DVDAuthor: Como autorar DVDs no Linux

Depois de testar alguns programas gráficos de autoração de DVDs no Linux, vi que todos deixavam muito a desejar em alguns pontos. Como todos eles são "front-ends" para o dvdauthor, resolvi me embrenhar pelo programa e aprender a criar meus próprios DVDs diretamente na linha de comando. Aqui estão os resultados.

[ Hits: 69.903 ]

Por: Ronaldo Moraes Junior em 15/12/2008


Introdução



Não sei se todos concordam comigo, mas nunca fiquei muito satisfeito com os programas gráficos para autoração de DVDs no Linux. A título de exemplo, o Q'DVDAuthor (pelo menos comigo) sempre dava umas travadas esquisitas e não abria meus vídeos de jeito nenhum e às vezes fechava do nada.

O ManDVD, apesar de uma interface muito simplista e fácil de usar, parece que foi descontinuado e faz tempo que não sai uma versão nova.

Não experimentei todos os programas para autoração que existem no mundo Linux, mas como sou um amante da linha de comando do pinguim e todos os programas gráficos são meros front-ends para o mesmo programa, o dvdauthor, resolvi aprender a criar meus DVDs diretamente a partir dele, sem usar programas gráficos.

A primeira grande dificuldade que tive ao começar a aprender foi com a pouca documentação em português disponível sobre o dvdauthor, e esse foi o principal motivo por estar escrevendo este artigo.

Para começar, é bom deixar claro que existem várias maneiras de se atingir o resultado esperado. O que vou citar é apenas uma delas, portanto não se assuste ao encontrar um outro guia ensinando de maneira diferente.

Pré-requisitos

Bom, para começar vamos aos "ingredientes da receita". Para o processo, além do dvdauthor devidamente instalado, precisaremos de:
  • mplayer (compilado com o mencoder)
  • toolame (opcional)
  • gimp (para criarmos os menus)
  • mjpegtools (para criarmos os menus)
  • growisofs (para gravar seu dvd e incluído na grande maioria das distros)

Obs.: Veja se estes pacotes não estão disponíveis nos repositórios de sua distro antes de baixar diretamente do site.

Antes de mais nada, para não se perder nos arquivos que criaremos, aconselho deixar todos os arquivos que formos usar dentro de um mesmo diretório. Assim fica mais fácil ok?

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Preparando os vídeos
   3. Preparando o menu
   4. Criando o menu
   5. Autorando com o dvdauthor
   6. Apêndice: Gravando o dvd em linha de comando
Outros artigos deste autor

Instalando Squid a partir do código fonte

WebHTB - Controle de banda de internet

Leitura recomendada

Atualize rapidamente os PC's da sua LAN com Debian

DHCP sem (quase :-D) mistérios

Monitoramento de Serviços e Servidores

Instalação e configuração do MySQL 4.0.26, Apache 2.0.54, PHP 5.0.4 e PHP-Nuke 7.8 no Slackware 10.1

Instalação e utilização Telegram no Linux

  
Comentários
[1] Comentário enviado por altairmsouza em 16/12/2008 - 11:54h

Ronaldo, show de bola seu artigo, alguns vão dizer que é muito empenho fazer na unha, mas ai que esta o legal do linux a liberdade de pegar o shell e detonar sem depender das limitações do desenvolvedor do aplicativo.


abraço,

[2] Comentário enviado por removido em 16/12/2008 - 20:02h

Nossa !!!
Este é com certeza o artigo mais completo que vi aqui no VOL sobre autoração de DVD, parabéns!
Eu ha um tempo atrás escrevi sobre como converter para o formato BDVD, que de alguma forma serve de uma opção para quem precisa gravar muitos filmes em um dvd e compatível com a maioria dos aparelhos de mesa. http://www.vivaolinux.com.br/dica/Conversao-de-divX-para-BDVD/.
No caso seria só substituir o passo 2 pela minha dica e gerar os videos e continuar com o restante dos passos do seu artigo, o resultado fica show de bola!!!
Mais uma vez parabéns!!!

[3] Comentário enviado por juliaojunior em 16/12/2008 - 20:54h

Muito bom.

Estava pesquisando EXATAMENTE sobre isso, pois sempre fiquei insatisfeito e chateado com os programas de autoria para DVD. Você cortou meu trabalho quase que pela metade. Valeu mesmo!!!!!

[4] Comentário enviado por xerxeslins em 16/12/2008 - 22:36h

Excelente! Já está nos favoritos e com nota 10. Obrigado por compartilhar tanto conhecimento e de maneira tão clara.

[5] Comentário enviado por julianjedi em 17/12/2008 - 12:56h

Muuuuuuuuuuuuuito bom ... mas confesso que é um pecado uma ferramenta dessas sem uma interface grafica =/, pois acho que é esse o problema do linux com os usuarios finais, pois existem muitas ferramentas poderosas como essa porém não são muito agradaveis ao uso ... aos geeks é mole ... mas minha mae por exemplo que alias usa linux ... não conseguiria usar =]... mas o DeVeDe ta dando conta do recado ... excelente artigo parabéns

[6] Comentário enviado por mauriicio em 17/12/2008 - 13:17h

Olá Ronaldo !

Você esclareceu minhas dúvidas num único e excelente artigo, muito obrigado !
Você conhece algum programa para editar vídeos, semelhante ao windows novie maker ?
Eu testei os mais conhecidos (piviti, cinelerra, lives, etc), e não tive muito sucesso...
Abraço

Maurício

[7] Comentário enviado por ronaldomjunior em 17/12/2008 - 18:49h

Mauriicio, se você usa o KDE, pode tentar o KDE'nLive. É o mais parecido com o Movie Maker que encontrei por aí. Em algumas das distros mais famosas (Ubuntu, Mandriva, Suse) acho que já está nos repositórios. Porém ele ainda é beta. Se não me engano a versão 1.0 ainda não saiu. Dá umas travadas ainda, mas é bem fácil de usar.

[8] Comentário enviado por ronaldomjunior em 17/12/2008 - 20:25h

Vou tentar atender a alguns pedidos e escrever alguma coisa sobre o Qdvdauthor, que é uma interface gráfica para o dvdauthor, bem mais amigável para quem ainda não se dá bem com a linha de comando. Assim que sobrar algum tempinho posto aqui no site os resultados.

[9] Comentário enviado por Apt-Get em 18/12/2008 - 00:09h

Excelente!!!
Pois, como migrei a pouco tempo do Rwindows, estava pesquisando justamente sobre isso! Como gosto muito de trabalhar com autorias, este artigo é sem dúvida indispensável! =D Parabéns!

[10] Comentário enviado por mauriicio em 18/12/2008 - 18:57h

Olá Ronaldo !

Uso o Gnome, tentei usar o KDEnLive, mas sem chance, ele só trava.
É um programa muito completo, pena não conseguir usar...
Se souber de algum outro, que rode legal com Gnome, diz pra gente !
No mais, muito obrigado pela ajuda !
Abraço

Maurício

[11] Comentário enviado por ronaldomjunior em 18/12/2008 - 19:08h

Não ando muito antenado nas novidades do Gnome, mas achei um tal de "Diva", talvez você goste. O projeto está no começo, mas quem sabe...

Segue o link:

http://linux.softpedia.com/get/Multimedia/Video/Diva-11010.shtml

[12] Comentário enviado por mauriicio em 19/12/2008 - 01:04h

Sim,
o Diva seria promissor, mas foi descontinuado. Se houvesse continuidade do projeto, creio que o resultado alegraria os linuxers.
De novo, agradeço a atenção !
Abraço

Maurício

[13] Comentário enviado por removido em 27/01/2009 - 13:15h

Muito bom artigo, bom mesmo!!! Me ajudou demais. Aponto apenas uma correção na linha de conversão para formato dvd com o mencoder. Deve-se alterar "format=dvd,tsaf" por "format=dvd:tsaf". Obrigado amigo.

[14] Comentário enviado por ronaldomjunior em 27/01/2009 - 22:32h

Realmente está errado amigo!

Obrigado pela observação

[15] Comentário enviado por mario-bugre.vol em 11/09/2017 - 23:20h

Li seu artigoe continuo nao entendo porque os escritores de tutoriais deixao 'pegadinhas' para os leitores, muitos avidos por aprender e veneram o escritor; mas o tutorial dá errado e vem a frustação, por que vcs fazem tutoriais como se fosse favores a alguem, o tutorial eh para documentar seu sucesso diante de um impasse, serve de referencia para vc mesmo num futuro proximo e serve como referencia de seu desempenho, frente aos desafios da vida em informatica; entao porque colocar erros minusculos como armadilhas que o iniciante nao percebera e perdera tempo revisando onde errou, ou vc eh tao narciso que precisa de retorno de uma coisa que vc compartilhou, dar informacao eh como soltar um passaro; com certeza o beneficiado dira foi no site fulano que resolvi este problema.
sua dica de 5 paginas gerou duas pastas vazias e nao cria o menu, resolvi procurar num lugar mais serio e achei, em uma pagina a dica que funciona e resolve.
http://www.hardware.com.br/dicas/dvd-video-terminal.html
espero que os autores de dicas e tutos tenhao mais responsabilidade, ou sera pedir muito de vcs.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts