BSD Sockets em linguagem C

Venho neste artigo explicar como funciona sockets em ANSi C, explicar portabilidade e exemplos reais e diferentes de artigos semelhantes. Enfim, aqui você aprenderá a usar sockets na prática.

[ Hits: 118.516 ]

Por: C00L3R_ em 06/07/2010 | Blog: https://github.com/CoolerVoid


Servidor e cliente com fork



Continuando nossa odisseia, já enfrentamos um ciclope entendendo STREAMS, ou seja, comunicação TCP ficou faltando RAW_SOCK, famoso raw sockets, DGRAM - UDP. Mesmo tendo 3 exemplos eu quero passar mais alguns problemas, bora fazer um servidor tipo QuestBook, que é um cliente que entra, deixa uma mensagem e se o cliente quiser sair ele digita "exit".

O nosso servidor vai poder ter no máximo 5 conexões ao mesmo tempo, para tal feito vamos usar fork, veja:

#include "stdio.h"
#include "stdlib.h"
#include "string.h"
#include "unistd.h"
#include "errno.h"
#include "sys/socket.h"
#include "sys/types.h"
#include "arpa/inet.h"
#include "netdb.h"
#include "netinet/in.h"
#include "sys/wait.h"

#define PORTA 6666
#define ERRO -1
#define TAMMAX 250     //tamanho maximo da string

int main () {

struct sockaddr_in network,local;
int sock,
    newSock,
    resp,
    strucsize,pros;

char msgbuffer [TAMMAX];

if(fork() == 0){
  sock = socket (AF_INET, SOCK_STREAM, 0);
  if (sock == ERRO) {
   perror ("Socket");
   exit (0);
  }
  bzero ((char *)&local, sizeof (local));
  local.sin_family = AF_INET;
  local.sin_port = htons (PORTA);
  local.sin_addr.s_addr = INADDR_ANY;
  strucsize = sizeof (local);
  resp = bind (sock, (struct sockaddr *)&local, strucsize);

  if (resp == ERRO) {
   perror ("Bind");
   exit (0);
  }
//numero maximo de conexões agente definiu aqui
  listen (sock, 5);
for(;;) {        
  if((newSock = accept (sock, (struct sockaddr *)&network, &strucsize))==1) {
    perror("accept");
    exit(1);
  }

  if (newSock == ERRO) {
   perror ("Accept");
   exit (0);
  }
  if(!fork()) {
  printf ("Recebendo conexao de: %s\n", inet_ntoa (network.sin_addr));
  //permite o cliente da uma entrada e a mostra, se a entrada for exit bula o laço "for" infinito
   for (;;) {
    recv (newSock, msgbuffer, TAMMAX, 0);
    fprintf (stdout, "\nMensagem Recebida: %s\n", msgbuffer);
    if (!strcmp (msgbuffer, "exit")) break;
   }
  }
}
}
}

Explicando:

Função recv - usada para receber mensagens de um socket. Sua sintaxe é:

int recv(int Meusocket, void *buf, int len, unsigned int flags);

Onde:
  • Meusocket -> é o socket para ler de outro, no caso um socket local.
  • buf -> aqui é o endereço da área do buffer.
  • len -> é o tamanho do buffer.
  • flags -> são formados por MSG_OOB e MSG_PEEK, permitindo receber dados out-of-band e permitindo espiar dados que entram, consequentemente. Esta chamada deve ser usada somente com sockets do tipo SOCK_STREAM.
  • MSG_OOB -> para dados oob (out-of-band).
  • MSG_WAITALL -> este argumento faz com que seja bloqueada a chegada de dados até que a requisição seja satisfeita. Flags podem ser: MSG_OOB, MSG_PEEK, MSG_WAITALL, MSG_ERRQUEUE, MSG_NOSIGNAL.

Agora o cliente para nosso servidor, papel dele é simples, ele pega a entrada do usuário, manda para o servidor e continua na conexão, enquanto não digitar "exit".

#include "stdio.h"
#include "stdlib.h"
#include "string.h"
#include "errno.h"
#include "sys/socket.h"
#include "sys/types.h"
#include "arpa/inet.h"
#include "netdb.h"
#include "netinet/in.h"
#include "sys/wait.h"

#define PORTA 6666
#define ERRO -1
#define TAMMAX 250 //tamanho maximo da string

main (int argc, char * * argv) {

struct sockaddr_in network;

int sock,
    newSock,
    resp,
    strucsize;

char msg [TAMMAX];

if (argc < 2) {
  printf ("Use %s <host>\n\n", argv [0]);
  exit (0);
  }

sock = socket (AF_INET, SOCK_STREAM, 0);

if (sock == ERRO) {
  perror ("Socket");
  exit (0);
  }

bzero ((char *)&network, sizeof (network));
network.sin_family = AF_INET;
network.sin_port = htons (PORTA);
network.sin_addr.s_addr = inet_addr (argv [1]);

strucsize = sizeof (network);

resp = connect (sock, (struct sockaddr *)&network, strucsize);

if (resp == ERRO) {
  perror ("Connect");
  exit (0);
  }

fprintf (stdout, "Conectado em %s\n", argv [1]);

for (;;) {
  printf ("\nMensagem: ");
   fgets(msg, sizeof(msg), stdin);
   msg[strlen(msg)-1] = '\0';
  send (sock, msg, sizeof (msg), 0);
  if (!strcmp (msg, "exit"))
     {
     exit (0);
     }
   }
}

Rode o servidor num terminal e abra dois terminais. Rode:

./client ip_do_server

Mande mensagem pelos os dois e veja por si o servidor rolando no terminal em que você executou ele. As dúvidas geralmente vão com a prática, então não fique triste se não rolar, apenas não desista. Se ajudar, baixe uma música aí do Raul Seixas chamada "tente outra vez", sempre que estou desanimado escuto esta música, abro o GDB e depuro o código, leio um bom livro como Ansi C do K&R, Dragon Books, entre outros aí, entrar no IRC e conversar com alguém que tem mais experiência também ajuda.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Explanação ao TCP/IP
   3. O que é socket
   4. Funções read(), send() e exemplo cliente HTTP
   5. Funções listen(), bind(), accept() e exemplo de servidor HTTP
   6. Na prática fazendo um FUZZER TCP
   7. Servidor e cliente com fork
   8. Servidor de comandos e scanner de portas
   9. Simple socket library
   10. Explanação ao UDP e exemplo de servidor e cliente
   11. Exemplo UDP Flood
   12. Portabilidade
   13. Conclusão
Outros artigos deste autor

Ponteiros - Saindo de Pesadelos

Buffer Overflow: Entendendo e explorando

Usando OpenBSD como desktop

Apache + PHP + MySQL + ftpd no OpenBSD

Usando o NetBSD como desktop

Leitura recomendada

O Modelo de Referência OSI

Controlando UPLOAD com o CBQ

Tutorial - Aplicação em C para transferência de arquivo usando socket TCP e Thread

Monitorando o consumo de banda com Bwbar

Operadores com a linguagem C

  
Comentários
[1] Comentário enviado por VonNaturAustreVe em 06/07/2010 - 03:24h

Excelente cara vou ler tudo :)

[2] Comentário enviado por removido em 06/07/2010 - 05:29h

Hey C00L3R,
Parabéns, é um ótimo artigo. Minhas dúvidas surgiram após meus testes.
Um abraço.

[3] Comentário enviado por andrezc em 06/07/2010 - 08:12h

Cara, realmente esse é um dos melhores artigos que eu já li por aqui. Parabéns.

[4] Comentário enviado por werneral em 06/07/2010 - 11:18h

Muito bom! Obrigado!

[5] Comentário enviado por uberalles em 06/07/2010 - 11:43h

verdadeira aula, velho. parabéns!
muito bom "resumão" do Unix Network programming. Nunca consegui fazer nada decente em sockets e esta tua aula deverá me ajudar muito.

[6] Comentário enviado por stremer em 07/07/2010 - 15:28h

para quem interessar, ha algum tempo atras escrevi um script mostrando como criar um robo http e enviei ao VOL.

http://www.vivaolinux.com.br/script/Robo-HTTP-usando-socket-e-codigo-multiplataforma

Interessante para quem esta aprendendo sockets...

OTIMO ARTIGO

[7] Comentário enviado por andrezc em 07/07/2010 - 15:43h

Opa stremer, eu cheguei a ver este seu script, realmente fabuloso.

Um abraço.

[8] Comentário enviado por fernandopinheiro em 07/07/2010 - 20:23h

Parabens, muito bom!!

[9] Comentário enviado por brunosolar em 08/07/2010 - 09:48h

Parabens realmente muito bom. So queria fazer um comentario sobra a parte do UDP flood. Sim hoje em dia qualquer firewal simples pode recusar este tipo de pacote.

No entanto dependendo da quantidade de pacotes UDP enviados (leia-se DDOS) você poderá ser "derrubado" pois o firewall irá gastar muito processador para descatar todos os pacotes. A melhor solução (AINDA) para ataques DOS / DDOS é diretamente no ISP onde eles irão setar no roteador o IP do atacante para /dev/null (exemplo). claro que voce corre o risco de perder algum cliente que faça parte da rede redirecionada.

No mais excelente trabalho.

[10] Comentário enviado por shazaum em 24/09/2010 - 11:44h

opa, no fuzzer faltou uma lib...

#include <netinet/in.h>

[11] Comentário enviado por thomasawrd em 18/07/2014 - 12:41h

parabéns cara excelente artigo,me ajudou muito.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts