Samba - PDC com Debian e Clamwin antivírus sincronizado nas estações

Passo a passo para a montagem de um servidor Samba PDC no Debian 3.1 em modo texto e a personalização do servidor para auto-configurar o ClamWin antivírus nas estações, fazendo com que ele se atualize automaticamente, efetue verificações agendadas e informe no e-mail do administrador os vírus encontrados.

[ Hits: 129.276 ]

Por: Tiago André Geraldi em 27/07/2006


Introdução




O Samba, como todos já sabem, faz com que o Linux possa se comunicar com a plataforma Windows através da rede, até aí tudo bem, porém quero apresentar o PDC para quem é novo na área.

PDC ou Controlador de Domínio Primário, é um servidor que gerencia todos as contas dos usuários da rede e controla o logon dos mesmos nas estações Windows, estipulando regras de acesso, além do claro, servir arquivos. Com ele podemos configurar scripts de logon que são executados toda vez que um usuário se loga, assim, entre muitas outras utilidades, podemos mapear automaticamente unidades de rede e sincronizar data e hora. Existe ainda a possibilidade de concentrar todos os arquivos de cada usuário no servidor, não importando assim em que estação de trabalho o usuário efetue logon, ele sempre terá o seu desktop personalizado, com os seus respectivos documentos, porém a nossa intenção aqui é fazer justamente o oposto, não concentrar os profiles dos usuários no servidor, tendo em vista que não temos hardware suficiente para isso.

O ClamWin antivírus opensource para a plataforma Windows, baseado no Clam, famoso antivírus para servidores Unix, é o mais recomendado para Windows na minha opinião, por ser gratuito, ter atualizações frequentes e por não ficar em execução em tempo real, ou seja, ele não fica verificando todos os arquivos que você abre, não comprometendo assim o desempenho da estação, porém, é por esse motivo que ele é criticado. A solução encontrada é agendar verificações diárias.

Aqui na minha rede o Clamwin inicia uma varredura completa todo dia no horário de almoço, auto-elimina se possível o que encontrou de errado e me manda um e-mail informando se encontrou algum vírus e o que fez com ele.

Neste artigo aprenderemos a configurar um servidor PDC do zero e depois sincronizar o Clamwin em todas as estações através dos scripts de logon.

Ainda antes de começarmos, quero destacar que não podemos nos prender a interfaces gráficas para configurar os serviços do Linux, quando a coisa apertar, teremos que recorrer ao arquivo de configuração em modo texto, assim também entendemos melhor as regras e personalizamos melhor o sistema de acordo com nossas necessidades, além do mais, interfaces gráficas consomem recursos da máquina, o que não é nada interessante.

Sem mais firulas, vamos pôr a mão na massa...

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Instalação e configuração do Samba
   3. Criando grupos e usuários
   4. Baixando e instalando o Clamwin nas estações
   5. Escrevendo scripts de logon
   6. Executando o Samba e adicionando as estações
Outros artigos deste autor

Backup de arquivos das estações de sua rede com Samba PDC

Ubuntu, simplesmente poderoso

Mandriva 2006 - Configurando servidor proxy transparente completo

Leitura recomendada

Bloqueando a gravação de arquivos no Samba por extensão

Slackware como controlador de domínio

Micro curso Samba

Servidor Samba PDC para Windows XP em 3 passos

Configurando o Samba facilmente

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 28/07/2006 - 13:33h

Da no mesmo que ter um AVG ou Avast. seria interessante se pegasse as atualizaçoes do servidor PDC .

[2] Comentário enviado por virgulla em 28/07/2006 - 14:14h

Sim, porém deve se lembrar que o AVG e o Avast são antivirus pagos. Quanto as autualizações, não há grandes problemas porque são arquivos muito pequenos, a atualização ocorre muito rapidamente, mesmo assim, a solução prática seria um proxy com cache na rede, uma estação se atualiza e as demais apenas buscam no proxy.

[3] Comentário enviado por rodrigobassani em 28/07/2006 - 20:10h

Foi de muita valia pra mim tirar idéias pra fazer um novo script! Valeu

[4] Comentário enviado por econt_linux em 31/07/2006 - 10:00h

Otimo artigo!

Eu já faço instalação de servidores dessa forma a algum tempo, e realmente é uma maravilha!

Parabéns.


Cledson

[5] Comentário enviado por laeciocosta em 16/10/2006 - 12:47h

Olá, muito bom o artigo.

Mas uma dúvida, como posso adicionar grupos de trabalho no domínio, para que possa organizar os host´s por grupo de cada setor da empresa?

Abraços,

Laécio Costa

[6] Comentário enviado por k34z0 em 26/02/2007 - 11:56h

Excelente artigo.....

Parabéns.....

testado no Debian-CDD-BR ....

[7] Comentário enviado por renatomizani em 03/04/2007 - 17:56h

Muito bom este artigo, como faço para verificar quais máquinas já estão cadastradas.

testado no Conectiva 10...

[8] Comentário enviado por virgulla em 04/04/2007 - 14:33h

basicamente voce pode olhar no arquivo /etc/smbpasswd as linhas cujo nome termina com $, porém nao é pratico já que o arquivo mistura os usuarios normais tambem. Você algum filtro no comando cat para ele exibir apenas as maquinas, mas sei ao certo como fazer. Outra solucao é usar um configurador web para o samba, o Swat ou Webmin, neles voce vai poder listar facilmente varias informacoes.

[9] Comentário enviado por fernandoborges em 05/11/2007 - 15:31h

Brother,
Primeiramente parabéns pelo tutorial. Gostaria de saber se há como eu montar um repositório das atualizações no meu PDC Debian em minha rede interna. Ela não acessa a Internet, logo os clientes não têm como atualizar o antivirus. Pensei em baixar as atualizações e aplicá-las numa pasta no PDC, de onde as estações fariam o download das atualizações. Teria como fazer isso??? Obrigado...

[10] Comentário enviado por shadowfox em 07/11/2007 - 15:32h

Pessoal... Tem cmo atualizar o banco de dados de virus nas maquinas tb... Instala o clamav no servidor, ativa o crontab diario para atualizar o clamav executando o freshclam. Depois é só copiar o daily.cvd e main.cvd do diretório /var/lib/clamav/ para o diretorio %profile%/.clamwin/db usando o todos.bat na hora do logon.

hehehehe.. Isso até rola como dica para o site!!!!

Jah jah mando!!!

[11] Comentário enviado por prgs.linux em 26/02/2008 - 16:44h

Parabens pelo tutorial..............tinha um bom tempo que procurava um anti virus que gerenciasse estaçoes win.................VALEU ........



[12] Comentário enviado por osmarklein em 28/02/2008 - 09:38h

Parabéns pelo Artigo!! Eu uso o Debian em dois servidores distintos e estou fazendo os testes baseado no seu artigo para eliminar meu Win2K Server PDC da rede.
Eu tenho no W2KServer uma opção de definir horários para logon de usuários no domínio. É possível fazer isto no Samba PDC?

Grato desde já!!!!


[13] Comentário enviado por lipecys em 17/04/2008 - 08:41h

Sem dúvidas foi pro favoritos.

[14] Comentário enviado por malaka em 30/11/2010 - 22:19h

Amigo parabéns!! Muito bom seu artigo. Como sou novato tenho algumas duvidas

logon path =
logon home =

Por qual motivo voçê grava o profile no host e não no servidor?
e qual serial o comando para adicionar e excluir usuário de um grupo já existente.

Abraços
Malaquias


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts