Big Linux: A opção ideal para iniciantes

Descrevo com algumas informações relevantes a distribuição Linux que melhor adapta-se as necessidades de um usuário iniciante, que espera encontrar um sistema excelente para diversas tarefas sem preocupar-se com linha de comando.

[ Hits: 34.186 ]

Por: Perfil removido em 26/12/2006


Introdução



Quando o usuário pensa em migrar para o sistema do pinguim, ele não espera decepções devido a comentários de pessoas que experimentaram o Linux, dizendo que não presta, é difícil de "mexer", etc. De fato, o que ocorre é a falta de informações para saber qual a melhor opção para um iniciante que jamais teve contato com o Linux, pois devemos lembrar um detalhe muito importante: o usuário iniciante não está preparado para lidar e/ou memorizar um monte de comandos para determinadas tarefas.

Digo isso pelas grandes quantidades de perguntas aqui no VOL, por mais "simples" que sejam, e o que recebem de resposta: "Abra um terminal, digite comando tal, descompacte com comando tal, logue como root, etc". Isso leva quem está começando agora a regressar de vez para o Windows, por encontrar no sistema do tio Bill facilidade de configurar com um simples clicar do mouse. Outros interrogam: "Mas o que é root?", "Onde ficam meus arquivos?", "Como faço para alterar o papel de parede?", "O que é terminal?". Fique perto de quem usa o micro para tarefas básicas e espere o que vai ouvir: "Que coisa difícil é essa?".

Por mais simples que sejam as interrogações, temos que instruí-los de uma forma gradual, começando pelo simples, o famoso modo gráfico, e com o tempo ele vai descobrindo o resto experimentando outras formas, inclusive vai pegando o jeito através de comandos, se for o caso, dependendo do usuário (uns querem só para tarefas básicas, outros querem aprender mais, etc). Lembrando que usuário iniciante não é apenas aquele que fuça o sistema, mas também pessoas que não são da área de informática e usam o micro para tarefas simples do dia-a-dia, comerciantes, donas-de-casa, motoristas, cabeleireiros, etc. Será que sua mãe não usa o micro? Será que seus irmãos não usam o micro? Será que seu tio não usa o micro?

Pensem nessas pessoas antes de ensinar comandos como resposta a uma dúvida simples. Do que adianta ensinar comandos se essas pessoas querem um desktop estável e pronto para trabalhar? Portanto, as instruções devem ir de acordo com o nível de cada usuário.

Um amigo falou-me que não gostou do Kurumin porque é difícil, não conseguiu fazer o DVD rodar, não sabe para onde foram seus arquivos, não conseguiu acessar o drive de DVD que acabou de comprar e possui o Gravador de CD como Master, etc. Eu tinha instalado o Kurumin no micro dele, mas ainda não tinha tempo o suficiente para esclarecer algo básico. Aos poucos fui sanando as dúvidas sempre optando pelo modo gráfico para que ele pudesse aprender como se faz e o resultado foi extremamente prazeroso e satisfatório.

Conheço um grande amigo de uma escola de informática, a S.O.S Computadores. O nome dele é Firmino, uma grande figura. Ele é instrutor e está ensinando os usuários a usarem Linux. Como ele sabe o nível de seus alunos, não optou em passar comandos, apenas o modo gráfico, pois o usuário vai perder o interesse pelo Linux por jamais ter tido contato.

Dependendo do tipo de informações que um usuário precisa para sanar um problema, devemos saber passar a resposta clara e compreensível. Experimente ensinar comandos ao papai, a mamãe ou a titia... Não dá. Minha esposa perguntou: "O que é Linux?", "Como eu faço para acessar a internet?". Tive que deixar habilitado na inicialização do boot a internet para que ela pudesse acessar apenas abrindo o navegador, ao invés de eu dizer: "Você abre um terminal aqui, digite sudo pon dsl-provider, etc".

A distribuição era Kurumin, que já habilita a internet na inicialização durante a configuração do acesso ADSL caso o usuário confirme "Sim". Expliquei também que se algo não funcionar, é só clicar aqui neste ícone "Conectar ADSL". Para navegar na internet, use este ícone (estava indicando o Firefox)... e lá estava ela navegando como se já soubesse.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Conhecendo o Big Linux 3.0
Outros artigos deste autor

Kit de scripts para backup (Full + Diferencial + Samba + Rede)

Lançamento do GFP Open (Gerenciador Financeiro Pessoal) versão 0.0.1.2

Executando sua aplicação Kylix fora do Kylix

Xen - XL.cfg - Sintaxe da Configuração de Domínios - Parte II

Apollon no Conectiva Linux 10

Leitura recomendada

Solicitações através do Tor utilizando Python

Escritório 100% GNU/Linux: viável e econômico

Gentoo - Instalação partindo de LiveCD/USB do Sabayon LXDE

openSUSE 11.3 (parte 1)

Customizando o DVD de instalação do Slackware

  
Comentários
[1] Comentário enviado por gabrielbiga em 26/12/2006 - 23:13h

Mais um belo artigo seu.

Parabéns.

[2] Comentário enviado por versurix em 27/12/2006 - 11:58h

Artigo muito bom, tb sou usuário do Big Linux e realmente tem uma funcionalidade muito boa e prática.
A partir de Janeiro todos do forum do BL estarão engajados no desenvolvimento do novo Big Linux 4, vem mais facilidades por aí.
http://biglinux.com.br/forum/

[3] Comentário enviado por imhotep em 28/12/2006 - 00:20h

Bom artigo! A primeira vez q vejo alguém entender que o Linux pra pessoas leigas (tios, mães, avós) tem que ser o mais amigável possível...
Parabéns!

[4] Comentário enviado por silvinoduarte em 28/12/2006 - 13:10h

com certeza, quem não acha o mesmo bom e porque tem duvidas principalmente quanto a drivers de hardwares contidos em sua máquina.
toda distribuição acho que deveria vir com um manual de como configurar drivers mais comuns existentes ai no mercado.

[5] Comentário enviado por jerri_poa em 29/12/2006 - 00:20h

É isso ai amigo, aos poucos cada vez mais pessoas estão tendo acesso a informática e muitos estão travando o primeiro contato com o linux. não vou entrar no mérito de qual distro é a melhor, sem dúvida a melhor e aquele que lhe atende todas as suas espectativas, até mesmo o windows para uma pessoa leiga é uma maravilha. apesar de ilegal é mais fácil para alguem comprar um cd pirata de windows em uma banquinha de camelô do que baixar da internet uma distribuição de linux muito superior e de graça! acho que na minha opnião as pessoas ainda não usam o linux em massa por total falta de conhecimento de que uma distribuição de linux baixada da internet de forma totalmente legal pode ser superior ao cd de windows pirateado.. o linux ainda possui alguns problemas em instalação de alguns hardwares ( no meu caso scanner hp 2400) e na qualidade de alguns programas em relação aos programas comerciais disponíveis. mas acredito que quando o pessoal se der conta da maravilha que é o linux muitos muitas empresas desenvolvedoras de hardware vão portar seu drivers para linux ajudando assim na sua divulgação. Alguem já apresentou a algum usuário de windows o Bidlinux 3d, e viu o resultado! bom a todo mundo que eu apresento o meu cdzinho de linux totalmente 3d e totalmente legal eles não acreditam que é de graça! olha já converti muitos amigos que usavam winpirata a usar o pinguim, e não trocam por nada!! É! segue a luta....

[6] Comentário enviado por Phenix em 29/12/2006 - 13:38h

Em primeiro lugar queria deixar meus agradecimentos a você "rychardi" pela matéria.Sou um apaixonado pelo BigLinux e temos que mostrar que essa Distro é realmente maravilhosa.Ainda mais para iniciantes...Se torna referência,descartando esse tabu de que o Linux ninguém sabe mexer...Parabéns a nossa comunidade aqui no "vivaolinux" e é claro ao Bruno...Agora é só instalar e comprovar...Aguarde as futuras versões...Se adaptarão ainda mais ao usuário Desktop...Obrigado rychardi,vlw....Grande abraço a todos...

"Liberdade e Progresso"

"100%Linux"

[7] Comentário enviado por tenchi em 30/12/2006 - 01:30h

Legal, eu fiquei impressionado na época que lançaram o BIGLINUX 2.0. Nossa, ver tanto aplicativo num só liveCD? E ainda tinha o metisse, o KDE e GNOME, Openoffice... Enquanto outros liveCDs eram enxutos au máximo.
Só que algo que eu não gostei (da versão 2.0) eram as "gambiarras", como um botão no desktop para finalizar a sessão do KDE, etc. Não estou criticando essa distro, pois acredito que os desenvolvedores já corrigiram estas "falhas".

Falow. Ah, e poderia ter colocado algumas screenshots atrativas.

[8] Comentário enviado por tenchi em 03/01/2007 - 01:02h

Ah, coloca também algumas informações "técnicas" sobre a distro. Tipo: Versão do kernel, ambientes gráficos, aplicativos, etc. Blz?
Falow.

[9] Comentário enviado por removido em 03/01/2007 - 01:09h

No próprio site do Big Linux possui essas informações neste link:

http://biglinux.com.br/html/modules/smartsection/item.php?itemid=6

:::... Viva o Linux ...:::

[10] Comentário enviado por jugaso em 04/01/2007 - 09:17h

Não sei se a distro é a mesmo ... mas no meu caso peguei uma que nem ao menos contia os manuais (man) não testei se seria necessário instalar para obter acesso as mans, mas achei muito ruim assim ... no mais é uma boa distro sim ... interessante!

[11] Comentário enviado por tenchi em 08/01/2007 - 00:46h

Mas mesmo assim, acho que faltaram informações mais "técnicas", pois você acabou falando muito pouco sobre a distro, para falar mais sobre "cacacterísticas gerais", que poderiam se aplicar à qualquer outra distro.
Tipo; substitua a string "big linux" por kurumin, ou kalango, ou knoppix, que obterá o mesmo texto.
Não sei se consegui explicar, mas é isso.
Falow.

[12] Comentário enviado por tytinho em 25/01/2007 - 11:11h

Pf me ajudem nao sei como posso entrar no big linux ele agoea deu pa pedir o login e o password antes d entrar e eu coloco mas depois ker k eu digite um commando so na sei o k digitar helpeeeeeeeeeeeeeeeee nao percebo nada disto help help help

[13] Comentário enviado por jugaso em 25/01/2007 - 11:56h

Cara tenta colocando o usuário root e a senha a que vc possa ter colocado no momento da instalação, certo, caso seja tente sem senha, mas de alguma maneira vc deve ter colocado uma senha no momento da instalação. Flw att, jugaso.

[14] Comentário enviado por tytinho em 25/01/2007 - 13:59h

kara mais kual é o usuario e a senha root?desculpa minha ignorancia abraço e ajuda ae

[15] Comentário enviado por tytinho em 25/01/2007 - 17:06h

consegui mas pede namesma pa colocar um comando o k escrevo?pfff digam logo to sem sistema operacionallllll.....flw desde ja :)

[16] Comentário enviado por jugaso em 25/01/2007 - 17:27h

Ajudo sim cara, não é ignorancia não ... o fato é o seguinte, no momento da instalação ele somente te pede uma senha para acesso do superusuário, o do root, então vc tem que se lembrar se digitou alguma senha para este usuário, ou seja, quando solicitado o usuário vc coloca root e a senha coloca a mesma q foi digitada na instalação do Big Linux.
E um conselho, caso queira aprender mais sobre linux veja os manuais para estudo do Guia Foca Linux, o site é este http://focalinux.cipsga.org.br/ vá na sessão de downloads.
Ok brohter, tem erro não !!! Se tiver dúvidas, pergunte !!! Abraços.

[17] Comentário enviado por tytinho em 25/01/2007 - 20:43h

cara fiz o k vc mandou e legal deu certo entrei como root e depois?ele pede comandos namesma, cada vez entendo menos to estudando o site k vc m deu mas mesmo assim me ajuda...obrigado vc tem sido legal brigadoo :) abraços....

[18] Comentário enviado por tytinho em 26/01/2007 - 08:08h

cara ja consegui obrigado vc foi 10...valeu...se precisar te pergunto cara kkkk...bye abraços :)!!!!!!!

[19] Comentário enviado por lcramos em 24/11/2007 - 18:10h

eu tenho uma versao do big linux, po é muito maneira mais só que na hora
de excluir um arquivo ele nao exclui, manda uma dica ai pra mim

[20] Comentário enviado por yuricastilho em 09/01/2010 - 10:23h

o big linux é uma otima opção para iniciantes (talvez até a melhor).
ao lado de seus parceiros, Ubuntu, e Debian


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts