Fim do Kurumin? Será?

13. Re: Fim do Kurumin? Será?

Francisco Ambrozio
fco

(usa Slackware)

Enviado em 19/11/2007 - 18:07h

Embora eu nunca tenha sido um fã, meu primeiro contato com o Linux foi com o Kuruma (na Escola).

O que eu tenho a dizer é que é lamentável...

Mas... surge uma oportunidade e um desafio para aqueles que são fãs. Um dos posts de http://www.guiadohardware.net/comunidade/v-t/744335/2.html é "cabe a nós como participantes desta comunidade receber o passe da bola por ele e ir em frente com o projeto!". E, atentem à resposta do Morimoto.


  


14. Ja vai tarde!

Everson Rodrigo Pires
Everson Pires

(usa Suse)

Enviado em 03/12/2007 - 07:37h

E classe desunida!

Com certeza o Kurumin foi o "iniciador" do linux para mais de 50% dos usuários/administradores linux brasileiros.

E é louvavel que o Sr. Morimoto, criou um linux brasileiro, e mostrou ao mundo que tambem há vida inteligente no Brasil.

Se eu tivesse conhecimento e competencia, com certeza ajudaria a manter o projeto vivo. Mais infelizmente não a tenho.

Em resposta ao nosso grande amigo "capelini", sobre o já vai tarde, me responda uma coisa:

- Porque nós os "informáticos" temos quer ter esse ego maior que o mundo?. Cara, se vc é usuário de qualquer distro(todas são ótimas e distro boa é aquele que funcina na hora que precisamos), parabéns. Agora amigão, tem gente que precisa de algo mais "intuitivo" e outros assim como eu, uso distros mais "fáceis" como o Kurumin pra ganhar dinheiro.

Se vc quer se mostrar que é o "king of codes", está no local errado.



15. kurumin n deve morrer

Rodrigo da paixão Santana
rodrigosantanati

(usa Ubuntu)

Enviado em 03/12/2007 - 08:40h

dr.sinistro concordo plenamente com vc, o kurumin foi e sera ainda por um bom tempo uma das distribuições que os iniciantes mais buscam e sem duvidas uma das distribuições que mais contribuiram para o crescimento do linux no Brasil!!!!!!!

O fim do kurumin e triste para todos, porem espero que alguem tome a frente e adote o kurumin para que essa distribuição n morra!!!!!!

Kurumin o linux mais verde e amarelo que existe !!!!

T+ pessoal


16. grande perca

Alysson Martins
alyssonmartins

(usa Debian)

Enviado em 03/12/2007 - 09:07h

poww cara.. kurumin me ajudou tanto.. aqui no meu trabalho, qdo dava pau na inicialização do ruindow$, tinha nem pra onde correr, eu tacava o cd do kurumim, pra fazer um backup dos arquivos.. auhhieuhuahe.. quem nunca fez isso..
sem dúvida é uma grande perca




17. Re: Fim do Kurumin? Será?

Roberto Júnior
PuroOsso

(usa Arch Linux)

Enviado em 03/12/2007 - 09:31h

Nunca usei, mas respeito muito essa distro pelos vários motivos já citados... É uma pena que ela esteja se despedindo... Vai cedo...

Uma pergunta ao nosso amigo rodrigo (o "já vai tarde"): Entre postar um comentário inútil e ficar quieto, não é melhor ficar quieto?! Estamos perdendo uma distro BRASILEIRA, amigo... Cadê a humildade? Slack, Debian, Kurumim,... todos são Linux!!! Viva o Linux! Não é viva o slack, ou gentoo ou outra distro qualquer... E quando (se) o Slack acabar, você vai fazer o quê? Voltar pro windows? É bem o perfil do seu comentário: orgulhoso e individualista!

Se eu tivesse conhecimento necessário para tocar esse projeto pra frente, eu tocava... mas por enquanto, só posso torcer para ele não acabar...

Viva o Linux!!


18. Discordo de todas as opiniões anteriores

Israel Miranda
israel_miranda

(usa FreeBSD)

Enviado em 03/12/2007 - 14:50h

Olha, que o Kurumin é bom, e ajudou muita gente eu concordo, e realmente é uma pena o seu fim, mas descordo com o ponto de vista de vocês:

*Primeiramente, o kurumin não é uma distribuição, é um disco do debian customizado, como o próprio debian classficia, CDD(Custom Distribution Disk) http://wiki.debian.org/CustomDebian . Distribuição na minha concepção, é uma coletânea de softwares para linux que são agrupados e distribuidos juntos, com algumas alterações para uma melhor integração entre eles. O projeto kurumin não fazia isso, era apenas um debian/knoppix ultra customizado e configurado de uma forma mais amigável para o usuário e apenas distribuia os pacotes do debian(inclusive usando o próprio repositório do debian....) Quem já usou o kurumin, deve ter reparado que o /etc/apt/sources.list aponta para o repositório principal do debian testing.

Ok, o fato de o Kurumin ser uma customização do Debian e não uma distribuição não altera muito a sua realidade, apenas uma "auto-glorificação" de seus criadores, que não diminui a sua utilidade.

Sendo assim, uma coisa que sempre discordei do kurumin foi a direção do projeto. O Carlos Morimoto é muito criativo, aqueles ícones mágicos e tal, até eu babei o ovo de ter um script pra instalar acelaração 3d, que baixa o driver do site, cria o módulo, e configura o kernel e o Xorg automáticamente, show de bola, e agora eu lhes pergunto, porque não incluir esses feitos no Debian??????

Esse sempre foi o absurdo do Kurumin na minha opinião...
querer ser uma "distribuição" que simplesmente facilita a vida do usuário. Uma distro é mais do que isso, sei que a equipe do Debian é muito sistemática e é muito difícil incluir software no repositório deles, mas tenho certeza que se a equipe do Kurumin tivesse tido essa visão desde o princípio, hoje eles seriam um time de desenvolvedores muitíssimo reconhecido do Debian(talvez até especializado em usabilidade para o usuário final leigo), e os famosos "ícones mágicos" estariam na árvore do Debian há muito tempo.

Não tinha previsto que o Kurumim chegaria ao fim, mas que não ia a lugar nenhum eu já sabia....


Projeto de software livre precisa de visão, porque sem usuários e ou recursos(não necessariamente financeiros, como desenvolvedores voluntários por exemplo) sempre morre. Como um cara disse anteriormente, é a "seleção natural".

Continuar em um projeto nesta direção, é dar murro em ponta de faca.


19. Aos usuários e desenvolvedores do Kurumin:

Israel Miranda
israel_miranda

(usa FreeBSD)

Enviado em 03/12/2007 - 14:53h

Recomendo fortemente que os usuários do Kurumin "migrem" para debian, na verdades vocês já usam o Debian, não se preocupem com atualizações de segurança ou coisas do tipo, só o painel de controle de ícones mágicos que era mantido pela equipe do Kurumin e não terá mais atualizações, caso o projeto realmente acabe.

E aos desenvolvedores partam para o debian, compartilhem seus feitos com todas as comunidades de todas as distros possíveis, porque no mundo do software livre quase ninguém faz nada sozinho.



20. Re: Fim do Kurumin? Será?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 03/12/2007 - 15:02h

Não entendeu o quê?

Eu disse que já vai tarde, já deu o que tinha que dar... já forçou... apelou... pronto, já vai tarde...


21. Já vai tarde...

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 03/12/2007 - 15:12h

E quem não gostou, fique sem gostar oras...


22. Quanta besteira!

Rodrigo Ferreira Valentim
engos

(usa openSUSE)

Enviado em 03/12/2007 - 15:41h

A opnião do Rodrigo que já vai tarde é uma opnião a ser respeitada, mas a do israel_miranda é realmente um dos maiores montes de asneiras que já li.

