Backup de arquivos das estações de sua rede com Samba PDC

Em seu Samba PDC você não grava os profiles dos usuários no servidor, mas é necessário fazer backups dos documentos que estão nas estações. Aprenda como automatizar backups gravando-os no próprio PDC ou em um servidor de backup.

[ Hits: 45.846 ]

Por: Tiago André Geraldi em 19/12/2006


Introdução



Caso não tenha conhecimento básico de Samba e PDC, leia um artigo que publiquei há algum tempo:
Em redes com Samba PDC, onde devido a falta de recursos de hardware e rede os arquivos pessoais dos usuários (profiles) são gravados localmente nas estações e não no servidor, é interessante criar um sistema de backup e orientar os usuários a executa-lo periodicamente, para que os arquivos pessoais não fiquem salvos apenas no próprio micro do usuário.

Esse artigo ensina a configurar o Samba para que ele crie na área de trabalho de todos os usuários o ícone de um script de backup, que ao ser executado, salva as pastas pessoais do usuário em um arquivo compactado no servidor PDC ou em um servidor de backup.

Orientando os usuários a executarem o backup uma vez por semana ou todos os dias por exemplo, o risco de perder informações caso o disco rígido de uma estação dê problema (como já aconteceu comigo, o que me motivou a escrever esse artigo) é anulado, você terá um backup dos principais arquivos. Existe ainda a possibilidade de se usar o Agendador de Tarefas do Windows para automatizar definitivamente o processo de backup, o que não tratei neste artigo.

Em si, o processo é simples (temos em vista aqui que você já tem um Samba PDC em execução, caso contrário leia o artigo citado no início). Primeiro configuramos um compartilhamento que guardará todos os backups, em seguida escrevemos o script de backup e por último editamos os scripts de logon dos usuários, para que a estação copie o executável de backup para a área de trabalho do usuário.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. O compartilhamento
   3. O script de backup
   4. Configurando o Netlogon
Outros artigos deste autor

Ubuntu, simplesmente poderoso

Samba - PDC com Debian e Clamwin antivírus sincronizado nas estações

Mandriva 2006 - Configurando servidor proxy transparente completo

Leitura recomendada

Samba 4 - Active Directory Open Source - Ubuntu 14.04.4

Instalando e Configurado a ferramenta Swat no Debian

libpam-mount: a Solução para montagem de volumes SMB

Configurando Java e Mozilla no Debian Sarge

Compartilhando diretórios em partições FAT com o Samba

  
Comentários
[1] Comentário enviado por thelinux em 19/12/2006 - 09:57h

Parabéns pelo artigo. Não testei ainda, mas gostei da idéia.

[2] Comentário enviado por gabrielbiga em 19/12/2006 - 18:38h

Legal o Artigo, vou testar.

Parabéns!!!

[3] Comentário enviado por gedalinux em 27/12/2008 - 22:46h

O meu problema com as extensões no samba é que pode facilmente ser burlado, basta que o usuário aprenda, isso será natural, com o tempo eles aprendem a manha e renomeiam as extensões ex mp3=p3, wma=ma, mp4=p4 e ainda tem mais caso use o veto files deve-se lembrar que ele usa expressoes regulares e é case sensitive.

Já com o veto files ele sempre me deixa na mão, porque ele não só proíbe a entrada dos arquivos como também esconde os que já estão lá.

A única maneira de resolver isto, pôr arquivos de multimídia pública no servidor é, não usar veto files na seção global e criar um mapeamento de multimídia sem o veto files......

Acho que deveria só proibir a entrada ou ter outras opções

[4] Comentário enviado por abmsbruno em 25/05/2011 - 17:48h

Caro Tiago, nao entendi a parte da configuracao do Netlogon, por favor pode me explicar novamente com detalhes, meu e-mail e:aleraf.bruno@yahoo.com.br

[5] Comentário enviado por jemerson1987 em 25/05/2011 - 22:52h

Amigo belo tuto, nas estações xp tudo ok, backup 100% porém nas estações w7 não funfa, tem alguma alteração que possa fazer para que o script tbm funcione em ambas? Brigadão


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts