Backup de arquivos das estações de sua rede com Samba PDC

Em seu Samba PDC você não grava os profiles dos usuários no servidor, mas é necessário fazer backups dos documentos que estão nas estações. Aprenda como automatizar backups gravando-os no próprio PDC ou em um servidor de backup.

[ Hits: 47.599 ]

Por: Tiago André Geraldi em 19/12/2006


O compartilhamento



O compartilhamento para backup precisará ter bastante espaço, dependendo principalmente da quantidade de usuários. Em minha rede com 30 usuários, os backups estão consumindo 10GB. Pode parecer pouco, mas é que configurei no script filtros para não serem salvos arquivos de música, fotos, vídeos, etc, o que veremos adiante. Outro fator é a utilização do Rar como compactador, o Winrar, apesar de não ser open source, possui um versão free e foi adotado aqui pelo seu grande poder de compressão e pela facilidade de operá-lo em prompt de comandos, o que ajudou bastante o desenvolvimento do script.

Você pode preferir em configurar esse compartilhamento no próprio PDC, como eu fiz, ou em outro servidor, de preferência uma máquina exclusiva para essa função, um Pentium MMX com 32mb de memória já serve, desde que tenha espaço em disco suficiente para suportar todos os backups de sua rede. A vantagem é que usando um computador separado você não compromete o desempenho do PDC nem seu uso de disco, se bem que veremos adiante que o desempenho não é tão comprometido, já que a partir da segunda vez que o backup é executado, o script apenas sincroniza os novos arquivos e os arquivos alterados.

Vamos ao compartilhamento. No smb.conf, adicione ao arquivo:

[bkps]
        path = /mnt/sda7/bkps
        read only = No 
        veto files = /*.mp3/*.wma/*.wmv/*.avi/*.mpg/ 
        create mask = 0700 

  • "bkps" é nome do compartilhamento;
  • O "path" é o caminho da pasta no servidor;
  • "Veto Files", arquivos que serão bloqueados por sua extensão;
  • E a máscara 0700 faz com que tenha permissão de escrita e leitura somente quem criou o arquivo, assim ninguém poderá ver os arquivos de backup dos outros usuários.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. O compartilhamento
   3. O script de backup
   4. Configurando o Netlogon
Outros artigos deste autor

Ubuntu, simplesmente poderoso

Mandriva 2006 - Configurando servidor proxy transparente completo

Samba - PDC com Debian e Clamwin antivírus sincronizado nas estações

Leitura recomendada

Samba - Configurado como PDC

Samba com autenticação simples e lixeira

Integrando o Debian-BR-CDD ao domínio Active Directory

Linux + Samba como PDC

Instalação e configuração do Samba no Ubuntu Server

  
Comentários
[1] Comentário enviado por thelinux em 19/12/2006 - 09:57h

Parabéns pelo artigo. Não testei ainda, mas gostei da idéia.

[2] Comentário enviado por gabrielbiga em 19/12/2006 - 18:38h

Legal o Artigo, vou testar.

Parabéns!!!

[3] Comentário enviado por gedalinux em 27/12/2008 - 22:46h

O meu problema com as extensões no samba é que pode facilmente ser burlado, basta que o usuário aprenda, isso será natural, com o tempo eles aprendem a manha e renomeiam as extensões ex mp3=p3, wma=ma, mp4=p4 e ainda tem mais caso use o veto files deve-se lembrar que ele usa expressoes regulares e é case sensitive.

Já com o veto files ele sempre me deixa na mão, porque ele não só proíbe a entrada dos arquivos como também esconde os que já estão lá.

A única maneira de resolver isto, pôr arquivos de multimídia pública no servidor é, não usar veto files na seção global e criar um mapeamento de multimídia sem o veto files......

Acho que deveria só proibir a entrada ou ter outras opções

[4] Comentário enviado por abmsbruno em 25/05/2011 - 17:48h

Caro Tiago, nao entendi a parte da configuracao do Netlogon, por favor pode me explicar novamente com detalhes, meu e-mail e:[email protected]

[5] Comentário enviado por jemerson1987 em 25/05/2011 - 22:52h

Amigo belo tuto, nas estações xp tudo ok, backup 100% porém nas estações w7 não funfa, tem alguma alteração que possa fazer para que o script tbm funcione em ambas? Brigadão


Contribuir com comentário