Compara o Kurumin com Debian e falar que é a mesma coisa seria o mesmo que dizer que o time do São Paulo e do Bragantino são iguais, já que ambos ganharam o Brasileiro e são times de futebol.

Por isso que hoje se fala em muitas distros e tudo que a Debian consegue é ser vitrini para distros melhores, com certeza um usuário de Kurumin vai ter uma dificuldade enorme para se adaptar com Debian e quase nada para se adaptar com Ubuntu (provavelmente o mesmo para SuSE e Mandriva).

O pior da "morte" do Kurumin não é o fato que isso provavelmente seja insignificante, mas sim o fato de percebermos o quanto a comunidade pode ser desagrupada, sem respeito e totalmente ignorante.

Não quero desrespeitar nenhuma opnião, mas comparar Kurumin com Debian devia estar no Quebrando o Gelo, pois só pode ser piada...


23. Kurumin perdeu-se no caminho

Kellvim Franco
Lobonline

(usa Debian)

Enviado em 03/12/2007 - 16:32h

Como disse o ENGOS acredito que depois da terceira versão não havia motivo para usar o kurumin o que a tornava uma distribuição(considero uma distribuição) com 200 mb fazer o que ele fazia de modo fácil interativo era simplesmente incrível mas suas versões posteriores para min perderão a essência de ser pequeno-simples-util mas o kurumin sem duvida alguma foi essencial para disseminação do linux no Brasil


24. Se discorar, critique sabiamente.

Israel Miranda
israel_miranda

(usa FreeBSD)

Enviado em 03/12/2007 - 18:01h

Se você acha uma asneira alguém ter opinião própria, problema seu engos, isso não me afeta nem um pouco.

Como eu disse, NA MINHA CONCEPÇÃO, distribuição é uma coletânea de software distribuídos juntos, a sua concepção pouco me interessa, já que a minha opinião pra você é uma asneira.

Se você julga um Debian com "ícones mágicos", mais uma coletânea de scripts muito úteis para fins específicos mais documentação extensa customizada para o português brasileiro como uma distribuição , deveria ter se juntado ao Carlos Morimoto(com todo respeito a um dos maiores divulgadores do linux no Brasil), pois ele tem a mesma opinião. Talvez assim você poderia ter feito alguma coisa, ao invés de julgar mal o ponto de vista técnico dos outros.

Pois eu comparo o Kurumin com o Debian sim, tirando a "casca", alguns links simbólicos e scripts específicos é o debian modificado, caso contrário não usaria o repositório de pacotes do debian e instalaria todas as atualizações do Debian sem dar nenhum problema. Pega um pacote que usa/atua no núcleo do sistema pra ubuntu e instala no debian pra você ver. Provavelmente terá algum problema, porque o Ubuntu é outra DISTRO.

Você já usou o kurumin por acaso???
você viu o arquivo /etc/apt/sources.list?????
Então eu te pergunto, se a equipe do Kurumin realmente alterava alguns pacotes da árvore do Debian(característica de uma DISTRO), porque colocaria a árvore de repositórios originais do debian em sua configuração, para que na próxima atualização seja sobrescrito por um pacote do Debian??

Eu te respondo, eles não alteravam pacote quase nenhum, pouquíssimos( ou nenhum, mas não me arrisco a dizer isso ).

Sou um profissional do software livre e conheço muitas distribuições, comecei no conectiva 4.0, e com certeza o meu conceito de distribuição é bem, mas bem diferente do seu.

Quando você faz uma distro baseada em outra, você tem que ter um motivo forte para isso, porque não basta simplesmente reempacotar alguns pacotes e ou compilar alguns fontes, o projeto deve ter outra direção e para isso dar certo, é necessário sim um time razoável com tempo disponível(como o CentOs que deu certo) ou recursos financeiros.

O Ubuntu por exemplo, tem o objetivo de ser ideal para o usuário final, mas MESMO ASSIM, os desenvolvedores do ubuntu e do Debian trabalham JUNTOS, resolvendo problemas em comum, já que as 2 distros são muito parecidas.
O Ubuntu mesmo já contribuiu MUITO para o Debian. O update-manager mesmo, hoje incorpora conceitos e funcionalidades desenvolvidas no Ubuntu. Por acaso o Kurumin contribuiu algum código para o Debian?? Pode até ter contribuído, mas eu nunca ouvi falar.

Já o Kurumin na minha opinião jamais seria uma distro potente e duradoura como o Debian, que vem desde 1994.
Agora, se eles tivessem criados os ícones mágicos multidistro, ou só para o Debian, mas tivessem focado nisso, em preencher as lacunas das distros atuais, ou da qual decidiram melhorar(o Debian no caso), teriam se dado muito melhor. Provavelmente o projeto do Kurumin se transformará nisso, pois como o próprio Morimoto disse, ".. o projeto será finalizado ou terá seu foco reduzido."

Piada é um cara ridicularizar a opinião do outro sem nenhum argumento técnico. Me cite então as diferenças do Kurumin em relação ao Debian, e me mostre uma que altera uma parte realmente importante do sistema.
São todas superficiais, de configuração e ou usabilidade.
Portanto eu comparo sim. A maioria das máquinas linux que eu acesso são servidores que não tem modo gráfico instalado, e desse ponto de vista o Kurumin é quase igual ao Debian, se não fosse o kernel padrão do Kurumin que é diferente, provavelmente seria 99% igual.

Agora compare o Fedora e o CentOs com o Red Hat.
Todos tem árvores de repositórios diferentes. Porque os mesmos fazem alterações significativas no núcleo do sistema, e são compilados para cada DISTRO.

O CentOs é um bom exemplo para se comparar ao Kurumin. Ele é um time de programadores que trabalhava em uma empresa que usava o Red Hat Linux, e quando esse ficou comercial, a empresa patrocinou o desenvolvimento do white linux, que mais tarde originou o CentOs.

Eles pegam os fontes disponíveis publicamente do Red Hat Enterprise, removem trechos de código que não são livre, copyrights e etc, e compilam para sua DISTRO.
Eles tem um site com fórum que é bastante focado no suporte, e prova que um projeto bem direcionado com um time de desenvolvedores com algum tempo disponível pode dar certo.
O objetivo do projeto deles não é ser um sistema mais amigável ou melhor que o red hat enterprise. O objetivo é provêr um sistema operacional corporativo gratuitamente, com todas as liberdades da GPL, e a red hat ainda ganha com isso, porque tem usuários programadores que usam o CentOs corrigindo bugs e falhas de segurança, que posteriormente são incorporadas na árvore de pacotes do Red Hat. E o objetivo deles, eles atingem muito bem.

Esse não foi o caso do Kurumin. Eles não atingiram o seu objetivo plenamente como gostariam.

Eu repito, se o Kurumin tivesse se "assumido" como CDD(Custom Distribution Disk) ou, Disco customizado de distribuição, teria feito muito mais sucesso se tivesse sido lançado em inglês, o que atrairia tradutores para outras línguas, e o projeto cresceria exponcencialmente, e provavelmente as alterações introduzidas pelo Kurumin, seriam mais tarde incorporadas no Debian.

O Kurumin não fazia isso, por isso não considero uma DISTRO. E como já disse, repito. O Debian comparado com o Kurumin em modo texto é muito parecido, quase igual.

Mas isso não faz do Kurumin um projeto ruim ou tosco. É um belo projeto, magnífico, mas estava com uma direção errada....
NA MINHA OPINIÃO
e como estamos em um fórum de software LIVRE,
creio que tenha liberdade de expressar a minha opinião, LIVRE de críticas sem contexto.

Portanto, ENGOS, texto sem contexto é pretexto.
Eu tenho um contexto de idéias e experiências para provar o meu ponto de vista, que o Debian e o Kurumin do ponto de vista básico, "descascado" e cru de um sistema operacional, são quase idênticos.
Agora você ridiculariza a minha opinião simplesmente porque discorda. Quero um contexto para isso, se é que você tem algum.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts