Fim do Kurumin? Será?

25. Se discorar, critique sabiamente.

Israel Miranda
israel_miranda

(usa FreeBSD)

Enviado em 03/12/2007 - 18:05h

Se você acha uma asneira alguém ter opinião própria, problema seu engos, isso não me afeta nem um pouco.

Como eu disse, NA MINHA CONCEPÇÃO, distribuição é uma coletânea de software distribuídos juntos, a sua concepção pouco me interessa, já que a minha opinião pra você é uma asneira.

Se você julga um Debian com "ícones mágicos", mais uma coletânea de scripts muito úteis para fins específicos mais documentação extensa customizada para o português brasileiro como uma distribuição , deveria ter se juntado ao Carlos Morimoto(com todo respeito a um dos maiores divulgadores do linux no Brasil), pois ele tem a mesma opinião. Talvez assim você poderia ter feito alguma coisa, ao invés de julgar mal o ponto de vista técnico dos outros.

Pois eu comparo o Kurumin com o Debian sim, tirando a "casca", alguns links simbólicos e scripts específicos é o debian modificado, caso contrário não usaria o repositório de pacotes do debian e instalaria todas as atualizações do Debian sem dar nenhum problema. Pega um pacote que usa/atua no núcleo do sistema pra ubuntu e instala no debian pra você ver. Provavelmente terá algum problema, porque o Ubuntu é outra DISTRO.

Você já usou o kurumin por acaso???
você viu o arquivo /etc/apt/sources.list?????
Então eu te pergunto, se a equipe do Kurumin realmente alterava alguns pacotes da árvore do Debian(característica de uma DISTRO), porque colocaria a árvore de repositórios originais do debian em sua configuração, para que na próxima atualização seja sobrescrito por um pacote do Debian??

Eu te respondo, eles não alteravam pacote quase nenhum, pouquíssimos( ou nenhum, mas não me arrisco a dizer isso ).

Sou um profissional do software livre e conheço muitas distribuições, comecei no conectiva 4.0, e com certeza o meu conceito de distribuição é bem, mas bem diferente do seu.

Quando você faz uma distro baseada em outra, você tem que ter um motivo forte para isso, porque não basta simplesmente reempacotar alguns pacotes e ou compilar alguns fontes, o projeto deve ter outra direção e para isso dar certo, é necessário sim um time razoável com tempo disponível(como o CentOs que deu certo) ou recursos financeiros.

O Ubuntu por exemplo, tem o objetivo de ser ideal para o usuário final, mas MESMO ASSIM, os desenvolvedores do ubuntu e do Debian trabalham JUNTOS, resolvendo problemas em comum, já que as 2 distros são muito parecidas.
O Ubuntu mesmo já contribuiu MUITO para o Debian. O update-manager mesmo, hoje incorpora conceitos e funcionalidades desenvolvidas no Ubuntu. Por acaso o Kurumin contribuiu algum código para o Debian?? Pode até ter contribuído, mas eu nunca ouvi falar.

Já o Kurumin na minha opinião jamais seria uma distro potente e duradoura como o Debian, que vem desde 1994.
Agora, se eles tivessem criados os ícones mágicos multidistro, ou só para o Debian, mas tivessem focado nisso, em preencher as lacunas das distros atuais, ou da qual decidiram melhorar(o Debian no caso), teriam se dado muito melhor. Provavelmente o projeto do Kurumin se transformará nisso, pois como o próprio Morimoto disse, ".. o projeto será finalizado ou terá seu foco reduzido."

Piada é um cara ridicularizar a opinião do outro sem nenhum argumento técnico. Me cite então as diferenças do Kurumin em relação ao Debian, e me mostre uma que altera uma parte realmente importante do sistema.
São todas superficiais, de configuração e ou usabilidade.
Portanto eu comparo sim. A maioria das máquinas linux que eu acesso são servidores que não tem modo gráfico instalado, e desse ponto de vista o Kurumin é quase igual ao Debian, se não fosse o kernel padrão do Kurumin que é diferente, provavelmente seria 99% igual.

Agora compare o Fedora e o CentOs com o Red Hat.
Todos tem árvores de repositórios diferentes. Porque os mesmos fazem alterações significativas no núcleo do sistema, e são compilados para cada DISTRO.

