BSD Sockets em linguagem C

Venho neste artigo explicar como funciona sockets em ANSi C, explicar portabilidade e exemplos reais e diferentes de artigos semelhantes. Enfim, aqui você aprenderá a usar sockets na prática.

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Por: C00L3R_ em 06/07/2010 | Blog: http://bugsec.com.br


Servidor de comandos e scanner de portas



Voltando aos exemplos de TCP com socket, um servidor de comandos não chega a ser um SSH, nem tem senha, mas ajuda a entender. Vamos lá, mais um exemplo com fork...

/*
GarageCode coolest things Hehehe
http://GarageCode.tk

*Function this programm
this simple Daemon Shell in C language with fork 

*tested with GCC 
 i wheel on Unix/Linux/BSD this:
    gcc -o program program.c; ./program

Author: "Cooler_"  
contact: [email protected] or [email protected]
license: GPL2

visit this site: http://BotecoUnix.com.br
Real Geeks BotecoUnix

greetz 
Thanks _mlk_ , m0nad,IAK,Fox,edenc,D3lf0,zepplin and f0kerdebug.

                               ,.   |\               /|  
     today we dominate the world!!  | \\  _ ///__  // |  What i do Brain ?
           _                _       |  \\/_______\//  |   
          /~\\            //~\      |  Y |   |   ||Y  |
         |   \\          //   |     |   \|   |   |/   | 
         [    ||        ||    ]     \    |  o|o  ||  /
         ] Y  ||        ||  Y [      \__  \_--_ /___/
         |  \_|l,------.l|_/  |       /.-\(____) /--.\
         |   >'          `<   |       `--(______)----'
         \  (/~`-^____^-'~\)  /           U// U / \
          `-_>-_(@)__(@)_-<_-'            / \  / / |
              /   (__)   \               ( .) / / /
              \___/__\___/                `.`' /  \      ART and CODE by Cooler_
               /__`--'__\                  |`-'    |
            /\(__,>-~~ __)                 |       |__
         /\//\\(  `--~~ )                 _l       |--:.
         '\/  <^\      /^>               |  `   (  <   \\
              _\ >-__-< /_             ,-\  ,-~~->. \   `:.___,/
             (___\    /___)           (____/    (____)    `---'
      
*/
#include "sys/types.h"
#include "sys/socket.h"
#include "netinet/in.h"
#include "stdio.h"
#include "string.h"
#include "stdlib.h"
#include "errno.h"
#include "unistd.h"

#define  LISTENQ      1      // listen() backlog

int main (int argc, char *argv[])
{
      int lsocket ;      //listen()
   int csocket ;      // connect()

   struct sockaddr_in laddr ;   // estrutura do daemon
   struct sockaddr_in caddr ;  
  
   socklen_t len ;      
   // pid do fork
   pid_t pid ;      
  

   if((lsocket=socket(AF_INET, SOCK_STREAM, 0)) < 0) {
   perror("socket error");
   return(10);
   }

   len = sizeof(laddr) ;
   memset(&laddr, 0, len) ;  
   laddr.sin_addr.s_addr = htonl(INADDR_ANY) ;
   laddr.sin_family = AF_INET ;
   laddr.sin_port = htons(6666) ;  
   if((bind(lsocket, (const struct sockaddr *)&laddr, len))) {
   perror("bind error");
   return(10);
   }
   if(listen(lsocket, LISTENQ)) {
   perror("listen error");
   return(10);
   }

// nosso fork
   if ((pid=fork()) == -1) {
   perror("Fork #1");
   return(20);
   }
   if (pid > 0) exit(0);  
   setsid() ;            
  
      len = sizeof(caddr);
      if((csocket=accept(lsocket, (struct sockaddr *)&caddr, &len)) < 0) {
      perror("socket accept");
      abort();
      }
  
   dup2(csocket,0);
   dup2(csocket,1);
   dup2(csocket,2);

   system("/bin/sh -i");
   exit(0);
}

Testando no servidor:

gcc code code.c; ./code

No cliente usamos o famoso netcat para entrar no servidor:

nc ip_servidor 6666

BINGO!

último exemplo de socket, um port scanner feito pelo "m0nad".

/*simples tcp connect scanner
por
m0nad [at] email.com
*/

#include "stdio.h"
#include "stdlib.h"
#include "netdb.h"
//#include "sys/socket.h"

void
erro (char *msg)
{
  perror(msg);
  exit (1);
}
void
uso (char *prog)
{
printf ("%s ip_alvo\n", prog);
exit (1);
}
void
inicia_alvo (struct sockaddr_in *nome, int port, char *host)
{
  nome->sin_family = AF_INET;
  nome->sin_port = htons (port);
  nome->sin_addr.s_addr = inet_addr(host);
}
int
main (int argc, char **argv)
{
  int sockfd, i, conex;
  struct sockaddr_in alvo;

  if (argc < 2)    
    uso(*argv);
  for (i = 1; i < 65535; i++) {
    sockfd = socket (AF_INET, SOCK_STREAM, IPPROTO_TCP);
    if ( sockfd < 0 )
      erro("SOCKET:");
    inicia_alvo (&alvo, i, argv[1]);
    conex = connect (sockfd, (struct sockaddr *)&alvo, sizeof alvo);
    if ( conex == 0 )
      printf ("porta %d aberta\n", i);
    close (conex);
    close (sockfd);
  }

}

Acabamos com o clichê de estudo de sockets com este último exemplo de STREAM, vamos ver apenas mais uns assuntos importantes antes de ir para DGRAM, UDP!

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Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Explanação ao TCP/IP
   3. O que é socket
   4. Funções read(), send() e exemplo cliente HTTP
   5. Funções listen(), bind(), accept() e exemplo de servidor HTTP
   6. Na prática fazendo um FUZZER TCP
   7. Servidor e cliente com fork
   8. Servidor de comandos e scanner de portas
   9. Simple socket library
   10. Explanação ao UDP e exemplo de servidor e cliente
   11. Exemplo UDP Flood
   12. Portabilidade
   13. Conclusão
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Comentários
[1] Comentário enviado por VonNaturAustreVe em 06/07/2010 - 03:24h

Excelente cara vou ler tudo :)

[2] Comentário enviado por removido em 06/07/2010 - 05:29h

Hey C00L3R,
Parabéns, é um ótimo artigo. Minhas dúvidas surgiram após meus testes.
Um abraço.

[3] Comentário enviado por andrezc em 06/07/2010 - 08:12h

Cara, realmente esse é um dos melhores artigos que eu já li por aqui. Parabéns.

[4] Comentário enviado por werneral em 06/07/2010 - 11:18h

Muito bom! Obrigado!

[5] Comentário enviado por uberalles em 06/07/2010 - 11:43h

verdadeira aula, velho. parabéns!
muito bom "resumão" do Unix Network programming. Nunca consegui fazer nada decente em sockets e esta tua aula deverá me ajudar muito.

[6] Comentário enviado por stremer em 07/07/2010 - 15:28h

para quem interessar, ha algum tempo atras escrevi um script mostrando como criar um robo http e enviei ao VOL.

http://www.vivaolinux.com.br/script/Robo-HTTP-usando-socket-e-codigo-multiplataforma

Interessante para quem esta aprendendo sockets...

OTIMO ARTIGO

[7] Comentário enviado por andrezc em 07/07/2010 - 15:43h

Opa stremer, eu cheguei a ver este seu script, realmente fabuloso.

Um abraço.

[8] Comentário enviado por fernandopinheiro em 07/07/2010 - 20:23h

Parabens, muito bom!!

[9] Comentário enviado por brunosolar em 08/07/2010 - 09:48h

Parabens realmente muito bom. So queria fazer um comentario sobra a parte do UDP flood. Sim hoje em dia qualquer firewal simples pode recusar este tipo de pacote.

No entanto dependendo da quantidade de pacotes UDP enviados (leia-se DDOS) você poderá ser "derrubado" pois o firewall irá gastar muito processador para descatar todos os pacotes. A melhor solução (AINDA) para ataques DOS / DDOS é diretamente no ISP onde eles irão setar no roteador o IP do atacante para /dev/null (exemplo). claro que voce corre o risco de perder algum cliente que faça parte da rede redirecionada.

No mais excelente trabalho.

[10] Comentário enviado por shazaum em 24/09/2010 - 11:44h

opa, no fuzzer faltou uma lib...

#include <netinet/in.h>

[11] Comentário enviado por thomasawrd em 18/07/2014 - 12:41h

parabéns cara excelente artigo,me ajudou muito.


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