Estou iniciando minha revisão para a Certificação Java e gostaria de contribuir com os tópicos que serão abordados na prova. Vamos estudar juntos! Uma parte do título vou deixar em inglês para facilitar na localização dos objetivos dos tópicos.
[ Hits: 33.937 ]
Por: Victor Marcus de Oliveira Castro em 12/12/2005
private: faz com que o método ou variável seja acessível somente dentro de sua classe.
protected: faz com que o método ou variável seja acessível somente dentro de classes no mesmo pacote ou subclasses da classe.
public: faz com que a classe, método ou variável seja acessível por qualquer outra classe.
Modificadores de Classe, Métodos e Variáveis:
abstract: usa-se para declarar uma classe que não pode ser instanciada ou um método que deve ser implementado por um subclasse não abstrata.
class: palavra reservada usada para especificar uma classe.
extends: usada para indicar a superclasse que a subclasse está estendendo.
final: torna impossível estender uma classe, sobrescrever um método ou reinicializar uma variável.
implements: usada para indicar a interface que a classe irá utilizar.
interface: palavra reservada para especificar uma interface. Uma interface define um grupo dos métodos ou uma interface pública, que deve ser executada por qualquer classe que implementar essa interface. Uma interface permite que um objeto seja tratado como um tipo declarado pela interface implementada.
native: indica um método escrito em outra linguagem de programação, como C++, por exemplo.
new: usada para instanciar um objeto invocando seu construtor.
static: faz um método ou uma variável pertencer a uma classe ao invés de uma instância (não precisa instanciar um objeto que tenha método ou variável estática para poder usá-los).
strictfp: usado na frente de um método ou uma classe para indicar que os números de ponto flutuante seguirão regras restritas durante toda a expressão.
synchronized: indica que um método só pode ser acessado por uma thread de cada vez.
transient: impede que os campos sejam serializados. 'Pula-se' os campos transientes quando os objetos são serializados.
volatile: indica que uma variável pode mudar fora da sincronização porque é usada nas threads.
[1] Comentário enviado por gabrielmelo em 13/12/2005 - 10:24h
Artigo muito bom, também estou me preparando para a certificação SCJP. O que foi colocado no artigo é muito importante, qualquer simulado que você faça, cai tudo isso. É otimo para revisar os conceitos.
[3] Comentário enviado por tarcisioaug em 15/12/2005 - 14:03h
Kra eu não sei quase nada de programação, mas, tenho muito muita vontade de aprender, desculpe por estar te incomodando é que eu gostaria de saber duas coisas, 1ª: Você consegue se sustentar com um padrão de vida razoável programando em java, 2ª: Você poderia me indicar um bom curso de java de preferênçia em BH ou um on-line?
[4] Comentário enviado por supradados em 27/12/2005 - 10:29h
Obrigado a todos pelo incentivo, com certeza vou continuar contribuindo com essa galera genial do mundo livre. Sobre os ganhos com java, ainda não estou dependendo dele (sou servidor público). Mas tenho conhecimento de várias pessoas se dando muito bem com java no quesito consultoria, pelo menos aqui em Brasília. As grandes empresas de informática que prestam serviço junto aos órgãos públicos estão contratando pessoas certificadas sem questionar mais nada, basta somente a cerificação. Está em meus planos também fazer um mestrado em TI porque as faculdades particulares também estão pagando muito bem a esses profissionais. Sobre um curso on-line eu realmente não saberia indicar.
[6] Comentário enviado por supradados em 28/03/2006 - 13:11h
Ligar para a Sun e solicitar o voucher (pronúncia: váunche) para o exame SCJP 1.4 cujo código é 310-035 (Verifica outros códigos para outras certificações). Você terá que fazer um cadastro lá também. O tel é 0800 55 78 63. Atualmente o voucher custa R$330,00 (não tenho certeza).
Depois de 15 dias você receberá pelo correio um papelzinho e nele tem um código com letras e números. Parece um serial key. Guarde-o no seu cofre favorito. Você vai precisar dele para marcar a prova.
Hora de marcar o dia e a hora do exame: http://www.prometric.com
busque a empresa mais próxima de você que aplica os exames e ligue para ela, ou até mesmo envie e-mail.
Você precisa chegar cedo porque eles não atrasam um segundo sequer.
Se você passar, espere até 45 dias úteis para receber o certificado, uma carta, um broche e um cartão.