O CentOs é um bom exemplo para se comparar ao Kurumin. Ele é um time de programadores que trabalhava em uma empresa que usava o Red Hat Linux, e quando esse ficou comercial, a empresa patrocinou o desenvolvimento do white linux, que mais tarde originou o CentOs.

Eles pegam os fontes disponíveis publicamente do Red Hat Enterprise, removem trechos de código que não são livre, copyrights e etc, e compilam para sua DISTRO.
Eles tem um site com fórum que é bastante focado no suporte, e prova que um projeto bem direcionado com um time de desenvolvedores com algum tempo disponível pode dar certo.
O objetivo do projeto deles não é ser um sistema mais amigável ou melhor que o red hat enterprise. O objetivo é provêr um sistema operacional corporativo gratuitamente, com todas as liberdades da GPL, e a red hat ainda ganha com isso, porque tem usuários programadores que usam o CentOs corrigindo bugs e falhas de segurança, que posteriormente são incorporadas na árvore de pacotes do Red Hat. E o objetivo deles, eles atingem muito bem.

Esse não foi o caso do Kurumin. Eles não atingiram o seu objetivo plenamente como gostariam.

Eu repito, se o Kurumin tivesse se "assumido" como CDD(Custom Distribution Disk) ou, Disco customizado de distribuição, teria feito muito mais sucesso se tivesse sido lançado em inglês, o que atrairia tradutores para outras línguas, e o projeto cresceria exponcencialmente, e provavelmente as alterações introduzidas pelo Kurumin, seriam mais tarde incorporadas no Debian.

O Kurumin não fazia isso, por isso não considero uma DISTRO. E como já disse, repito. O Debian comparado com o Kurumin em modo texto é muito parecido, quase igual.

Mas isso não faz do Kurumin um projeto ruim ou tosco. É um belo projeto, magnífico, mas estava com uma direção errada....
NA MINHA OPINIÃO
e como estamos em um fórum de software LIVRE,
creio que tenha liberdade de expressar a minha opinião, LIVRE de críticas sem contexto.

Portanto, ENGOS, texto sem contexto é pretexto.
Eu tenho um contexto de idéias e experiências para provar o meu ponto de vista, que o Debian e o Kurumin do ponto de vista básico, "descascado" e cru de um sistema operacional, são quase idênticos.
Agora você ridiculariza a minha opinião simplesmente porque discorda. Quero um contexto para isso, se é que você tem algum.


  


26. Re: Fim do Kurumin? Será?

Roberto Júnior
PuroOsso

(usa Arch Linux)

Enviado em 04/12/2007 - 08:41h

Eita.. do jeito que vai esses coments, parece que o Kurumim não vai morrer sozinho não!!


27. Hahahahah

Israel Miranda
israel_miranda

(usa FreeBSD)

Enviado em 04/12/2007 - 09:14h

Que isso PuroOsso!!
Não é pra tanto!!

Descordar porque descorda é muito fácil.
Ele pode até descordar, mas tem que ter argumento pra isso, não se pode chamar a opinião de um membro do fórum de asneira, isso é desrespeito, e como disse, os meus comentários são o MEU ponto de vista, não a verdade absoluta, mas eu fiz questão de explicar tecnicamente todos os meus argumentos no qual se baseam o meu ponto de vista e em momento algum ridicularizei a opinião de ninguém.

Também acho triste o projeto do Kurumin correr o risco de acabar, mas talvez seja melhor pra equipe, mudar o foco do projeto, ou reformular o projeto, porque na MINHA OPINIÃO, o projeto está na direção errada, uma direção improdutiva e não muito útil para a comunidade de software livre como um todo.

O que vai morrer e chegar ao fim são os comentários infundados que ridicularizam a opinião dos outros apenas por discordar. Isso sim, irá morrer.


28. Re: Fim do Kurumin? Será?

Roberto Júnior
PuroOsso

(usa Arch Linux)

Enviado em 04/12/2007 - 09:59h

Eu concordo contigo israel_miranda! Eu acho que todos tem o direito de ter suas próprias opiniões e de discordar das opiniões alheias. Porém, muitas pessoas não sabem que o significado de discordar. Mas não tem problema, eu explico: v.i. Não concordar, divergir. / Não se combinar, não estar em proporção. Não se fala em chingamentos, agressões e etc...

