O que vocês acharam no artigo sobre o linux lá no baboo? [RESOLVIDO]

13. Re: O que vocês acharam no artigo sobre o linux lá no baboo? [RESOLVIDO]

Rodrigo
omag0

(usa CentOS)

Enviado em 19/04/2019 - 00:08h

Giovanni_Menezes escreveu:

Esse não é um artigo sério!

O autor não sabe o que é kernel, não sabe o que é Linux e muito menos sabe o que é software livre e o que é open-source.

A microsoft apoia o open-source, um movimento usurpador dos louros do trabalho do projeto gnu/fsf realizado por Stallman, a microsoft não é e nunca foi amiga do software livre, tanto é que foi contra a criação da GPL3, diferente da OSI que nem licença própria tem



--------------------------------------------------------------------------
Somente o Software Livre lhe garante as 4 liberdades.
Open Source =/= Free Software.
https://encurtador.com.br/CGNU5
http://www.anahuac.eu/contrarrevolucao-osi/

***Experimente o Devuan Gnu/Linux***
https://devuan.org/

***Pensando em investir em bitcoins ? veja este vídeo***
https://www.youtube.com/watch?v=jhBE3MUFxQU


Não querendo defender empresa nenhuma, mas a M$ acordou nesse ponto.
Ela tem aberto alguns códigos e feito algumas coisas realmente interessante nesse sentido de Open-Source.
Mas não que ela seja boazinha, acho que foi mais na: "camarão que dorme a onda leva".
Mas nada contra também a atitude dela, afinal é uma empresa, e empresa tem que visar o lucro.

Só isso mesmo.


  


14. Re: O que vocês acharam no artigo sobre o linux lá no baboo?

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 19/04/2019 - 09:37h

Eu não acesso baboo para ler sobre Linux
É como ir na página do Palmeiras ler algo positivo sobre o Corinthians




15. Re: O que vocês acharam no artigo sobre o linux lá no baboo? [RESOLVIDO]

Hugo Cerqueira
hrcerq

(usa Outra)

Enviado em 19/04/2019 - 14:15h

clodoaldops escreveu:

Eu não acesso baboo para ler sobre Linux
É como ir na página do Palmeiras ler algo positivo sobre o Corinthians



Perfeita a analogia.

E digo mais: devemos duvidar de qualquer discurso proselitista em relação a sistemas operacionais. Eu acredito muito mais em exemplos. Você relata sua experiência, e outras pessoas decidem por si mesmas se querem tentar algo parecido ou não. Essa coisa de querer convencer os outros a usar o mesmo sistema que você é típico de quem não tem absoluta ideia do que está dizendo. O mero fato dele atacar outro sistema, em vez de defender o seu já deixa o artigo bem questionável.

Ora, se o Linux tem um marketshare grande ou pequeno nos desktops pouco me importa, só me importa que ele me atende muito bem. Quem não aprecia as vantagens que ele pode oferecer que não use, simples assim. Temos que parar com essa mania de querer que todo mundo pense igual.

---

Atenciosamente,
Hugo Cerqueira

Devuan - https://devuan.org/


16. Re: O que vocês acharam no artigo sobre o linux lá no baboo? [RESOLVIDO]

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 19/04/2019 - 14:45h

hrcerq, eu deixei Windows não pq tinha problemas com ele. Eu deixei Windows por queria algo diferente. E nessa busca eu acabei testando inúmeras distribuições. Hoje gosto muito do Ubuntu e suas derivações. Mas isso não me impede de usar Fedora, Solus, Mageia e Manjaro sem muito estresse numa máquina 100% Intel.



17. Re: O que vocês acharam no artigo sobre o linux lá no baboo?

Paulo Jr
Pebis

(usa Debian)

Enviado em 19/04/2019 - 15:22h

Um coisa está certa... O problema do Linux não é técnico, é comercial! Não sei se pela ideologia open source ou talvez porque vender software no Linux não seria vantajoso pois os usuários confundem livre com gratuito.


18. Re: O que vocês acharam no artigo sobre o linux lá no baboo? [RESOLVIDO]

Hugo Cerqueira
hrcerq

(usa Outra)

Enviado em 19/04/2019 - 15:30h

Pebis escreveu:


Um coisa está certa... O problema do Linux não é técnico, é comercial! Não sei se pela ideologia open source ou talvez porque vender software no Linux não seria vantajoso porque os usuários confundem livre com gratuito.


Lembremos uma coisa: open source (ou código aberto) não é uma ideologia, e sim um modelo de desenvolvimento. Aliás, nem mesmo o software livre é uma ideologia, e sim uma filosofia. E não há problema comercial, há problema de ignorância mesmo. O comércio segue os consumidores, não o contrário. Quem quer desenvolver para sistemas baseados em Linux está livre para fazê-lo. Tem toda a documentação do kernel à disposição, e de demais utilitários também, como os do GNU ou outros.

Quanto à confusão entre livre e gratuito, é justamente a isso que me refiro quando digo que o problema é ignorância. Quem entende o conceito do livre, percebe que ele oferece vantagens comerciais para o consumidor, e até para o produtor que pode atestar a qualidade do seu produto mostrando o código.

---

Atenciosamente,
Hugo Cerqueira

Devuan - https://devuan.org/


19. Re: O que vocês acharam no artigo sobre o linux lá no baboo? [RESOLVIDO]

Hugo Cerqueira
hrcerq

(usa Outra)

Enviado em 19/04/2019 - 17:56h

Mais um adendo. Um critério que costumo usar para medir a qualidade de um programa é o seguinte: se quem criou o programa estava tentando resolver um problema em particular e criou o programa para isso, ele estava no mínimo preocupado com a qualidade e a eficiência do programa.

Se, por outro lado, ele estava pensando em apenas vender o programa, essa preocupação não necessariamente existia. Analisemos a história do UNIX no Bell Labs, por exemplo. Desenvolvido para uso interno, depois acabou ganhando uma projeção maior pela sua qualidade (e foi comercializado).

A linguagem C, também teve seus primeiros compiladores no Bell Labs, incialmente para uso interno, possibilitou a expansão do UNIX para arquiteturas diferentes. Vários compiladores (inclusive comerciais) acabaram surgindo depois.

O git, criado para otimizar o processo de desenvolvimento do kernel Linux com um versionamento escalável, depois acabou naturalmente sendo reconhecido e usado em inúmeros outros projetos. Front-ends de git, livres ou não, gratuitos ou não, surgiram posteriormente. Em vez de tentar bater de frente com o git, o caminho escolhido foi a extensão do git.

Em outras palavras, não necessariamente quem produz para si produz com qualidade, mas a chance é muito maior.

---

Atenciosamente,
Hugo Cerqueira

Devuan - https://devuan.org/


20. Re: O que vocês acharam no artigo sobre o linux lá no baboo? [RESOLVIDO]

Gabriel Moreira
GabrielMS86

(usa Arch Linux)

Enviado em 19/04/2019 - 20:47h

Não fui ató o fim do - longo - artigo em questão.

O que me impressiona é um cara se dar ao trabalho de escrever um artigo de 9 enormes e repetitivas páginas destilando todo o seu desgosto com o Linux e os softwares livres mesmo que - como ele mesmo afirma - esse sistema não tenha mais do que uns 2% de usuários de desktop.

Só me leva a crer que o autor é daqueles que adora uma verborragia gratuita na web para atacar aquilo que ele não gosta.



21. Artigo do baboo

João Silva
Axe2015BR

(usa Outra)

Enviado em 19/04/2019 - 21:56h

Eu uso Linux, Mac e Windows a mais de dez anos e concordo com praticamente tudo que ele escreveu ali. O artigo é longo e sei que poucos leram ele pois senão vocês teriam reclamado menos. Além da análise dele não ser pró-Windows, ele levanta informações reais com links que comprovam a linha de raciocínio dele mesmo que eu não goste do que leio lá.

Aí vai uma critica construtiva para vocês: Muitos aqui criticam ele pelo ego, fanatismo, saudosismo e flame war só para ter algum motivo para criticar ele por ele ser pró-Windows. Pior é ver que tem críticas aqui sobre coisa que ele aborda como definição de Linux que ele pegou direto da Linux Foundation, o Linux no Azure que ele informa que é muito usado, a Microsoft sendo parceira da Linux Foundation e outras que vocês reclamam por terem preguiça ou desinteresse de ler o artigo dele. E ele não aceita comentários em nenhum artigo do site dele, e não somente nesse artigo.

Reclamem do site dele, do fórum dele, dele, mas vocês precisam amadurecer e aceitar que o artigo dele é uma reportagem bastante profissional que nenhum site Linux tem algo similar. Eu leio aqui que 'Eu acredito muito mais em exemplos' quando ele fez isso ali no artigo dele e aqui ninguém fez. Eu leio aqui sobre a 'verborragia gratuita' dele que é de aplaudir pela pesquisa de informações que ele fez e que ninguém aqui fez. Eu leio aqui criticas sobre o Mac os quando ele é um concorrente do Windows pois muitos clientes meus usam ele em vez de Linux.

Infelizmente a comunidade Linux não crescerá nunca com essa atitude infantil de quem-critica-o-linux-está-errado-e-pronto. O fanatismo aqui é muito maior do que lá e o desserviço aqui é muito mais do que o dele. Qual a idade de vocês? 14? 15? Vamos crescer pessoal!!!!


22. Re: O que vocês acharam no artigo sobre o linux lá no baboo?

Gabriel Moreira
GabrielMS86

(usa Arch Linux)

Enviado em 19/04/2019 - 22:09h

Axe2015BR escreveu:

O artigo é longo e acredito que poucos leram ele até o final pois se vocês tivessem lido vocês teriam reclamado menos. Além da análise dele não ser pró-Windows, ele levanta informações reais com links que demonstram fatos que corroboram a linha de raciocínio dele em uma reportagem bastante profunda que não vi em nenhum outro lugar. Eu uso Linux, Mac e Windows a mais de dez anos e concordo com praticamente tudo que ele escreveu ali.

Aí vai uma critica construtiva para vocês: Muitos aqui criticam ele pelo ego, fanatismo, saudosismo e flame war apenas para ter algum motivo para criticá-lo só por ele ser pró-Windows. Pior é ver que tem críticas aqui sobre coisa que ele aborda como definição de Linux que ele pegou direto da Linux Foundation, o Linux no Azure que ele informa que é muito usado, a Microsoft sendo parceira da Linux Foundation e outras que vocês reclamam por terem preguiça o desinteresse de ler o artigo dele. E ele não aceita comentários em nenhum artigo do site dele, e não somente nesse artigo.

Reclamem do site dele, do fórum dele, dele, mas vocês precisam amadurecer e aceitar que o artigo dele é uma reportagem bastante profissional que nenhum site Linux tem algo similar. Eu leio aqui que 'Eu acredito muito mais em exemplos' quando ele fez isso ali no artigo dele e aqui ninguém fez. Eu leio aqui sobre a 'verborragia gratuita' dele que é de aplaudir pela pesquisa de informações que ele fez e que ninguém aqui fez. Eu leio aqui criticas sobre o Mac os quando ele é um concorrente do Windows pois muitos clientes meus usam ele em vez de Linux.

Infelizmente a comunidade Linux não crescerá nunca com essa atitude infantil de quem-critica-o-linux-está-errado-e-pronto. O fanatismo aqui é muito maior do que lá e o desserviço aqui é muito mais do que o dele. Vamos crescer pessoal!!!!



Cara, como a análise dele não é pró Windows? Ela é 200% pró Windows...

Vou exemplificar um ponto que me chamou a atenção até onde eu li:

Quando ele comenta que linuxers acusam os usuários de Windows de "não quererem aprender algo novo" para usar Linux, ele trata esse argumento como "falácia" por parte dos linuxers.
Mas quando ele fala do uso de anti-vírus e da parte de configuração do Windows no tocante à segurança, adivinha qual é uma das justificativas que ele dá pros problemas do sistema: a falta de conhecimento do usuário e o não interesse dos mesmos em aprender a fazer as tais configurações.

Não seria essencialmente a mesma coisa? Falta de interesse do usuário comum?

Em tempo, eu uso Windows 10 também, o qual considero um ótimo sistema. Mas eu discordo do ataque gratuito às distros Linux para desktop, até porque de acordo com o texto do autor, Linux em desktop é insignificante. Ora, se é assim, deixe pra lá e pronto ué!


23. Re: O que vocês acharam no artigo sobre o linux lá no baboo? [RESOLVIDO]

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 19/04/2019 - 22:25h

Se eu tivesse grana eu teria um iMac que acho muito bonito
Como não tenho fico aqui com meu laptop que veio originalmente com W7 o qual foi expulso do HD em 2014.
Eu ainda uso Windows no trabalho por motivos profissionais e não me estresso por isso, afinal paga minhas contas.
Todo sistema operacional tem seus prós e contras.
Cabe usuário decidir qual atende melhor suas necessidades.





24. Re: O que vocês acharam no artigo sobre o linux lá no baboo? [RESOLVIDO]

João Silva
Axe2015BR

(usa Outra)

Enviado em 19/04/2019 - 22:28h

Ele não disse que é falácia. Ele disse:

Por muitos anos os linuxers repetem os mesmos argumentos sobre usuários Windows que não querem migrar para Linux: eles são preguiçosos, são "limitados", não querem "aprender algo novo", não têm "mente aberta", não querem "ser livres" e outras asneiras similares.

O que os linuxers não compreendem é que o usuário de Windows já encontrou a SOLUÇÃO para ele usar no seu computador: um sistema operacional que permite que ele instale todo programa que ele quiser, que aceita todos os periféricos que ele quiser, que é simples de usar e muito eficiente. No mundo real o usuário de Windows não precisa do Linux para absolutamente nada, e por isso ele simplesmente não tem interesse em mudar. Simples assim.

Na prática poucos deles têm interesse em aprender qualquer "novidade" que não ajude-o a trabalhar melhor ou mais rápido, pois para eles o Windows e suas aplicações são apenas FERRAMENTAS do dia-a-dia - e não produtos para serem endeusados ou defendidos pela sua ideologia.


Sobre o antivírus ele também não disse nada sobre falta de interesse do usuário comum nem configurações. Tá lá:

Lamentavelmente muitos usuários desabilitam antivírus (funcionalidade integrada ao Windows criada especificamente para proteger o internauta e o sistema operacional), instalam todo tipo de programa sem se preocupar se ele pode causar problemas (instalação essa que seria bloqueada pelo antivírus, mas o Windows não impede do usuário fazer se ele quiser) e ignoram regras básicas de segurança digital que valem para qualquer sistema operacional (evitar clicar em links suspeitos, por exemplo) - e quanto sofrem algum problema com isso, o culpado é o Windows por ser "inseguro".

E ele não "ataca" nenhuma distro de desktop, ele só mostra porquê o Linux não deu certo aí. Eu gastei uma tarde toda lendo essa reportagem e a maioria dos links e lá tem muita informação que eu não sabia. Ele pode ser 1000% pró Windows, mas essa reportagem é muito util para quem defende o Linux!






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts