Compiz Fusion: Compilando e instalando em 5 minutos

Olá galerinha do VOL, como todos devem saber, um programa compilado com flags específicas para uma máquina tem execuções mais rápidas e estáveis. Logo minha proposta é que se utilizem, se quiserem, não é obrigatório, flags específicas dos compiladores de C e C++. Com o script que criei pode-se ter o Compiz compilado e rodando em menos de 5 minutos.

[ Hits: 14.440 ]

Por: David Mendonça em 21/01/2009


Introdução



Nesse artigo abordarei sobre a compilação e instalação do Compiz Fusion para Linux Slackware 12.1. Compiz Fusion é uma ferramenta que usa seu hardware (principalmente placa de vídeo) para renderizar efeitos (alguns úteis, outros somente para diversão) no seu computador. É como se seu PC virasse um grande game, logo será preciso uma placa de vídeo no mínimo boazinha pra poder usufruir desses efeitos.

Pra quem não conhece ou já ouviu a respeito, mas ainda não teve a oportunidade de instalar e testar, essa é a hora de fazê-lo. Eu recomendo uma placa de vídeo da Nvidia. Antes de continuar é sempre bom dar uma configurada no Xorg.conf. Para essa tarefa existe o nvidia-xconfig, um utilitário de configuração do X. Tudo deve ser feito em um terminal, pode ser um emulador usando o X. Não precisa sair do X pra instalar o Compiz, mas sendo uma configuração do X é bom fazer sem o X rodando. Num terminal digite:

# telinit 3
# nvidia-xconfig --composite --allow-glx-with-composite --render-accel --add-argb-glx-visuals
# telinit 4


Essa "#" não deve ser digitada, apenas indica que o comando deve ser utilizado como usuário root. Após isso seu Xorg.conf deverá estar configurado e pronto para suportar o Compiz Fusion.

Estou considerando que está sendo usado o modo 4 do init. O padrão do Slackware é o 3, então se você inicia o modo gráfico com um startx no terminal não precisa fazer os comandos de telinit X, basta sair do modo gráfico (fechando o KDE ou XFCE) e executar o nvidia-xconfig.

Agora vou explicar como baixar e compilar facilmente usando alguns scripts que criei. Baixe o arquivo seguinte: build_compiz-0.1.tar.gz

Esse arquivo contém dois scripts. Um deles servirá somente para baixar os códigos-fonte necessários. O segundo irá compilar e criar os pacotes adequadamente para Slackware. Vamos extrair os scripts para uma pasta, como segue, considerando que o arquivo foi baixado na home do usuário:

# mkdir compiz
# cd compiz
# tar xzvf ~/build_compiz-0.1.tar.gz


Executamos baixar.sh para baixar automaticamente os arquivos necessários para a compilação:

# ./baixar.sh

Agora procure pelo pacote intltool. Aqui deu pau porque não tem essa pacote instalado. Basta ir no LinuxPackages, pegar o pacote e instalar. Essa é a única dependência que precisei instalar por fora.

Depois de baixado tudo, chegou a hora de compilar:

# ./build.sh --install

Que tarefa árdua hein. O comando acima irá compilar todo o nosso bolo e prepará-lo para nosso banquete. Eu recomendo deixar a opção --install para que seja instalado tudo na hora em que for criado. Esse script precisa que se tenha o SUDO ATIVO, tanto para criar os pacote .tgz padrões do Slackware, quanto para instalar.

Então é necessário que você fique ligado no terminal, quando pedir "password:" é só colocar a senha de usuário (caso tenha configurado o sudoers assim, como eu). Se tiver colocar NOPASSWD no sudoers então não precisa se preocupar com senha.

Você ainda precisará responder a pergunta com um "y" (sem aspas) para instalar os pacotes. Por segurança coloquei uma pergunta para cada pacote criado.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Executando o Compiz Fusion
Outros artigos deste autor

Compilando e instalando o recordMyDesktop no Linux Slackware

Leitura recomendada

Inkscape descomplicado - Parte II

Visualizador de sistema de arquivos tridimensional

Anima Beat

Instalando Compiz Fusion no Slackware 12.1 + AIGLX + NVIDIA

O Rio distorcivo e o Gimp

  
Comentários
[1] Comentário enviado por albfneto em 21/01/2009 - 20:58h

Cada vez mais fácil trabalhar com Compiz Fusion, em todas as distros! Muito legal!

[2] Comentário enviado por slackmen em 04/02/2009 - 20:53h

Atualização do script pra versão 0.2. Fiz poucas mudanças, mesma compatibilidade.
Eis o link:
http://www.4shared.com/file/84478914/8bf2c5ed/build_compiz-02tar.html


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts