180 dias sem solução

Olá amigos, venho falar de algo muito bacana que aconteceu comigo num período de 6 meses, onde eu estava procurando um ambiente RAD (Rapid Application Development) que pudesse suprir minhas necessidades levando em conta: linguagem + produtividade + tempo de desenvolvimento. No desfecho do artigo falo sobre o e-Gen, que foi a solução ideal para meu caso.

[ Hits: 15.673 ]

Por: Carlos Eduardo G. Franco em 28/12/2004


A busca pela melhor solução



Fiquei 30 dias para encontrar o primeiro ambiente RAD e encontrei o primeiro por nome de SC (Script Case), um framework que aparentemente prometia muito, que gerava código em PHP e Java script e tinha um preço considerável, bom acabei comprando... Logo em seguida comecei a desenvolver com ele, ele mapeava as tabelas do meu banco de dados MySQL e eu podia criar formulários e relatórios com alguns cliques.

Até aí maravilha, ele fazia muito bem, mas logo comecei a sentir dificuldades nele, para fazer implementação em um ERP pra rodar na web, o que aconteceu? Isso mesmo, já estava desistindo dele pois ele não acompanhava esse tipo de aplicação e a manutenção do mesmo ficava difícil, pois gerava muito código sujo de difícil interpretação, e finalmente desisti.

Logo em seguida conheci vários frameworks e RAD's de desenvolvimento para web como Codecharge, Miolo, DBForm, etc etc etc... uma procura no Google sobre gerador web ou frameworks e vocês vão ficar loucos com tantas opções.

Em seguida ouvi falar do Zope, outro ambiente de desenvolvimento web, e lá vai eu em outra jornada, comprei livro, mexe daqui mexe dali, conheci várias pessoas legais do meio e vi que era muito complexo por enquanto para desenvolvimento rápido, mais NÃO desisti, só vou esperar mais um pouco para ele ter algum produto e se tornar um RAD, mais que posso garantir que ele é do "CARAMBA".

Esse tempo todo durou 5 meses, até que um dia procurando sobre Software Livre (SL) encontrei um site por nome de www.egen.com.br, logo em seguida entrei e li o site inteiro, vi as telas do sistema e o que ele fazia, aquilo estava me parecendo diferente de tudo que eu tinha encontrado neste período. Foi aí que resolvi baixar o sistema e instalar ele em meu laptop.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. A busca pela melhor solução
   2. e-Gen: a solução definitiva
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Modelos de desenvolvimento

Polimorfismo - Uma visão em C++ e Java

Introdução a eXtreme Programming (XP) e instalação do ANT + JUnit

Entendendo POO (História e conceitos)

Certificação Java - 1 - Java Programming Language Keywords (Exam Objective 4.4)

  
Comentários
[1] Comentário enviado por marcaoguitarra em 28/12/2004 - 12:15h

Tentei Baixar o egen do site mas não consegui....

[2] Comentário enviado por GrupoFimdeprova em 28/12/2004 - 15:31h

Gostei da Matéria, vou testar este e-Gen.
Feliz 2005!

[3] Comentário enviado por fredslz em 28/12/2004 - 22:43h

Vou baixar agora mesmo....

Me diz uma coisa...Na minah empresa tava pensando em usar o PHP/Miolo(www.miolo.org.br), pois a qtd de mão-de-obra em PHP é maior, o que já seria uma vantagem, e a produtividade com o miolo tb seria muito grande. as agora fiquei na dúvida....

Nunca programei em java. Você acha q teria dificuldade em começar direto pelo egen?

[4] Comentário enviado por royal em 29/12/2004 - 00:10h

legal o artigo, só um comentário...

"O e-Gen gera as aplicações utilizando as melhores práticas e padrões definidos para as diversas tecnologias, mesmo quando o desenvolvedor não as domina completamente. Desta forma, a inclusão ou substituição de um membro da equipe pode ser realizada de forma rápida e com baixo custo."

a ferramenta eh ótima quando c visa produtividade e velocidade, mas e qualidade!? ... essa nova geração de rad's quer q vc digite o menor de número de linhas de código possivel, criando aplicações obscuras e sujeitas a falhas, e programadores que conhecem cada vez menos, o que realmente está acontecendo, ou seja operários montadores de código!

c programar é uma arte, como eu acredito, onde está a arte nisso ...

não me leve a mal, a ferramenta é ótima e o artigo tah legal, foi só uma observação!

[5] Comentário enviado por fredslz em 29/12/2004 - 09:38h

Cadu, no artifo você coloca que chegou a testar/usar o MIOLO.

O que achou dele? Pq não gostou? Quaias as vantagens do egen comparando com o MIOLO?

Valeu!!!!

[6] Comentário enviado por cadu_analista em 29/12/2004 - 15:45h

Olá amigos, bom royal, complementando o seu comentário, achei bem legal, mais gostaria de ressaltar que programar é uma arte sim...concordo ... só que esta arte fica cada vez mais cara ... e se demorar-mos muito para fazer coisas simples em uma linguagem/aplicação com certeza seremos varrido pelo mercado. Hoje estamos em uma época em que produtividade esta aliada ao tempo de entrega do produto, e o Egen vem justamente suprir esta nescessidade, se ele gera aplicações rápida, ele gera SIM !!! mais todo o seu código é customizável, em todas as suas classes ai ja não vejo porque uma aplicação gerada por ele não possa estar batendo de frente com as melhores ferramentas de desenvolvimento web.

[7] Comentário enviado por balani em 09/12/2006 - 00:50h

E gaucho!! tú é o cara!! pq vc não me falado que tinha escrito um artigo aki no VOL???
Mais tá bão, parabens, ficou legal o artigo.

[8] Comentário enviado por malungo em 21/12/2007 - 07:28h

Bom dia cadu, depois de ler esse artigo fiquei curioso e comecei a mexer no egen. Entretanto, ao iniciar a configuração do Data Source o template aparece em branco. Vc poderia me dar uma luz??

[9] Comentário enviado por luisfer em 28/07/2008 - 15:52h

Vou tentar...

[10] Comentário enviado por pdcassiano em 06/02/2015 - 11:32h

Muito bom o Artigo, estou baixando o e-gen agora para testar. Mas não achei versão para linux, o link que veio para o meu e-mail foi um .exe


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts