conseguir um bom desconto, especialmente para pagamento a vista ou alterar itens de configuração (dobrar a quantidade de memória ou levar um HD de maior capacidade).
E quem sabe, levar "na faixa" uma maleta de pacotes de softwares. Vai da negociação. Mas tem que ser olho no olho. Comprar pela internet ou televendas implica pagar primeiro e receber depois. E é bom não se entusiasmar demais com aquelas ofertas imperdíveis (ShopTour e programas de TV semelhantes).
Geralmente o Sistema Operacional não está incluso e uma cópia selada do Windows XP custa por volta de R$ 1.700,00. Alguns importadores que sondei trabalhavam com versões pirateadas do XP, craqueadas, para burlar o processo de registro e ativação! Nem preciso dizer que esses oferecem melhor preço e um substancial pacote de aplicativos (até antivírus com atualização "life-time"). Gente honesta é outra coisa. Mas isso, claro, fica por conta de cada um.
OBS: Isso não é muito importante, somos
Linux na veia mesmo! :P