Vão dizer que estou me contradizendo pq critiquei o rodrigo_capelini, mas veja que eu critiquei a forma como foi feito seu comentário... Tanto que depois ele respondeu, eu vi que é o jeito dele e não falei mais nada...

Eu acho que o ponto principal de toda discórdia dentro do Linux tem um nome: Distribuições! O pessoal tem que enxergar que elas são pessoais. Cada um se adequa à sua e pronto! Não adianta ficar levantando bandeira e dizendo que aquela é melhor ou essa! "Comparar o Kurumim com Debian", e daí? Onde um vê semelhanças, o outro vê diferenças! No "fundo" tudo é igual, só muda a camada de aplicação! Quer um exemplo? Use comandos puristas! Serão iguais em todas as distros.

Finalizando, acho que o pessoal tem é que se unir! Ter um mesmo objetivo! Lógico que sempre vamos ter diferentes opiniões, então vamos respeitá-las! Vamos largar de ser cabeça dura e ser livres! Vamos torcer para que o Kurumim fique e liberte mais pessoas! Ou não! Mas vamos nos respeitar e ser livres!

Começando por mim: Foi mal aí rodrigo_capelini, eu só não concordei com a forma que vc se colocou! Achei que foi meio agressivo aos fãs do Kurumim, mas, pelo que vi, é o seu jeito!! Então, vamos juntos!!

Viva o Linux!!


29. Re: Fim do Kurumin? Será?

André Müzel Brisolla
brisolla

(usa Arch Linux)

Enviado em 04/12/2007 - 10:04h

nunca vi motivos para usar o kurumin... mas mesmo assim é uma pena...


30. De boa PuroOsso!!

Israel Miranda
israel_miranda

(usa FreeBSD)

Enviado em 04/12/2007 - 11:01h

Então você me entende. Eu fiquei chateado porque expressei a minha opinião numa boa, e o cara vem me criticar falando que eu disse asneira, não aceito isso.

Cara, eu acho que as várias distros são necessárias, pois diferentes pontos de vistas trazem diferentes idéias. Sem a multiplicidade de distros o linux jamais seria o que ele é e está se tornando hoje: o sistema operacional do futuro.

Eu fiz o meu comentário e expliquei o meu ponto de vista, sem ridicularizar o ponto de vista de ninguém.

Você disse uma coisa interessante: "acho que o pessoal tem é que se unir"

Essa é exatamente a minha opinião. Eu adoraria ver os ícones mágicos no Debian, o que eu critico no Kurumin é a postura deles, de se assumirem como Distro e não "devolverem" as melhorias à árvore principal de pacotes do Debian.

Mas de forma alguma isso diminui a importância do Kurumin para os usuários, meu ponto de vista é o ponto de vista de um desenvolvedor mesmo(sou Adm. de sistemas e programador).

Espero que o Morimoto repense seu projeto e mude a direção, pois não está levando a lugar nenhum.

Atrair um monte de usuários comuns para o linux, e mantê-los na cultura de usuários comum é dispensável.
Bastar fazer uma busca nas listas de e-mail do Debian sobre kurumin e Morimoto para ver a indignação com alguns usuários de kurumin que fazem perguntas idiotas em listas de e-mail do Debian, sem sequer procurar no google ou ler uma página de manual.
http://www.google.com/search?hl=pt-BR&q=morimoto+kurumin+site%3Adebian.org&btnG=Pesquisar&am...

Fazendo um comentário, concordo com o artigo do ferlopes sobre linux como mudança de mentalidade:
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=4148

Minha indignação com o Kurumin é o modelo isolado de desenvolvimento sem fazer nenhuma contribuição de retorno ao debian. Como você disse PuroOsso, nós temos que nos unir. Se o Kurumin tivesse se unido ao Debian como uma CDD, o Debian teria um cdlive oficial(que ainda não tem) e o Kurumin teria feito muito mais sucesso, e não correria o risco de acabar.

Leia isso:
http://lists.debian.org/debian-l10n-portuguese/2005/08/msg00128.html



31. Em resposta ao Engos

Israel Miranda
israel_miranda

(usa FreeBSD)

Enviado em 04/12/2007 - 11:04h

que disse que comparar Debian com Kurumim é uma piada, segue as palavras do próprio Morimoto:

http://www.guiadohardware.net/gdhpress/kurumin/


"A maior parte dos pacotes utilizados no Kurumin são instalados a partir dos pacotes binários disponíveis nos repositórios do Debian (mais especificamente, no endereço http://ftp.debian.org/debian), sem modificações em seu código fonte."

A parte que o Morimoto produziu para criar o Kurumim:
"O código fonte dos scripts e painéis incluídos no Kurumin pode ser encontrado nos endereços http://www.guiadohardware.net/kurumin/painel/ e http://www.guiadohardware.net/kurumin/bin/ "

com o kernel do Kanopix, que está disponível em
http://kanotix.com/files/debian/pool/main/

Portanto, se o Kurumin usa os pacotes do Debian(assim como o Kanotix), o kernel compilado pelo Kanotix, e tem apenas os ícones mágicos e alguns scripts muito úteis de autoria de Morimoto, concluo que o Kurumin é muito, mas muito parecido com o Debian, com exceção do kernel, é o Debian modificado.

Ou seja:
Debian + ícones mágicos + kernel 2.x.yy.z-slh-up-a = Kurumin

Alguma semelhança??????


32. Re: Fim do Kurumin? Será?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 04/12/2007 - 11:15h

O próprio Morimoto já disse que o Kurumin é um Debian Unstable.


33. Re: Fim do Kurumin? Será?

Roberto Júnior
PuroOsso

(usa Arch Linux)

Enviado em 04/12/2007 - 11:24h

Amém!


34. Re: Fim do Kurumin? Será?

Roberto Júnior
PuroOsso

(usa Arch Linux)

Enviado em 04/12/2007 - 11:54h

Quanto as distros, são necessárias mas, como já disse, são pessoais. Não acho que devam levantar bandeiras de distribuições, entende?


35. Re: Fim do Kurumin? Será?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 04/12/2007 - 12:12h

É... aponta para os repositórios do Debian, concordo, para os repositórios TESTING do Debian, né?

Olha, o Kurumin foi bom enquanto tinha a idéia de ser uma mini distro pra rodar do cd, foi isso que emplacou o kurumin, agora, a comunidade (Pelo menos daqui do VoL) leva sempre qualquer assunto para a tradicional guerrinha de distros.

Olha esses posts!!!

Parece que os caras vão no google pesquisar algo só para mostrar para outra pessoa que "Está com a razão".

Parem com isso de uma vez vai, parecem criança.


36. Eu respeito todas as Distros

Israel Miranda
israel_miranda

(usa FreeBSD)

Enviado em 04/12/2007 - 13:30h

Não quis iniciar uma guerra de distros, essa não foi a minha intenção, embora meus comentários tenham caminhado para esse lado... eu reconheço

Isso Rodrigo.capelini, o Kurumin aponta para o repositório testing do debian

Eu apenas fiz questão de justificar os argumentos do meu ponto de vista porque o Engos foi muito ofensivo ao dizer que o que eu disse foi asneira. Ele pode discordar, mas não ridicularizar.

Foi mal Rodrigo.capelini em relação as buscas no google, mas é que esse assunto da relação do Kurumin com o Debian, ou mais exatamente, a falta dela(relação entre os desenvolvedores), é muito polêmica, e dá muito assunto mesmo.
Eu tive essa opinião desde que testei o Kurumin, porque fiquei curioso com todo mundo falando dele, e não tive essa idéia agora só porque o projeto está em crise.

Acho que poderíamos iniciar uma discussão sobre os motivos da atual crise do Kurumin, se alguém se interessar discutir isso, e quem sabe fazer alguma coisa, afinal o Morimoto fez um [*****] trabalho, e isso não pode ser simplesmente descartado.

Viva ao software livre!!
Viva à todas as Distros!!
Viva ao Linux!!
e ao BSD também!!!






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts