Criação de imagem com o Gimp

Podemos dizer que esse artigo é a "segunda parte" do meu outro artigo sobre imagens no Gimp. Então ensinarei como você poderá criar outros tipos de wallpapers e com outros tipos de efeitos. Vamos à obra.

[ Hits: 57.493 ]

Por: Rafael em 04/11/2006


Informações necessárias



Como você viu na descrição, podemos dizer que este artigo é a segunda parte do meu outro artigo sobre o Gimp, portanto recomendo que se você ainda não o leu, que leia (claro, ficará ao seu critério de ler ou não ler, você decide). Segue o Link:
Nesse artigo veremos outros tipos de efeitos, tais como:
  • Copiar/colar camadas;
  • Borrão de movimento;
  • Desfocar gaussiana seletiva;
  • Efeitos de luz.

Bom, isso você verá ao decorrer do artigo. Não se esqueça de sempre praticar, porque a prática traz a perfeição. :D

O tal de Gimp é uma ferramenta e tanto, você que gosta de edição de imagem aconselho a usá-lo (se ainda não usar).

Para se ter uma "idéia", veja esses links com alguns dos meus wallpapers:

   


Coloquei os links, mas para você ter uma idéia do que você e o Gimp são capazes, digo isso porque depende de cada um de nós, das nossas criatividades, enfim, depende do que você quer fazer (também do conhecimento que cada um tem com o Gimp).

Como cada um tem seu gosto, pode acontecer de você não gostar desses wallpapers (dos links acima), mas a idéia seria do tipo que você pode pegar uma imagem aqui outra ali e criar um wallpaper legal. :D

Então, vamos continuar. Mãos à obra.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Informações necessárias
   2. Criando a imagem
   3. Continuando à criação
   4. Colocando o Tux na imagem
   5. Colocando mais algumas coisinhas
   6. Viva os Tuxs
   7. Finalização e imagens
Outros artigos deste autor

Saiba como ativar dois ou mais fbpagers no Fluxbox

Aprendendo a criar pixmap no Gimp

Criando o seu próprio wallpaper com o Gimp

Leitura recomendada

Edição pesada de imagens com o Gimp (parte 1)

Como simular fluidos 3D com o Blender

Autoração de DVD - Usando somente Software Livre

Experimentos com GNOME3 em instalações contendo outros ambientes gráficos

Divertindo-se com efeitos de vidro e sombras no Inkscape

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 05/11/2006 - 20:14h

thxx cara,agora vo ja sei a fazer umas img rox no gimp :D

[2] Comentário enviado por razgriz em 06/11/2006 - 02:42h

Olá, a sua didática precisa ser lapidada, receceio que você esteja perdendo tempo de mais querendo "brincar" com o "aluno" do que ensinar a ele o que você propôe. Algums conselhos:

Não faça firulas desnecessárias .

Mantenha o uso de capturas de tela, isso é importante, mas aproveite e coloque observações nas mesmas.

Procure dar mais detalhes sobre o assunto, edição de imagens não é uma coisa tão "genérica" assim . Não é complicada mas complexa.

Não de imagems em BAIXISSIMA REOLUÇÃO E MUITO MENOS AMPLIADAS INCORRETAMENTE.

e por fim, não use na sua assinatura imagens distorcidas dretiradas de algum artigo meu sem falar comigo antes ou explicar de onde veio aquilo, você sabe o que eu penso a respeito de cópias, ainda mais aqui dentro do "Viva ao Liknux."

até mais.

[3] Comentário enviado por leaf em 06/11/2006 - 13:36h

Aew matpestana, vlw ... faça um bom aproveito ;ddd ...

Agora, razgriz ...
Não vejo o porque sair escrevendo palavras complexas sendo que nem todos entendem, é muito mais fácil escrever o português que todos vão entender do que dar uma de professor de português. :D
Eu não quero brincar com ninguém, a intenção do artigo é mostrar que fácil, fácil, vc pode fazer um wallpaper bem maneiro. Então, essa sim é a proposta do artigo. "Eu lhe dou o caminho, quem o percorrerá é vc ;dddd"

Sobre capturas de tela, vc fala pra manter, ouxe, será que vc não viu nenhuma?! hehehe ... sem comentários. Colocar observações nas imagens, sim, isso é bom colocar, mas qndo necessário. Nas imagens do artigo não vejo o porque, sendo que nelas, o que vc vê é o que vc vê, então, não tem o porque ter observação. :D

Sim, sim, edição de imagem não é genérica, mas, como eu disse, a intenção do artigo é mostrar um meio de se criar um wallpaper maneiro. Por isso tbm, este artigo não precisa de mais detalhes, apenas o necessário em relação a proposta do mesmo (como já disse acima qual é).

Imagens de baixissima resolução, aonde? Cara, creio que vc está procurando cabelo na sopa heim. :D ... As imagens estão em resolução ótimas. E elas estão ampliadas incorretamente?! Ouxe, eu heim, não vi nada de incorreto na ampliação delas, mas em todo caso, reclame com os moderadores do VOL, são eles que fazem esse trabalho. ;ddd

Essa foi boa heim razgriz?! Não usar imagens distorcidas na minha assinatura, aí aí viu, não preciso nem comentar. Outra, agora devo dar satisfação de onde faço as coisas?! Fala sério huahuaa. Eu sei do que vc pensa sobre cópias?! Eu não sei de nada não, porque saberia? Nem te conheço cara.

Agora, só para deixar claro, essa imagem não tirei de nenhum artigo seu não, eu fiz a imagem. Pra falar a verdade, fiz um wallpaper e desse wallpaper tirei uma parte para criar esse meu logo. Então, não preciso dar satisfação à ninguém, não acha. ;ddd

Aaahh só mais uma coisa, é "Viva o Linux" e não, "Viva ao Liknux" hauhauahhuaa ...

flwss ...
até ...

[4] Comentário enviado por razgriz em 06/11/2006 - 14:47h

"Amigo"... se nem ao menos a diferença entre pixels bons e pixels brancos você sabe distingüir... como é que você quer ensinar alguém o BÁSICO sobre edição de imagens? Não queira jogar a culpa nos moderadores por um erro exclusivamente SEU.

outra coisa... que caminho? você não mostrou rigorosamente NADA =/. você apenas borrou a tela e colocou um tux lá feito por outra pessoa. Nada de errado nisso se você tivesse ao menos recortado eles direito e não tivesse ampliado as imagems ao ponto de as mesmas adquirirem serrilhado inutilizavel.

terceiro : você pegou uma certa imagem bem conhecida e usou deformação interativa, e ainda para tentar mudar o altor, trocou o tradicional vermelho e branco por AZUL. Não seja idiota a ponto de querer discutir.

Quarto : Quando mencionei a sua DIDÁTICA falei da sua METODOLOGIA DE ENSINO ( se é que você tem uma) , vá estudar um pouco ora essa, se eu fosse mencionar a sua habilidade com a lingua portuguesa bastaria dizer que para você ela NÃO EXISTE =].

Por fim , você deve SIM SATISFAÇÕES a TODOS aqui, isto é um lugar voltado para o APRENDIZADO e não para firulas de aborrecente.

Boa sorte* (você vai precisar se continuar escrevendo assim) até mais "Folha".

p.s mas não menos importante : o correto é : "VIVA AO LINUX" e não "VIVA O LINUX" .


[5] Comentário enviado por leaf em 06/11/2006 - 18:57h

Meo Deus do céu viu, pra começar, quem veio discutir algo aqui foi vc, e não eu.

Agora, que eu saiba, o que estou querendo com esse artigo é ensinar um meio de se criar um wallpaper legal, e com as opções que mostrei no artigo cada um com sua criatividade pode fazer um wallpaper do seu gosto. É apenas um meio para poder começar a criá-los, depois cada um pode muito bem ir se aperfeiçoando sozinho. Outra coisa, não joguei culpa em ninguém, vc que não sabe o que fala, veio dizendo que a ampliação das imagens estão incorretas, ou seja, a ampliação são os moderadores que fazem, eu não ampliei imagem alguma, portanto, não fale algo sem saber.

Aí aí viu, será que vou ter que concordar com tudo que vc fala, pra poder deixar isso quieto?! Meo Deus ... Se eu não mostrei caminho nenhum nesse artigo, então não sei para que fiz o mesmo. Cara, posso não ter mostrado o caminho pra vc, que deve se achar "o cara" no Gimp, mas para outros, vc pode ter certeza que mostrei algum caminho, pense antes de falar. É sim eu borrei a imagem mesmo, idai?! Essa era a minha intenção, agora vc sabe me dizer o pq fiz assim? Pois é, pensa aí, vc é "o cara", quem sabe vc consigue entender haha. Então se não sabe, não venha querer criticar o meu artigo, borrei a imagem para mostrar que não temos limites em criar um wallpaper, que com qualquer 'borrado', vc faz um wallpaper legal, portanto, basta ter criatividade que vc pode fazer muitos wallpapers legais com o Gimp.

Cara se vc não sabe, não fala, eu não ampliei imagem alguma no meu artigo, TODAS as imagens estão no seu tamanho real, no caso dos tuxs, apenas removi o fundo deles, e não estava com tanto tempo assim pra ficar removendo todos os pixels desnecessários como vc queria, que no caso do seu primeiro comentário, vc não mencionou dizendo que era sobre os tuxs (disse apenas da ampliação das imagens, e então, como eu não ampliei imagem alguma, mencionei os moderadores, por achar que vc se referia qndo se clica na img para amplia-lá no tamanho real), e sim, mencionou como se fosse no geral das imagens, portanto, se for falar de alguma coisa, informe-a corretamente, em vez de falar como se fosse no modo geral. Então, não ampliei (e nem recortei) absolutamente NADA, apenas fiz o que disse acima. Cara, torno a repetir, se vc não sabe, não fala, tente se informar antes.

Que imagem conhecida eu peguei?! Desculpa aí "o cara" hahaha. Fala sério. A imagem do meu logo, ela nunca foi vermelha. :D ... cada uma viu ... E cuidado com as palavras, até agora não baixei o nível com vc, o "idiota" estou deixando passar, mas se vc continuar e/ou piorar as coisas, depois aguente as consequências.

Posso não ter metodologia de ensino, mas não fico me gabando hahaha.
O que importa é que o leitor consiga entender o que está escrito, e é por isso que fiz na maior clareza possível. Não estou querendo ter alguma metodologia de ensino, quero que quem estiver lendo, possa entender, e tirar um bom aproveito dele, com isso já estará mais do que suficiente, não estou escrevendo para ganhar alguma coisa em troca. Agora, querer mandar alguém ir estudar sem nem conhecer a pessoa é um tanto quanto idiota, se liga cara. Não me venha querer dar uma de "sabe tudo", que até agora vc não soube NADA.

Essa foi a melhorar de todas, vir falar que pra mim a lingua portuguesa não existe hahahha, imagina pra vc heim, que escreve: "alguns" com M (Algums conselhos: ...), "imagens" com M (Não de imagems em ...), autor com L (tentar mudar o altor ...), ahahahah fala sério heim cara, antes de criticar alguém, tente se olhar no espelho. :D ... que comédia (ahhh depois não vale editar os erros heim hahaha).

Não, não devo dar satisfação do que eu faço à ninguém, muito menos pra vc. Apartir do momento que eu fiz, o negocio é meu, não tenho que dar satisfação, se liga, alguém aqui paga minhas contas?! Não, então, pronto. :D ... Agora, torno a repetir, se vc não sabe, é melhor não falar nada, muito menos se vc não conhece a pessoa, não saia julgando, e tbm não chame alguém de alguma coisa sem saber.

Dispenso o seu "boa sorte", vindo de alguém que veio no meu artigo querendo discutir, eu prefiro nem aceitar. Vou precisar de sorte se continuar escrevendo assim, é mesmo?! (nossa que meda hauhauah). Sorte pra que? ... Vc fala como se tbm fosse "o cara" da metodologia de ensino hahaha. Se liga, cada um escreve o seu artigo como quiser, e não como VC quer, entenda isso. ... E como eu falei, pretendo ajudar quem realmente está interessado, fora isso, olha minha cara de preocupado :-)))) ...

Ahhh então é "Viva ao Linux"?! Opaaaa perae, pessoal vamo pedir pro Fábio mudar o nome do VOL, para VAOL hahahaha ... que eu saiba o site é www.vivaolinux.com.br, e não, www.vivaAOlinux.com.br :D ... sem comentários hahahahaha (só rindo mesmo viu, cada uma).

flwss ...
até ...

[6] Comentário enviado por razgriz em 06/11/2006 - 20:21h

"Amigo", eu discutir? A MINHA MARCA CARREGA TAIS CORES E NÃO O SEU "FETO VISUAL", falando nisso um borrão virou papel de parede? Isso sim é arte pós moderna=]. Para começar não perdi o meu tempo lendo "hauahauajha" e outras besteiras que você "escreveu", eu não me acho "o cara", EU SOU um dos POUCOS que fazem algo diferente, coisa que você infelizmente nem chega perto de ser, pare com a palhaçada e vá estudar, você pode começar pelos meus documentos espalhados pela comunidade e ou os do Mozart Couto, outra coisa, "wall paper maneiro" ? sem comentários... por fim, eu espero que algum dia SIM, você escreva algo DIGNO de estar exposto. Quase me esqueço, não é PARA PESSOAS COMO EU que você deve mostrar o "caminho", mas sim para pessoas sem o MENOR conhecimento em direção de arte, mas isto deve ser feito com PACIÊNCIA E COMPETÊNCIA, assim sendo eu te aconselho a devorar tudo o que encontrar sobre o assunto proposto e ai quem sabe com muita perceverança e sorte você poderá obter algum hesito na sua EPOPÉIA. tenha ótimos sonhos...."ULISSES".

[7] Comentário enviado por welingtond em 30/03/2007 - 22:20h

Deus do céu !
O sujeito questionou o português do outro e escreveu "perseverança" com c ...
Será uma homenagem a Perceu ?

"O maior prazer de um homem sábio é se passar por um tolo perante um tolo que tenta se passar por um homem sábio".



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts