Dúvidas de um iniciante em Linux

61. Re: Dúvidas de um iniciante em Linux

Delcimar Bezerra
LedDel

(usa Outra)

Enviado em 08/10/2013 - 12:21h

ewertonurias escreveu:

Nossa senhora, eu li tudo!

Delcimar, entendo perfeitamente o que está acontecendo com você, você passou mais de 10 anos com Windows, e agora é novato em Linux, ou seja, o Linux está sendo extremamente complicado para você.

Primeiramente, permita-me que eu esclareça algumas coisas...

Usuários Ignorantes:
Infelizmente, você irá se deparar com muita gente ignorante no mundo Linux, isso não é algo novo, já vem a muito tempo, e permanecerá ainda por muito tempo, por exemplo, um usuário de uma distro falando mal da distro de outro usuário, isso não é só no Linux, também há no pessoal do Windows, mas bem pouco. Por que isso ocorre? Porque no mundo Linux existem mais de 400 distribuições Linux, diferente do Windows, que digamos ao grosso modo, são somente XP, Vista, 7 e 8, ou seja, quem usa Ubuntu fala mal de quem usa Fedora, quem usa 7 fala mal de quem usa 8... como o Linux é mais amplo, é mais fácil de vermos essas situações, diferente do Windows, que não é tão amplo como Linux.

Por que o Linux é mais difícil que Windows?
O Linux não é um sistema operacional, e sim um núcleo de sistema, os sitemas operacionais são as distribuições que utilizam o núcleo Linux.
O Linux não é difícil, deixe-me explicar, lembra quando você sentou pela primeira vez na frente de um computador? Em qual sistema operacional foi o seu primeiro contato? No seu caso, Delcimar, é nítido que foi o Windows, assim como eu também, e neste primeiro contato já sabíamos instalar/desinstalar programas, usar os programas nativos, mexer no painel de controle?
Todos que começaram com o Windows tiveram o seu tempo para aprender, é como uma criança que ainda não sabe andar, isto leva tempo para aprender.
O Linux está sendo difícil para você agora porque você cresceu em um sistema operacional, agora você está saindo dele e entrando em outro sistema operacional, o que é tudo diferente, e ao mesmo tempo é tudo a mesma coisa!
Sair de um terreno que conhece para outro desconhecido é difícil e doloroso, por isso o Linux é difícil.

Para quem o Windows é extremamente difícil?
Para aqueles que tiveram o primeiro contato com o Linux, e cresceram nele.

Delcimar, eu sou usuário Windows desde 2003, experimentei Linux em Fevereiro de 2012, experimentei e não consegui sair dele.

Minha primeira distro:
Ubuntu 12.04

Motivos que me prenderam ao Linux?:
Estava cansado de pegar vírus, cansado da Tela Azul (Tela azul da morte), cansado de instalar programas após instalação do Windows, cansado de crackear tudo (não tenho dinheiro e não influencio ninguém a crackear por não ter dinheiro).

Delcimar, eu também pensava como você: "Por que tantas distros?", "Isso já virou bagunça!", você diz isso agora porque ainda está procurando a sua distribuição, assim que você encontrar, seu pensamento irá mudar, verá o quanto é maravilhoso que haja tantas distros, isso é liberdade de poder escolher o que irá usar futuramente.

Qual distro Delcimar deve escolher?
Essa resposta ninguém pode responder, infelizmente, você deverá passar pela Etapa n°01 que todos nós passamos, experimentar e encontrar a melhor para você.

Qual distro a comunidade mundial Linux lhe recomenda:
Isso eu posso responder sem medo, o leve, amigável, fácil, rápido e produtivo Ubuntu, considerado a principal distro Linux, devido a grande demanda de usuários, ou seja, esclarecer dúvidas e encontrar soluções de problemas em fóruns não será nada complicado.
A grande maioria dos usuários Linux recomendam Ubuntu pela sua simplicidade e facilidade.

Mas qual Ubuntu usar?
Todos são Ubuntu, mas com uma interface diferente, são eles:
Ubuntu: Interface padrão Unity;
Ubuntu GNOME: Interface Gnome3;
Kubuntu: Interface KDE;
Lubuntu: Interface LXDE;
Xubuntu: Interface XFCE;
Entre outros (Educacional...).
Leia as minhas referências e olhe cada uma das interfaces.

Leia também este meu primeiro tópico sobre minha dificuldade com qual distro usar, é só uma página, tenho certeza que não irá perder seu tempo:
http://www.vivaolinux.com.br/topico/Ubuntu-e-Kubuntu/Ubuntu-Gnome-previne-que-o-usuario-adquire-conh...

Mas e os comandos? Não vai me ensinar?
Agora não, primeiramente encontre uma boa distribuição, particularmente recomendo Ubuntu 12.04, por ser muito amigável e fácil de usar, até tem um Central de Programas do Ubuntu para você instalar seus programas apenas com 1 clique, depois nos preocupamos com comandos.

Espero ter ajudado!

Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ubuntu
http://www.ubuntubrsc.com/ubuntu-gnome-torna-se-variante-oficial-ubuntu.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Kubuntu
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lubuntu
http://pt.wikipedia.org/wiki/Xubuntu


Nossa ! Ajudou bastante sim. O interessante para nós, iniciantes, são atitudes como a sua. Tentar explicar ou ajudar de forma objetiva e sem rodeios aos novatos perdidos como eu hehe. É como eu já repetí aqui para outros colegas: tenho umas vinte iso's de distros diferentes, já instalei quase todas para experimentar mas...Tudo é linux afinal ! Então optei pela dica de hardware. Hardware simples como o meu, Xfce ou Lxde. Optei pelo Xubuntu e tô gostando (até eu ficar mais esperto e começar a descobrir coisas hehe). A verdade é que como vc disse, certas coisas no começo vc pensava como eu, mas só o tempo e a experiência com o aprendizado vão mudar isso. Realmente quando eu ví um windows pela primeira vez parecia que estava na frente de um alien. Depois de um tempo já estava virando o bicho de cabeça pra baixo e pelo avesso. Com o Linux não será diferente.

Abraços e obrigado.



  


62. Re: Dúvidas de um iniciante em Linux

LinuxWalker
Delusion

(usa Debian)

Enviado em 08/10/2013 - 12:52h

talvez esse exagero de distros que são apenas personalizações visuais de uma distro raiz não seja de todo ruim.
Um iniciante pode aprender muito observando essas distros. mesmo sem instalar.
Exemplo
geralmente as pessoas pensam que lxde é uma interface limitada, que não permite fazer quase nada, ate ativar o compiz é bicho de 7 cabeças para um iniciante. Isso até dar uma olhada nessa distro, que nada mais é que o Lubuntu enfeitado:

http://distrowatch.com/table.php?distribution=lxle

mesmo quem não tem conhecimento técnico tem uma ideia do que é possível fazer com a interface, nesse caso, tudo que se pode fazer com outras mais notáveis.

o ruim de usar uma distro muito personalizada é que ela depende da distro "verdadeira" para atualizar. outra desvantagem é que dificilmente a pessoa usa todos os pacotes de uma distro toda recheada, seja ela qual for, mas isso de escolher seus próprios softwares só se aprende com o tempo.
Quando a gente instala várias distros e sempre volta para a mesma significa que encontrou a "sua" distro e é isso que importa.


63. Re: Dúvidas de um iniciante em Linux

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 10/10/2013 - 08:53h

Hank escreveu:

bilufe escreveu:
...

Remasterização trocar alguns componentes de uma distribuição Linux e criar uma imagem ISO.
É exatamente este o procedimento feito pelo Pear OS, Elementary OS, Mint Linux e a grande maioria das "distribuições do Linux".

Já o Ubuntu não é uma remasterização do Debian, pois ele é muito mais que o uso de uma ferramenta como o RemasterSys. O Ubuntu é baseado no Debian, o que é muito diferente de ser uma remasterização do Debian.

Salvo poucas exceções referentes a algumas remasterizações que tem alguma utilidade, a lista de distribuições Linux é pequena (resume-se em Red Hat, Debian, Mandriva, Gentoo, Arch, Suse, Slackware e Ubuntu).


Obrigado pela explicação. Mais uma pergunta.
O Kubuntu, o Xubuntu, o Lubuntu, etc. seriam então remasterizações do Ubuntu ou usa-se um outro nome para isso?


São remasterizações do Ubuntu.


64. Re: Dúvidas de um iniciante em Linux

LinuxWalker
Delusion

(usa Debian)

Enviado em 12/10/2013 - 11:43h

Então, nesse caso, ainda bem que existem as remasterizações. Principalmente para quem não simpatiza com unity ou "gonome" pois, instalar todo esse sistema volumoso para depois instalar outra interface gráfica, que será a única usada, não faz sentido.


65. Re: Dúvidas de um iniciante em Linux

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 17/10/2013 - 16:22h

wudze escreveu:

Então, nesse caso, ainda bem que existem as remasterizações. Principalmente para quem não simpatiza com unity ou "gonome" pois, instalar todo esse sistema volumoso para depois instalar outra interface gráfica, que será a única usada, não faz sentido.


Porém, não passam de meras remasterizações, mas o ego dos "refisefuqueiros" é tão forte que eles não tem a capacidade de admitir tal situação.

Obviamente que as remasterizações tem seu motivo de existir, mas a grande maioria só serve para oferecer um papel de parede diferente.


66. Re: Dúvidas de um iniciante em Linux

Luís Fernando C. Cavalheiro
lcavalheiro

(usa Slackware)

Enviado em 17/10/2013 - 16:31h

bilufe escreveu:

wudze escreveu:

Então, nesse caso, ainda bem que existem as remasterizações. Principalmente para quem não simpatiza com unity ou "gonome" pois, instalar todo esse sistema volumoso para depois instalar outra interface gráfica, que será a única usada, não faz sentido.


Porém, não passam de meras remasterizações, mas o ego dos "refisefuqueiros" é tão forte que eles não tem a capacidade de admitir tal situação.

Obviamente que as remasterizações tem seu motivo de existir, mas a grande maioria só serve para oferecer um papel de parede diferente.


Ou um ambiente de área de trabalho diferente, ou fontes diferentes, ou bugs novos... O grande nicho das remasterizações é exatamente esse, oferecer uma customização estética para um usuário que não sabe como fazê-lo (particularmente, dada a farta documentação online, eu ainda acho mais simples instalar o Ubuntu sem interface gráfica e depois adicionar a interface que me interessar, mas capacidade de leitura anda em falta hoje em dia...). Mas quando o remasterizador quer anunciar seu trabalho como uma nova distro aí merece o título de refisefuquis e não merece respeito.


67. Re: Dúvidas de um iniciante em Linux

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 18/10/2013 - 13:08h

lcavalheiro escreveu:

bilufe escreveu:

wudze escreveu:

Então, nesse caso, ainda bem que existem as remasterizações. Principalmente para quem não simpatiza com unity ou "gonome" pois, instalar todo esse sistema volumoso para depois instalar outra interface gráfica, que será a única usada, não faz sentido.


Porém, não passam de meras remasterizações, mas o ego dos "refisefuqueiros" é tão forte que eles não tem a capacidade de admitir tal situação.

Obviamente que as remasterizações tem seu motivo de existir, mas a grande maioria só serve para oferecer um papel de parede diferente.


Ou um ambiente de área de trabalho diferente, ou fontes diferentes, ou bugs novos... O grande nicho das remasterizações é exatamente esse, oferecer uma customização estética para um usuário que não sabe como fazê-lo (particularmente, dada a farta documentação online, eu ainda acho mais simples instalar o Ubuntu sem interface gráfica e depois adicionar a interface que me interessar, mas capacidade de leitura anda em falta hoje em dia...). Mas quando o remasterizador quer anunciar seu trabalho como uma nova distro aí merece o título de refisefuquis e não merece respeito.


Concordo plenamente.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts