Backup de arquivos das estações de sua rede com Samba PDC

Em seu Samba PDC você não grava os profiles dos usuários no servidor, mas é necessário fazer backups dos documentos que estão nas estações. Aprenda como automatizar backups gravando-os no próprio PDC ou em um servidor de backup.

[ Hits: 47.552 ]

Por: Tiago André Geraldi em 19/12/2006


Configurando o Netlogon



Nosso último passo é configurar o script de netlogon dos usuários para que ele copie o arquivo que criamos acima para a área de trabalho do usuário. Em meu smb.conf a tag "Logon Script" está definida como todos.bat.

O arquivo todos.bat, encontrado dentro do "netlogon" no PDC, é o script que todos usuários executam quando fazem logon. A maioria dos tutoriais do Samba ensina você colocar "%u.bat" ou algo assim, para que você defina um script de logon diferente para cada usuário. Eu faço diferente. O que tem no meu todos.bat, como a configuração do proxy e do antivírus (como citado no outro artigo que publiquei), todos executam, e no final dele eu tenho a linha "\\fileserv\netlogon\%username%.bat", que chama o script individual de cada usuário, assim tenho definido um script que todos executam e um individual com o nome de cada usuário que será executado somente por ele mesmo.

Vamos então editar o todos.bat. Se você usa uma configuração diferente, talvez terá que editar todos os arquivos de logon ou aqueles que desejar. Adicione ao arquivo:

cd %userprofile%\Desktop
copy \\fileserv\netlogon\backup.bat /y

Conclusão

Pronto. Reinicie o seu servidor Samba e na próxima vez que os usuários efetuarem logon, o backup.bat já vai estar na área de trabalho. Basta que seja clicado duas vezes, a tela do prompt vai correr na tela e quando o backup terminar ela simplesmente vai fechar. Mensagens para personalização e inúmeras outras funções podem facilmente serem acrescentadas ao script, servindo este, apenas como um exemplo muito simples, porém já funcional.

O artigo pode parecer confuso, por isso, estarei tirando eventuais dúvidas.

Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. O compartilhamento
   3. O script de backup
   4. Configurando o Netlogon
Outros artigos deste autor

Mandriva 2006 - Configurando servidor proxy transparente completo

Ubuntu, simplesmente poderoso

Samba - PDC com Debian e Clamwin antivírus sincronizado nas estações

Leitura recomendada

Servidor de arquivos integrado com Active Directory (AD) e quota de usuário/grupo

Configurando o Samba no Red Hat

Resolução de Nomes (e não IP) no Gerenciador de Arquivos - Linux x Linux

Logando o Windows XP no Samba

Samba e seu processo de resolução de nomes

  
Comentários
[1] Comentário enviado por thelinux em 19/12/2006 - 09:57h

Parabéns pelo artigo. Não testei ainda, mas gostei da idéia.

[2] Comentário enviado por gabrielbiga em 19/12/2006 - 18:38h

Legal o Artigo, vou testar.

Parabéns!!!

[3] Comentário enviado por gedalinux em 27/12/2008 - 22:46h

O meu problema com as extensões no samba é que pode facilmente ser burlado, basta que o usuário aprenda, isso será natural, com o tempo eles aprendem a manha e renomeiam as extensões ex mp3=p3, wma=ma, mp4=p4 e ainda tem mais caso use o veto files deve-se lembrar que ele usa expressoes regulares e é case sensitive.

Já com o veto files ele sempre me deixa na mão, porque ele não só proíbe a entrada dos arquivos como também esconde os que já estão lá.

A única maneira de resolver isto, pôr arquivos de multimídia pública no servidor é, não usar veto files na seção global e criar um mapeamento de multimídia sem o veto files......

Acho que deveria só proibir a entrada ou ter outras opções

[4] Comentário enviado por abmsbruno em 25/05/2011 - 17:48h

Caro Tiago, nao entendi a parte da configuracao do Netlogon, por favor pode me explicar novamente com detalhes, meu e-mail e:[email protected]

[5] Comentário enviado por jemerson1987 em 25/05/2011 - 22:52h

Amigo belo tuto, nas estações xp tudo ok, backup 100% porém nas estações w7 não funfa, tem alguma alteração que possa fazer para que o script tbm funcione em ambas? Brigadão


Contribuir com comentário